Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87097 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #475 Online: 22 de Outubro de 2008, 12:10:37 »
Citação de: Correio
Fiquem do lado da ciência, bem falou Allan Kardec!

Frase interessante...e ao mesmo tempo contraditória no contexto da DE.
Por que não ficam então do lado da ciência?

E não fico? Falo por mim, já que cada um é cada um. Havendo espíritas que não concordam isto não seria natural? Somos livres para pensar, se não estou enganado!
Exemplos? :

(1) Não acredito que há vida(inteligente) em nenhum planeta(conhecido e estudado) do nosso sistema. Estou do lado da ciência.
(2) Não acredito na geração espontânea da vida. Estou do lado da ciência.
(3) Não acredito em qualquer groselha comentado por Kardec sobre raças. Estou do lado da ciência.
E (4), (5), (6).....de qualquer bobeira que foi dito sem conhecimento de causa. Fico do lado da ciência SEMPRE! Não estou seguindo a recomendação de Allan Kardec?
Onde está a contradição Sr.Gigaview?

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #476 Online: 22 de Outubro de 2008, 12:36:34 »
Citação de: ”leafar”
Não é ilógico. Você é que não entendeu. Uma doutrina pode ser construída com lógica a partir de premissas falsas. A doutrina será falsa por causa das premissas, e não necessariamente por causa do encadeamento lógico que pode ser feito a partir delas. E eu não disse que esse era o caso do Espiritismo.

Perdão, agora eu entendi. Obrigado.

E quem disse que o Espiritismo precisa convencer alguém aqui neste fórum? As evidências já existem, insisto, e podem ser detectadas nos vários relatos que chamam "anedóticos".

Bom, se não estou enganado, a doutrina exige dos seus adeptos divulgação, não é para poucos e sim para todos a verdade e.....
Os Espíritos se manifestam no limite do necessário para o entendimento de todos.
Neste aspecto “todos” parece reduzir para alguns poucos escolhidos. Estou procurando entender o porquê disto!

O que aconteceu com Crookes é o que acontece com todos os que investigam fenômenos ditos espiritualistas: não podem garantir a repetitibilidade do fenômeno por qualquer um e nas mesmas condições. Aí não tem como agradar a ciência... Mas só por isso deixarei de crer? Nem todas as verdades precisam ser científicas.

Concordo em parte. Também acho que pegam muito no pé de quem arrisca estudar fora do padrão e, de fato, não parece ser um fenômeno controlado.
Deixar de crer não, afinal crença não depende da ciência, mas discordo de você, porque pra mim, a verdade faz parte da ciência, e quando a ciência mostra que algo está errado, eu mudo meu conceito!

Abraço fraternal!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #477 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:01:45 »
Fiquem do lado da ciência, bem falou Allan Kardec!

Frase interessante...e ao mesmo tempo contraditória no contexto da DE.
Por que não ficam então do lado da ciência?

E não fico? Falo por mim, já que cada um é cada um. Havendo espíritas que não concordam isto não seria natural? Somos livres para pensar, se não estou enganado!
Exemplos? :

(1) Não acredito que há vida(inteligente) em nenhum planeta(conhecido e estudado) do nosso sistema. Estou do lado da ciência.
(2) Não acredito na geração espontânea da vida. Estou do lado da ciência.
(3) Não acredito em qualquer groselha comentado por Kardec sobre raças. Estou do lado da ciência.
E (4), (5), (6).....de qualquer bobeira que foi dito sem conhecimento de causa. Fico do lado da ciência SEMPRE! Não estou seguindo a recomendação de Allan Kardec?
Onde está a contradição Sr.Gigaview?

A contradição está em usar a ciência apenas para o que lhe convém. Por que a hipótese de vida inteligente em Vênus é pior do que a hipótese da existência de espíritos? Por que uma é descartada enquanto que a outra é admitida a ponto de servir de premissa para a DE? Tem alguma coisa de errado aí, não acha?

