Então o seu critério seria 'maior adaptabilidade a qualquer situação' (fundamentada por exemplo na quantidade e qualidade de nichos biológicos) ?
Os nichos são também uma consequência dessa "maior adaptabilidade a qualquer situação".
Não entendi sua observação sobre nichos, mas vou considerar um 'sim'.
Nesse caso, temos dois problemas, já várias vezes citados:

Estamos há pouquíssimo tempo como para saber se temos autoridade em falar sobre disseminação no planeta. Mas desta vez vamos ser positivistas lógicos como tem sido Adriano e supor mais ainda, que nos próximos 300 anos faremos uma façanha inédita (até onde sabemos): conquistar outros planetas.

No quesito 'maior adaptabilidade a qualquer situação' as bactérias nos levam alguns milhões de anos de vantagem, além de alguns nichos (como o fundo do mar ou o interior dos vulcões) onde não estamos presentes.
Então devo concluir que, se há um ser biologicamente superior, deve se parecer mais a uma bactéria do que a um filho de primatas ?
Mais ainda: se levarmos uma sonda não tripulada a , sei lá, Saturno, para preparar o ambiente para povoá-lo, com certeza esta espécie altamente evoluída biologicamente previamente citada já terá chegado primeiro, antes mesmo do que os primeiros moradores filhos de primatas.