Autor Tópico: Quantum Ring Theory  (Lida 44317 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Quantum Ring Theory
« Resposta #125 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:14:45 »
O que faz o elétron ter uma trajetória helicoidal? Aliás, o que faz o elétron ter uma trajetória?

Resposta com equações, por favor. E de preferência me mostre as Hamiltonianas relevantes.

As equaçoes estão na SSR de Nassif:

http://peswiki.com//Article:The_Successor_of_Quantum_Mechanics

Você quer dizer no paper http://www.ias.ac.in/pramana/v71/p1/fulltext.pdf do Cláudio Nassif?

OK, eu vou ler. Mas gostaria que me dissesse onde estão as suas equações. O paper, afinal, está datado de 2008 e a QRT vem de bem antes.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #126 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:18:19 »

Tudo começou com a experiencia EPR, a qual sustentava-se sobre tres premissas estabelecidas por Einstein
Uma das premissas afirmava que são validas as previsoes da Mecanica Quantica

O argumento de Einstein, Podolski e Rosen era um aparente reductio ad absurdum. A premissa funtamental desse
argumento é a existência do que eles chamaram de "elementos de realidade" nos objetos físicos. Era essa premissa que,
no final das contas entrava em conflito com as previsoes da MQ, pois essa leva naturalmente ao que Einstein chamava de
"açao fantasmagórica aa distância". As experiências de Aspect (e outros, depois) mostram que essa premissa de Einstein estava
errada. A dualidade onda-partícula simplesmente nao entra nessa história.

Ah, e o modelo físico do fóton é esse: uma partícula de massa zero (e estranheza zero, e número bariônico zero, etc.) que
intermedia a força eletromagnética. Escreva o Lagrangeano desse campo e você pode obter as Equaçoes de Maxwell.

Pior é a Mecanica Quantica, que foi construida em cima da premissa de que a trajetoria do eletron nao existe, e no entanto a experiencia da camara de bolhas mostra que a trajetoria do eletron existe

QUA QUA QUA QUA QUA

Se eu visse um aluno de graduaçao escrevendo uma tolice tao elementar como essa numa prova, ele perderia uns 2 pontos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #127 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:21:30 »
O que faz o elétron ter uma trajetória helicoidal? Aliás, o que faz o elétron ter uma trajetória?

Resposta com equações, por favor. E de preferência me mostre as Hamiltonianas relevantes.

As equaçoes estão na SSR de Nassif:

http://peswiki.com//Article:The_Successor_of_Quantum_Mechanics

Você quer dizer no paper http://www.ias.ac.in/pramana/v71/p1/fulltext.pdf do Cláudio Nassif?

OK, eu vou ler. Mas gostaria que me dissesse onde estão as suas equações. O paper, afinal, está datado de 2008 e a QRT vem de bem antes.

Ué, e voce acha que o Nassif escreveu o paper dele em 2008 ?

Ele desenvolve a SSR desde 1988

E voce nao viu no review da Barnes & Noble que as duas teorias sao complementares ?

O hamiltoniano para a trajetoria helicoidal precisa ser no campo da relatividade, conforme Nassif está fazendo, pois é o campo de especialidade dele

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #128 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:22:54 »

Se eu visse um aluno de graduaçao escrevendo uma tolice tao elementar como essa numa prova, ele perderia uns 2 pontos.

Deve ser porque voce nao leu o livro de Heisenberg

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #129 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:26:52 »

Ah, e o modelo físico do fóton é esse: uma partícula de massa zero (e estranheza zero, e número bariônico zero, etc.) que
intermedia a força eletromagnética.

Uma particula de massa zero nao tem massa, e portanto nao existe.  É por causa de umas bobagens dessas que os fisicos inventam que Bronowski disse que a realidade fisica é inatingivel na fisica moderna

Na QRT o foton é composto por uma particula e uma anti-particula, e por isso o foton nao tem massa.