O que foi dito sobre o espiritismo com conhecimento de causa?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #478 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:03:03 »
Não é ilógico. Você é que não entendeu. Uma doutrina pode ser construída com lógica a partir de premissas falsas. A doutrina será falsa por causa das premissas, e não necessariamente por causa do encadeamento lógico que pode ser feito a partir delas. E eu não disse que esse era o caso do Espiritismo. Só expliquei que premissas e encadeamento lógico são coisas diferentes. O Espiritismo, para ser verdadeiro, precisa ter tanto premissas válidas como lógica boa. E na minha opinião tem ambos.

Leafar,

"Uma doutrina pode ser construída com lógica a partir de premissas falsas."
Nada pode ser construido a partir de premissas falsas!

"A doutrina será falsa por causa das premissas..."

Não havera nenhuma doutrina... Não haverá nada!

Entende?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #479 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:10:17 »
Não é ilógico. Você é que não entendeu. Uma doutrina pode ser construída com lógica a partir de premissas falsas. A doutrina será falsa por causa das premissas, e não necessariamente por causa do encadeamento lógico que pode ser feito a partir delas. E eu não disse que esse era o caso do Espiritismo. Só expliquei que premissas e encadeamento lógico são coisas diferentes. O Espiritismo, para ser verdadeiro, precisa ter tanto premissas válidas como lógica boa. E na minha opinião tem ambos.

Leafar,

Entende?

Lord, deu um nó aqui...Cuméquié?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #480 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:29:16 »

Leafar,

Entende?

Tem uma premissa falsa no argumento abaixo...

Uma pessoa que deve dinheiro a outra é dito devedor, enquanto a primeira, credor.
Um devedor, se honesto, deve pagar o que deve ao credor.
Gigaview, Lordakner e Leafar são honestos e devedores.
Portanto, sou credor de Gigaview, Lordakner e Leafar e os mesmos devem pagar os R$ 1000000 que me devem.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #481 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:35:22 »

A premissa faltante é a que diz que você é credor.

E pela lógica do Lordakner, uma vez que o devedor não paga, não há devedor, o que é uma viagem (há devedor, ele só não paga).

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #482 Online: 22 de Outubro de 2008, 14:08:26 »

Leafar,

Entende?

Tem uma premissa falsa no argumento abaixo...

Uma pessoa que deve dinheiro a outra é dito devedor, enquanto a primeira, credor.
Um devedor, se honesto, deve pagar o que deve ao credor.
Gigaview, Lordakner e Leafar são honestos e devedores.
Portanto, sou credor de Gigaview, Lordakner e Leafar e os mesmos devem pagar os R$ 1000000 que me devem.

Perfeito Fenrir.

Ou :

Se Jeová não criou Adão e Eva...

Não Houve pecado original...

Cristo não tem função...

O Cristianismo não existe!

Por que a Teoria da Evolução é tão combatida? :biglol:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #484 Online: 22 de Outubro de 2008, 20:09:42 »

A premissa faltante é a que diz que você é credor.

E pela lógica do Lordakner, uma vez que o devedor não paga, não há devedor, o que é uma viagem (há devedor, ele só não paga).

Errou de novo,

A premissa falsa é que Gigaview, Lordakner e Leafar existem.
Como não existem não poderão pagar nada a Fenrir, que também não existe!
Agora, pergunte se adianta ele (Fenrir - que não existe ) pedir PELAMORDIDEUS para nós pagarmos!
 :biglol:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2008, 20:16:38 por Lordakner »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #485 Online: 22 de Outubro de 2008, 21:11:42 »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #486 Online: 22 de Outubro de 2008, 23:25:33 »

O óbvio nem sempre é tão óbvio.  :hein:

Lord disse: http://www.jstor.org/pss/2251797

Leafar disse: http://books.google.com/books?id=g-qGAAAAIAAJ&pg=PA215&lpg=PA215&dq=logic+doctrine+under+false+premises+possible%3F&source=bl&ots=S7s-wB0Ckz&sig=sujmvz3DkWl8KVAKjE4JCgPwcIc&hl=en&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result

Algum filósofo de plantão para esclarecer?

Não sou filósofo nem li o texto :P mas acho que peguei a idéia.

