Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87109 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #775 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:54:22 »
E a resposta ao desafio, que é bom, nada!
heim? Heim?? HEIM???
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Maeve

• Nível 06
  • *
  • O sábio não tem conceitos inflexíveis, adapta-se .
« Resposta #776 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:07:41 »
heim? Heim?? HEIM???

aahuahuahuahauhauahuahuahauhauuaau   ALGUÉM me entendeu!!!!!
"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #777 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:13:36 »
heim? Heim?? HEIM???

O que postei tem a ver com o desafio que fiz bem la no inicio do topico...

Se voce respondeu, preciso de algum tempo para procurar, pois afinal o topico ja tem um monte de paginas.
Em minha leitura diagonal do que vem sendo postado desde entao, nao vi nada que pareca ser uma resposta ao desafio, mas posso estar enganado e deixado passar alguma coisa (sera?).

Se é assim, peço que me mostre onde está.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Maeve

• Nível 06
  • *
  • O sábio não tem conceitos inflexíveis, adapta-se .
« Resposta #778 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:15:39 »
heim? Heim?? HEIM???

O que postei tem a ver com o desafio que fiz bem la no inicio do topico...

Se voce respondeu, preciso de algum tempo para procurar, pois afinal o topico ja tem um monte de paginas.
Em minha leitura diagonal do que vem sendo postado desde entao, nao vi nada que pareca ser uma resposta ao desafio, mas posso estar enganado e deixado passar alguma coisa (sera?).

Se é assim, peço que me mostre onde está.

Não Fenrir, o que acontece é que desde algumas postagens atrás venho tentando explicar o objetivo do tópico, que é desafiar os espíritas, e não tentar convencê-los de nada.Parece que agora voltamos ao objetivo do tópico.
"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu."

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #779 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 15:40:40 »
A logica. Se não entendo, não existe tal processo.
Ok.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #780 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 15:57:10 »
A logica. Se não entendo, não existe tal processo.
Ok.

A Logica. Se do fato de assumirmos A como verdadeiro, decorrem problemas extremamente dificeis,
que nao ocorrem quando assumimos A como falso, entao A provavelmente deve ser falso.
A navalha de occam te lembra de alguma coisa?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #781 Online: 02 de Março de 2009, 13:40:53 »
Citação de: Maeve
Será que realmente a DE tenta se passar por ciência ou somente eles acreditam que são uma religião com bases cientificas?Se a primeira opção for a resposta certa, então concordo piamente com você.Porém, se não for...., se acontecer como eu expus....se eles REALMENTE acreditam que isso seja verdade,não que estejam fraudando propositadamente,  fica difícil de desafiar/comprovar algo...Como todos sabem, a verdade é relativa, se alguém crê que Jesus vai voltar em "Nuvens de Glória", ou que Deus é menina e menino,ou ainda, que Noé realmente salvou a biodiversidade da Terra,  infelizmente essa é a realidade do coitado.......eu, particularmente, concordo com você.

Senhorita Maeve, meus cumprimentos. A reposta é sim, a DE tenta se passar por ciência. Está claro, todavia, que como ciência a DE é no máximo uma crença! Conheço também muitos espíritas que acreditam ser o espiritismo uma ciência, isto é fato!
Pois bem, acompanhando do seu raciocínio fico então com a pergunta: O QUE É A VERDADE? Seriam apenas os céticos/ateus/agnósticos noivos desta tão misteriosa “Dama”? Não utilizam a “Amante” fé para o fortalecimento das suas convicções?
Num mundo onde há mais duvidas a certezas, fica difícil julgar a “verdade” alheia. Ciência parece palavra mágica para alguns membros do CC, parece responder a tudo, mas deixando sempre questões mais profundas da existência sem respostas. É a melhor opção diante das inúmeras religiões? SIM! Mas não à prova de falhas! Então, penso eu, alguns conceitos místicos sobre a realidade estão para radiação Hawking como o roto para o rasgado. :P

Abraço fraternal  :)

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #782 Online: 02 de Março de 2009, 16:16:12 »
Caro Correio...
A grande diferença da crença para o pensamento cientifico/cético é que depositamos nossa "fé" em algo que possui evidencias e/ou provas suficientes e de qualidade para suportá-las, e não temos constrangimento de mudar ou perder essa "fé" se novas evidencias ou provas assim sugerirem.
A melhor ferramenta para isso é o método cientifico, pois ele é auto-corretivo.
E não é preciso ser um cientista para aplicar o metodo cientifico, voce mesmo o faz quando vai comprar um imóvel, por exemplo.
Voce não acredita cegamente que o corretor é boa gente só porque pessoas que voce considera muito assim o pensam, e faz questão de verificar as condições do imóvel e checa os documentos do mesmo em mais de uma fonte. E mesmo o imóvel parecendo muito bom e voce está empolgado com ele, voce pensa friamente e tenta achar problemas para garantir que está fazendo uma boa compra...

