Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87103 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #625 Online: 11 de Novembro de 2008, 12:52:29 »
Correio, tem uma foto da Via-láctea no seu avatar.

Sugiro trocar material de Chico Xavier e Allan Kardec por aquele de gente que nem o William e o John Herschel. É bem mais interessante, eu agarântio.

Eu gosto desta foto, qual o problema com ela?  :hein:  E, Senhor Fenrir, poderia por gentileza, ser mais claro? É que não entendi sua sugestão, é algum tipo de brincadeira? Obrigado!  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #626 Online: 11 de Novembro de 2008, 12:58:40 »
Correio, tem uma foto da Via-láctea no seu avatar.

Sugiro trocar material de Chico Xavier e Allan Kardec por aquele de gente que nem o William e o John Herschel. É bem mais interessante, eu agarântio.

Eu gosto desta foto, qual o problema com ela?  :hein:  E, Senhor Fenrir, poderia por gentileza, ser mais claro? É que não entendi sua sugestão, é algum tipo de brincadeira? Obrigado!  :)

Não mencionei nenhum problema com a foto. Tambem gosto dela.
Não é brincadeira não (apesar do "agarântio"). É uma sugestão sincera, apenas.
O Google podera auxilia-lo a clarificar tudo.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #627 Online: 11 de Novembro de 2008, 13:10:42 »
É uma sugestão sincera, apenas.
O Google podera auxilia-lo a clarificar tudo.

Perdão novamente, mas o que tem a ver os nomes citados, google, etc, com o fato d'eu mostrar que não há na DE santificação de nenhum personagem?
Estou boiando.....não dê a descarga! :papel:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #628 Online: 11 de Novembro de 2008, 13:12:51 »
Citação de: Sklogw
Culpa da DE, sim. Foi ela quem iniciou o processo de beatificação do CX ainda em vida.

Desculpe, mas o Sr. está confundindo as coisas. Pessoas beatificam pessoas, a Doutrina Espírita não! Informe-se e saberá que estou falando a verdade.  :wink:

Resposta padrão dos espíritas: "Você precisa estudar mais, precisa se informar mais..." Muda o disco!!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #629 Online: 11 de Novembro de 2008, 13:23:00 »
Resposta padrão dos espíritas: "Você precisa estudar mais, precisa se informar mais..." Muda o disco!!!!

Resposta padrão de quem cara-pálida? Olha bem o que o Senhor acabou de escrever! Tem algo a ver com minha sugestão? Pense bem! Será mesmo o meu disco que não muda? Por favor Senhor, eu insisto, conhecendo bem a DE o Senhor saberá que não há santificação de pessoas, foi isto que eu escrevi, ok?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #630 Online: 11 de Novembro de 2008, 14:19:36 »
Citação de: Correio
...me baseio em experiências próprias, naquilo que vi e presenciei pessoalmente.

= evidência anedota.

Citação de: Correios
...são verdadeiros mistérios que fogem da realidade a que estamos acostumados.

:hein: "estamos" ???

...fico com a verdade, independente da minha crença. Compreende agora?

Já discutimos isso lembra? Ciência e crenças não combinam.

Sinto muita resistência por parte de alguns membros do CC quanto ao fato de espíritas usarem do bom senso também. Por que isso?

Espíritas não usam o bom senso, os que usaram atualmente são  ex-espíritas, como muitos aqui do Fórum.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #631 Online: 11 de Novembro de 2008, 18:48:37 »
Citação de: Luis dantas
quando você tentou separar a idolização de Chico Xavier da Doutrina Espírita....

Eu não tentei nada Sr. Dantas, estou apenas cumprindo o dever de mostrar os fatos verdadeiros! Para quem alega saber tanto da DE o Senhor me surpreende com sua ignorância, afinal, não há nenhum incentivo na doutrina quanto a “idolização” do ser humano.

Como não?  Se há a promessa, não, a garantia de que todos um dia alcançarão um nível de evolução espiritual maior do que o de Jesus... além do mais, a Doutrina Espírita, como qualquer outra, não vale nada sem os fatos concretos.  E o fato concreto é que o culto à personalidade não é apenas tolerado, é cobrado e considerado necessário.  Kardec, Roustaing, Chico Xavier, até Sathya Sai Baba.  Para não falar de personagens fictícios como Ramatis, Emmanuel e André Luiz.

