Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87087 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #225 Online: 26 de Setembro de 2008, 18:00:13 »
"...Em suas atitudes, o budismo era tão diferente do confucionismo predominante, tão revolucionário em sua crença na reencarnação de seres humanos em outro corpo que as duas crenças pareciam improváveis de coexistir..."

Pg 124, no capítulo OS GANSOS SELVAGENS CRUZAM AS MONTANHAS

Nunca ouvi falar desse livro.  Quem é o autor?

Update: é um livro de história, pesquisei depois e descobri.  Não é o primeiro nem o último a confundir renascimento com reencarnação.

O fato de voce abominar a reencarnação não diz nada além de um ponto de vista pessoal seu.

Que "por acaso" é também a posição oficial da doutrina.  Mas mesmo que não fosse, continuo sem entender qual é o problema. Pode me explicar?

Ou você por acaso não aprova que eu tenha pontos de vista pessoais?

Mas eu já me dei ao trabalho de te citar duas fontes.

Qual foi a outra?  E aliás, qual é esta?  Pelo que vi esse parece ser um romance, não um livro sobre religião. 

« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 22:12:26 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #226 Online: 26 de Setembro de 2008, 19:01:41 »
Meu colega Luis Dantas, refleti sobre suas palavras e concluí que no que se refere a espíritos a regra fica:O espírito não é um conceito científico e o que ele "realmente é", não é uma questão que cabe à ciência.  Ciência parte de fatos observáveis para criar conceitos que possam servir para explicá-los e prevê-los, não o contrário.
Passamos para ma nova fase então? Filosófica?
Até
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #227 Online: 26 de Setembro de 2008, 21:06:00 »
Eu SOU um crítico SEVERO do Espiritismo.  Mas não por ele ser uma religião (coisa que pessoalmente acho que ele sequer chega a ser), nem por ser uma crença ou "sistema".  É pelo que ele É mesmo, pelo ensinamento podre que ele prega.

Sua ignorancia no assunto chega a ser gritante.
O Espiritismo nunca foi e nunca será uma relgiião.
Ele é antes um auxiliar de religiões.
Só para deixar registrado, Q, eu, como espírita, discordo. O que os céticos, ou ateus, ou adeptos de outras religiões pensam do Espiritismo eu não sei. Mas segundo o próprio Espiritismo, este é de fato uma religião, no sentido filosófico. E quando Kardec diz que o Espiritismo é uma religião no sentido filosófico, ele se refere ao verdadeiro sentido que essa palavra carrega, e não ao sentido usual que emprestaram a ela.

Todo sistema que trata de Deus (ou uma divindade ou divindades quaisquer), que prescreve um código moral e um método de adoração que agrade a essa divindade, da vida futura e das penas e recompensas de acordo com a observância ou inobservância desse código moral, esse sistema é uma religião, no sentido filosófico. O Espiritismo, portanto, se enquadra no conceito de religião.

É comum relacionar-se religião com rituais, sacerdócio, etc... Os sistemas religiosos podem de fato ter essas coisas (aliás, quase todos têm), mas não são essas coisas que caracterizam uma religião.

Um abraço.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 21:25:56 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #228 Online: 26 de Setembro de 2008, 22:07:40 »
Passamos para ma nova fase então? Filosófica?

De acordo!

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #229 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:55:34 »
Felizmente são infundados os ataques dos inimigos da doutrina a respeito do Senhor Rivail ser racista.....

Infundados ou não, o material apresentado aqui não deixa duvidas. Está evidente o quanto Kardec taxou de sub-raça Negros e Chineses. Falar de espíritos menos evoluídos ainda vai, mas que um espírito mais evoluído não possa reencarnar num corpo da raça Negra, por exemplo, é racismo extremo! Meu colega Q, se você consegue provar que não é disto que Allan Kardec tratava, fique a vontade para explicar então! Eu não consigo!

E creiam que milhares senão milhões de negros são espíritas ou simpatizantes.

Sabe, milhares ou milhões de homens que sabem que um espírita vê antes um irmão, não uma cor!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:13:17 »
Q.E.D.
--------------------
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #231 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:22:11 »
Felizmente são infundados os ataques dos inimigos da doutrina a respeito do Senhor Rivail ser racista.....

