Autor Tópico: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper  (Lida 84086 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper
« Resposta #400 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:17:47 »
Trabalhar com bit é desconstrução demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper
« Resposta #401 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:32:18 »
Mas genes não são unidades sofisticadas de informação.   Estão muito próximos de bits.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #402 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:34:53 »
A conexão entre "reflexo" e "fenótipo" não está muito clara para mim no contexto do seu exemplo. Fenótipo é uma característica, comportamento ou habilidade exibida externamente. Não há uma correspondência biunívoca entre genótipo e fenótipo. Vou tentar responder da melhor maneira ainda assim.

Se sobreviver e passar adiante os seus genes é um critério, então as baratas estão aqui em maior número e há mais tempo do que nós. As bactérias e vírus, então, nem se fala. São melhores do que nós? Piores? Por quê?

Luz

• Visitante
« Resposta #403 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:37:19 »

Realmente, quando a terra estiver explodindo você dá um tapinha em qualquer papagaio e pergunta "E agora José?". Ou se preferir pergunte aos ursos polares como parar com a destruição do sistema onde eles estão adaptados. Nós, seres humanos e parte da natureza, estamos mudando tudo por lá, e os pobres tem a resposta?

Mas dizem que se os seres "inferiores" estiverem agindo de forma estranha e incomum, convém observá-los - pode ser o indício de algo que nossa inteligência e capacidade de comunicação não consegue perceber.  :P  

Se o "bicho pegar" é mais provável que José se safe.  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #404 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:38:56 »
Aliás, ainda sobre as bactérias: depois da criação de antibióticos poderosos e da pouco criteriosa aplicação dos mesmos há décadas, acabamos por selecionar cepas de bactérias mortíferas resistentes a qualquer coisa que possamos jogar nelas. Essas bactérias são sobreviventes por excelência, tendo agüentado anos e anos de bombardeio bioquímico do que as melhores mentes humanas foram capazes de criar.

Quem é o melhor?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po
« Resposta #405 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:55:02 »
Desculpe a franqueza, mas o resultado são momentos em que você parece um tanto burro.
E você me parece um cara demente por achar que tem essa liberdade de falar assim comigo apenar por ser administrador do fórum e saber que fica impune. Falta de senso, paranóido e todos os adjetivos malignos possíveis.

Se é para mostrar como a comunicação pode ser agressiva na prática, também sei entrar no jogo.

E não venham com essa de denunciar a moderação, sei que não funciona, já que o próprio moderador, num excesso de imbecilidade comete uma atitude dessa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #406 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:04:10 »
Essa tangente pode continuar no tópico que você próprio criou:
../forum//topic,14471.new.html#new

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #407 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:07:58 »
Eu volto a bater na mesma tecla porque não ficou muito claro, ao menos para mim, lá atrás.

A suposta superioridade humana sugere que exista uma classificação biológica que enumere por grau de superioridade todas as espécies conhecidas, logo:

Existe uma espécie que vem imediatamente antes da humana em grau de superioridade: qual seria? E por que critério?

Essa suposta classificação enumeraria apenas os seres viventes ou também os extintos?

E qual seria a espécie inferior a todas as outras? E por quê?

Afinal superioridade sugere que A é superior a B que é superior a C e assim sucessivamente.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #408 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:31:26 »
É uma de minhas dúvidas também.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #409 Online: 05 de Janeiro de 2008, 14:56:11 »
...também já perguntei a mesma coisa. Só para deixar ... hum ... claro.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #410 Online: 05 de Janeiro de 2008, 15:31:26 »
Eu estava tentando desenvolver um outro argumento, mas como o Adriano não respondeu meus posts, não deu. Vou tentar tentar desenvolver d enovo.

Para se definir o que é superior, deve acontecer  a) os interlocutores concordam com os critérios utilizados, ou então existe uma forma objetiva de se definir isso; ou b) um objeto A tem todas as vantagens mais uma que o objeto B.

Superioridade implica em... superioridade. Quando você diz que, por exemplo, um computador é superior ao outro, você quer dizer que esse computador tem todas as vantagens e mais algumas que o outro, ou que pelo menos assume a parcialidade dos critérios utilizados na comparação. Se esse computador não tem tudo que está presente no outro (o outro pode ter mais memória ram, enquanto esse tem um processador mais rápido), não dá para objetivamente dizer que ele é superior, ele pode ser mais vantajoso de ser adquirido devido as suas vantagens e seu uso específico, mas, superior, definitivamente ele não é.