Poderia me mostrar, por favor, nos livros de Kardec, onde encontrar isto? E não vale usar a figura de Jesus Cristo, a DE é clara em mostrá-lo apenas como um espírito com mais bagagem evolutiva, não um santo!

Realmente, santos na Doutrina Espírita vai ser difícil encontrar.  Não é uma doutrina que sirva para santificação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #632 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:06:40 »

Resposta padrão de quem cara-pálida? Olha bem o que o Senhor acabou de escrever! Tem algo a ver com minha sugestão? Pense bem! Será mesmo o meu disco que não muda? Por favor Senhor, eu insisto, conhecendo bem a DE o Senhor saberá que não há santificação de pessoas, foi isto que eu escrevi, ok?

1. Não sou cara pálida, sou moreno claro.

2. Você mesmo confirmou minha observação, quando disse que "se eu conhecer bem a DE" saberei que não há (sic) santificação de pessoas. É a resposta de sempre dos espíritas: "você precisa ler mais, se informar mais, você não conhece a doutrina, etc. etc." Dá até tédio de discutir com espíritas, pois esse argumento vem tão rápido... ai, ai, ai
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #633 Online: 12 de Novembro de 2008, 12:14:15 »
Citação de: Gigaview
= evidência anedota.

Para o Senhor, não para mim! Como pode ser uma evidência anedota no meu caso se não foi a mim contada e sim vivenciada? Muito desvio desnecessário Sr. Gigaview.

"estamos" ???

Não estamos acostumados aos fatos corriqueiros do dia-a-dia?  O senhor se espanta ainda com fenômenos como descargas elétricas em tempestades?

Já discutimos isso lembra? Ciência e crenças não combinam.

E qual foi a conclusão? Oras, a de que ciência e crença não combinam! Isto é o óbvio! Agora, o que isto tem a ver com o fato de alguém aceitar algo que a ciência tenha provado? Não sou prisioneiro da minha crença e posso rever meus conceitos sempre que julgar necessário, por que o Senhor insiste em não entender algo tão simples?

Espíritas não usam o bom senso, os que usaram atualmente são  ex-espíritas, como muitos aqui do Fórum.

Esta é sua opinião e meu dever é respeita-la, porém deixo uma dica: nem sempre formamos opiniões corretas acerca das coisas. Podemos nos enganar algumas das vezes!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #634 Online: 12 de Novembro de 2008, 12:36:53 »
Citação de: Luis Dantas
Como não?  Se há a promessa, não, a garantia de que todos um dia alcançarão um nível de evolução espiritual maior do que o de Jesus... além do mais, a Doutrina Espírita, como qualquer outra, não vale nada sem os fatos concretos.  E o fato concreto é que o culto à personalidade não é apenas tolerado, é cobrado e considerado necessário.  Kardec, Roustaing, Chico Xavier, até Sathya Sai Baba.  Para não falar de personagens fictícios como Ramatis, Emmanuel e André Luiz.

Simplesmente NÂO! O fato é que na evolução não nos tornamos Santos, assim como hoje, mesmo com milhares de anos de evolução, o homem não é um santo comparado à seus antepassados! Também Jesus Cristo não é santo e, repito, não existe esta definição na DE! Querem um exemplo disto? O próprio Chico Xavier! Onde ele se declarou santo? Ele deixou bem claro o contrário, ou seja, alguém bem normal e com defeitos como qualquer outra pessoa. Isto é piada, né? Allan Kardec santo? Roustaing? Cultos espíritas a santos? E por favor, como posso sugerir “procure conhecer mais” sem ser taxado de espírita que não muda o disco?

Realmente, santos na Doutrina Espírita vai ser difícil encontrar.  Não é uma doutrina que sirva para santificação.

Exatamente! Alias, o correto é: NUNCA VAI SER ENCONTRADO!
ICSO NON ECSISTE na doutrina espírita! Fique certo disto. :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #635 Online: 12 de Novembro de 2008, 12:54:05 »
1. Não sou cara pálida, sou moreno claro.