A doutrina é baseada em falsas premissas, por isso estão concluindo que não há doutrina. Errado, a doutrina existe, ela só é falsa.

Além disso, mesmo premissas falsas podem levar a conclusões verdadeiras eventualmente:

Argumentum ad Logicam
 Essa é uma “falácia da falácia”. Consiste em argumentar que uma proposição é falsa porque foi apresentada como a conclusão de um argumento falacioso. Lembre-se que um argumento falacioso pode chegar a conclusões verdadeiras.

“Pegue a fração 16/64. Agora, cancelando-se o seis de cima e o seis debaixo, chegamos a 1/4.”

“Espere um segundo! Você não pode cancelar o seis!”

“Ah, então você quer dizer que 16/64 não é 1/4?”

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #487 Online: 22 de Outubro de 2008, 23:30:21 »
Eu acho que o Correio está indo para o mau caminho. Ele tomou a pílula errada do Matrix, e está começando a fazer os mesmos questionamentos que eu fiz quando abandonei o espirtismo...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #488 Online: 23 de Outubro de 2008, 01:28:29 »

O óbvio nem sempre é tão óbvio.  :hein:

Lord disse: http://www.jstor.org/pss/2251797

Leafar disse: http://books.google.com/books?id=g-qGAAAAIAAJ&pg=PA215&lpg=PA215&dq=logic+doctrine+under+false+premises+possible%3F&source=bl&ots=S7s-wB0Ckz&sig=sujmvz3DkWl8KVAKjE4JCgPwcIc&hl=en&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result

Algum filósofo de plantão para esclarecer?

Não sou filósofo nem li o texto :P mas acho que peguei a idéia.

A doutrina é baseada em falsas premissas, por isso estão concluindo que não há doutrina. Errado, a doutrina existe, ela só é falsa.

Além disso, mesmo premissas falsas podem levar a conclusões verdadeiras eventualmente:

Argumentum ad Logicam
 Essa é uma “falácia da falácia”. Consiste em argumentar que uma proposição é falsa porque foi apresentada como a conclusão de um argumento falacioso. Lembre-se que um argumento falacioso pode chegar a conclusões verdadeiras.

“Pegue a fração 16/64. Agora, cancelando-se o seis de cima e o seis debaixo, chegamos a 1/4.”

“Espere um segundo! Você não pode cancelar o seis!”

“Ah, então você quer dizer que 16/64 não é 1/4?”

Acho que este artigo ajuda um pouco: http://criticanarede.com/fil_conceitosjuizos.html

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #489 Online: 23 de Outubro de 2008, 09:52:46 »
Resolvam a equação:

Raiz quadrada de abacaxi X Coseno de tampinha de coca + 666 divido por um porco e meio = ???

Resposta:

Isto não é uma equação!

arre

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #490 Online: 23 de Outubro de 2008, 11:15:26 »
Citação de: ”Gigaview”
A contradição está em usar a ciência apenas para o que lhe convém.

Errado! Usar a ciência onde a ciência é permitida!

Por que a hipótese de vida inteligente em Vênus é pior do que a hipótese da existência de espíritos?

A ciência permitiu ao homem ver a superfície do planeta Vênus, estudar sua atmosfera e comprovar que não há vida no mesmo! Espíritos não são da competência da ciência, assim como a gravidade, a ciência não tem como conhecer a causa! Por favor, não confunda os efeitos da força da gravidade que são bem conhecidos pela ciência! Repito, falo de causa, o mesmo para os espíritos.

Por que uma é descartada enquanto que a outra é admitida a ponto de servir de premissa para a DE? Tem alguma coisa de errado aí, não acha?

Porque o que a ciência estuda e comprova é válido para os espíritas e para a doutrina que professam. Nada de errado até aqui, penso eu.

O que foi dito sobre o espiritismo com conhecimento de causa?

A parte moral, muito bem trabalhada e digna de nota. Inclusive conheço espírita que se atém apenas neste ponto.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #491 Online: 23 de Outubro de 2008, 11:32:26 »
Eu acho que o Correio está indo para o mau caminho. Ele tomou a pílula errada do Matrix, e está começando a fazer os mesmos questionamentos que eu fiz quando abandonei o espirtismo...