Aqui não acontece ambos. Por b: a linguagem pode ser uma puta vantagem e tal, mas nós, por termos ela, somos superiores as aves? Oras, não podemos voar como elas (embora o Adriano vá discordar aqui, e só vai tentar impor os critérios de comparação em o "vôo humano" se sobressai sobre o vôo as aves, caindo novamente no problema que estou tentando explicar), e por isso não podemos dizer que somos superiores, já que, afinal, elas tem uma vantagem sobre nós.

Por a: visto que quase ninguém concorda com os critérios do Adriano, e não há (pelo menos ainda não foi demonstrado) forma objetiva de se definir esses critérios, não dá para concluir que somos superiores também.

Enfim, é óbvio. Concordar com a idéia de "superioridade humana" por enquanto é uma questão de crer que certas premissas valem mais que outras...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #411 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:45:30 »
A conexão entre "reflexo" e "fenótipo" não está muito clara para mim no contexto do seu exemplo. Fenótipo é uma característica, comportamento ou habilidade exibida externamente. Não há uma correspondência biunívoca entre genótipo e fenótipo. Vou tentar responder da melhor maneira ainda assim.

Desculpa, pra mim estava claro.

Fenótipo: aspecto de um organismo resultante da interacção do seu genótipo (constituição genética) com o meio ambiente em que se desenvolveu esse organismo.

Reflexo, por eu tratar das que seriam biunívocas. Informação -> Fenótipo

Se sobreviver e passar adiante os seus genes é um critério, então as baratas estão aqui em maior número e há mais tempo do que nós. As bactérias e vírus, então, nem se fala. São melhores do que nós? Piores? Por quê?

Então o ser humano tem 'o maior número de respostas possíveis' para sua sobrevivência. É isso ?
Então o seu critério seria 'maior adaptabilidade a qualquer situação' (fundamentada por exemplo na quantidade e qualidade de nichos biológicos)?

O JCantino direcionou de maneira bem acertada aqui o que penso ser o critério. Apesar de eu não entender até agora o estranhamento que vocês tiveram quando eu disse que a quantidade e qualidade de nichos são também uma consequência dessa "maior adaptabilidade a qualquer situação".

A idéia da "maior adaptabilidade a qualquer situação", vista no âmbito das informações como eu disse no post da página 13, preza antes de tudo por alguma informação tendo seus reflexos testados por diferentes meios e situações. Da lista que você me passou os dois primeiros grupos tem uma mutabilidade muito grande, sendo assim a informação testada no primeiro problema, provavelmente não seria a mesma no segundo. Dessa forma no critério que proponho ficaria barata liderando bactéria em segundo e vírus em terceiro.

Realmente, quando a terra estiver explodindo você dá um tapinha em qualquer papagaio e pergunta "E agora José?". Ou se preferir pergunte aos ursos polares como parar com a destruição do sistema onde eles estão adaptados. Nós, seres humanos e parte da natureza, estamos mudando tudo por lá, e os pobres tem a resposta?

Mas dizem que se os seres "inferiores" estiverem agindo de forma estranha e incomum, convém observá-los - pode ser o indício de algo que nossa inteligência e capacidade de comunicação não consegue perceber.  :P 
Se o "bicho pegar" é mais provável que José se safe.  :)
É sim, se eu fizer uma arca super segura, você vai pro inferno abraçada no José, a se vai! Hahahaha
Sobre seu segundo post, uma coisa de cada vez, né.

Oceanos, estou tentando reconstruir isso, através de estabelecimento de premissas que vocês aceitem. Quero mostrar a superioridade humana através do sumo da computação evolucionária, até chegar no Adriano.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 17:53:50 por Tarcísio »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #412 Online: 06 de Janeiro de 2008, 07:39:19 »
Reflexo, por eu tratar das que seriam biunívocas

Esclarece aqui um pouco mais: para você, a cada gene corresponde uma característica?

rizk

• Visitante
« Resposta #413 Online: 06 de Janeiro de 2008, 11:59:22 »
Olha, são 17 páginas, me perdôem. Mas, chegando de pára-quedas, parece-me que o homem se deu bem porque ele é "plain vanilla", porque não tem muitos recursos por si próprio. O indivíduo não produz nossa própria comida, não produz seu abrigo, não produz sua descendência, etc. Precisa dos outros seres pra TUDO. Os bichos que têm recursos "de fábrica" ficam na deles.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #414 Online: 06 de Janeiro de 2008, 12:02:48 »
E por que isso seria vantagem para o ser humano?