2. Não me referia a cor de sua pele. :|

2. Você mesmo confirmou minha observação, quando disse que "se eu conhecer bem a DE" saberei que não há (sic) santificação de pessoas. É a resposta de sempre dos espíritas: "você precisa ler mais, se informar mais, você não conhece a doutrina, etc. etc." Dá até tédio de discutir com espíritas, pois esse argumento vem tão rápido... ai, ai, ai

Caso o Senhor fosse um mecânico de motores diesel e alguém afirmasse: Você não consegue resolver o problema porque você nunca troca a vela de ignição..... O que o senhor acha então de uma sugestão para esta pessoa procurar se informar mais?
Aceite minhas desculpas, por favor, não tive a intenção de me mostrar arrogante!  :vergonha:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #636 Online: 12 de Novembro de 2008, 13:16:15 »

Aceite minhas desculpas, por favor, não tive a intenção de me mostrar arrogante!  :vergonha:

Não precisa se desculpar, Correio, esse é um fórum livre.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #637 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:30:32 »

Simplesmente NÂO! O fato é que na evolução não nos tornamos Santos, assim como hoje, mesmo com milhares de anos de evolução, o homem não é um santo comparado à seus antepassados! Também Jesus Cristo não é santo e, repito, não existe esta definição na DE! Querem um exemplo disto? O próprio Chico Xavier! Onde ele se declarou santo? Ele deixou bem claro o contrário, ou seja, alguém bem normal e com defeitos como qualquer outra pessoa. Isto é piada, né? Allan Kardec santo? Roustaing? Cultos espíritas a santos? E por favor, como posso sugerir “procure conhecer mais” sem ser taxado de espírita que não muda o disco?

Ah, você pensa que estou usando o sentido católico de santidade.  Não é o caso.

Exatamente! Alias, o correto é: NUNCA VAI SER ENCONTRADO!
ICSO NON ECSISTE na doutrina espírita! Fique certo disto. :ok:[/quote]

Acho que você não pegou o espírito do meu comentário... :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #638 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:03:38 »
Ah, você pensa que estou usando o sentido católico de santidade.  Não é o caso.

Que sentido então há, na doutrina espírita, sobre santificação? Onde encontrar referências dessa idéia nas obras da codificação?  :hein:
Senhor Luis Dantas, não há caso nenhum aqui. Aceite, por favor, não existe santificação de nada na DE, longe disto!

E quanto a isto aqui:
Acho que você não pegou o espírito do meu comentário... 

Não somente peguei como o doutrinei! Não é à toa que ele serviu bem como agente da verdade nesse fato.  :)

Abraço

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #639 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:11:43 »
Há uma diferença entre santificação e santidade, Correio.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #640 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:13:08 »

Fico-lhe obrigado Sr. Sklogw!
Mas insisto no pedido de desculpas, afinal, a liberdade tem limite e um bom debate depende disso  :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #641 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:18:45 »
Há uma diferença entre santificação e santidade, Correio.

Sim, eu sei, mas isto não muda nada em relação a doutrina espírita. O ponto é:
Não há santificação ou santidade na DE. É isto que estamos discutindo! Poderia, por gentileza, indicar nas obras da codificação, onde ensinam os espíritos a pratica de santificar ou tornar santo algo?
Obrigado!  :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 13 de Novembro de 2008, 13:48:46 »
Para o antropólogo Bernardo Lewgoy, o contato privilegiado que Chico Xavier tem com o mundo espiritual  :enjoo: justifica a aura de santidade que lhe conferem, bem como as conversões que ele provoca em torno de si. "Ele traz revelações, tem muitos dons mediúnicos privilegiados  :o, que muitas pessoas não tem", diz o antropólogo. Ele acaba de defender sua tese de doutorado na USP, na qual discorre sobre a religião espírita e o mundo das letras, com um capítulo ao médium mineiro. "Chico não se pensa como santo, o espiritismo não o faz, mas ele é objeto de uma santificação popular, um pouco como o padre Cícero, por ser visto como alguém que está mais próximo de Jesus e por ter sido escolhido entre tantas pessoas para receber as mensagens dos mortos"  :olheira:. O antropólogo observa, entretanto, que a santidade espírita não pode ser entendida da mesma maneira como os católicos a entendem. "Ele é um santo que não se retira do mundo. Ele é um renunciante, tem uma ligação privilegiada com o outro mundo, mas nunca deixa de ter o pé na terra. Ele fica entre os dois mundos e representa um modelo novo de santidade  :o".

