Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87098 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #500 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:03:38 »
Citação de: Luis dantas
Pode esclarecer melhor?  Em que a minha denúncia da má-fé da Doutrina Espírita impede o debate?

Não é denuncia, é ponto de vista, opinião. Seu conceito "denuncia" me é estranho.

O uso que se faz delas.  Programação Neurolinguística para enaltecer o ego não serve para substituir discernimento, autocrítica e humildade.  Garimpar trechos menos controversos da Codificação ou dos escritos de Kardec não muda esse fato.

Qual ego é enaltecido nos termos citados? "Ego" em se sentir sempre na obrigação para com o próximo? Programação "Neurolinguística"? Estamos mesmo tratando do mesmo assunto? Garimpar? O conceito é este na DE, não há garimpagem, a idéia é esta. Humildade, caridade, benevolência! A DE não trata de outro assunto se não este, ou a caridade não é a bandeira da doutrina? E detalhe, ninguém aqui está afirmando que apenas a DE faz caridade ou que apenas ela trata dos assuntos a isto relacionados. Mas julgar que a moral da DE baixa é o mesmo para qualquer religião ou filosofia de vida onde isto é importante. Somente posso concluir que é de cunho pessoal as críticas feitas para com a moral da DE.

Abobrinhas sentimentalóides de elevada carga emocional recheadas com uma confusão de conceitos, tratados de uma forma inadequada e inconseqüente.

Resumindo....pobre...aliás...paupérrimo.

Nem posso comentar, irrelevante!

É por isso que Kardec nunca foi e nunca será considerado filósofo e o espiritismo nem é citado nos tomos sérios de filosofia.

Um doutrinador, não um filósofo era Allan Kardec, onde está o erro?

Então, ceteris paribus,  segundo as palavras de Kardec, um "verdadeiro homem de bem" jamais poderia ser um negro, um amarelo ou um indígena. Percebe agora a imoralidade da DE?

Não!? poderia explicar?
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #501 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:49:33 »
Não sou filósofo nem li o texto :P mas acho que peguei a idéia.
A doutrina é baseada em falsas premissas, por isso estão concluindo que não há doutrina. Errado, a doutrina existe, ela só é falsa.
Além disso, mesmo premissas falsas podem levar a conclusões verdadeiras eventualmente:
Argumentum ad Logicam
 Essa é uma “falácia da falácia”. Consiste em argumentar que uma proposição é falsa porque foi apresentada como a conclusão de um argumento falacioso. Lembre-se que um argumento falacioso pode chegar a conclusões verdadeiras.
“Pegue a fração 16/64. Agora, cancelando-se o seis de cima e o seis debaixo, chegamos a 1/4.”
“Espere um segundo! Você não pode cancelar o seis!”
“Ah, então você quer dizer que 16/64 não é 1/4?”

"A doutrina é baseada em falsas premissas, por isso estão concluindo que não há doutrina. Errado, a doutrina existe, ela só é falsa."

Presume-se que qualquer doutrina tenha de ser  verdadeira senão ela perderia a FUNÇÃO e a credibilidade.

Voce aceitaria uma nota de R$ 100,00 FALSA como pagamento de um serviço realizado?

Não! Pois não se trata de Dinheiro. Trata-se de papel. OK?
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 16:52:09 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #502 Online: 24 de Outubro de 2008, 17:24:17 »
Citação de: Luis dantas
Pode esclarecer melhor?  Em que a minha denúncia da má-fé da Doutrina Espírita impede o debate?

Não é denuncia, é ponto de vista, opinião. Seu conceito "denuncia" me é estranho.

Ponto de vista é uma coisa.  Denúncia é outra.  O que eu exponho é claramente a segunda.

Qual ego é enaltecido nos termos citados? "Ego" em se sentir sempre na obrigação para com o próximo? Programação "Neurolinguística"? Estamos mesmo tratando do mesmo assunto? Garimpar? O conceito é este na DE, não há garimpagem, a idéia é esta. Humildade, caridade, benevolência! A DE não trata de outro assunto se não este, ou a caridade não é a bandeira da doutrina? E detalhe, ninguém aqui está afirmando que apenas a DE faz caridade ou que apenas ela trata dos assuntos a isto relacionados. Mas julgar que a moral da DE baixa é o mesmo para qualquer religião ou filosofia de vida onde isto é importante.

De forma alguma.  A maioria das religiões não é fundamentalista no mesmo grau que o Espiritismo, nem se dá tanto direito de julgar aos demais.

