Autor Tópico: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper  (Lida 84091 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper
« Resposta #525 Online: 10 de Janeiro de 2008, 23:05:29 »
Talvez eu vá me arrepender disso, mas...

... Adriano, vamos respirar fundo e desenvolver, da maneira mais sucinta possível, o por que da sua premissa ser correta. Prove que a linguagem é o critério de superioridade. Demonstre que não pode haver outro. Depois disso (o que é tão ou mais importante), tente elencar quais outras espécies viriam logo depois de nós, e por quê.

EDIT:

Pensando bem, deixa estar. Não deu certo em 21 páginas, não vai ser agora que vai rolar. Numa próxima vez debateremos isso com mais calma.  :ok:

Começo a concordar, porque o Adriano tem razão - ele pode simplesmente discordar de todo e qualquer argumento, prolongando outras vinte e uma páginas, sem ter que mudar de idéia.  ::)

É...

Suyndara

• Visitante
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper
« Resposta #526 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:01:20 »
Não. :)
Então devo supor que isso responda a questão, já que a pergunta aborda contexto e critério propostos:
...
Vários não foram dados no tópico, mas nenhum argumetno consistente, na minha opinião. Este foi mais um, e que não foi novidade ao longo do tópico.

Já usei vários, mas cansei :ok:

Eu estou tentando falar de biologia e vc de distorções filosóficas...nunca chegaremos a um acordo :ok:

[]s

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #527 Online: 16 de Março de 2008, 22:26:35 »
Toda essa a discussão me parece um despropósito. Qual o sentido prático de sabermos se somos superiores a outros animais? Parece-me apenas uma obsessão taxonômica

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #528 Online: 16 de Março de 2008, 22:52:47 »
Eu discuti porque estava me desenvolvendo em outras áreas e de quebra participava de uma discussão com a presença do Dbohr e do Adriano.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #529 Online: 16 de Março de 2008, 22:53:54 »
É verdade, eu não estava lá :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #530 Online: 16 de Março de 2008, 22:59:50 »
Toda essa a discussão me parece um despropósito. Qual o sentido prático de sabermos se somos superiores a outros animais? Parece-me apenas uma obsessão taxonômica
:? Ué... não viu essa aqui ainda?

:histeria:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #531 Online: 16 de Março de 2008, 23:14:54 »
:lol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #532 Online: 16 de Março de 2008, 23:17:51 »
Foi bem isso mesmo... uns tes dias seguidos ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #533 Online: 16 de Março de 2008, 23:24:56 »

Eu não vejo dessa forma.

Acho mesmo infeliz o uso do termo "superioridade", mas penso que a possibilidade do desenvolvimento de algum atributo na espécie humana, que abra uma nova senda no caminho evolutivo é algo que deva, sim, ser objeto de investigação.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po
« Resposta #534 Online: 16 de Março de 2008, 23:28:45 »
Demaaais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #535 Online: 17 de Março de 2008, 21:53:17 »

Obsessão taxonômica? O tema foi bem proposto e teve muita repercussão, foi polêmico, ou seja causou.

E se o tópico ou o tema é uma bosta, aprenda a lição de não alimentar trolls e dar atenção ao que não presta, é uma das regras da internet.

Agora se teve interesse em ressuscitar o tópico, foi que ao menos achou importante critica-lo, mesmo que negativamente, o que é sempre válido e te agradeço a participação.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #536 Online: 20 de Março de 2008, 20:07:14 »
Adriano,

Qualquer tópico é importante, mas... Há alguma probabilidade de chegarmos a alguma conclusão para a sentença "Superioridade biológica do homem...", na visão de qualquer filosofia. Veja, "superioridade biológica" realmente me parece alguma coisa como... nada.
Sou superior a alguma coisa em determinado critério. Se você falar: O homem é superior ao macaco na resolução de problemas matemáticos, OK (podemos gerar pouca discussão razoável sobre isso)

Agora, se você quer colocar quais as dimensões teremos que analisar, sugerir pesos para cada uma delas e definir arbitrariamente um índice de superioridade, podemos ao menos tentar mas...

-   Velocidade
-   Força Bruta (levantar e arrastar)
-   Adaptabilidade a invernos nucleares
-   Beleza de acordo com o critério Adriano

Bom, vc pode tentar
[ ]s
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #537 Online: 20 de Março de 2008, 22:16:28 »
Se considera impossível estabelecer um critério consensual, então não temos mesmo o que discutir a respeito. A minha postura em relação ao assunto continua a mesma, a de que existem critérios bem claros para isso, lógico e racionais.