Infundados ou não, o material apresentado aqui não deixa duvidas. Está evidente o quanto Kardec taxou de sub-raça Negros e Chineses. Falar de espíritos menos evoluídos ainda vai, mas que um espírito mais evoluído não possa reencarnar num corpo da raça Negra, por exemplo, é racismo extremo! Meu colega Q, se você consegue provar que não é disto que Allan Kardec tratava, fique a vontade para explicar então! Eu não consigo!
Aonde é que entendeu que um espírito evoluído não possa encarnar numa raça inferior? Se os brancos são superiores aos negros, ou aos chineses, ou vice-versa, é assunto que dá uma boa discussão. Mas todas as raças da Terra, de qualquer grau que sejam, são bem inferiores ao que seria o nível evolutivo de Jesus, segundo a doutrina espírita. E este não encarnou-se entre nós?!

Segundo o Espiritismo, portanto, os espíritos evoluídos podem sim encarnarem-se em raças inferiores; e encarnam-se por missão ou por expiação.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:38:07 »
Mas todas as raças da Terra, de qualquer grau que sejam, são bem inferiores ao que seria o nível evolutivo de Jesus, segundo a doutrina espírita.

Desculpe, não entendi. Poderia exemplificar com fatos?

E este não encarnou-se entre nós?!
Infelizmente, até o momento não existem evidências convincentes disso. Apenas estórias e narrativas duvidosas.
Sorry.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:40:23 »
Aonde é que entendeu que um espírito evoluído não possa encarnar numa raça inferior?

Também achei essa pergunta estranha.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #234 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:49:20 »
Citação de: ”Correio”
Uma discusão começa a ficar chata quando a repetição aparece, no caso a minha repetição disto: Ausência de evidência não é evidência de ausência!

Citação de: ”Agnóstico”
Isso é frequentemente mal entendido e já foi dito que não se prova a não existência de algo.
Deve haver pelo menos indícios para se afirmar alguma coisa. Eu não tenho evidências da ausência do deus vomitador Buba e isso não quer dizer que ele exista.

Não há mal entendido! O fato é este! Não estou recorrendo a uma falácia. Um Buda vomitador que não se possa provar é uma falácia!

Os indícios da existência do espírito não são aceitas no meio cientifico, logo não podemos fazer uso. Para a ciência há ausência da evidência de espíritos. Logo não temos evidências?

Citação de: ”Correio”
Os métodos cientificos aplicados na forma comum não são adequados para uma busca como a exigida. Não há como reproduzir o efeito de forma controlada e quando se apresentam provas logo são descartadas por não passarem pelo crivo cientifico tradicional. Criar um novo método então?....

Não não não. Porque o medium recebe espírito a hora que quer mas não consegue fazer isso na frente de cientistas? Isso não é real.
Só necessitamos apenas de um médium para receber espíritos na frente de cientistas. Apenas um.

Primeiro, diga-me onde um médium não conseguiu “receber” um espírito num teste controlado. Quais cientistas fizeram estes testes e com quais médiuns fizeram.
Necessitamos quem? Você e os membros do CC? Cientistas? Os médiuns são fáceis de encontrar, estão esperando o quê?

CX já foi desmasacarado desde 1953. Já passamos para você a reportagem, não vê quem é cego. Ele foi flagrado em fotos que espíritos plasmam papel higiênico e a revista cruzeiro fez uma reportagem sobre esse sentido

Havia um estudioso espírita no site (vitor moura) que fez um estudo da influência de livros católicos nas informações mediúnicas de CX.
No mínimo CX é louco. No máximo é um mau caráter.

A reportagem não prova nada. Não foram analisados todos os fatores e também, com qual propósito fora feira a reportagem? Em beneficio dos repórteres, dos leitores? Desculpe-me caro colega, mas não é caso de cegueira, mas de bom senso!
Vitor Moura? Não conheço! Isto é um apelo a autoridade?
Há provas da insanidade do Sr. Chico Xavier? Acusa-lo de mau carater não é argumento válido. Perdão,

E aqui:

Não sei se tolo. Mas é auto iludido com certeza, assim como eu fui quando era espírita e ia conversar com mediuns e li dezenas de livros desta groselha imensa.

Esta sua afirmação é séria! Gostaria que houvesse respeito em nossos diálogos daqui pra frente. Você foi auto-iludido? Sinto muito, mas não foi disto que vim tratar aqui, desculpe. Tratar as obras do Chico Xavier de “groselha” não muda nada. Para quem gosta, é boa leitura. Conversar com médiuns? Não vejo ser uma pratica muito comum para um espírita. Talvez por isto houve tanta ilusão/desilusão da sua parte, porque a DE não é um joguinho do tipo “pergunte ao médium”, fique certo disto!

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #235 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:04:31 »

E creiam que milhares senão milhões de negros são espíritas ou simpatizantes.

