Autor Tópico: Biólogos à beira de criar novas formas de vida  (Lida 30778 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #200 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:36:20 »
Erivelton, você fala como se não tivesse havido pesquisa prática.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #201 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:51:20 »
Quem foi que disse que mutações são lentas ou dependem uma da outra?
Antes de continuar a discutir você tem que aprender os conceitos corretos de mutação e especiação. Aproveite e aprenda também sobre recombinação e deriva genética.
Estou sentido uma forte pressão por ser criacionista.
Gostaria que esqueçessem isto e vamos discutir a evolução.
Ouço dizer que mutações são lentas e quase nulas. Se ler os argumentos anteriores vais me dar razão.
Em qualquer curso que fazemos começamos pela teoria e na segunda etapa entramos na prática.
A ciência já deu a teoria, agora vamos resolver na prática.
As teorias a princípio funciona para uma maioria de respostas, mas pode invalidar outras num processo de evolução para cada espécie.
Se entramos na parte de deriva cromossômica nas bases nitrogenadas iremos ver que até agora não surgiu uma mutação em grande escala. Por outro lado se depende de outros fatores, aí seria forçar a barra.
É claro que por um efeito químico toda uma espécie pode desaparecer, mas aplicando a genética para formar outra espécie totalmente diferente é algo que por momento não funciona.
Aplicar evolução por milhões de anos numa forma gradual é uma saída bem desenvolvida pela teoria.
Toda uma estrutura de DNA de uma espécie teria que ser mudada para que uma nova espécie aparecesse.
O que vemos são apenas mutações simples que causam doenças genéticas, mas que nem toda a população é afetada. Um doente por acaso pode ter um filho normal.
É este o ponto central que venho discutindo: O que seria geneticamente falando para um DNA de espécie sofresse mutação para gerar outra espécie diferente da dele?
Se não fôr por efeito do meio ambiente, acho impossível isto aconteçer por mutações gênicas.
Hoje estamos com 7 bilhões de habitantes e como esta raça toda vai se mudar para outra espécie.
Os que estão extintos vão desaparecer e não vão deixar descendentes e o que existem não vemos nenhuma variação exemplar.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #202 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:53:45 »

Não por você ser criacionista, Erivelton.  Por insistir em preferir falar sobre o que quer que seja verdade ao mesmo tempo que se recusa a sequer entender a terminologia básica do assunto.

Não é uma atitude muito respeitosa da sua parte.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #203 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:56:58 »
Erivelton, você fala como se não tivesse havido pesquisa prática.
Algumas práticas foram colocadas, mas o entusiasmo acaba e apelam logo para a teoria.
Nem todos os cientistas concordam com as teorias de Oparin e Hadane.
Na prática as coisas poderiam ter acontecido de outra forma.
É este o tipo de discurssão que gostaria e não apelar para a teoria para mostrar que a verdade teórica implanta uma verdade concreta.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #204 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:58:24 »
...

você acha que está falando sério, não acha?

Desculpe por ter de dizer, Eriveton, mas é muita cara-de-pau sua alegar que outros "apelam para a teoria" quando é você, e apenas você, que sequer tenta se informar sobre os fatos e insiste em que a sua tese favorita "pode ter acontecido".

Se é para brincar de faz-de-conta, não peça a opinião de quem pesquisa o assunto.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 08:00:33 por Luis Dantas »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #205 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:02:31 »
Não por você ser criacionista, Erivelton.  Por insistir em preferir falar sobre o que quer que seja verdade ao mesmo tempo que se recusa a sequer entender a terminologia básica do assunto.
Não é uma atitude muito respeitosa da sua parte.
Luís, eu entendo aceito, mas não compreendo.
Na minha argumentação acima eu disse que a evolução tem todas as respostas básicas para a teoria.
Evolução é evolução....
Respeito a todos e gostaria que todos me entendessem também.
Eu não sou do tipo aceita tudo, pois até meus irmãos evangélicos me questionam nas minhas idéias Sôbre Deus.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #206 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:08:23 »
você acha que está falando sério, não acha?
Desculpe por ter de dizer, Eriveton, mas é muita cara-de-pau sua alegar que outros "apelam para a teoria" quando é você, e apenas você, que sequer tenta se informar sobre os fatos e insiste em que a sua tese favorita "pode ter acontecido".
Se é para brincar de faz-de-conta, não peça a opinião de quem pesquisa o assunto.
Desculpe luís, mas cove está completamente equivocado. Por fim ainda me chama de cara de pau.
Todas as teses podem ter acontecido, mas gostaria de entender como isto funcionou.
Quando as respostam não chegam eu procuro buscar algo mais lógico.
Não sou obrigado a me convencer do que os outros dizem e assim vice versa. Estamos num debate e cada um coloca suas idéias.
Não sou dono da verdade, quero apenas buscar idéias fazer minhas críticas e também ser criticado.
Esta é a evolução da humanidade. Nas críticas vamos nos aperfeiçoando.
Abração e não fique chateado comigo. Voce tem um bom amigo  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #207 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:10:24 »
Elabore melhor isso, quem sabe passa a fazer sentido.