http://www.terra.com.br/planetanaweb/paranormal/propriedadesastrais/chico_xavier_3.htm

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #643 Online: 13 de Novembro de 2008, 14:01:41 »
Modelo de santidade? Veja abaixo:

Os anos 80 constituem o turning point de sua imagem na mídia: o lançamento da campanha de sua candidatura ao prêmio Nobel estendeu para além do campo espírita e em âmbito internacional a imagem de Chico Xavier como "homem santo". Os programas de televisão de que participou contribuíram para essa construção. Sua estréia neste veículo de comunicação deu-se nos anos 70, quando participou do então famoso Pinga-fogo. Além de responder a perguntas de jornalistas, do público e de representantes de diferentes instituições religiosas, neste programa Chico Xavier realizou, a pedidos, o que se considera ter sido a primeira sessão mediúnica televisionada7. A repercussão de público alcançada por esse programa estimulou, em anos posteriores, a realização de outras entrevistas, bem como a produção de vários documentários.

....

Vida de santo

Num seu trabalho recente, Le Goff (2001) define São Francisco de Assis como figura de transição entre o medieval e o moderno, sugerindo ter sido uma de suas contribuições a renovação da santidade católica a partir de seu estilo de vida e de apostolado. Em suas palavras: "Tomando e dando como modelo o próprio Cristo e não mais seus apóstolos, ele comprometeu o cristianismo com uma imitação do Deus-Homem" (: 13-4). Além disso, combateu o modelo eremítico de santidade, vigente desde o século IV: "Vencendo ele próprio a tentação da solidão [foi viver em] meio da sociedade [...], nas cidades e não nos desertos, nas florestas ou no campo" (: 13-4). Essas inovações introduzidas implicaram a constituição do espaço público e da vida cotidiana em "esfera de salvação". Com relação a esse último aspecto – a santificação da vida cotidiana –, observa-se, porém, tendência à preservação de práticas institucionais estabelecidas. Segundo Le Goff, os escritos de São Francisco exortam a necessidade de "respeitar os três votos: de obediência, de pobreza e castidade" (: 93).

O "itinerário de santidade" (Certeau, 1982) de Chico Xavier segue esse mesmo modelo, o que significa que a narrativa de sua vida e carreira religiosa encenam uma noção de santidade que, a exemplo de São Francisco de Assis, "se manifestam menos por milagres [...] e pela exibição de virtudes, do que pela linha geral de uma vida totalmente exemplar", conforme sugere Le Goff (: 43).

Para Chico Xavier, como outros santos, a constituição dessa vida santificada não transcorreu, porém, sem hesitações, incertezas, dificuldades. Sua narrativa, de início, é, portanto, freqüentemente marcada pelo lamento. Mas com o tempo ele próprio começa a produzir provas de humildade, um dos preceitos básicos da vida de santo. Trata-se de um ideal de comportamento, que deve se manifestar publicamente de várias formas, inclusive como modo de auto-representação, como indicam alguns dos exemplos acima mencionados.

A renúncia complementa esse modelo de construção da vida de santo. Nesse caso, porém, ela não se manifesta por meio do retiro da sociedade e, sim, pela criação de um estilo de vida sui generis, cuja marca de separação consiste na oposição a certos valores culturais e práticas correntes em seu meio social. Os relatos biográficos de Chico Xavier evidenciam que essa construção de uma vida santificada não teve o mérito da inovação. Em larga medida ele a produziu inspirando-se no modelo monástico de virtuosidade católica, para o qual constitui preceito fundamental a renúncia ao sexo, ao casamento e a bens materiais:

Para que os livros nascessem de minhas pobres faculdades, de modo mais intenso [...] foi preciso, diz-nos Emmanuel, que eu aceitasse a existência em que me encontro, na qual o matrimônio [...] não seria possível. Isto não quer dizer que a mediunidade crie antagonismos entre médium e casamento terrestre, mas sim que determinadas tarefas mediúnicas requisitam condições especiais para que se façam cumpridas. (Folha Espírita, nov. 1976, apud Nobre, 1996: 145)

A renúncia ao matrimônio como condição de realização plena da potencialidade mediúnica sugere a concepção cristã do sacerdócio. No depoimento de Chico Xavier, como no de outros médiuns (cf. Dantas, 1988; Rodrigues, 1987; Prandi, 1996), observa-se que a imposição da castidade legitima a releitura da própria biografia como a história de uma eleição. Os relatos consultados evidenciam, porém, que a tendência de Chico Xavier ao celibato se configurou, a princípio, independente da questão mediúnica.

Na fase adulta, o tema passou do circuito familiar à especulação pública. Os boatos, muitas vezes contraditórios, corriam com freqüência na imprensa. "Boatos de [um] possível casamento", afirma Schubert, "aconteceram mais de uma vez" (1986: 297). A maioria das especulações, no entanto, girava em torno da suposta homossexualidade do médium. A fala fina e mansa, complementada por maneiras delicadas, alimentou com freqüência insinuações a respeito. Chico Xavier, porém, jamais aceitou o rótulo de homossexual. Celibatário convicto, ele inúmeras vezes explicitou essa sua condição. Ele se defendia de insinuações a respeito de sua conduta sexual recorrendo a frases feitas: "De que vale um perfume preso a um frasco?" (Souto Maior, 1995: 74). Ou então: "Por que ficar preso a uma mulher?" (idem). Fazendo uso dos mesmos argumentos de que se serve o clero católico, por vezes dizia: "minha família é a humanidade" (idem).

Capitalizadas simbolicamente, as práticas do celibato e da castidade foram no decorrer do tempo ressignificadas, transformando-se de componente da personalidade do médium em forma de expressão modelar da mediunidade espírita. Não sendo esta, porém, uma norma doutrinária, o que esse percurso sinaliza é a apropriação por Chico Xavier de práticas institucionais de construção da santidade católica.

O mesmo se observa no que se refere à relação com bens materiais. A experiência de pobreza veio-lhe de berço. Mas o desapego aos bens materiais, como forma de sinalizar distanciamento das "coisas do mundo", foi uma experiência construída, referenciada no voto de pobreza católico. Dos relatos de Chico Xavier se depreende que este pouco desfrutou, em mais de 90 anos de existência, das benesses do chamado "mundo moderno". A princípio, em conseqüência das restrições financeiras que caracterizaram as condições de vida de sua família. Mais tarde, por opção pessoal: seus livros psicografados, traduzidos em várias línguas, renderam milhões em direitos autorais. Ele, contudo, nunca se apropriou de qualquer parcela desses rendimentos. Oficialmente, por meio de registro em cartório, doou os proventos dos livros mediúnicos às editoras de seus livros, bem como a inúmeras obras sociais. Viveu sempre exclusivamente de seu minguado salário de funcionário público de baixo escalão. Como prova de gratidão, muita gente chegou a lhe oferecer dinheiro. Chico recusava sistematicamente: "Ajude o primeiro necessitado que encontrar", dizia ele. O mesmo fazia com os presentes com que era agraciado. Sistematicamente recusou também doações que lhe foram feitas, envolvendo terras e dinheiro. Tudo foi repassado a instituições de caridade.