Sabe, milhares ou milhões de homens que sabem que um espírita vê antes um irmão, não uma cor!

Vc tem certeza que leu o pentateuco?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #236 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:10:05 »
Não há mal entendido! O fato é este! Não estou recorrendo a uma falácia. Um Buda vomitador que não se possa provar é uma falácia!

Tem certeza, Correio?  Falácia para mim parece ser outra coisa.  Agnóstico está certo quando diz que não se prova a não-existência de alguma coisa.

Os indícios da existência do espírito não são aceitas no meio cientifico, logo não podemos fazer uso. Para a ciência há ausência da evidência de espíritos. Logo não temos evidências?

Não é algo tão categórico assim; poderia-se pensar em evidências aceitáveis, só que elas não foram encontradas (ainda?)

Primeiro, diga-me onde um médium não conseguiu “receber” um espírito num teste controlado. Quais cientistas fizeram estes testes e com quais médiuns fizeram.
Necessitamos quem? Você e os membros do CC? Cientistas? Os médiuns são fáceis de encontrar, estão esperando o quê?

Aí é que está, até o momento houve muitas alegações (geralmente bem emocionadas) mas nenhuma evidência real.

A reportagem não prova nada. Não foram analisados todos os fatores e também, com qual propósito fora feira a reportagem? Em beneficio dos repórteres, dos leitores? Desculpe-me caro colega, mas não é caso de cegueira, mas de bom senso!

A prova cabe a quem afirma.

COM CERTEZA não :)

(...)
Não sei se tolo. Mas é auto iludido com certeza, assim como eu fui quando era espírita e ia conversar com mediuns e li dezenas de livros desta groselha imensa.

Esta sua afirmação é séria! Gostaria que houvesse respeito em nossos diálogos daqui pra frente. Você foi auto-iludido? Sinto muito, mas não foi disto que vim tratar aqui, desculpe. Tratar as obras do Chico Xavier de “groselha” não muda nada. Para quem gosta, é boa leitura. Conversar com médiuns? Não vejo ser uma pratica muito comum para um espírita.

Não?  Fico surpreso.

Talvez por isto houve tanta ilusão/desilusão da sua parte, porque a DE não é um joguinho do tipo “pergunte ao médium”, fique certo disto!

Com todo o respeito, parece não ser tão diferente.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #237 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:11:59 »
Citação de: Leafar
Aonde é que entendeu que um espírito evoluído não possa encarnar numa raça inferior?

Vou usar alguns exemplos e completarei em seguida um raciocínio.

"Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos"

"Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas"

"Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens"

A DE parte da premissa onde um espírito jamais regride, estaciona em alguns casos, mas não regride! Por isto não pode haver como um espírito em certo grau de evolução reencarnar numa espécie já superada. Não posso, por exemplo, nascer como um cavalo, já que não há mais nenhuma afinidade com este corpo. Leu as citações acima? Foram elas que me fizeram ver a bobeira que deu Allan Kardec em se deixar influenciar na época por idéias tolas. Foi racista sim, na minha opinião!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #238 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:39:29 »
Falácias, Luis, são assim mesmo. Podem comprometer muito um raciocínio. Não é falácia dizer que "ausencia de evidência não é evidência de ausência"," veja que mostrei isto na continuação do meu raciocínio no post comentado. Agora se eu falar para você que não há como provar que não exsite papai-noel por falta de evidências, é bem diferente! Vamos ser honestos e separar as coisas?

Citação de: Luis Dantas
Aí é que está, até o momento houve muitas alegações (geralmente bem emocionadas) mas nenhuma evidência real.

Irrelevante. Não tem nada a ver como meu comentário=>
Citação de: Correio

Citação de: luis dantas
A prova cabe a quem afirma.

Eu tenho que provar que a reportagem não prova nada? Não hoje, sorry!

Você meu amigo Luis, deveria saber que nem sempre as coisas são é bem compreendidas e pessoas costumam danificar conceitos bem definidos. Vi seu debate em defender um budismo que difere do que estamos acostumados a ouvir, ler e comentar. A DE também passa por isto. Muitas pessoas pregam aquilo que acham e não se prendem no que há de certo em algo. A DE não recomenda consulta a médiuns. Estes existem para facilitar o intercâmbio do suposto mundo espiritual com o material. Não servem os médiuns para diversão de pessoas, adivinhações ou para revelarem segredos do universo, como a fusão a frio com mateiras da lavanderia. Trazem antes de tudo, certeza para alguns da vida futura, mensagens de cunho moral e bem adoçadinhas para elevar o amor entre os homens. Quem vai a um centro buscar saber o que o vizinho anda aprontando ou saber onde está a cidade de Eldorado, se ilude e desilude completamente! O médium que diz fazer isto é um tolo que engana tolos e não deve ser levado a sério. Toda este besteirol que escrevo vocês já estão de saco cheio, eu sei, mas não custa nada lembrar, mesmo porque vi que você passou na pele a ignorância dos outros quanto ao que você acredita.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #239 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:42:37 »

"Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas"

"Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens"

A DE parte da premissa onde um espírito jamais regride, estaciona em alguns casos, mas não regride! Por isto não pode haver como um espírito em certo grau de evolução reencarnar numa espécie já superada. Não posso, por exemplo, nascer como um cavalo, já que não há mais nenhuma afinidade com este corpo. Leu as citações acima? Foram elas que me fizeram ver a bobeira que deu Allan Kardec em se deixar influenciar na época por idéias tolas. Foi racista sim, na minha opinião!

A única forma desses postulados serem verdadeiros é admitindo-se que a seguintes premissas sejam verdadeiras:

1. Há raças humanas mais evoluídas que outras.
              - Brancos no topo da escala evolutiva;
              - Negros, asiáticos e selvagens abaixo.

2. Os negros, enquanto raça, nunca serão tão evoluídos quanto os brancos.

3. Os selvagens (integrantes de países menos civilizados) nunca serão tão instruídos quanto os integrantes de países mais civilizados.

4. Leia-se por mais evoluído: mais inteligente, culto, criativo e responsável.

Como todas as premissas acima são falsas, só se pode concluir que essa teoria do espiritismo é uma viagem total, um completo nonsense. Retrata bem o modo de pensar da época, em que os negros eram bastante subjugados em razão da escravidão, e a cultura asiática era tida por bizarra.

Foi utilizado por modelo de raça evoluída a que o escritor fazia parte (caucasianos = brancos), e, pelos critérios culturais que ele tinha absorvido durante toda a vida, negros e asiáticos eram diferentes, portanto piores. Não foi feito nenhum estudo de ordem biológica, depuração do DNA ou teste de QI. Todas as conclusões foram baseadas em observações puras e simples.

Hoje é fácil verificar que todas as afirmações são falsas, bastando ver a quantidade de negros que se destacaram ao longo da história logo que se livraram do jugo da escravidão, e o mesmo se diga dos asiáticos, que inclusive integram em sua maioria países que são potências mundiais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #240 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:59:36 »
Eu tenho que provar que a reportagem não prova nada? Não hoje, sorry!

Na verdade, ninguém tem de confiar em coisa alguma sobre espíritos e espiritismo sem provas.

Você meu amigo Luis, deveria saber que nem sempre as coisas são é bem compreendidas e pessoas costumam danificar conceitos bem definidos. Vi seu debate em defender um budismo que difere do que estamos acostumados a ouvir, ler e comentar.

Comparação bem indevida essa, Correio.  Eu estava corrigindo preconceitos e desinformação.  Não tem nada a ver com a necessidade de evidências para as alegações espíritas.

Principalmente porque não há no Budismo as alegações dogmáticas em que o Espiritismo se baseia.  Nada dessa história de "a morte não existe", ou de crenças sobre "evolução espiritual".  Nada desse fundamentalismo hipócrita que insiste em ver como autoridade máxima escrituras do século XIX que mesmo para a época não eram particularmente esclarecidas. O Espiritismo se pretende dotado de muitas respostas e deve assumir a responsabilidade por isso.

A DE também passa por isto. Muitas pessoas pregam aquilo que acham e não se prendem no que há de certo em algo. A DE não recomenda consulta a médiuns. Estes existem para facilitar o intercâmbio do suposto mundo espiritual com o material.

Não é o que se percebe pela prática espírita, Correio.

Não servem os médiuns para diversão de pessoas, adivinhações ou para revelarem segredos do universo, como a fusão a frio com mateiras da lavanderia. Trazem antes de tudo, certeza para alguns da vida futura, mensagens de cunho moral e bem adoçadinhas para elevar o amor entre os homens.

Mas não são consultados para tal?!?  Você não está se contradizendo?

Quem vai a um centro buscar saber o que o vizinho anda aprontando ou saber onde está a cidade de Eldorado, se ilude e desilude completamente!

O que evidencia que a mediunidade não é o que alega ser.  Que, apesar de pedir para ser considerada um fenômeno real e que "há de ser comprovado pela ciência materialista", ela pede também para ser tratada como faz-de-conta motivador.