Sou mais teimoso caro amigo, estou ainda na fase de cravar as unhas e dentes no estudo dos efeitos que alegam acontecer.
Estive pensando no ectoplasma e imaginei se o ferro poderia estar associado nos efeitos da materialização. Pensei até em função de trabalho de superfície, o famoso efeito fotoelétrico, mas como saber em que ponto as partículas de ferro encontradas no nosso sangue interagem com este ectoplasma. Mas que seria uma boa opção para a sensibilidade à luz que estas materializações apresentam, ahh, isto seria!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #492 Online: 23 de Outubro de 2008, 12:23:22 »
Citação de: ”Gigaview”
A contradição está em usar a ciência apenas para o que lhe convém.

Errado! Usar a ciência onde a ciência é permitida!

Por que a hipótese de vida inteligente em Vênus é pior do que a hipótese da existência de espíritos?

A ciência permitiu ao homem ver a superfície do planeta Vênus, estudar sua atmosfera e comprovar que não há vida no mesmo! Espíritos não são da competência da ciência, assim como a gravidade, a ciência não tem como conhecer a causa! Por favor, não confunda os efeitos da força da gravidade que são bem conhecidos pela ciência! Repito, falo de causa, o mesmo para os espíritos.

A partir do momento em que se alega a existência de fenômenos cognitivos e materiais (com hora marcada, inclusive), esses fenômenos deveriam ser da competência da ciência.  Deveria ser possível pelo menos obter alguns dados que permitam formular hipóteses sobre o que esses fenômenos realmente são.

O que se vê porém é que, pelo contrário, há muita apropriação indébita e até mesmo desinformação de má-fé oriunda do Espiritismo, como exemplificado pelos trabalhos de Hernani Guimarães Andrade, que não tem qualquer valor científico e só servem para espalhar conceitos equivocados e render discussões inúteis e desgastantes.

A parte moral consegue ser pior ainda, ao encorajar diretamente a síndrome de pequeno poder e outros vícios morais como principal fonte de auto-estima.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #493 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:15:55 »
Espíritos não são da competência da ciência, assim como a gravidade, a ciência não tem como conhecer a causa!

Conhecemos os efeitos da gravidade mas, de fato, a ciência ainda não tem uma explicação definitiva para sua causa. Mas estamos chegando lá...

E os espíritos? Temos conhecimento de seus efeitos? Não. Podemos afirmar que eles existem? Não. Faz sentido nos preocuparmos com sua causa? Obviamente não. Espíritos são crendices e portanto, enquanto no mundo das idéias, são inacessíveis à ciência, embora, talvez devessemos abrir uma excessão aos efeitos patológicos da crença em espíritos, como nos casos de doenças mentais, conforme está sendo discutido em outro tópico.

O problema é que os espíritas não se contentam em manter os espíritos no mundo das idéias. Insistem em afirmar que se manifestam no nosso mundo e usam essas manifestações para "provar" ou reafirmar suas certezas. Espíritos se materializam, falam através de médiuns, revelam informações por meios anômalos, etc..

Será? Até hoje não existe nada convicente nesse sentido. Apenas evidências anedótas. E mesmo que estes fenômenos sejam confirmados, ainda temos que esgotar todas as possibilidades de explicações naturais, onde se incluem aquelas atribuídas às habilidades humanas, antes de lançar mão da hipótese espiritual.

Nesse sentido, enquanto neste mundo, o espiritismo tem o ônus de uma prova científica, sim senhor. O "outro mundo", pessoalmente, não me interessa.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 15:18:50 por Gigaview »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #494 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:33:06 »
Espíritos não são da competência da ciência, assim como a gravidade, a ciência não tem como conhecer a causa!

Nesse sentido, enquanto neste mundo, o espiritismo tem o ônus de uma prova científica, sim senhor. O "outro mundo", pessoalmente, não me interessa.