Complementa esse exercício de renúncia, a prática da caridade, cujas formas introduzidas por Chico Xavier se tornaram, mais tarde, modelares para a prática espírita. Também com relação a essas se observa inspiração em práticas institucionais católicas. É o caso da peregrinação, denominação dada por Chico Xavier às visitas semanais que realizava, aos sábados à tarde, a famílias que viviam embaixo de uma ponte em Pedro Leopoldo. Acompanhado de um grupo de amigos, ele lhes levava doações feitas durante a semana em roupas e alimentos. O cenário urbano servia-lhe, assim, de palco para a pregação do Evangelho. Em Uberaba, onde ele se estabeleceu alguns anos mais tarde, essa atividade se estendeu também aos bairros de periferia. Realizadas ao ar livre, suas pregações se tornaram famosas. Essa atividade "extramuros" era complementada com as visitas a doentes em hospitais e a presidiários. Ao contrário dos evangélicos, porém, Chico Xavier não fazia pregações: "Não poderia aproveitar que eles estão atrás de grades para fazer sermão" (Souto Maior,1995: 218). Finalmente, à época do Natal, saía em caravana de carros pelos bairros de periferia distribuindo presentes.

No bojo dessas práticas insinua-se a idéia de que a santidade como modo de vida se realiza por meio da prática de doação. Este é um elemento-chave da ética cristã da santidade: enquanto os demais fazem e acumulam para si (ou para os seus), o santo é aquele que acumula gestos e práticas de doação aos outros. Esse ideal se realiza a partir de padrões culturais, podendo concretizar-se, portanto, de formas variadas. O que distingue a santidade espírita no Brasil, concretizada pela vida de Chico Xavier, é o éthos institucional católico de que esta se impregnou.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012002000200003

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #644 Online: 14 de Novembro de 2008, 02:01:02 »
Sim, eu sei, mas isto não muda nada em relação a doutrina espírita. O ponto é:
Não há santificação ou santidade na DE. É isto que estamos discutindo! Poderia, por gentileza, indicar nas obras da codificação, onde ensinam os espíritos a pratica de santificar ou tornar santo algo?
Obrigado!  :)

Como o Gigaview acabou de ilustrar, santificação há, e muita.  É um fato auto-evidente.  Veja por exemplo o que acontece quando se questiona a motivação de Chico Xavier.

Santidade, porém, é algo bastante diferente, e que dificilmente se conseguiria dentro do Espiritismo.  Deixando-o para trás, não duvido que possa acontecer.  Mas dentro dele?  Realmente seria surpreendente.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #645 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:20:19 »

Fico-lhe obrigado Sr. Sklogw!
Mas insisto no pedido de desculpas, afinal, a liberdade tem limite e um bom debate depende disso  :ok:

OK, Correio, isso só mostra que você é um bom debatedor. É um prazer discutir com gente inteligente.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #646 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:55:04 »
Como o Gigaview acabou de ilustrar, santificação há, e muita.  É um fato auto-evidente.  Veja por exemplo o que acontece quando se questiona a motivação de Chico Xavier.

Mas não graças à doutrina espírita! Estas mesmas pessoas que incorrem ao erro da idolatração humana, não o fazem com base na doutrina que professam. Como já provei aqui, não há nada na DE, nem mesmo que insinue algo relativo a pratica de santificação.

Alias, nota-se claramente uma opinião pessoal no que "ilustrou" a pessoa do Senhor Gigaview, ficando a doutrina espírita totalmente isenta!  :)
Leiam com atenção:

"Chico não se pensa como santo, o espiritismo não o faz, mas ele é objeto de uma santificação popular, um pouco como o padre Cícero, por ser visto como alguém que está mais próximo de Jesus e por ter sido escolhido entre tantas pessoas para receber as mensagens dos mortos...."

Não vamos esquecer também que são em grande maioria os espíritas "ex-outra religião" e a contaminação foi inevitável como podemos ver aqui:

Complementa esse exercício de renúncia, a prática da caridade, cujas formas introduzidas por Chico Xavier se tornaram, mais tarde, modelares para a prática espírita. Também com relação a essas se observa inspiração em práticas institucionais católicas. É o caso da peregrinação....

Pensem nisto! Abraço  :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #647 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:02:15 »
OK, Correio, isso só mostra que você é um bom debatedor. É um prazer discutir com gente inteligente.

É uma honra para mim o seu reconhecimento! Obrigado!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #648 Online: 19 de Novembro de 2008, 08:21:39 »

Mas não graças à doutrina espírita!

Como não?  Não é ela que ensina continuamente a deixar tudo por conta dos "espíritos superiores", afinal de contas?  O que É a Doutrina Espírita, até mesmo no que se refere ao formato em que é apresentada, se não um incentivo decidido à submissão à autoridade dogmática?