Desse jeito não dá para ter credibilidade.  E, de fato, ela não é merecida.  Brincar com falsas esperanças e, principalmente, com falsas certezas é algo muito sério, grave e nocivo.

O médium que diz fazer isto é um tolo que engana tolos e não deve ser levado a sério. Toda este besteirol que escrevo vocês já estão de saco cheio, eu sei, mas não custa nada lembrar, mesmo porque vi que você passou na pele a ignorância dos outros quanto ao que você acredita.

Por favor, Correio... não faça uma comparação tão descabida!

Se o Lordakner e outros não entendem o que é budismo e querem discutir sem motivo é com eles.  Eu sei das minhas crenças e do que faço com elas.  Sei, principalmente, e esse é o ponto crucial, até que ponto confio nelas e confio na realidade dos fatos.  E por isso me sinto completamente à vontade para esclarecer que não sou reencarnacionista; nesse particular, como deve estar evidente, eu sou autoridade competente.  Também esclareço que o ensinamento budista não é reencarnacionista, porque o estudei e tive instrutores qualificados.

Já o Espiritismo é uma doutrina que se pretende mais "realista do que o rei", que quer ter respostas para tudo e não se preocupa em melhorá-las ou corrigi-las.  Você me ofende tentando apresentar as duas situações como similares.  Eu não tenho intenção de me fazer de vítima incompreendida.  E, que fique bem claro, continuo sem qualquer simpatia pela Doutrina Espírita, que considero de fato uma doença a ser extirpada.

Se a DE alega ser uma coisa e é outra, qualquer um pode e deve apontar a incoerência e cobrar evidências.  Quem quer que ela tenha credibilidade é que deve arcar em defendê-la - ou, melhor ainda, corrigi-la.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 13:16:49 por Luis Dantas »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 27 de Setembro de 2008, 13:16:57 »
A revista ISTOÉ desta semana traz uma reportagem sobre como a ciência enxerga a mediúnidade.
Alguns trechos da reportagem:

Mas até na ciência já existem aqueles que conseguem casar racionalidade com dons espirituais. Esses especialistas afirmam que a mediunidade é um fenômeno natural, não sobrenatural.

Comprovar cientificamente a mediunidade também é objetivo do psiquiatra Sérgio Felipe Oliveira, professor de medicina e espiritualidade da Faculdade de Medicina da USP e membro da Associação Médica-Espírita de São Paulo. Com exames de tomografia, ele analisou a glândula pineal (uma parte do cérebro do tamanho de um feijão) de cerca de mil pessoas. “Os testes mostraram que aqueles com facilidade para manifestar a psicografia e a psicofonia apresentam uma quantidade maior do mineral cristal de apatita na pineal”, afirma Oliveira.

O trecho abaixo traz uma abordagem mais realista (OBS: o trecho em negrito também é assim destacado na reportagem):

A maior parte dos cientistas acredita que a mediunidade nada mais é do que a manifestação de circuitos cerebrais. Alguns já seriam explicáveis, como os estados de transe. Pesquisas da Universidade de Montreal, no Canadá, e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, comprovaram que, durante a oração de freiras e monges católicos, a área do cérebro relacionada à orientação corporal é quase toda desativada, o que justificaria a sensação de desligamento do corpo. Os testes usaram imagens de ressonâncias magnéticas e tomografias feitas no momento do transe.

A teoria seria aplicável ao transe mediúnico, quando o médium diz incorporar o espírito e não se lembra do que aconteceu. Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, estudaram pessoas que estiveram entre a vida e a morte e relataram se ver fora do próprio corpo durante uma operação ou entrando em contato com pessoas mortas. Os estudiosos concluíram se tratar de um fenômeno fisiológico produzido pela privação de oxigênio no cérebro. Trabalhando sob stress, o órgão seria também inundado de substâncias alucinógenas. As imagens criadas pela mente seriam apenas a retomada de percepções do cotidiano guardadas no inconsciente.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #242 Online: 27 de Setembro de 2008, 13:57:16 »

Você não entendeu, Correio. Segundo a DE, os corpos evoluem pelos corpos e pelo Espírito. O que se lê acima se refere ao espaço de uma geração apenas, e nada prova que isso se repetirá nas gerações seguintes, pois não se sabe que gênero de espíritos Deus destinará para tal ou qual raça no futuro (se é que as raças existirão no futuro, pois a miscigenação está acabando com elas). As raças podem tanto evoluirem corporeamente como retrogradar, sem que isso signifique uma retrogradação dos espíritos.