Esse modelo, se movendo em trajatoria helicoidal, reproduz as equaçoes de Maxwell, conforme mostrado no artigo A MODEL OF PHOTON, no livro QRT

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #130 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:29:03 »
Dr. Manhattan

a Fisica Teórica de hoje nao é Fisica.  É pura matematica

A Física Teórica perdeu seu contato com a realidade fisica desde o tempo de Maxwell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:31:19 »

Dbohr, dei uma olhada rápida nesse artigo. Parece tratar-se de uma tentativa de se criar uma chamada Relatividade Deformada.
Esse tipo de teoria envolve a adiçao de mais alguma grandeza que seja invariante de Lorentz. Por exemplo, algumas teorias
usam como premissa a invariância do comprimento de Planck e daí investigam as consequências. Tem gente séria trabalhando nisso,
e parece ser um assunto interessante. Pelo que vi (e confesso que nao olhei os detalhes) o Nassif parece negar o repouso, o que é
equivalente a dizer que todas as partículas têm uma espécie de zitterbewegung, um movimento intrínseco. Nisso ela parece ter
alguma semelhança com algumas interpretaçoes da MQ, como a Interpretaçao Estocástica que (se me lembro bem, faz tempo que li
sobre isso) afirmam que o aspecto probabilístico da MQ surge da presença de um campo estocástico que seria o causador das flutuaçoes
quânticas. Nao sei qual é o status dessas teorias, nem se elas sao locais ou nao (provavelmente nao).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:32:51 »
Uma particula de massa zero nao tem massa, e portanto nao existe. 

Dr. Manhattan

Tchau ALX. Nao estou a fim de ficar alimentando Trolls. Depois que seu artigo sair na Nature, a gente volta a conversar.

Alan Watts

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #133 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:34:54 »

Tudo começou com a experiencia EPR, a qual sustentava-se sobre tres premissas estabelecidas por Einstein
Uma das premissas afirmava que são validas as previsoes da Mecanica Quantica

O argumento de Einstein, Podolski e Rosen era um aparente reductio ad absurdum. A premissa funtamental desse
argumento é a existência do que eles chamaram de "elementos de realidade" nos objetos físicos. Era essa premissa que,
no final das contas entrava em conflito com as previsoes da MQ, pois essa leva naturalmente ao que Einstein chamava de
"açao fantasmagórica aa distância". As experiências de Aspect (e outros, depois) mostram que essa premissa de Einstein estava
errada. A dualidade onda-partícula simplesmente nao entra nessa história.

intermedia a força eletromagnética. Escreva o Lagrangeano desse campo e você pode obter as Equaçoes de Maxwell.

Pior é a Mecanica Quantica, que foi construida em cima da premissa de que a trajetoria do eletron nao existe, e no entanto a experiencia da camara de bolhas mostra que a trajetoria do eletron existe

QUA QUA QUA QUA QUA

A experiencia de Aspect é explicada por um modelo de foton composto de particula e antiparticula se movendo em trajetoria helicoidal, sem necessidade da hipotese nao-local da MQ

Claro que tudo está relacionado com essa premissa básica:  na MQ está errado o conceito de dualidade, já que a trajetoria helicoidal elimina o paradoxo da experiencia EPR.

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #134 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:37:44 »
Uma particula de massa zero nao tem massa, e portanto nao existe. 

Dr. Manhattan

Tchau ALX. Nao estou a fim de ficar alimentando Trolls. Depois que seu artigo sair na Nature, a gente volta a conversar.

E o maior do troll que desabona tudo o que voce diz certamente é Jacob Bronowski. 

Afinal, voce disse que Bronowski dizia bullshits.

QUA QUA QUA QUA

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #135 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:45:44 »

http://www.barnesandnoble.com/help/cds2.asp?PID=8184

Barnes & Noble:
Site de venda de livros (inclusive infantis), audiobooks, DVDs, CDs de músicas, jogos de PC e vídeo game, consoles.

Logo, objetiva apenas a compra e venda de material, não possui a isenção de uma instituição científica e visa apenas lucro.

Pague a impressão de um livro, coloque à venda lá, e o mecanismo de busca deles faz a ligação com algum escrito parecido.

Abraços.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #136 Online: 11 de Agosto de 2008, 15:59:13 »
Esse modelo, se movendo em trajatoria helicoidal, reproduz as equaçoes de Maxwell, conforme mostrado no artigo A MODEL OF PHOTON, no livro QRT

Eu adoraria ver isso e o fórum tem suporte a LaTeX. Queira por favor colocar sua dedução das Equações de Maxwell aqui.

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #137 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:01:47 »

Eu adoraria ver isso e o fórum tem suporte a LaTeX. Queira por favor colocar sua dedução das Equações de Maxwell aqui.

Dbohr

qual seria a maneira mais facil de descrever o funcionamento de um motor a gasolina ?

Seria viavel descreve-lo matematicamente ?

Ou seria mais apropriado descreve-lo atraves de desenhos ?

Voce acha viavel descrever todo o funcionamento de um motor a gasolina (com parte eletrica, carburador, parte mecanica, distribuiçao, etc) somente com formalismo matematico ?

