Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87099 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #525 Online: 28 de Outubro de 2008, 12:51:50 »
...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #526 Online: 28 de Outubro de 2008, 12:52:35 »
Já eu não entendo por que alguém - religioso ou não - deixaria de tentar ser cético, Correio.

Ceticismo para mim é pré-requisito para quem quer credibilidade.  Senão caímos no "eu quero acreditar" e não há como romper os impasses.

Se rebato, talvez seja porque eu não sou de me conformar com impasses que considero inúteis.  A vida é muito curta para tanta confirmidade com o que deve ser contestado e rebatido.

Update: digo, confOrmidade.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 14:03:29 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #527 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:05:28 »
Citação de: Gigaview
O espiritismo é pior porque tem a pretensão de ser ciência pregando o engôdo da fé raciocinada, além de não se considerar religião. A Cientologia seguiu pelo mesmo caminho.

Qual religião teve a pretensão se auto-proclamar ciência?

Sabe, este papo de ficar comparando religiões não é legal. Religião é crença, é fé. O espiritismo não é pior ou melhor neste aspecto, é uma religião. Quando se fala em ciência, o espiritismo tem uma própria, ciência espírita. Não confunda com ciência tradicional e não afirmem que a ciência espírita pretende ser melhor.
O “engodo” da fé raciocinada que o Sr.Gigaview tanto critica é a mesma que faz uma pessoa, ou melhor, um espírita buscar antes raciocinar, questionar e pensar sobre tudo que chega até seu conhecimento. O filtro é a pessoa, não a doutrina. Quando afirmaram que um médium fazia ligação de celular para o já falecido Ayrton Senna, e detalhe, este celular tinha que ser prateado, um espírita que raciocina logo vê a idiotice do fato e não simplesmente deposita fé na afirmação. Esta fé raciocinada é a causa da aceitação dos fatos científicos em desacordo das idéias apresentadas em uma época onde a comprovação era impossível! Fé é algo inerente a todo ser humano, salvo exceções, afinal se perguntarem para alguém se amanhã vai acordar, a resposta é quase sempre afirmativa, mesmo em se tratando de um fato futuro. Raciocinar esta fé é o que faz a resposta nem sempre ser afirmativa! Raciocinar os fatos, as causas e efeitos de tudo que nos cerca, assim é a fé raciocinada.

Se declarar científico não é o mesmo que se declarar ciência.
É religião que usa convenientemente aspectos científicos para defender idéias.
Religião e Ciência são incompatíveis e os espiritismo, por conta disso, para se declarar como ciência, abomina qualquer comparação com religião.

Realmente, não é, mas no caso do espiritismo o correto seria de se tratar uma nova disciplina “científica” e não, não é correto afirmar que o espiritismo abomina comparações religiosas.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #528 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:54:55 »
Ai é que está, Correio....a DE não é um tipo de ciencia de maneira alguma, talves uma diciplina filosófica?. Para ser considerado cientifica deveria passar pelo crivo do metodo cientifico, e não passa...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #529 Online: 28 de Outubro de 2008, 15:20:05 »
Ai é que está, Correio....a DE não é um tipo de ciencia de maneira alguma, talves uma diciplina filosófica?. Para ser considerado cientifica deveria passar pelo crivo do metodo cientifico, e não passa...

Exatamente!  :ok: Não há ciência, no sentido literal da palavra, no espiritismo. O espiritismo é quem adotou uma postura cientifica própria, uma "ciência espírita". O que talvez confunda muito seja o fato de haver na doutrina incentivos ao apego à ciência tradicional e seus adeptos usarem desta mesma ciência como reforço para explicar os supostos fenômenos alegados na doutrina. Notem que isto se encaixa, por exemplo, no que comentou o Sr. Gigaview aqui:

Um abraço  :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #530 Online: 28 de Outubro de 2008, 15:23:38 »
Ciencia propria???? Ciencia espirita????