Não faria sentido Kardec dizer que os corpos evoluem à medida que evoluem os espíritos e depois dizer que os negros serão sempre os mesmos. Tem que ler nas entrelinhas.

Depende do que você entende por espécie superada. O fato de um homem não poder reencarnar num animal tem fundo muito mais filosófico do que físico. Deus poderia, certamente, tornar possível a reencarnação em um animal, se quisesse. Mas os corpos dos animais não possuem instrumentos adequados ao desenvolvimento da inteligência e, portanto, não há utilidade nisso para o espírito humano. A impossibilidade reside justamente aí.

Aliás, a raça humana tem necessariamente origem nos animais, a menos que considerássemos a hipótese de termos sido aqui deixados por alguma nave alienígena. Os primeiros espíritos humanos, portanto, encarnaram-se necessariamente em animais (provavelmente o macaco), e seus corpos depois se ajustaram para se adequarem às necessidades do espírito humano. É facil entender isso quando conseguimos justificar a utilidade. Nas primeiras encarnações de espíritos humanos na Terra, houve a necessidade e a utilidade de ter sido em animais. Hoje essa utilidade não existe, pois já existe a espécie humana.

Mas o mesmo não ocorre com as raças inferiores, que não é por serem inferiores que seriam inúteis ou superadas. Há utilidade para essas encarnações e por isso elas ocorrem, segundo a DE. E renascer numa raça inferior não significa que o espírito está regredindo. Pode ser uma missão de progresso, como a do Cristo ou dos filósofos antigos, onde ele apenas recebe um instrumento menos capaz e isso não interfere nas qualidades já adquiridas de seu espírito. Ou pode ser por expiação.

A única forma desses postulados serem verdadeiros é admitindo-se que a seguintes premissas sejam verdadeiras:

1. Há raças humanas mais evoluídas que outras.
              - Brancos no topo da escala evolutiva;
              - Negros, asiáticos e selvagens abaixo.
Pelos frutos se reconhece a qualidade da árvore. Submeto ao teu juízo. Mas se coloque na época de Kardec, e não hoje ou há muito tempo atrás.

2. Os negros, enquanto raça, nunca serão tão evoluídos quanto os brancos.
Isso não encontra respaldo na DE, a menos que seja considerado o espaço de uma geração apenas. Veja o que escrevi acima ao Correio.

3. Os selvagens (integrantes de países menos civilizados) nunca serão tão instruídos quanto os integrantes de países mais civilizados.
O mesmo do anterior.

4. Leia-se por mais evoluído: mais inteligente, culto, criativo e responsável.
Quase isso. Mais evoluído quer dizer: ao mesmo tempo inteligente e bom; moralidade e intelectualidade. Nem só inteligente, nem só bom. Força física, saúde, beleza, nada têm a ver com evolução, segundo o Espiritismo, ao contrário do que pensaria um racista propriamente dito.

Um abraço.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #243 Online: 27 de Setembro de 2008, 14:08:55 »

Exatamente, você acaba de dizer que na época de Kardec isso era o senso comum.

Ora, se a doutrina espírita fosse concebida pelos sábios e infalíveis "Espíritos Evoluídos", e se esses de fatos existissem, não incorreriam em erros crassos, fazendo generalizações para o futuro baseados em informações que só eram verdadeiras na época por uma questão cultural.

Era muito fácil não ter errado dessa forma, dizendo algo do tipo: "hoje se vê diferenças entre brancos, negros e asiáticos, mas isso é ilusão, é uma questão cultural. Em um futuro próximo, assim que caírem as barreiras culturais, não haverá qualquer diferença".

Ora, a Doutrina Espírita fez exatamente o oposto. Traça uma regra de que tal diferença é perpétua. Isso é um erro crasso, além de ser preconceituoso. A Doutrina Espírita é preconceituosa e alienante.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 27 de Setembro de 2008, 14:46:51 »
Há provas da insanidade do Sr. Chico Xavier? Acusa-lo de mau carater não é argumento válido.

