Só que eu não acredito, eu concluo 

Semântica é uma coisa linda mesmo...
Mais lindo ainda é quando a semântica expressa a verdade 
Realmente expressa, neste caso uma verdade pessoal.
Mas a questão interessante é porque alguém
crê conclui que algo é verdadeiro sem provas de verdade enquanto outros requerem provas concretas para poder concluir que uma idéia como reencarnação é válida, e não o fazem justamente por falta de provas.
Mas isso é assunto para outro tópico.
Já outros acreditam que nada disso existe, fazer o quê? 
Isso acontece quando não há provas. Sei que para você deixar de acreditar em algo por falta de provas parece doer, mas não dói não.
Não, a verdade é que dói. E a verdade é que as provas existem, mas os céticos tem preguiça de... ler.
A verdade não dói, a não ser que sua vida se resuma a um mentira, como o espiritismo. Se ele fosse verdade, não haveria necessidade das 13 páginas para tentar convencer ninguém da existência de coisas como reencarnação.
Quando eu neguei o desconhecimento dos mecanismos aqui? Digo que os fenômenos estão provados, mas não disse conhecermos seus mecanismos (ao menos, não todos).
Aí é que você se engana. Se os fênomenos estivessem provados você não precisaria exercitar a prolixia por 12 páginas.
É o mesmo que dizer: "se a Teoria da Evolução estivesse provada, não haveria 1 criacionista no planeta". Por aí vc veja a sua falácia...
Nõa é a mesma coisa, não deturpe. A maior prova disso é que não há um cético apenas no mundo em relação a reencarnação, e mesmo que houvesse, não é essa a questão.
A questão é a tortura que você precisa fazer com semântica, retórica e artigos que não provam o que você alega para tentar
se convercer.
Ou seja... sem fenômeno, e muito menos sem seus mecanismos... o que sobra disso é fé.
Desnecessário comentar, já que essa sua conclusão partiu de uma premissa equivocada, como mostrado acima.
Desnecessário não... difícil.
Vitor, não se dê ao trabalho. Eu sou uma defensora ferrenha do seu direito de acreditar em qualquer babaquice, por mais consoladora que ela seja.