O foton é um mini gerador, com duas particulas que giram criando campos magneticos.  Sua descriçao envolve desenhos, como um projeto de engenharia eletrica, onde há que se considerar os campos eletromagneticos.

Voces sao fisicos, e acham que a matematica é tudo

Eu sou engenheiro, e acho que os fenomenos devem ser explicados por mecanismos.  O que eu mostro na QRT é que esse pequeno engenho eletromagnetico, o foton, gera as equaçoes de Maxwell.  Mas nao da forma como voces costumam fazer.

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #138 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:05:16 »

http://www.barnesandnoble.com/help/cds2.asp?PID=8184

Barnes & Noble:
Site de venda de livros (inclusive infantis), audiobooks, DVDs, CDs de músicas, jogos de PC e vídeo game, consoles.

Logo, objetiva apenas a compra e venda de material, não possui a isenção de uma instituição científica e visa apenas lucro.

Pague a impressão de um livro, coloque à venda lá, e o mecanismo de busca deles faz a ligação com algum escrito parecido.

Abraços.

Cara, agora que voce descobriu isso ?

Afinal de contas, de que planeta voce é ?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 12 de Agosto de 2008, 02:49:09 »

Dbohr

qual seria a maneira mais facil de descrever o funcionamento de um motor a gasolina ?

Seria viavel descreve-lo matematicamente ?

Ou seria mais apropriado descreve-lo atraves de desenhos ?

Voce acha viavel descrever todo o funcionamento de um motor a gasolina (com parte eletrica, carburador, parte mecanica, distribuiçao, etc) somente com formalismo matematico ?

O foton é um mini gerador, com duas particulas que giram criando campos magneticos.  Sua descriçao envolve desenhos, como um projeto de engenharia eletrica, onde há que se considerar os campos eletromagneticos.

Voces sao fisicos, e acham que a matematica é tudo

Eu sou engenheiro, e acho que os fenomenos devem ser explicados por mecanismos.  O que eu mostro na QRT é que esse pequeno engenho eletromagnetico, o foton, gera as equaçoes de Maxwell.  Mas nao da forma como voces costumam fazer.

Ahhhhhhhhh....Entendí.....então, quer dizer que você não tem um modelo teórico... É tudo diagrama e blá blá blá? Santa imaginação!!! Já pensou em desenvolver a QRT com AutoCad?  :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #140 Online: 12 de Agosto de 2008, 07:16:42 »
A linguagem da Física é a Matemática, Wlad. Simples assim. E em Física contam as equações - especialmente as Lagrangeanas e as Hamiltonianas para que se descreva a dinâmica de um sistema.

Numa mensagem passada você afirmou que a Física parou de fazer sentido desde Maxwell. Isso não é verdade - tanto que as próprias equações de Maxwell, obtidas num tratamento puramente clássico, contém em si as sementes para a Teoria da Relatividade. Uma idéia totalmente contra-intuitiva, que entretanto estava lá implícita, esperando para que alguém a interpretasse e descobrisse o seu significado, como Einstein.

O problema é que muitos aqui acham que basta uma idéia bonita para revolucionar a ciência. Desculpe, mas não é bem assim. Eu, por exemplo, sou antipático à Teoria de Cordas não por causa da Matemática (ela é muito elegante, diga-se), mas por causa da falta de resultados empíricos que a consolidem. No dia em que os resultados começarem a aparecer, humildemente a aceitarei.

E a sua QRT? Bom, o problema com a QRT é que ela não está "nem sequer errada", como diria o W. Pauli. Suas premissas são falhas, seu rigor matemático é não-existente e sua interpretação da MQ é, vamos dizer, ingênua.

Ciência não é popularidade. Rigor científico e precisão não são construtos sociais. Não existe uma conspiração dos Físicos para barrar idéias "revolucionárias". Elas só precisam estar corretas ;-)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 12 de Agosto de 2008, 11:29:53 »
É o que havia dito lá em cima. Pessoas podem afirmar que a força é uma conjunção dos astros, e que o cristal, etc...  Mas no final se descrevem o fenômeno com F=MxA, é só filosofia.

Se a teoria descreve melhor o fenômeno, a maneira correta de mostar é com uma bela equação advinda dela.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #142 Online: 12 de Agosto de 2008, 12:58:01 »
A linguagem da Física é a Matemática, Wlad. Simples assim. E em Física contam as equações - especialmente as Lagrangeanas e as Hamiltonianas para que se descreva a dinâmica de um sistema.