Aiiiiiii....
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #531 Online: 28 de Outubro de 2008, 15:37:22 »
...é que para um leigo vai parecer que a ciencia fundamenta a DE, o que não é verdade...Tenho amigos espiritas que acham que a ciencia comprova o espiritismo pois foram levados a pensar desta forma...
Não concordo com o uso do termo ciencia relacionado a DE, talves fosse mais honesto substituir por "filosofia"?!.....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #532 Online: 28 de Outubro de 2008, 15:38:57 »
O espiritismo é pior porque tem a pretensão de ser ciência pregando o engôdo da fé raciocinada, além de não se considerar religião. A Cientologia seguiu pelo mesmo caminho.

Qual religião teve a pretensão se auto-proclamar ciência?

Sabe, este papo de ficar comparando religiões não é legal. Religião é crença, é fé. O espiritismo não é pior ou melhor neste aspecto, é uma religião. Quando se fala em ciência, o espiritismo tem uma própria, ciência espírita. Não confunda com ciência tradicional e não afirmem que a ciência espírita pretende ser melhor.
O “engodo” da fé raciocinada que o Sr.Gigaview tanto critica é a mesma que faz uma pessoa, ou melhor, um espírita buscar antes raciocinar, questionar e pensar sobre tudo que chega até seu conhecimento. O filtro é a pessoa, não a doutrina. Quando afirmaram que um médium fazia ligação de celular para o já falecido Ayrton Senna, e detalhe, este celular tinha que ser prateado, um espírita que raciocina logo vê a idiotice do fato e não simplesmente deposita fé na afirmação. Esta fé raciocinada é a causa da aceitação dos fatos científicos em desacordo das idéias apresentadas em uma época onde a comprovação era impossível! Fé é algo inerente a todo ser humano, salvo exceções, afinal se perguntarem para alguém se amanhã vai acordar, a resposta é quase sempre afirmativa, mesmo em se tratando de um fato futuro. Raciocinar esta fé é o que faz a resposta nem sempre ser afirmativa! Raciocinar os fatos, as causas e efeitos de tudo que nos cerca, assim é a fé raciocinada.

Se declarar científico não é o mesmo que se declarar ciência.
Religião e Ciência são incompatíveis e os espiritismo, por conta disso, para se declarar como ciência, abomina qualquer comparação com religião.

Realmente, não é, mas no caso do espiritismo o correto seria de se tratar uma nova disciplina “científica” e não, não é correto afirmar que o espiritismo abomina comparações religiosas.

Ciência é

1. Consistente (interna e externamente)

2. Parcimoniosa (distribuída em propostas e explanações econômicas)

3. Útil (descreve e explica fenômenos observados)

4. Empiricamente testável & falseável

5. Baseada em experimentos controlados e repetidos

6. Progressiva (alcança tudo que as teorias anteriores possuem e mais)

7. Temporária (admite que não pode estar correta ao invés de afirmar certeza)

Então:

O espiritismo é logicamente consistente?
O maior problema com a sua consitência é que o espiritismo atua no sobrenatural, numa realidade inacessível onde tudo é possível e justificado sem comprovação.

O espiritismo é parcimonioso?
O espiritismo utiliza entidades sobrenaturais, quando elas não estritamente necessárias, para explicar eventos. Então, falha no teste da Navalha de Occam.

O espiritismo é útil?
O espiritismo não tem uma teoria capaz de explicar e descrever fenômenos na Natureza e sempre que tenta erra, como tem sempre errado ao longo dos útimos 130 anos. Por isso nem pode ser considerado uma "ciência espírita".

O espiritismo pode ser empiricamente testado?
Até o momento, só temos falhas, fraudes e evidências anedótas.

O espiritismo se baseia em experimentos controlados e repetidos?
Não. Nenhum experimento obteve sucesso na prova de um fenômenos espírita.