É só aplicar esse tipo de analise para tudo o mais....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #783 Online: 09 de Março de 2009, 12:35:32 »
caro luís dantas.

Concordo.  Por isso apresento meu inteiro desprezo pela doutrina e pelos seus fundamentos, em vez de tentar dissimulá-lo.

É o máximo de respeito que ela faz por merecer.  Não posso fazer nada a respeito.  Uma doutrina podre é uma doutrina podre, e eu não posso de boa-fé negá-lo  

Tenho reparado que você é um excelente argumentador. Todavia parece-me evidente que você, comete deslizes lógicos: Uma doutrina podre é uma doutrina podre, e eu não posso de boa-fé negá-lo. Estou em crer, que você está a transformar uma opinião muitíssimo pessoal, numa realidade universal.

Ora, você em boa verdade, em minha opinião ainda não conseguiu demonstrar eficazmente a diferença entre renascer e reencarnar. E afirma imperativamente, a diferença abissal entre o Espiritismo e o Budismo, chamando de podridão doutrinal ao primeiro. Quando em minha opinião são gritantes as semelhanças, entre as duas doutrinas. (note: só estou a falar das semelhanças)

--------------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.
« Última modificação: 09 de Março de 2009, 12:43:56 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #784 Online: 09 de Março de 2009, 15:02:48 »
Citação de: Contini
Caro Correio...
A grande diferença da crença para o pensamento cientifico/cético é que depositamos nossa "fé" em algo que possui evidencias e/ou provas suficientes e de qualidade para suportá-las, e não temos constrangimento de mudar ou perder essa "fé" se novas evidencias ou provas assim sugerirem.

Caro Senhor Contini, esta grande diferença não existe no meu caso. Ora, sou crente espírita e também deposito minha fé em evidências suficientes e de qualidade. Também não sofro nenhum constrangimento em mudar ou perder minha fé, muito pelo contrário, a verdade é sempre o melhor caminho!  :ok:

Um detalhe! Por favor, não pergunte sobre estas evidências que sustentam minha fé, não passam de evidências anedotas, sinto muito. :|

Um abraço  :)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #785 Online: 09 de Março de 2009, 15:11:50 »
Caro Correio...

Caro Senhor Contini, esta grande diferença não existe no meu caso. Ora, sou crente espírita e também deposito minha fé em evidências suficientes e de qualidade. Também não sofro nenhum constrangimento em mudar ou perder minha fé, muito pelo contrário, a verdade é sempre o melhor caminho!  :ok:

Um detalhe! Por favor, não pergunte sobre estas evidências que sustentam minha fé, não passam de evidências anedóticas, sinto muito. :|

Se as únicas evidências que sustentam sua crença são anedóticas, então a diferença existe sim no seu caso e é ENORME.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #786 Online: 09 de Março de 2009, 15:16:55 »
Caro Correio...

Um detalhe! Por favor, não pergunte sobre estas evidências que sustentam minha fé, não passam de evidências anedotas, sinto muito. :|

Correio, tudo bem...Não vou iniciar uma cruzada contra voce...

Me alinho com a posição do forista Orbe, mas deixo claro:

Só entenda que do ponto de vista científico a DE não se alinha com a mesma e ponto!!
Eu li voce "admitir" anteriormente que a DE tenta se respaldar como ciencia e entendi (se não interpretei errado) que voce pessoalmente não concorda com isso. Assim sendo voce já tem o meu respeito, apesar de minha posição claramente contraria a essa crença.

Acredito que nesse ponto voce tenha entendido que me oponho e ataco sim, a crença... Esse ataque não é dirigido a sua pessoa... Felizmente somos livres para acreditar no que quizermos e livres para escolher nossos critérios de escolha tambem...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #787 Online: 09 de Março de 2009, 15:30:12 »
Citação de: Orbe
Se as únicas evidências que sustentam sua crença são anedóticas, então a diferença existe sim no seu caso e é ENORME.