E, Pegando uma carona no que disse o Giga, muito da desconfiança vem da aceitação das "chamadas provas" pelo meio espírita e tentativa de defesa destas mesmas provas...
até  quando são " Forçadas demais"!

tipo isto

http://paranormal.about.com/od/ghostphotos/Ghost_Photos.htm
Abraço

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #495 Online: 23 de Outubro de 2008, 22:21:36 »
Leafar, Correio

Me falam muito que os espíritos não se sujeitam à provas, que são seres inteligentes e não cobaias em uma experiência.
Mas vamos tentar pensar um pouco mais sobre essa afirmação.

Se você morresse, você não gostaria de provar a coitados como eu que espíritos existem. Você não gostaria de fazer um dos testes com um medium de sua confiança e ver aquele objeto na sala ao lado que está fechada e aí... pronto, acabou.

Será que não há um espírito... só um em bilhões,que se compadeça de nossa ignorância?

Vamos pensar então: A ciência espera que não vai existir esse fenômeno, afirmamos que ninguém terá disposição de por a cara para bater e fazer o teste... e como você viu, os mediuns não se dispõe a fazer o teste. A coisa acontece realmente da maneira que prevemos.

Vamos agora pensar pelo lado espirita:

Os espirtos são bondosos, mas só querem ajudar de maneiras questionáveis
Os espíritos são evoluídos, mas só falam groselhas nem ajudam em nada
Os espíritos se comunicam, mas só para crentes e não se prestam a ajudar os não crentes

O comportamento de um espírito que não quisesse ajudar seria o de um animal selvagem, no sentido de não poder ser observado...  isso faz sentido para vocês??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #496 Online: 24 de Outubro de 2008, 12:14:28 »
Citação de: ”Luis Dantas”
A partir do momento em que se alega a existência de fenômenos cognitivos e materiais (com hora marcada, inclusive), esses fenômenos deveriam ser da competência da ciência.  Deveria ser possível pelo menos obter alguns dados que permitam formular hipóteses sobre o que esses fenômenos realmente são.

O Sr. Não vai concordar, mas há uma pequena contradição nesta sua afirmação aí em cima! Seja honesto consigo mesmo e saberá no que me refiro, mas não vou entrar num debate inútil do que seja competência da ciência.

O que se vê porém é que, pelo contrário, há muita apropriação indébita e até mesmo desinformação de má-fé oriunda do Espiritismo, como exemplificado pelos trabalhos de Hernani Guimarães Andrade, que não tem qualquer valor científico e só servem para espalhar conceitos equivocados e render discussões inúteis e desgastantes.

Gostaria de lembrar que nestes casos, toda fonte é subjetiva, ela traz consigo um ponto de vista, a interpretação da realidade daquele que a analisa, não valendo para um todo, principalmente num assunto tão extenso quanto o da existência real ou não do dito fenômeno paranormal. Não gosto também da acusação de má fé que freqüentemente o Sr. Costuma atribuir ao espiritismo, impossibilita um bom debate porque da sua parte já há uma definição negativa antes da conclusão. Ou já concluímos este debate?

A parte moral consegue ser pior ainda, ao encorajar diretamente a síndrome de pequeno poder e outros vícios morais como principal fonte de auto-estima.

Desculpe-me, mas o Sr. Está levando para o lado pessoal, não racional, afinal isto é uma moral ruim?:

Segundo Kardec, o verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza. Interrogando sua consciência , perguntará se praticou algum ato que transgrediu essa lei. Se não fez o mal, se fez todo o bem que podia e se ninguém tem motivos para dele se queixar. Enfim, se fez aos outros o que desejara que lhe fizessem.
O homem de bem é bondoso, humanitário e benevolente para com todos, sem distinguir raças nem crenças e faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição. Sacrifica seus interesses pelos da justiça.

Se possuidor de poder e riqueza, considera essas coisas como um depósito que Deus lhe confiou e que lhe cumpre usar para o bem. Não se envaidece do poder e da riqueza pois sabe que, tendo Deus lhes dado, pode dele lhes retirar.