O espiritismo é progressivo?
Não é progressivo e chega a ser contraditório com as inúmeras linhas de pensamento criadas a partir das obras de Kardec. Espíritas ingleses, por exemplo, não acreditam na reencarnação e a existência de animais no mundo espiritual ainda é tema de debate interno. Ao contrário da ciência, o espiritismo está se fragmentando ao sabor das interpretações pessoais de seus líderes de ocasião e parece caminhar rapidamente para a extinção.

O espiritismo é corrigível, no sentido de aceitar que pode estar errado e deve ser mudado?
A mensagem de Kardec evidencia intenção de mudança, no entanto a prática é outra. Os espíritas, em sua esmagadora maioria, não questionam Kardec e assumem seus trabalhos como verdades dogmáticas. A própria figura de Kardec também assume uma aura mítica dentre os grupos mais conservadores.

Peguei carona em: http://atheism.about.com/od/creationismcreationists/p/scientific.htm
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #533 Online: 29 de Outubro de 2008, 00:13:42 »
Citação de: Correio
Sabe, este papo de ficar comparando religiões não é legal. Religião é crença, é fé. O espiritismo não é pior ou melhor neste aspecto, é uma religião.

Temos o direito e a obrigação de denunciar abusos cometidos em nome da fé. Isso exige estudo, comparação e vigilância. O espiritismo, como disse acima, é pior porque se diz ciência.

Quando se fala em ciência, o espiritismo tem uma própria, ciência espírita. Não confunda com ciência tradicional e não afirmem que a ciência espírita pretende ser melhor.

Não se iluda, não existe ciência espírita, é puro engodo. Vide acima.

O "engodo" da fé raciocinada que o Sr.Gigaview tanto critica é a mesma que faz uma pessoa, ou melhor, um espírita buscar antes raciocinar, questionar e pensar sobre tudo que chega até seu conhecimento. O filtro é a pessoa, não a doutrina.

Infelizmente isso não acontece. Mesmo aqui no CC e em outros fóruns onde esses assuntos são discutidos, espíritas inteligentes e esclarecidos insistem negar fraudes evidentes, contradições históricas psicografadas e outras bobagens ditas através de médiuns. Aonde está a fé raciocinada neste momento? Por que não raciocinam, questionam e pensam sobre as evidências de fraudes ou sobre a precariedade científica nas abordagens de seus fenômenos espirituais, por exemplo? Por que se iludem deixando de aplicar a ciência "tradicional" para aplicarem uma ciência "espírita" construída sob medida para justificar o injustificável? Se isso fosse feito, a DE não sobreveria a tantos questionamentos.

Esta fé raciocinada é a causa da aceitação dos fatos científicos em desacordo das idéias apresentadas em uma época onde a comprovação era impossível!

Que fatos científicos? Que desacordo?
Ao que me consta, só foram ditas bobagens que foram desmentidas pela ciência. Estou errado?

Raciocinar os fatos, as causas e efeitos de tudo que nos cerca, assim é a fé raciocinada.

Fé e raciocínio são incompatíveis e a DE não resiste ao menor esforço de raciocínio, conforme dito acima.

Realmente, não é, mas no caso do espiritismo o correto seria de se tratar uma nova disciplina "científica" e não, não é correto afirmar que o espiritismo abomina comparações religiosas.

O fato é que espiritismo se acha Ciência e não se vê como religião, o que é uma atitude muito conveniente. Achamar o espiritismo de "disciplina científica" também é um absurdo enorme, até porque você mesmo já citou que existe uma "ciência espírita".
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #534 Online: 29 de Outubro de 2008, 00:38:29 »
Ciencia espirita? Ciencia...?

Que coisa de mal gosto.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #535 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:03:04 »

Sabe, este papo de ficar comparando religiões não é legal.

não é correto afirmar que o espiritismo abomina comparações religiosas.

Não é legal mas é mais ou menos legal?

Citação de: Corrreio
Quando se fala em ciência, o espiritismo tem uma própria, ciência espírita.

