Lord
Meu ponto de vista sobre o budismo foi expresso no tópico
../forum/topic=16822.0.html, onde falei sobre essas questões de dor, etc... Foi um tópico longo, antes de sua chegada.
O budismo é uma religião que tem groselhas exatamente como toda a religião. Acredita quem quer, segue quem quer.
A reencarnação ou renascimento são duas besteiras também.
A questão aqui é se são besteiras igual a do espiritismo ou não. Dois pontos aqui:
Eu não posso comparar os espiritas deste forum com os budistas deste forum por razões óbvias. Evidentemente, isto não quer necessariamente dizer que o budismo seja melhor que o espiritismo porque o site é uma amostra muito pequena e o espiritismo é muito mais disseminado, incluindo em classes intelectuais menos favorecidas.
Mas eu não tenho problema com religiosos que não afirmam que sua fé é baseada na ciência, nem com os que não dizem que sabem a verdade, nem com os que tentam seguí-la dentro do foro pessoal específico que tal assunto deve ter.
Neste caso, os efeitos danosos desta religião estão restritos à pessoa, bem como os benefícios que possam existir para essa pessoa durante o exercício de sua religião.
Neste contexto, já foi dito que eles não crêem em reencarnação, energia cármica, seres superpoderosos e seguem um preceito moral (que não me convéem) mas é apenas isso, um preceito moral. Eu reputo como inútil seguir uma religião, mas para mim, não posso dizer que seja inútil para os outros, e você deveria levar em consideração isso também.