Pois é, Dbohr,
mas tudo indica que esse metodo de voces falhou (nao no aspecto de desenvolver tecnologia, é claro, mas no aspecto de obter uma teoria fundamental).
As experiencias do LHC vao dar o veredito final.  Vamos aguardar

Numa mensagem passada você afirmou que a Física parou de fazer sentido desde Maxwell. Isso não é verdade - tanto que as próprias equações de Maxwell, obtidas num tratamento puramente clássico, contém em si as sementes para a Teoria da Relatividade. Uma idéia totalmente contra-intuitiva, que entretanto estava lá implícita, esperando para que alguém a interpretasse e descobrisse o seu significado, como Einstein.

O problema é que muitos aqui acham que basta uma idéia bonita para revolucionar a ciência. Desculpe, mas não é bem assim. Eu, por exemplo, sou antipático à Teoria de Cordas não por causa da Matemática (ela é muito elegante, diga-se), mas por causa da falta de resultados empíricos que a consolidem. No dia em que os resultados começarem a aparecer, humildemente a aceitarei.

E a sua QRT? Bom, o problema com a QRT é que ela não está "nem sequer errada", como diria o W. Pauli. Suas premissas são falhas, seu rigor matemático é não-existente e sua interpretação da MQ é, vamos dizer, ingênua.

Dbohr

Há duas hipoteses a considerar:

PRIMEIRA HIPOTESE:
Suponha que o universo realmente seja uma abstraçao matematica. 
Nesse caso não é possivel realizar o sonho dos fisicos do seculo 19, que era obter a imagem exata do mundo material, já que o mundo material nao teria qualquer estrutura.   O sonho é inatingivel, como concluiram os fisicos do seculo 20, e Jacob Bronowski comentou em seu livro.

Nesse caso voces devem prosseguir no desenvolvimento puramente matematico de voces.  Voces obterao sucesso em unificar a Fisica, já que o universo é algo abstrato, e portanto pode ser descrito atraves da linguagem matematica púramente abstrata que voces usam.
Voces vao encontrar o boson de Higgs, etc e tal, e ponto final

SEGUNDA HIPOTESE:
Suponha que o universo nao seja uma abstraçao matematica. Ou seja, suponha que o universo produza os fenomenos atraves de mecanismos.
Nesse caso, voce acha que voces vao obter sucesso com o metodo de pesquisa de voces ? 
Esse metodo puramente matematico, que nao leva emconsideraçao os verdadeiros mecanismos da natureza, pode obter um sucesso total, ou seja, uma teoria final que explique tudo ?

Pode ser até que os mecanismos (modelos) propostos na QRT nem estejam corretos (apesar de que centenas de evidencias e varios calculos já estao sugerindo que os modelos estao corretos). 
Mas a questao fundamental é a seguinte:
Se a natureza operar atraves de mecanismos fisicos, que voces nao consideram, o método de voces pode chegar até a essencia última da natureza ?

Ciência não é popularidade. Rigor científico e precisão não são construtos sociais. Não existe uma conspiração dos Físicos para barrar idéias "revolucionárias". Elas só precisam estar corretas ;-)

Sim, e varios calculos já estao sugerindo que a QRT está correta
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 13:01:33 por ALX »

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #143 Online: 12 de Agosto de 2008, 12:59:53 »

Entao me mostre as lagrangeanas e as hamiltonianas nos modelos nucleares da gota liquida, do modelo de camadas, no modelo coletivo, e no modelo de Fermi

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #144 Online: 12 de Agosto de 2008, 14:46:43 »

Entao me mostre as lagrangeanas e as hamiltonianas nos modelos nucleares da gota liquida, do modelo de camadas, no modelo coletivo, e no modelo de Fermi

ALX o Dbohr não precisa te provar nada, não até que você prove sua afirmação inicial, de que a QRT está correta. O unico pedido que ele faz é que você apresente sua teoria da forma que a fisica desenvolve as suas, ou seja, matematicamente, e até agora você só filosofou e fugiu do pedido, porra, ta com medo do que???

Você tem um modelo matematico pra descrever a QRT???
Se tem, apresente-o, se não, volta pro orkut.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #145 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:45:49 »

ALX o Dbohr não precisa te provar nada, não até que você prove sua afirmação inicial, de que a QRT está correta. O unico pedido que ele faz é que você apresente sua teoria da forma que a fisica desenvolve as suas, ou seja, matematicamente, e até agora você só filosofou e fugiu do pedido, porra, ta com medo do que???

Você tem um modelo matematico pra descrever a QRT???
Se tem, apresente-o, se não, volta pro orkut.