Como é isso de que "a evolução tem todas as respostas básicas para a teoria"?

Qual definição de evolução, e qual teoria?  Que respostas básicas seriam essas?

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #208 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:17:10 »
Quem foi que disse que mutações são lentas ou dependem uma da outra?
Antes de continuar a discutir você tem que aprender os conceitos corretos de mutação e especiação. Aproveite e aprenda também sobre recombinação e deriva genética.
É claro que por um efeito químico toda uma espécie pode desaparecer, mas aplicando a genética para formar outra espécie totalmente diferente é algo que por momento não funciona.

Como ????

Toda uma estrutura de DNA de uma espécie teria que ser mudada para que uma nova espécie aparecesse.

Her.. a diferença entre um macaco e nós é de 1%, logo a estrutura do DNA não precisa ser toda mudada.

Se não fôr por efeito do meio ambiente, acho impossível isto aconteçer por mutações gênicas.

Um indivíduo albino tem maior chance de se dar bem em um ambiente nevado (como nos cumes de montanhas), logo uma mutação genética pode sim induzir a diferenciação.

Hoje estamos com 7 bilhões de habitantes e como esta raça toda vai se mudar para outra espécie.
Os que estão extintos vão desaparecer e não vão deixar descendentes e o que existem não vemos nenhuma variação exemplar.

Como assim mudar para outra espécie?
Com a homegeneidade genética da humanidade praticamente acho impossível surgir uma nova espécie.

Cara na boa, para discultir prática vai precisar melhorar MUITO sua base teórica.
Você confunde muito as noções, conceitos e significados básicos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #209 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:48:20 »
Cara na boa, para discultir prática vai precisar melhorar MUITO sua base teórica.
Você confunde muito as noções, conceitos e significados básicos.
O meu tempo é tão curto que as vezes com a pressa erro el algumas palavras. Estou procurando ser o mais simples possível, mas mesmo assim muitos dizem encontrar dificuldades de entender.
O Atheíst por exemplo me disse que minhas perguntas são fáceis de entender.
Será que alguém poderia fazer um resumo básico de como começou a formação celular gerando os primeiros seres vivos que daí veio a aparecer muitas espécieis.
Será que estou pedindo muito?