Mais significativamente ainda, poucas religiões se sentem obrigadas a glorificar a moral do século XIX, e menos ainda se gabam disso ao mesmo tempo que juram que os demais não estão suficientemente evoluídos para lhes dar razão.

Somente posso concluir que é de cunho pessoal as críticas feitas para com a moral da DE.

Sim, eu tenho uma enorme rejeição pessoal a doutrinas destrutivas, hipócritas e preconceituosas.  Isso é fato.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 17:33:19 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #503 Online: 24 de Outubro de 2008, 17:55:04 »
Então, ceteris paribus,  segundo as palavras de Kardec, um "verdadeiro homem de bem" jamais poderia ser um negro, um amarelo ou um indígena. Percebe agora a imoralidade da DE?

Não!? poderia explicar?

Ora, porque o próprio Kardec os considera espíritos inferiores, sem condições de exercer plenamente o que ele chama de um verdadeiro homem de bem, pois não seriam suficientemente evoluídos para isso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #504 Online: 24 de Outubro de 2008, 18:04:11 »
O que aconteceu com o Correio???  :susto: :olheira: estava indo tão bem...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #505 Online: 24 de Outubro de 2008, 21:29:56 »
Antes de oferecer a Neo a pílula azul e vermelha, Morpheus lhe diz: "Não se pode dizer a ninguém o que é a Matrix. Você tem tem que vê-la por si mesmo".

Após seu banho em gosma rosa e sua horrível experiência no casulo da Matrix, Neo acorda e pergunta: "Por que meus olhos doem?" Morpheus replica: "Porque você nunca os usou".

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #506 Online: 25 de Outubro de 2008, 10:18:09 »
Antes de oferecer a Neo a pílula azul e vermelha, Morpheus lhe diz: "Não se pode dizer a ninguém o que é a Matrix. Você tem tem que vê-la por si mesmo".

Após seu banho em gosma rosa e sua horrível experiência no casulo da Matrix, Neo acorda e pergunta: "Por que meus olhos doem?" Morpheus replica: "Porque você nunca os usou".

So que nos todos estamos numa matrix.
Que pilula voces escolheram, heim? heIM? HEIM?  :shocked: :shock: :crazy: :taz:
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #507 Online: 25 de Outubro de 2008, 11:23:46 »

So que nos todos estamos numa matrix.
Que pilula voces escolheram, heim? heIM? HEIM?  :shocked: :shock: :crazy: :taz:

Pô Fenrir, foi só um kōan sci-fi.  :hihi:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #508 Online: 27 de Outubro de 2008, 12:19:46 »

Ué? Por que a surpresa? Afinal eu sou um crente, não poderia falar apenas do que agrada a céticos, seria contraditório e falso, não acha?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #509 Online: 27 de Outubro de 2008, 12:30:52 »
Citação de: ”Gigaview”
Ora, porque o próprio Kardec os considera espíritos inferiores, sem condições de exercer plenamente o que ele chama de um verdadeiro homem de bem, pois não seriam suficientemente evoluídos para isso.
Não, porque Kardec não menciona que um espírito inferior não possa praticar a lei de justiça, amor e caridade. Mesmo sendo inferior, tem consciência de si e isto lhe permite interrogar sua consciência , perguntando se praticou algum ato errado ou ruim. Alias, este “não seriam suficientemente evoluídos para isso” não consta em nenhum texto relacionado ao assunto. Lembra das bobagens racistas de Kardec? Pois então, se referem a aspectos físicos e intelectuais, não morais!
Não se trata de 8 ou 80, o Sr. é quem está colocando assim!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #510 Online: 27 de Outubro de 2008, 12:47:23 »
Porque as pessoas se prestam a discutir espiritismo como se fosse algo serio?

O que ele tem de diferente do cristianismo\islamismo\hinduismo\etc que o faz mais "verdadeiro" ?

Nenhuma crenca possui a minima evidencia necessaria para se comecar a pesquisar se talvez ela tenha uma pequena chance de tentar se provar verdadeira. Por isso se chama crenca, e debater isso a serio nao difere em nada do que debatermos o Senhor dos Aneis ou Matrix.

Claro, opiniao minha. Gosto eh gosto.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #511 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:09:06 »

O que ele tem de diferente do cristianismo\islamismo\hinduismo\etc que o faz mais "verdadeiro" ?