... mas no caso do espiritismo o correto seria de se tratar uma nova disciplina "científica"

É mais não é?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #536 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:42:13 »
Correio,

Perguntas
1 Existe peer review no espiritismo?
2 Aplica-se metodologia cientifica no Espiritismo?
3 Existem evidencias empiricas que apoiem os pressupostos do espiritismo?
4 Existem experimentos reprodutiveis, bem-documentados e confirmados independentemente?
5 Seus principios podem ser falseados?

Respostas
1 ???
2 Nao
3 Questionavel
4 Provavelmente nao
5 Nao

O que os cientistas entendem por ciencia responde "sim" a todos os 5 itens acima.

Porque insiste em chamar o espiritismo de ciência?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #537 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:56:52 »
Citação de: ”Tupac”
Ciencia propria???? Ciencia espirita????

Aiiiiiii....

Eu sinto muito amigo, mas acredite, não é um tão absurdo assim. Encare como uma “ciências humanas”, porém, mais abaixo ainda, uma ciência própria, com seus métodos nada convencionais.
Para não haver mais suspiros da sua parte, pode chamar de baboseira espírita então, eu não me incomodo, e acho que ninguém mais do CC vai se incomodar também.
Fechado?  :ok:

Um abraço  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #538 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:02:27 »
Eu sinto muito amigo, mas acredite, não é um tão absurdo assim. Encare como uma “ciências humanas”, porém, mais abaixo ainda, uma ciência própria, com seus métodos nada convencionais.

Isso é esticar o conceito de ciência até ele arrebentar e se despedaçar, Correio.  É usar a palavra apenas para tentar parecer mais respeitável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #539 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:09:45 »
Citação de: ”mscontini”
...é que para um leigo vai parecer que a ciencia fundamenta a DE, o que não é verdade...Tenho amigos espiritas que acham que a ciencia comprova o espiritismo pois foram levados a pensar desta forma...
Não concordo com o uso do termo ciencia relacionado a DE, talves fosse mais honesto substituir por "filosofia"?!.....

Mas não fundamenta, muito pelo contrario, cientistas parecem possuir verdadeiro nojo das supostas provas que a DE insiste em apresentar.
Houve tempo que alguns cientistas sérios ousaram estudar os fenômenos espíritas, infelizmente se deixaram levar muito por paixões e contaminaram os resultados das pesquisas. Como já foi dito várias vezes aqui, estes documentos de pesquisas criam poeiras em armários.
É comum quando pessoas se deixam fascinar por idéias novas e não é raro se deixarem enganar por qualquer coisa que seja dito sobre a nova descoberta. Os seus amigos devam estar ainda nas leituras dos cientistas que comentei acima, daí para afirmar que a ciência já comprovou tudo é mais rápido do que se falar Pindamonhangaba.
Também prefiro filosofia espírita, mas fazer o quê? Não sou eu quem dita as regras na doutrina. Então procuro demonstrar que quando se fala em ciência na DE, não é a mesma ciência que vocês estão acostumados. É a ciência denorex, parece mas não é!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #540 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:18:35 »
Mas não fundamenta, muito pelo contrario, cientistas parecem possuir verdadeiro nojo das supostas provas que a DE insiste em apresentar.

De fato, pois não são provas. A propósito, poderia citar aquela que você considera mais importante?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #541 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:27:58 »
Os seus amigos devam estar ainda nas leituras dos cientistas que comentei acima, daí para afirmar que a ciência já comprovou tudo é mais rápido do que se falar Pindamonhangaba.