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #210 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:53:57 »
Então você não quer debater evolução, mas sim a inicio da vida?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #211 Online: 30 de Setembro de 2008, 09:08:11 »
Elabore melhor isso, quem sabe passa a fazer sentido.
Como é isso de que "a evolução tem todas as respostas básicas para a teoria"?
Qual definição de evolução, e qual teoria?  Que respostas básicas seriam essas?
Já estudou a base do espiritismo?
A ciência também aplica tudo a uma evolução. A TEORIA DA EVOLUÇÃO
Esta teoria na minha opinião nunca dará uma resposta inicial para tudo, pois atrás da evolução sempre existirá uma evolução. A ciência creio eu nunca dará resposta para os mistérios da vida.
Vamos passar por milhões de reconstrução da matéria viva e as teorias sempre serão as mesmas: EVOLUÇÃO
Quem evoluiu sempre estará evoluindo e sempre evoluirá. Esta é a definição e o básico do sentido evolução.
Até entre os cientistas as divergências existirão. pois a cada idéia sempre surgirão outras...
Para que possamos sair de uma evolução e definir algo exato precisamos nos perguntar:
Porque o que existe sempre exisitiu?
Este é o começo de uma definição exata.
Existo pronto, acabou e não tem resposta.
Trocando em miúdos buscamos na complexidade evolucionista algo que jamais teremos respostas e faremos do tempo apenas um passatempo.
Entrar num túnel sabendo que não vou ter resposta porque insistir?
Eu particularmente tomei como base a inteligência que possuímos para definir os conceitos da criação.
É fato comprovado que ela existe e podemos através desta ferramenta dar sentido ao meio. Se tudo isto faz parte da matéria viva, então supostamente porque não acreditar em alguém mais inteligênte que nós?
Talvez não seja o todo poderoso, mas agiu assim e quis que tudo fosse assim. Fazer o quê???
Provas não tenho, mas levo as coisas para este lado por não compreender a forma inteligênte como as coisas foram processadas.
Se alguém me apresentar algo sofisticado que apresente convicções eu estarei aberto ao diálogo.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #212 Online: 30 de Setembro de 2008, 09:09:28 »
Então você não quer debater evolução, mas sim a inicio da vida?
Abrangendo tudo, desde os primeiros aminoácidos até se formar a célula e daí as evoluções...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #213 Online: 30 de Setembro de 2008, 09:19:58 »
Para completar por hoje deixo algumas considerações: A partir de uma definição exata porque existiu e sempre existiu começa a surgir o efeito de evolução imutável.
Ela se modifica por mutações mas dentro de um padrão imutável.
Resumindo: Tudo fará partes de regras iniciais inteligêntes.
Enquanto as provas não chegam cada um vai tendo suas idéias.
Do momento que alguém me provar que uma regra química organiza a natureza um ponto de interrogação mudará meus conceitos. Fora disto eu prefiro acreditar num desgni inteligênte. Abração a todos.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #214 Online: 30 de Setembro de 2008, 09:57:57 »
Perai meu filho...

Você quer falar de inicio da vida E evolução E origem do universo em um único tópico (e se bobear em um único post?)?

Como diria um professor meu " tá querendo estudar a casa, o mundo e adjacências, para acabar não entendendo nem para que lado abre a porta."

Para o que deseja deve começar do zero (como foi disto N vezes aqui) e recapitular tudo do inicio (e de um tema por vez).
É mais dificil?
É, mas é o correto a fazer para não fazer generalizações e "adaptações de conceitos".
Até tinha um texto em casa sobre a origem da vida, mas já ví que não adiantaria posta-lo.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 30 de Setembro de 2008, 10:27:07 »
Não, você está sentindo uma forte pressão porque você não estuda as fontes que lhe são passadas e insiste em conceitos equivocados

Gostaria que esqueçessem isto e vamos discutir a evolução.
É o que estamos tentando fazer, mas não dá se você se recusa a aprender os conceitos básicos.

Ouço dizer que mutações são lentas e quase nulas.
Ouço dizer não é ciência. Abra um bom livro de biologia e aprenda os conceitos corretos.

Se ler os argumentos anteriores vais me dar razão.
Não, não vou. Os argumentos anteriores mostram que você erra já nas definições básicas.

Em qualquer curso que fazemos começamos pela teoria e na segunda etapa entramos na prática.
Só que você sequer aprendeu a teoria. E o que é pior, não admite isso e acha que tem razão.

Repito, aprenda primeiro as definições corretas dos termos que você usa antes de discutir. Não adianta nada discutirmos com você se falamos cachorro e você imagina um elefante...

Se quer discutir, vamos começar do mais simples. Defina as seguintes palavras (de forma direta, sem tergiversar):

1. mutação
2. variação
3. seleção
4. especiação

e também estas:

1. código genético
2. genes
3. genoma
4. cromossomo
5. recombinação
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #216 Online: 30 de Setembro de 2008, 10:33:40 »
E defina um tema.
Quer debater sobre evolução
OU
Quer debater o começo da vida
Ou
Quer debater a Origem do universo
OU
Quer debater a Origem do homem
OU
Quer debater....

Mas o Angelo Melo está lhe dando uma EXCELENTE oportunidade de chegar onde quer.
Pense bem antes de rejeita-la.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #217 Online: 30 de Setembro de 2008, 12:18:39 »

Pessoalmente acho essa frase um tanto autocontraditória :)

O que a biologia chama de evolução não é nada parecido com a "evolução" espírita.  Tanto que a própria palavra é considerada mal escolhida por muitos biólogos.  A evolução natural não tem uma vontade ou direção definida, enquanto que a espírita é um dogma que pré-destina seres humanos a se tornarem (supostamente) "mais evoluídos do que Jesus".