Nenhuma crenca possui a minima evidencia necessaria para se comecar a pesquisar se talvez ela tenha uma pequena chance de tentar se provar verdadeira. Por isso se chama crenca, e debater isso a serio nao difere em nada do que debatermos o Senhor dos Aneis ou Matrix.

Di,

A minha bronca com o espiritismo de Kardec é que ele não se contenta em ser uma abobrinha metafísica, ele quer ser ciência e acha que pode fazer afirmações levianas para se justificar e explicar fenômenos aparentemente paranormais atribuindo a eles causas espirituais sem apresentar provas convincentes. Nesse sentido, o espiritismo engana pessoas, ajuda a desenvolver patologias psiquiátricas, pratica o curandeirismo e promove o obscurantismo. Logo, é nosso dever procurar esclarecer, cobrar provas e nos mantermos vigilantes em relação aos seus aspectos nocivos.

Concorda?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #512 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:20:23 »

Concordo 10.000%

Do lado de cá parece que conhecem algo "verdadeiro" em justaposição à algo "Falso".

Abraço
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #513 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:27:18 »

Nesse sentido, o espiritismo/Cristianismo/Islamismo/Budismo etc. engana pessoas, ajuda a desenvolver patologias psiquiátricas, pratica o curandeirismo e promove o obscurantismo.
Concorda?

Já viu a fogueira Santa de Israel, Sessão de Sescarrego, Procissão à Lourdes, Culto à  Deusa Viva, Peregrinação à Meca?
   Qual a Diferença Significativa?

Abraço

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #514 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:45:03 »

Nesse sentido, o espiritismo/Cristianismo/Islamismo/Budismo etc. engana pessoas, ajuda a desenvolver patologias psiquiátricas, pratica o curandeirismo e promove o obscurantismo.
Concorda?

Já viu a fogueira Santa de Israel, Sessão de Sescarrego, Procissão à Lourdes, Culto à  Deusa Viva, Peregrinação à Meca?

Abraço

O espiritismo é pior porque tem a pretensão de ser ciência pregando o engôdo da fé raciocinada, além de não se considerar religião. A Cientologia seguiu pelo mesmo caminho.

Qual religião teve a pretensão se auto-proclamar ciência?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #515 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:46:54 »
Ué? Por que a surpresa? Afinal eu sou um crente, não poderia falar apenas do que agrada a céticos, seria contraditório e falso, não acha?

Não sei se você está sendo sarcástico, mas no meu entender é do interesse de religiosos (ou, se preferir, crentes) ser seletos quanto àquilo em que crêem.  Ou seja, também os crentes devem ser céticos.

Se não por outro motivo, porque é desagradável ter falsas esperanças.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #516 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:47:44 »
A minha bronca com o espiritismo de Kardec é que ele não se contenta em ser uma abobrinha metafísica, ele quer ser ciência e acha que pode fazer afirmações levianas para se justificar e explicar fenômenos aparentemente paranormais atribuindo a eles causas espirituais sem apresentar provas convincentes. Nesse sentido, o espiritismo engana pessoas, ajuda a desenvolver patologias psiquiátricas, pratica o curandeirismo e promove o obscurantismo. Logo, é nosso dever procurar esclarecer, cobrar provas e nos mantermos vigilantes em relação aos seus aspectos nocivos.

Concorda?

2

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #517 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:49:30 »
O espiritismo é pior porque tem a pretensão de ser ciência pregando o engôdo da fé raciocinada, além de não se considerar religião. A Cientologia seguiu pelo mesmo caminho.

2

Não é exatamente a mesma coisa, mas já vi certas fontes alegarem a existência de "ciências" judaica, muçulmana e hinduísta.  A ponto de falarem também em "ciência goy" por exemplo.

Não faz sentido, mas acontece.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #518 Online: 27 de Outubro de 2008, 15:18:07 »

Concorda?

Já viu a fogueira Santa de Israel, Sessão de Descarrego, Procissão à Lourdes, Culto à  Deusa Viva, Peregrinação à Meca?

Abraço

E o Criacionismo Cristão? Qualquer afirmativa que se trata de VERDADE o que apenas trata-se de mitos não é tentar dar caráter verdadeiro como se fosse ciência?
« Última modificação: 27 de Outubro de 2008, 15:21:02 por Lordakner »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #519 Online: 27 de Outubro de 2008, 15:58:20 »

Concorda?

Já viu a fogueira Santa de Israel, Sessão de Descarrego, Procissão à Lourdes, Culto à  Deusa Viva, Peregrinação à Meca?