Correio, não nos subestime. Aqui um paper da British Journal of Psychology (2005) com uma conclusão interessante: "The results of this work did not support the existence of genuine mediumistic ability." Então, o que dizer do espiritismo se temos dúvida no canal de comunicação?  :vergonha:

Leia: http://www.psy.herts.ac.uk/wiseman/papers/MediumBJP.pdf

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #542 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:29:46 »
Citação de: ”mscontini”

Houve tempo que alguns cientistas sérios ousaram estudar os fenômenos espíritas, infelizmente se deixaram levar muito por paixões e contaminaram os resultados das pesquisas. Como já foi dito várias vezes aqui, estes documentos de pesquisas criam poeiras em armários.
É comum quando pessoas se deixam fascinar por idéias novas e não é raro se deixarem enganar por qualquer coisa que seja dito sobre a nova descoberta. Os seus amigos devam estar ainda nas leituras dos cientistas que comentei acima, daí para afirmar que a ciência já comprovou tudo é mais rápido do que se falar Pindamonhangaba.
Também prefiro filosofia espírita, mas fazer o quê? Não sou eu quem dita as regras na doutrina. Então procuro demonstrar que quando se fala em ciência na DE, não é a mesma ciência que vocês estão acostumados. É a ciência denorex, parece mas não é!

Que isto Contini?
DE não é filosofia não!

Citação de: Wikipedia
Philosophy is the study of general problems concerning matters such as existence, knowledge, truth, beauty, justice, validity, mind, and language.[1][2] Philosophy is distinguished from other ways of addressing these questions (such as mysticism or mythology) by its critical, generally systematic approach and its reliance on reasoned argument.[3]

Correio,
qual é o problema em enxergar a DE como ele realente é: uma crença?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #543 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:38:21 »

Eu prefiro groselha, mas fazer o que?

Bom saber que tem alguém que dita as regras na doutrina. Quem é?

Sempre é bom repetir:

"A compreensão humana não é um exame desinteressado, mas recebe infusões da vontade e dos afetos; disso se originam ciências que podem ser chamadas "ciências conforme a nossa vontade". Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo. Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis, pelas quais os afetos colorem e contaminam o entendimento.
Francis Bacon, Novum organon (1620)"

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #544 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:46:58 »
Citação de: ”Gigaview”
Temos o direito e a obrigação de denunciar abusos cometidos em nome da fé. Isso exige estudo, comparação e vigilância. O espiritismo, como disse acima, é pior porque se diz ciência.

Ta, então vou entrar na brincadeira.
O Senhor afirma o espiritismo a pior das religiões porque Allan Kardec num surto de idiotice comentou:  
"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".

???

Não se iluda, não existe ciência espírita, é puro engodo. Vide acima.

Para um espírita, mesmo esticado, arrebentado e despedaçado o conceito ciência, existe sim!

Infelizmente isso não acontece. Mesmo aqui no CC e em outros fóruns onde esses assuntos são discutidos, espíritas inteligentes e esclarecidos insistem negar fraudes evidentes, contradições históricas psicografadas e outras bobagens ditas através de médiuns. Aonde está a fé raciocinada neste momento? Por que não raciocinam, questionam e pensam sobre as evidências de fraudes ou sobre a precariedade científica nas abordagens de seus fenômenos espirituais, por exemplo?

Pessoas são assim mesmo, não costumam abrir fácil mão das próprias convicções. Vide seu caso, está convicto que a DE é a pior de todas as religiões, mesmo esta não resultando em absurdos como roubar a perna de alguém porque julgaram ser mágica.
Fé raciocinada, depende do raciocínio de quem a tem. Eu tenho a minha, não posso julgar a fé do meu próximo.

Por que se iludem deixando de aplicar a ciência "tradicional" para aplicarem uma ciência "espírita" construída sob medida para justificar o injustificável? Se isso fosse feito, a DE não sobreveria a tantos questionamentos.

Não é o caso de deixar de aplicar a ciência tradicional, a ciência tradicional é que não possui metodologia suficiente para os casos.
Como vou estudar a cura dos cálculos renais que minha esposa possuía e através de uma cirurgia mediúnica estas desapareceram?
Um médico simplesmente falou que através de placebo ela expeliu e não sentiu! Mas ela jura que a dor é pior a do parto!? A ciência tradicional não estuda isto, resta a ciência(besteirol) espírita!
[quote="correio”] Esta fé raciocinada é a causa da aceitação dos fatos científicos em desacordo das idéias apresentadas em uma época onde a comprovação era impossível![/quote]

Que fatos científicos? Que desacordo?
Ao que me consta, só foram ditas bobagens que foram desmentidas pela ciência. Estou errado?