rizk

• Visitante
« Resposta #415 Online: 06 de Janeiro de 2008, 12:25:06 »
Não sei se é vantagem... não acho que seja vantagem. Acho que é análogo ao aumento de produtividade sob pressão. Não haveria agricultura nem migrações nem FOGO nem nenhuma tecnologia, se nós não fôssemos assim tão peladinhos. Obviamente, nada disso seria possível sem o "hardware" que nós, como primatas, temos (sempre lembro daquele documentário "ilha das flores", "telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor" hahaha).

Aliás, não sei se há necessidade de JUSTIFICATIVA para a primazia do homem na terra. Parece-me possível, inclusive, ser uma pessoa da moda preocupada com as crianças africanas e o aquecimento global e a caça das baleias, sendo antropocentrista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #416 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:34:59 »
Acho que não é bem esse o assunto original do tópico.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #417 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:48:13 »
Não haveria agricultura nem migrações nem FOGO nem nenhuma tecnologia, se nós não fôssemos assim tão peladinhos.

Com certeza, Mimi, como diz o ditado popular na minha terra 'de la necesidad nace el ingenio' que acho que prescinde de tradução.

Mas isso não necessariamente postula a superioridade biológica do ser humano em relação às outras espécies, como Adriano tenta postular.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #418 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:53:43 »
Como Adriano tenta postular.
Só peço para por favor evitar citar o meu nome. Já não estou mais no tópico e não quero especulações acerca de minha pessoa para evitar contendas.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #419 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:01:32 »
Especulações acerca da sua pessoa?  Mas eu ouvi falar que você é um galo...

http://en.wikipedia.org/wiki/Chicken_Boo
http://home.att.net/~ltorrance/ani.htm
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 14:04:06 por Luis Dantas »

rizk

• Visitante
« Resposta #420 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:03:09 »
Mas isso não necessariamente postula a superioridade biológica do ser humano em relação às outras espécies, como Adriano tenta postular.
É claro que o polegar opositor não é "superior" a, digamos, pé de pato. Não tem parâmetro pra medir.

É isso que está no escopo do tópico?!? Gaaahhh, digo eu, o nível do fórum está caindo. Vou ler as páginas, já que vocês me forçam.

Atheist

• Visitante
« Resposta #421 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:04:29 »
Senhores, a conversa está boa, mas a noite está horrendamente quente no Rio de Janeiro. Vou tomar um banho e deitar. Tentem não escrever mais 13 páginas até amanhã!

Putz, eu parei lá pela página 7 e pelo que vi nada avançou... :D Desisto.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #422 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:19:13 »
É claro que o polegar opositor não é "superior" a, digamos, pé de pato. Não tem parâmetro pra medir.

É isso que está no escopo do tópico?!? Gaaahhh, digo eu, o nível do fórum está caindo. Vou ler as páginas, já que vocês me forçam.

Não precisa... não saiu disso...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #423 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:21:34 »
( caindo de para-quedas , sem ler tudo )

Tudo bem  , já se discutiu bastante o uso equívoco do termo superioridade em relação ao ser humano.

Mas esta tendência que temos ao antropocentrismo não advém  de sermos , objetivamente , os únicos de nosso gênero a existir neste planeta desde há 40.000 anos quando os Neanderthais se extinguiram? Olhamos ao redor e só vemos a nós mesmos como seres plenamente conscientes.A nossa árvore genealógica se afunila e ficamos sozinhos como espécie.

Se formos olhar os primatas  todos , exceto nós , estão ameaçados de extinção principalmente por causa da ação humana sobre o planeta.
Somos superiores biológicamente ou somos um beco sem saída evolucionário? Será que justamente a nossa vantagem evolutiva ( consciência ampliada e sua consequência , a cultura) nos levará  , em um futuro não tão distante , à extinção por sermos predatórios aos diversos ecossistemas?

[ No critério de superioridade biológica , em caso de enquete , meu voto é para o Staphilococcus aureus especialmente as cepas MARSA]
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #424 Online: 06 de Janeiro de 2008, 23:58:30 »
Reflexo, por eu tratar das que seriam biunívocas

Esclarece aqui um pouco mais: para você, a cada gene corresponde uma característica?
Não, penso num conjunto de informações em si que compreenda essa idéia de correspondência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!