A visão que estava sendo defendida era então a de que o ser humano é o veículo biológico para a superioridade que seria a cultura humana? Um avatar coletivo, por assim dizer? Nesse caso não é a biologia humana que é superior, e sim algum vago princípio imaterial ou até mesmo destino que seria "exclusivamente" humano?
Seria algo do tipo, mas não isso. As idéias e as teorias que existem de certa forma que seriam as superiores, o veículo viria por consequência disso. Algo como o argumento da Imaculada Conceição, se o recipiente é superior (as idéias e teorias são superiores por serem únicas na natureza), o receptor teria que ser superior também.
Não é isso que eu tiro diretamente do texto, diga-se de passagem, eu vejo no fundo mais uma empolgação do Popper com o método científico e com o conhecimento em geral que extravasou para a biologia e a tal "superioridade"
Num certo ponto do tópico, cheguei a um consenso com o Dbohr sobre a premissa da linguagem que está na idéia central de Popper. E o desenvolvidentro dessa premisa deve se dar, na minha opinião, com outra teoria um pouco mais polêmica ainda, que é a teoria da linguagem de Chomsky. Essa coloca a linguagem humana como superior e com relação direta ao cérebro humano, o que gera a concepção de linguagem inata. Assim a linguagem só funciona como software através de um hardware desenvolvido, o cérebro.
Agora o que não entendo é essa de extravasar a biologia, já que nunca deixamos de ser animais, e qualquer avanço que damos necessita do acompanhamento do cérebro. Nossa evolução genética se dá no cérebro, que é a principal ferramenta da espécie.
Não dá para ver a gente como indivíduos, como formigas isoladas, temos que considerar o formigueiro humano todo, e o nosso é bem maior e mais trabalhado.
Enfim, isso já foi demonstrado, e suponho que pode ser mesmo difícil perceber quão arbitrária é essa escolha da cultura humana como princípio supremo.
Verdade, mas não é só isso, acho que a idéia que está sendo discutida aqui não é a cultura humana ser superior e ponto, mas sim o quão distinta e única (e não superior) a cultura humana é, mais no sentido de propagação. Uma coisa que talvez poderíamos discutir mais são as implicações que ela tem no mundo biológico, no sentido prático, e não no sentido de classificação do que é "superior" ou não pura e simples.
O sentido biológico é o que busco abordar, já que este é o mais real e empírico possível. E a propagação ocorre pela linguagem, assim a continuidade do tema tem que passar por essa relação cérebro e linguagem. A teoria generativa da linguagem de Chomsky é a que melhor aborda essa questão, do meu ponto de vista.
Assim veremos que a espécie humana é superior no uso da linguagem. E validar a teoria de Popper que traz a ciência como conseguência dessa linguagem mais sofisticada.