Você não entendeu minha colocação, estava me referindo do fato de nós, espíritas, aceitarmos os fatos científicos atuais, fatos estes que estão em desacordo com o que Allan Kardec escreveu, como a vida em planetas do sistema solar, por exemplo. Sobre bobagens cientificas no espiritismo? Estou contigo e não abro! Estás certíssimo Sr. Gigaview!

O fato é que espiritismo se acha Ciência e não se vê como religião, o que é uma atitude muito conveniente. Achamar o espiritismo de "disciplina científica" também é um absurdo enorme, até porque você mesmo já citou que existe uma "ciência espírita".

O espiritismo é uma religião e se reconhece como tal! Ou Senhor está tentando repetir tanto uma mentira para ver se consegue torna-la verdade, Sr. Gigaview?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #545 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:52:15 »
Os seus amigos devam estar ainda nas leituras dos cientistas que comentei acima, daí para afirmar que a ciência já comprovou tudo é mais rápido do que se falar Pindamonhangaba.

Correio, não nos subestime. Aqui um paper da British Journal of Psychology (2005) com uma conclusão interessante: "The results of this work did not support the existence of genuine mediumistic ability." Então, o que dizer do espiritismo se temos dúvida no canal de comunicação?  :vergonha:

Quem está substimando quem? Estou com problemas para me fazer entender?
Eu falei que os amigos do mscontini não estão atualizados e ainda utilizam os velhos cientistas de sempre, os que fazem a alegria cientifica da DE, por isso pensam que a ciência já comprovou os fenômenos alegados! Estão enganados, a ciência não comprovou nada e as coisas não estão boas para o espiritismo se depender da ciência!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #546 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:55:19 »
Citação de:  "Fenrir"
Correio,
qual é o problema em enxergar a DE como ele realente é: uma crença?

Nenhum, não pra mim, também vejo a DE como uma crença. Qual o problema nisto?
É crime ter uma crença?

Que isto Contini?
DE não é filosofia não!

Ao menos os assuntos que ela trata são do campo filosófico sim! Poderia me explicar se não?

Abraço

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #547 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:56:57 »

Quem está substimando quem? Estou com problemas para me fazer entender?
Eu falei que os amigos do mscontini não estão atualizados e ainda utilizam os velhos cientistas de sempre, os que fazem a alegria cientifica da DE, por isso pensam que a ciência já comprovou os fenômenos alegados! Estão enganados, a ciência não comprovou nada e as coisas não estão boas para o espiritismo se depender da ciência!

:ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #548 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:58:31 »
Correio,

Perguntas
1 Existe peer review no espiritismo?
2 Aplica-se metodologia cientifica no Espiritismo?
3 Existem evidencias empiricas que apoiem os pressupostos do espiritismo?
4 Existem experimentos reprodutiveis, bem-documentados e confirmados independentemente?
5 Seus principios podem ser falseados?

Respostas
1 ???
2 Nao
3 Questionavel
4 Provavelmente nao
5 Nao

O que os cientistas entendem por ciencia responde "sim" a todos os 5 itens acima.

Porque insiste em chamar o espiritismo de ciência?

Por favor Sr. Fenrir, leia meus posts! Eu estou aqui queimando money na Lan house tentando explicar justamente que a DE não é ciência! Publico dificil este!  :umm:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #549 Online: 29 de Outubro de 2008, 13:02:53 »
Bom saber que tem alguém que dita as regras na doutrina. Quem é?

Não sei também e repito, EU NÃO DITO AS REGRAS!

Eu prefiro groselha, mas fazer o que?

Considere groselha, não fica mal não, alias, eu tomei muita groselha na minha infância, mas eu conhecia por CAPILÉ.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!