Abraço

E o Criacionismo Cristão? Qualquer afirmativa que se trata de VERDADE o que apenas trata-se de mitos não é tentar dar caráter verdadeiro como se fosse ciência?

O criacionismo cristão não se considera ciência a ponto de divulgar isso abertamente como no caso do espiritismo. Pode insinuar mas não declara. Kardec afirma.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #520 Online: 27 de Outubro de 2008, 16:25:44 »

Concorda?

Abraço

O criacionismo cristão não se considera ciência a ponto de divulgar isso abertamente como no caso do espiritismo. Pode insinuar mas não declara. Kardec afirma.

Desculp discordar, mas tentam e declaram sim:

Reafirmando nossa crença na Criação
As primeiras palavras da Bíblia fornecem o fundamento de tudo o que se segue: ´´No princípio, criou Deus os céus e a Terra.´´ Gên. 1:1. Ao longo das Escrituras, a Criação é celebrada como oriunda das mãos de Deus.Saiba mais...

O caráter científico da doutrina da evolução
Torna-se cada vez mais evidente que a evolução não é sequer uma boa teoria científica. Por exemplo, os evolucionistas afirmam que a vida surgiu naturalmente a partir de matéria inerte, mesmo sem existirem evidências a favor da geração espontânea.Saiba mais...

Uniformismo, Probabilidade e Evolução
O autor tenta mostrar que a Hipótese do Uniformismo de Lyell é a filosofia que não somente dirige o estudo da Geologia, como também da Cosmologia e da Evolução Química.Saiba mais...

Crítica da evolução estelar
A teoria da condensação espontânea de nuvens interestelares é criticada sob diversos pontos de vista. São apresentados cálculos envolvendo entropia e forças, cujos resultados indicam que tal transformação seria contrária aos processos da natureza.Saiba mais...
http://www.scb.org.br/

Atualmente o Criacionismo está mais conectado à crença do protestantismo norte-americano. Neste país, vários esforços têm sido realizados para introduzir nas aulas de Ciências a teoria criacionista, embora suas referências explícitas ainda sejam inconstitucionais. Seus adeptos tentam sutilmente revestir essas teses sob o título de “análise crítica da evolução”, para burlar a Constituição. Outras religiões aceitam algumas idéias de cunho mais científico, como os seis dias relativos à duração do ato criador, interpretados como seis eras geológicas, enquanto os considerados fundamentalistas abominam essa concepção.
http://www.infoescola.com/filosofia/criacionismo/

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #521 Online: 27 de Outubro de 2008, 16:51:50 »
Se declarar científico não é o mesmo que se declarar ciência.
É religião que usa convenientemente aspectos científicos para defender idéias.
Religião e Ciência são incompatíveis e os espiritismo, por conta disso, para se declarar como ciência, abomina qualquer comparação com religião.

http://atheism.about.com/od/creationismcreationists/p/scientific.htm

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #522 Online: 27 de Outubro de 2008, 17:00:04 »
Se declarar científico não é o mesmo que se declarar ciência.
É religião que usa convenientemente aspectos científicos para defender idéias.
Religião e Ciência são incompatíveis e os espiritismo, por conta disso, para se declarar como ciência, abomina qualquer comparação com religião.

http://atheism.about.com/od/creationismcreationists/p/scientific.htm

:ok: :ok: :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #523 Online: 28 de Outubro de 2008, 11:52:19 »

Não sei se você está sendo sarcástico, mas no meu entender é do interesse de religiosos (ou, se preferir, crentes) ser seletos quanto àquilo em que crêem.  Ou seja, também os crentes devem ser céticos.

Se não por outro motivo, porque é desagradável ter falsas esperanças.

Não, estava sendo honesto mesmo. Tenho sim, muitas reservas no que se refere ao espiritismo, isto já deixei bem claro em minhas postagens, mas ACREDITO também em muito do que há na DE e, a moral, é uma delas. Assim, me vejo um crente, não um cético digno do CC.
Luis Dantas, perdão, mas fico confuso com algumas críticas que você faz, principalmente porque fui bem claro no meu post anterior, porque cético, nos moldes do ceticismo cientifico, está claro que não sou e também é óbvio que todos nós possuimos um grau de ceticismo, principalmente quanto à idéias diferentes das nossas. Não consigo entender quando você rebate algo tão simples, juro que não!
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 12:25:31 por Correio »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #524 Online: 28 de Outubro de 2008, 12:51:21 »

OK. Nada tenho a acrescentar a ti...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!