Vitor Moura é um pesquisador e responsável pelo site "Obras Psicografadas" com artigos bastante interessantes sobre o assunto, abaixo listo alguns sobre CX:

Livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” (1938), de Chico Xavier
Este artigo mostra ao menos uma correspondência entre o livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de Chico Xavier, e um poema de Luiz Delfino.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2007/chico-xavier-e-o-livro-brasil-corao-do-mundo-ptria-do-evangelho-1938/

Mais Provas de que Emmanuel Não Existiu

Este artigo busca fornecer mais provas de que Públio Lentulus, vida passada de Emmanuel (guia de Chico Xavier), jamais existiu.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2007/mais-provas-de-que-emmanuel-no-existiu/

Erros de Física Encontrados no Livro "Mecanismos da Mediunidade" (1960), de Chico Xavier e Waldo Vieira
Este artigo se destina a apresentar alguns erros de Física encontrados no livro "Mecanismos da Mediunidade", de Chico Xavier e Waldo Vieira.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2007/erros-de-fsica-encontrados-no-livro-mecanismos-da-mediunidade-1960-de-chico-xavier-e-waldo-vieira/

Provas de que Chico Xavier era um Leitor Compulsivo

Este artigo visa a provar que Chico Xavier era, sem sombra de dúvida, um leitor voraz, de grande cultura. O mito que ele era semi-analfabeto, portanto, cai por terra.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2007/provas-de-que-chico-xavier-era-um-leitor-compulsivo/

O Inglês de Emmanuel
O internauta Gilberto fez uma análise de uma mensagem especular em inglês supostamente escrita por Emmanuel, o alegado "guia espiritual" de Chico Xavier, encontrando vários erros.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2008/o-ingls-de-emmanuel/

Uma Análise do Caso Ilda Mascaro Saullo

Por muito tempo no meio espírita tem-se afirmado que a alegada psicografia de Chico Xavier no caso Ilda Mascaro Saullo seria uma retumbante prova da vida após a morte, pois a letra teria um grau de correspondência muito grande com a do falecido e está escrita em italiano, idioma supostamente desconhecido do médium. No entanto, em minha análise a realidade se mostra bem outra: o caso apresenta diversas fraquezas.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2008/uma-anlise-do-caso-ilda-mascaro-saullo/

LIVRO HÁ DOIS MIL ANOS: UMA FRAUDE HISTÓRICA COMPLETA
Este artigo, escrito pelo pesquisador Sr. José Carlos Ferreira Fernandes, demonstra de forma fortemente convincente que o livro "Há Dois Mil Anos", "psicografado" por Chico Xavier, não passa de uma completa ficção. Em suma, é uma fraude histórica. Há problemas desde a completa ignorância da construção dos nomes romanos, passando pela aceitação de documentos comprovadamente falsos e culminando na completa inexistência da entidade que teria ditado o livro, no caso, Emmanuel/ Públio Lêntulo. As conseqüências disso para o kardecismo brasileiro, desnecessário dizer, são gravíssimas.
http://obraspsicografadas.haaan.com/2008/livro-h-dois-mil-anos-uma-fraude-histrica-completa-2/

Há provas da insanidade do Sr. Chico Xavier?

Provas incontestáveis, não. Mas existem fortes indícios.

-Por motivos de saúde houve que fazer o eletroencefalograma de Chico Xavier, fora do controle dos espiritistas quando finge que está "psicografando". Resultado esclarecedor: "Foco temporal classicamente responsável por distúrbios sensoriais, alucinações, ouvir vozes (...), arritmia, tendência a ataques epilépticos ou `transes´" (Ver, entre outras publicações, Revista "Realidade", Novembro, 1971).

- Depoimento do pai, Sr. João Cândido. Confessou o próprio Chico Xavier com referência à sua "iniciação mediúnica" na infância, de sonâmbulo falante e ambulante: "Meu pai estava querendo internar-me em um sanatório para enfermos mentais (...) Devia ter suas razões: naquela época me visitavam (...) também entidades estranhas perturbadoras" (Em entrevista ao repórter Mauro Santayana, "Folha Ilustrada", São Paulo, 11-Julho-1982).

- Depoimento da madrinha, Da. Rita: "Dizia que eu era louco". Surrava-me "por ser doido (...) Dizia a todo mundo que o menino era doido varrido" (Em entrevista ao repórter Ramón García y García, "Fatos e Fotos", n. 1072).

fonte: http://dantas.editme.com/files/textos/cx.1.htm

- Citação de CX: Por exemplo quando era escriturário no Ministério de Agricultura em Pedro Leopoldo: "Eu estava trabalhando, quando vi entrarem dois espíritos perturbados, que já vinham há vários dias fazendo ameaças. Um deles estava armado de revólver e, depois de me dirigir vários desaforos, disse que ia me matar. Dito e feito: apertou o gatilho e a bala atingiu meu ombro, mas só de raspão, porque eu ainda tive tempo de desviar o corpo (...) Tanto o tiro foi real, que eu fiquei oito dias com o ombro dolorido" (Em entrevista à revista "Realidade", Novembro, 1971).

fonte: http://www.angelfire.com/rnb/sobrenatural/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 27 de Setembro de 2008, 16:05:40 »
Aonde é que entendeu que um espírito evoluído não possa encarnar numa raça inferior? Se os brancos são superiores aos negros, ou aos chineses, ou vice-versa, é assunto que dá uma boa discussão.