Tupac
em primeiro lugar, eu nao afirmo que a QRT está correta
Na introduçao do livro QRT está escrito que a teoria apresenta muitas evidencias de estar certa.  Mas confirmaçoes experimentais adicionais sao necessarias.  Eu até comparo o livro com o de Copernico, que tambem nao apresentou provas definitivas.  Copernico tambem apresentou fortes evidencias (de que a Terra gira em torno do sol), depois confirmadas por Galileu,e outros

Em segundo, a QRT nao foi desenvolvida da forma que a fisica foi desenvolvida.  Se a fisica tivesse sido desenvolvida a contento, ela nao estaria com graves falhas atualmente.  Entao há algo de errado com o metodo.
Einstein já havia dito que é impossivel eliminar uma crise persistindo no mesmo método que a gerou

Em terceiro, o Dbohr precisa, sim, provar o que ele disse.  Entao eu quero que ele mostre as lagrangenas e os hamiltonianos dos modelos nucleares.

Afinal, de contas, já que o Dbohr está querendo me dar uma liçao de fisica, e garante que a fisica deve ser desenvolvida com hamiltonianos e lagrangeanos, entao ele tem que provar o que diz.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 20:53:09 por ALX »

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #146 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:47:35 »

Dbohr, reiterendo meu pedido:
mostre as lagrangeanas e as hamiltonianas nos modelos nucleares da gota liquida, do modelo de camadas, no modelo coletivo, e no modelo de Fermi

Offline ALX

• Nível 10
  • *
« Resposta #147 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:56:45 »
Esclarecimento sobre a frase:
"Em segundo, a QRT nao foi desenvolvida da forma que a fisica foi desenvolvida"

Mas é claro que foi graças ao desenvolvimento prévio da fisica que a QRT pôde ser desenvolvida.  Pois foi graças às desobertas na relatividade e na fisica quantica que a QRT pôde ser desenvolvida, pois tais descobertas é que possibilitaram as descobertas feitas na QRT

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 12 de Agosto de 2008, 21:19:25 »
Tupac

em primeiro lugar, eu nao afirmo que a QRT está correta
Na introduçao do livro QRT está escrito que a teoria apresenta muitas evidencias de estar certa.  Mas confirmaçoes experimentais adicionais sao necessarias.  Eu até comparo o livro com o de Copernico, que tambem nao apresentou provas definitivas.  Copernico tambem apresentou fortes evidencias (de que a Terra gira em torno do sol), depois confirmadas por Galileu,e outros

Em segundo, a QRT nao foi desenvolvida da forma que a fisica foi desenvolvida.  Se a fisica tivesse sido desenvolvida a contento, ela nao estaria com graves falhas atualmente.  Entao há algo de errado com o metodo.
Einstein já havia dito que é impossivel eliminar uma crise persistindo no mesmo método que a gerou

Em terceiro, o Dbohr precisa, sim, provar o que ele disse.  Entao eu quero que ele mostre as lagrangenas e os hamiltonianos dos modelos nucleares.

Afinal, de contas, já que o Dbohr está querendo me dar uma liçao de fisica, e garante que a fisica deve ser desenvolvida com hamiltonianos e lagrangeanos, entao ele tem que provar o que diz.

Mas ALX, existe uam diferença enorme entre você questionar algo da física através de uma proposição válida e você questionar sem propor nada de tangível.
Se você quer um ajuste no método, faça algo com a epistemologia. Copérnico apresentou um modelo e cálculos, você evidentemente não pode comparar sua situação a dele.

Se você não tem os cálculos, sinto-lhe dizer que não tem nada
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #149 Online: 12 de Agosto de 2008, 22:14:32 »
Vou fazer melhor ainda: vou postar o link direto onde o Wlad pode começar a estudar Teoria Quântica de Campos. Ali tem uma coleção de Lagrangeanas e Hamiltonianas, que de outra forma eu iria simplesmente repetir:

http://damtp.cam.ac.uk/user/tong/qft.html

Pode escolher baixar as aulas individualmente ou em conjunto em dois formatos diferentes. Os cálculos ali colocados (salvo algum erro clerical do Dr Tong) reproduzem aquilo que se observa nos laboratórios diariamente.

Quanto à falsa dicotomia que o Wlad quer colocar sobre Filosofia da Ciência e formalismo matemático... sinto muito, Wlad. Isso não está nem sequer errado. Sugiro que leia os excelentes posts do colega Dono da Verdade na minha assinatura e no tópico atual "Pós-Modernismo" para entender porque o que você escreve não se sustenta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!