Mas tenho a leve impressão de que você não está apostando nisso, devido a sua classificação de tentativa sobre a minha opinião. Para mim é um fato consumado, uma constatação. Mas eu digo que é para mim, e penso ter desenvolvido isso bem ao longo do tópico.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #538 Online: 20 de Março de 2008, 23:49:03 »
OK Adriano, vamos pelo seu raciocínio

Vamos dizer que o ser humano é biologicamente superior.
O que você ganhou com essa informação?
Quais as consequências disto?

[ ]s

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #539 Online: 20 de Março de 2008, 23:53:02 »

[ ]s

Os macacos vão se sentir inferiores .... he he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #540 Online: 21 de Março de 2008, 00:21:04 »
Ah, não, isso de novo não...

Tá bom, vai Adriano, eu aceito. Você venceu. A gente humilha a macacada, bota eles no chinelo. A gente tem foguete, carro, computador e eles só tem uns gravetos... somos muito melhores do que eles!

De fato faço questão de ir amanhã no mato aqui perto de casa encontrar algum bicho e deixar bem claro pra ele que sou superior e que ele é inferior e que o Darwin que falou e que ele é um bobo.

:P
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #541 Online: 21 de Março de 2008, 01:10:51 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gil

• Nível 13
  • *
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #543 Online: 21 de Março de 2008, 01:13:28 »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #544 Online: 21 de Março de 2008, 04:56:56 »

[ ]s
No meu entendimento essa é uma informação de amplo conhecimento científico. Aliás tudo iniciou primeiramente de uma perpeplidade da minha parte sobre a discordância de alguns foristas sobre o tema. E sinceramente ainda continuo perplexo ao ver alguém pensar o contrário.

Já as conseguencias das discussões são sempre muitas, com muitas pesquisas para buscar argumentos que considero consistentes e lógicos. E o que muda é a minha avaliação crítica em relação a visão de mundo diversa que pode existir, mesmo nos conteúdos que considero banais e até então impossíveis de serem até mesmo questionados. 

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #545 Online: 21 de Março de 2008, 04:59:26 »

Tá bom, vai Adriano, eu aceito. Você venceu. A gente humilha a macacada, bota eles no chinelo. A gente tem foguete, carro, computador e eles só tem uns gravetos... somos muito melhores do que eles!

De fato faço questão de ir amanhã no mato aqui perto de casa encontrar algum bicho e deixar bem claro pra ele que sou superior e que ele é inferior e que o Darwin que falou e que ele é um bobo.

Não estava disputando. Nem ouve consenso entre as partes. Piada por piada, pelo conceito de relatividade biológica, vamos ter que chamar a macacada para cursar a universidade no lugar dos humanos.  :P

Não que eu considere que não existam macacos mais capazes que humanos, mas é que entre os gênios da ciência por exemplo, ainda não surgiu nenhum macaco.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #546 Online: 21 de Março de 2008, 07:25:46 »

Faça isso na frente de um leão faminto e veremos quem é superior a quem... hehe.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #547 Online: 21 de Março de 2008, 07:43:45 »

Faça isso na frente de um leão faminto e veremos quem é superior a quem... hehe.
Isso é considerar apenas o aspecto físico. Agora faça uma competição acadêmica para ver quem é o bicho que se sai melhor. Será o leão, o macado ou o homem? Considerando os mais aptos de cada espécie no quesito intelectualidade.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #548 Online: 21 de Março de 2008, 08:14:33 »

Meu cachorro brigou comigo e disse que não vamos mais passear...  :'(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #549 Online: 21 de Março de 2008, 09:12:25 »
Já as conseguencias das discussões são sempre muitas, com muitas pesquisas para buscar argumentos que considero consistentes e lógicos. E o que muda é a minha avaliação crítica em relação a visão de mundo diversa que pode existir, mesmo nos conteúdos que considero banais e até então impossíveis de serem até mesmo questionados. 

Adriano, desta sua frase entendi que ... nada também. Você está envolvido em uma pesquisa para buscar argumentos que considera lógicos?

Você esta se esforçando para obter uma informação que será utilizada para absolutamente nada.
Não serão criadas novos medicamentos, não mudará a taxonomia das espécies, não ajudará no entendimento da origem da vida, nem aplacará a dor da mordida que seu cachorro lhe dará quando descobrir seus intentos.

Talvez ajude algum criacionista, mas eles não precisam de ajuda para pensar que somos a nata do mundo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!