Estas mesmas pessoas que incorrem ao erro da idolatração humana, não o fazem com base na doutrina que professam. Como já provei aqui, não há nada na DE, nem mesmo que insinue algo relativo a pratica de santificação.

O que você entende por santificação?

Alias, nota-se claramente uma opinião pessoal no que "ilustrou" a pessoa do Senhor Gigaview, ficando a doutrina espírita totalmente isenta!  :)

Você inverte tão completamente os valores, Correio... opiniões pessoais são o que empresta vida ás Doutrinas, quaisquer que sejam. 

Doutrina sem opinião é letra morta, na melhor das hipóteses.

Leiam com atenção:

"Chico não se pensa como santo, o espiritismo não o faz, mas ele é objeto de uma santificação popular, um pouco como o padre Cícero, por ser visto como alguém que está mais próximo de Jesus e por ter sido escolhido entre tantas pessoas para receber as mensagens dos mortos...."

Não vamos esquecer também que são em grande maioria os espíritas "ex-outra religião" e a contaminação foi inevitável como podemos ver aqui:

Complementa esse exercício de renúncia, a prática da caridade, cujas formas introduzidas por Chico Xavier se tornaram, mais tarde, modelares para a prática espírita. Também com relação a essas se observa inspiração em práticas institucionais católicas. É o caso da peregrinação....

Pensem nisto! Abraço  :ok:

Qual é o ponto?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #649 Online: 19 de Novembro de 2008, 10:15:03 »
Como não?  Não é ela que ensina continuamente a deixar tudo por conta dos "espíritos superiores", afinal de contas?  O que É a Doutrina Espírita, até mesmo no que se refere ao formato em que é apresentada, se não um incentivo decidido à submissão à autoridade dogmática?

Mais uma vez: Simplesmente Não! A doutrina não ensina a se deixar por conta dos “espíritos superiores!?”, de onde o Senhor tirou essa idéia?? :hein:
A doutrina espírita surgiu a partir do estudo de fenômenos desconhecidos, supostamente causados por agentes inteligentes, porém “invisíveis”. Estes estudos foram realizados por um cético que compilou suas observações numa obra que veio a ser conhecida como doutrina espírita. Não há, nesta obra codificada,sujeição de um individuo a uma submissão de caráter autoritária a supostas entidades de “elevada” moral. O que ensina a doutrina espírita? Somos seres em evolução e responsáveis por nossos atos, nos tornando agentes da própria felicidade ou infelicidade. Os seres mais evoluídos se preocupam com os mais atrasados e sugerem (atenção aqui), ou melhor, aconselham que sejam copiados em virtudes e boas praticas para um melhor progresso na jornada evolutiva.
Isto é a doutrina espírita Senhor Luis Dantas, simples não é?

O que você entende por santificação?

Não é algo que suscite tanta interpretação, mas já que insiste:   do Lat.  Sanctificatione. Ato ou efeito de santificar.

Você inverte tão completamente os valores, Correio... opiniões pessoais são o que empresta vida ás Doutrinas, quaisquer que sejam. 

Doutrina sem opinião é letra morta, na melhor das hipóteses.

Não vou discutir quanto a inversão de valores, parece haver confusão aqui.
Deixe-me explicar algo então: Opiniões pessoais não construíram o que hoje conhecemos por doutrina dos espíritos. Allan Kardec não saiu as ruas buscando opiniões para compor sua obra. Tudo que há, fora ditado pelos espíritos! O que discutimos aqui é isto! Não há nas obras ditadas pelos espíritos santidade ou santificação! Opiniões pessoais não mudam o conteúdo de algo, se assim fosse, haveria perda da identidade! Já pensou se a ICAR fosse composta de opiniões pessoais? Toda doutrina perderia o sentido! Se um católico opinar a favor do aborto, isto então já faria parte da doutrina da igreja?

Qual é o ponto?

Opinião pessoal é a causa de se falar em santos ou santidade dentro da DE, mas não faz parte da doutrina.

Ponto! :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!