Usa da autoridade que venha a ter sobre os outros para elevá-los moralmente e não para esmagá-los com seu orgulho, tratando-os com bondade e complacência.

É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que também precisa da indulgência dos outros para com as suas fraquezas; não é vingativo, pois não ignora que, como houver perdoado, assim também o será e respeita em seus semelhantes todos os direitos que as Leis Naturais lhes concedem
.

Por favor, se possível então, comente o que há de errado nestas definições.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #497 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:42:50 »
Citação de: ”Luis Dantas”

O Sr. Não vai concordar, mas há uma pequena contradição nesta sua afirmação aí em cima! Seja honesto consigo mesmo e saberá no que me refiro, mas não vou entrar num debate inútil do que seja competência da ciência.

De fato, não vejo contradição.  Como você não quer esclarecer qual seria, só posso imaginar que o assunto acabou.

Gostaria de lembrar que nestes casos, toda fonte é subjetiva, ela traz consigo um ponto de vista, a interpretação da realidade daquele que a analisa, não valendo para um todo, principalmente num assunto tão extenso quanto o da existência real ou não do dito fenômeno paranormal.

Novamente, o problema é que esse argumento do subjetivismo não pode ser usado para defender muitas das alegações espíritas.  Há assuntos como a existência da alma que são subjetivos, mas o Espiritismo alega explicar fenômenos objetivos e mensuráveis.  Talvez não devesse fazê-lo.

Não gosto também da acusação de má fé que freqüentemente o Sr. Costuma atribuir ao espiritismo, impossibilita um bom debate porque da sua parte já há uma definição negativa antes da conclusão. Ou já concluímos este debate?

Pode esclarecer melhor?  Em que a minha denúncia da má-fé da Doutrina Espírita impede o debate?

Desculpe-me, mas o Sr. Está levando para o lado pessoal, não racional,

Talvez isso fosse um problema, se a conclusão final não fosse a mesma por ambos os enfoques.

afinal isto é uma moral ruim?:

Segundo Kardec, o verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza. Interrogando sua consciência , perguntará se praticou algum ato que transgrediu essa lei. Se não fez o mal, se fez todo o bem que podia e se ninguém tem motivos para dele se queixar. Enfim, se fez aos outros o que desejara que lhe fizessem.
O homem de bem é bondoso, humanitário e benevolente para com todos, sem distinguir raças nem crenças e faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição. Sacrifica seus interesses pelos da justiça.

Se possuidor de poder e riqueza, considera essas coisas como um depósito que Deus lhe confiou e que lhe cumpre usar para o bem. Não se envaidece do poder e da riqueza pois sabe que, tendo Deus lhes dado, pode dele lhes retirar.

Usa da autoridade que venha a ter sobre os outros para elevá-los moralmente e não para esmagá-los com seu orgulho, tratando-os com bondade e complacência.

É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que também precisa da indulgência dos outros para com as suas fraquezas; não é vingativo, pois não ignora que, como houver perdoado, assim também o será e respeita em seus semelhantes todos os direitos que as Leis Naturais lhes concedem
.

Por favor, se possível então, comente o que há de errado nestas definições.

O uso que se faz delas.  Programação Neurolinguística para enaltecer o ego não serve para substituir discernimento, autocrítica e humildade.  Garimpar trechos menos controversos da Codificação ou dos escritos de Kardec não muda esse fato.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #498 Online: 24 de Outubro de 2008, 14:27:09 »
Segundo Kardec, o verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza....

Abobrinhas sentimentalóides de elevada carga emocional recheadas com uma confusão de conceitos, tratados de uma forma inadequada e inconseqüente.

Resumindo....pobre...aliás...paupérrimo.

É por isso que Kardec nunca foi e nunca será considerado filósofo e o espiritismo nem é citado nos tomos sérios de filosofia.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #499 Online: 24 de Outubro de 2008, 14:42:03 »
Então, ceteris paribus,  segundo as palavras de Kardec, um "verdadeiro homem de bem" jamais poderia ser um negro, um amarelo ou um indígena. Percebe agora a imoralidade da DE?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!