Não é o caso, mas um exemplo: Eu vejo meu falecido avô sentado ao meu lado no sofá da sala, quando eu digo que isto é uma evidência de que a vida continua depois da morte, que evidência é?
Agora que muitos não vão acreditar, outros dirão que foi cigarro na minha maconha e assim vai.....eu quero novidade  ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #788 Online: 09 de Março de 2009, 16:24:48 »
Evidência de que você precisa de ajuda médica.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #789 Online: 09 de Março de 2009, 16:33:57 »
Não necessariamente, Di... qualquer um pode estar sujeito a episódios de alucinação, por exemplo, quando sob estress e sob efeito de forte sugestão sem necessariamente apresentar algum tipo de desequilibrio.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #790 Online: 09 de Março de 2009, 17:29:53 »
Evidência de que você precisa de ajuda médica.

:histeria:

Não se esqueça que infelizmente existem médicos espíritas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #791 Online: 09 de Março de 2009, 18:08:37 »

Não é o caso, mas um exemplo: Eu vejo meu falecido avô sentado ao meu lado no sofá da sala, quando eu digo que isto é uma evidência de que a vida continua depois da morte, que evidência é?
Agora que muitos não vão acreditar, outros dirão que foi cigarro na minha maconha e assim vai.....eu quero novidade  ::)

Esquizofrenia? Uso de drogas? Vazamento de gás perto da sua casa? Contaminação da água? Stress? Mente sugestionável? Há dezenas de explicações para sua alucinação. Mas você escolheu arbitrariamente a mais fantasiosa delas. A existência de um "mundo espiritual".

Você acredita nisso porque quer. O resto do mundo pode ir em sua casa e ver o fantasma de seu avô como você? Se o resto do mundo não vê nada quando vai a sua casa, se não há como registrar de forma alguma a presença do seu avô, e mesmo assim você acredita, então sua fé não é nada parecida com o pensamento cético/científico como você diz que é.

Se quer acreditar nisso, problema seu. Só não venha dizer que isso é igual ao pensamento cético ou científico porque não é.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #792 Online: 09 de Março de 2009, 18:30:32 »
... É isso que estou tentando colocar e foi eloquentemente explicado pelo Orbe.
DE é fé, crença, não existe no mundo real nenhuma evidencia de sua existencia
Ciencia trata de fatos, fenomenos reais...

Todo mundo é livre para ter uma fé, e chamá-la de logica e cientifica. Mas isso não faz com que ela seja o seja.

Aplique o metodo cientifco e aplique a DE e verá que independente do que voce ou eu queiramos os "fenomenos" propostos pela DE simplesmente não existem como são propostos.

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
« Resposta #793 Online: 10 de Março de 2009, 18:59:45 »
parece brincadeira fazer tais perguntas...

até entendo a curiosidade de saber, mas não há como pedir provas físicas para quem acredita no metafísico...

eles podem te responder que existe um ponto de força no espírito onde se concentra toda a energia das vidas passadas e bla bla bla...pronto, para eles é lógico e claro...

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #794 Online: 12 de Março de 2009, 11:24:21 »
É a nossa profunda vontade de acreditar, está contida no nosso cerebro.

É primordial observar e fazer experimento com evidências de boa qualidade, sempre com olhar cético.

Mas o Correio não ofende niguém acreditando que realmente vê o avô, talvez realmente ele pode. O que podemos apenas concluir que as evidência a favor de suas afirmações são ausentes.

Não vou citar o dragão utilizado por Sagan porque já é de conhecimento de todos mas, aplica-se na mesma proporção.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #795 Online: 12 de Março de 2009, 11:45:56 »
Muito bem lembrado, e resume bem a questão...Dragão na Garagem...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #796 Online: 18 de Março de 2009, 22:01:24 »
Correio

-------------------------------------------------------------------------------
Citação de: OrbeSe as únicas evidências que sustentam sua crença são anedóticas, então a diferença existe sim no seu caso e é ENORME.

Agora que muitos não vão acreditar, outros dirão que foi cigarro na minha maconha e assim vai.....eu quero novidade.

Caro Correio: Eu acredito inteiramente na sua sinceridade e na sua sanidade mental. Mas também acredito, que até melhor comprovação por um colectivo intelectual honesto, as suas experiências pessoais, não podem ter valor científico; assim como considero, que as minhas também não têm...

Mas isso não invalida o seu testemunho pessoal, em matéria de fé. Uma vez, que existem numerosas pessoas a contar histórias semelhantes. Eu por exemplo: considero, que determinados sonhos que eu tenho, enquanto "durmo", são absolutamente significativos, como índícios altamente suspeitos de uma possível realidade espiritual. Já sonhei com a minha falecida avó materna e outros defuntos, que me fazem admitir como plausível, esse tipo de realidade natural.