Não, não da boa discussão alguma, só na cabeça de espíritas mesmo.

Mas todas as raças da Terra, de qualquer grau que sejam, são bem inferiores ao que seria o nível evolutivo de Jesus, segundo a doutrina espírita. E este não encarnou-se entre nós?!

Segundo o Espiritismo, portanto, os espíritos evoluídos podem sim encarnarem-se em raças inferiores; e encarnam-se por missão ou por expiação.

Um abraço.

Então, o espírito evoluido pode encarnar em uma raça menos evoluida.
Raça menos evoluida já não existe, é groselha.

Espirito encarnando também não existe, é groselha.

Estamos falando do que mesmo?

Entáo quer dizer que o espírito evoluído encarna em uma raça inferior.
Daí se tira que a evolução da raça ou não não tem a ver com a evolução do espírito que encarna.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #246 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:48:00 »
Gigaview ...vc leu biografias de Chico Xavier e postou aqui como evidencias que vc diz ser? rs
Pq isto está em qualquer biografia de Chico Xavier...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:42:49 »
Gigaview ...vc leu biografias de Chico Xavier e postou aqui como evidencias que vc diz ser? rs

Pô, estou mesmo desinformado. Não sabia que já estão incluindo "em qualquer" biografia de CX que ele foi  uma fraude dentre outras coisas mais desapontadoras aos que o idolatram no meio espírita.

Só achei que estava sendo repetitivo postando informações que todos aqui já estão carecas de saber, mas como o Correio perguntou sobre a citação do Agnóstico, resolví publicar.

E o que você acha de tudo isso? Você leu?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:43:31 »

Não entendi. Você quer dizer que o buda vomitador é uma falácia porque não pode ser provado?

Isso. Não temos evidências. As que temos são anedóticas, e podem ser geradas por crença, etc..
Qual o problemas?

Você deve estar brincando Correios.
Nenhum mediun se prontifica a ser testado por cientistas. Você conhece algum?
Pode ser alguns testes simples:

1 - Eu coloco um objeto que só eu conheço em uma sala e o medium manda um espirito ver o que é
2- Um espirito fala alguma coisa que um ser humano não saiba e pode ser comprovado. Explica o que são sprites ou o que é gravidade, qualquer coisa.
3- Um medium afirma que recebe um espirito morto em 1600. Ele é capaz de fornecer informações sobre essa época

Você conhece algum que topa? Nunguém topa Correios, advinha porque??

Há provas da insanidade do Sr. Chico Xavier? Acusa-lo de mau carater não é argumento válido. Perdão,

Você está brincando de novo Correios?
Cara, leia esse post. Pelamordedeus, o cara coloca gaze na boca dos caras que plamam, a costura da roupa dos espiritos que apareciam para as pessoas estavam amostra, o fio caiu e não era ectoplasmico,
leia: ../forum/topic=17291.425.html#msg360336

Pelamordedeus, o cara inventa um senador romano lentulius que nunca existiu e soca o nome de emanuel nele, um cara evoluido que só fala groselhas ou coisas obvias,

Toda a doutrina é uma merda correios... acorda.

Esta sua afirmação é séria! Gostaria que houvesse respeito em nossos diálogos daqui pra frente. Você foi auto-iludido? Sinto muito, mas não foi disto que vim tratar aqui, desculpe. Tratar as obras do Chico Xavier de “groselha” não muda nada. Para quem gosta, é boa leitura. Conversar com médiuns? Não vejo ser uma pratica muito comum para um espírita. Talvez por isto houve tanta ilusão/desilusão da sua parte, porque a DE não é um joguinho do tipo “pergunte ao médium”, fique certo disto!

Claro que fui auto-iludio. É sério mesmo, Correio. Sério e triste.

Não teve desilusão com o espiritismo. Tive comigo mesmo em ter acreditado nisso por quase 10 anos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:44:20 »

Pô, estou mesmo desinformado. Não sabia que já estão incluindo "em qualquer" biografia de CX que ele foi  uma fraude dentre outras coisas mais desapontadoras aos que o idolatram no meio espírita.

Só achei que estava sendo repetitivo postando informações que todos aqui já estão carecas de saber, mas como o Correio perguntou sobre a citação do Agnóstico, resolví publicar.

E o que você acha de tudo isso? Você leu?

Giga, claro que o Q não leu.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!