Mas entretanto, concordo inteiramente, que tais experiências não servem de prova científica para ninguém, nem têm que servir... A menos que sirvam para incentivar a vontade de desmascarar a falsidade de tais fenómenos, por parte dos cientistas mais categóricos e adversos a tais interpretações e experiências pessoais. O que já é bom, porque desse modo, podem descobrir as explicações mais consistentes, para essas histórias se não forem fraudolentas, nem patológicas.

-------------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #797 Online: 18 de Março de 2009, 22:22:34 »

Vou te dar uma novidade.

Pede para um amigo seu para colocar um objeto em algum lugar. Pede para seu avo ir para esse lugar e te contar que objeto é. Liga para o seu amigo e confirma. Se der certo, você ganha US$ 1M.

Ou então crie um método que possa separar sua visão de uma confusão do cérebro (que existem às toneladas). Faça isso, e tenha a resposta.

Eu já vi muitas pessoas falarem que viram um ET do lado de sua cama. Você vai acreditar nessa evidência anedótica ou só a sua serve? A clareza de raciocínio deve servir para todos e não só para os outros.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #798 Online: 19 de Março de 2009, 18:10:30 »
Ja ouviram falar de "Espiritismo Baseado em Evidencias"? (Mais uma apropriação de termos cientificos pra tentar dar respaldo ao espiritismo - no caso, se apropriaram do nome dado a algo que revolucionou a medicina, que é o metodo da Medicina Baseada em Evidencias...)

Olha aí: http://www.amebrasil.org.br/html/espirit_evidencias.pdf
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline webcodigo

• Nível 04
  • *
« Resposta #799 Online: 29 de Março de 2009, 12:48:04 »
Sigo a doutrina, e tenho alguns comentarios sobre este tópico!

Primeiramente, o conteúdo do tópico é triste, o desafio pior ainda!

Quem fala,que há qualquer comprovação científica,tambem esta completamente enganado.
O que acontece que a ciencia não CONSEGUE provar qualquer disturbio em verdadeiros MEDIUNS, então eles partem para outros métodos, sendo o espiritismo um deles...
Mas a ciência ao mesmo tempo,não consegue provar,tal fato mediunico,deixando para a pessoa decidir.

Sobre a comparação com o Budismo:Simples e uma frase uma diferença primordial:"Espiritismo não é religião".

Quanto a resposta do tópico, se não me engano, tenho a impressão de ter lido ele falar que era Espirita,mas se realmente li certo, isto era mentira, por que quem não tem embasamento doutrinario não pode ser de tal doutrina. Ele apresenta total desconhecimento sobre a mesma.

Fico impressionado de que ninguem pergunte coisas assim! Quando fui espírita nunca vi ou ouvi ninguem se questionando os COMO as coisas funcionavam por la e somente os PORQUES, os PARA QUE ou os QUES!

Não sei se ele sabe, no espiritismo acredita-se no Perispírito, que é a "porta" de comunicação entre o espirito e o corpo encarnado, nele ficam guardadas todas as informações de outras vidas, e logo depois desta tambem.Só que como temos um "envolto" grosseiro por sermos pouco evoluídos,então temos poucas informações.

Continuando,segundo a doutrina,toda a inteligência e moral e preservada,utilizando o que ja relatei acima.

Sabemos que as informações são armazenadas no cérebro e uma quantidade fantástica delas.
Tanto é que não haveria HD algum que fosse capaz de armazenar cada bit de informação que alguem acumulou desde o nascimento.

Pois bem, e quando nos desfazemos do cérebro?

Para onde estas informações vão?

Como são acessadas?

Quem ou o que acessa tais informações e as analisa?

Como estão representadas? Em binário? Em outra base numérica qualquer?

Como a alma do desencarnado e as outras almas de la "vêem" estas informações?

Para a lei do carma funcionar, seria necessário ter acesso não apenas aos dados da última encarnação, como tambem aos dados de todas as outras encarnações, sabe-se-la quantos PetaBytes, caso contrário as provas a que o indivíduo se submeteria seriam baseadas em que???

Sugiro que as pessoas que forem lançar novos desafios SOBRE O QUE FOR, que o façam  entendendo sobre a doutrina e/ou religião.

Sempre gosto de vir aqui,pelas ideias inteligentes, que muitos tem,mas esta:Foi pessima!

E sugiro tambem que as que se dizem espiritas, que entendam tambem um pouco de ciência,por que NÃO PROVAS CIENTIFICAS NENHUMA da EXISTÊNCIA DE ESPIRITOS.

Logo,
E questão de acreditar(Não de fé)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!