Esta teoria na minha opinião nunca dará uma resposta inicial para tudo, pois atrás da evolução sempre existirá uma evolução. A ciência creio eu nunca dará resposta para os mistérios da vida.

Direito seu acreditar nisso, mas é apenas isso.  Uma crença.  A ciência não tem nada a ver com isso.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #218 Online: 30 de Setembro de 2008, 12:56:21 »

Pessoalmente acho essa frase um tanto autocontraditória :)

Nao se estudam dogmas. Sao apenas decorados.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #219 Online: 30 de Setembro de 2008, 13:09:28 »
Início da matéria: Mutação
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muta%C3%A7%C3%A3o
Será que tudo isto que pesquisei interpretei de forma errada?
E se levarmos as mutações para a prática elas funcionam em todos os sentidos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #220 Online: 30 de Setembro de 2008, 13:58:48 »
Início da matéria: Mutação
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muta%C3%A7%C3%A3o
Será que tudo isto que pesquisei interpretei de forma errada?

Até o momento, parece que sim.

E se levarmos as mutações para a prática elas funcionam em todos os sentidos?

O que seria "levá-las para a prática"?  O que seria "funcionar em todos os sentidos"?

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #221 Online: 30 de Setembro de 2008, 14:26:38 »
Erivelton Você ainda não respondeu ao Angelo Melo.
Vai me desculpar, mas parece que não quer aprender ou saber os conceitos corretos.
Pena, seria uma ótima forma de conduzir o debate e tirar suas dúvidas (se são dúvidas mesmo). :no:

Um pequeno adendo:
Quando a teoria de Charles Darwin se disseminou ele não não gostou muito da palavra "evolução" para defini-la, preferindo a palavra adaptabilidade.
Ela achava que a palavra "evolução" dava a entender uma idéia erronea de melhoria entre a espécie extinta e sucessora.

E uma caracteristica que é prejudicial "hoje"* pode ser fundamental "amanhã"* e uma que é básica "hoje"* pode ser uma grave impecílio "amanhã"*.
Vide o caso do tubarão, imutável e "primitivo", mas uma exemplo de perfeição de forma e conteúdo.

* (hoje e amanhã se referam a dezenas/centenas de gerações ou muitas centenas de milhares de anos)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 14:55:09 por Victor Pax »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 30 de Setembro de 2008, 16:13:00 »

Existem tentativas de estender a idéia de evolução  a outros ramos da ciência (como a cosmologia), entretanto não se deve confundir estas tentativas com a TE  da Biologia,  que sequer propõe  resolver o problema da origem do primeiro ser vivo .     

Esta teoria na minha opinião nunca dará uma resposta inicial para tudo,

Definitivamente a TE  não pretende dar uma resposta para tudo !  Ela pretende apenas responder  sobre  a origem dos  seres vivos.

pois atrás da evolução sempre existirá uma evolução.

Novamente você confunde a TE da biologia  com outras teorias que são  tentativas de estendê-la a outros fenômenos.

A ciência creio eu nunca dará resposta para os mistérios da vida.

Se você não acredita na capacidade da ciência de resolver problemas, então porque  você fica tentando discuti-la  aqui ????????

Vamos passar por milhões de reconstrução da matéria viva e as teorias sempre serão as mesmas: EVOLUÇÃO

Tá sem sentido essa frase!!!!!!!!!!!

Quem evoluiu sempre estará evoluindo e sempre evoluirá. Esta é a definição e o básico do sentido evolução.   

Isso não é uma definição!

Uma definição é uma proposição que expõe com clareza e precisão os caracteres genéricos e diferenciais de uma coisa.  O que não é o caso da sua proposição acima. 

Além de não ser uma definição isto também não é o básico do sentido da evolução.

Até entre os cientistas as divergências existirão. pois a cada idéia sempre surgirão outras...

Existem discussões e divergências sobre vários aspectos particulares de processos evolutivos, mas os  princípios básicos da TE são bem estabelecidos, e há um alto grau de  consenso dentro da comunidade científica quanto  a TE ser uma teoria correta .

As idéias na ciência se aperfeiçoam, realmente a ciência não é estática,  mas uma boa  teoria  não é completamente descartada  por aperfeiçoamentos posteriores  na sua área de atuação.

Para que possamos sair de uma evolução e definir algo exato precisamos nos perguntar:   

Parece que você está querendo dizer que a TE  e suas possíveis extensões  levam a uma regressão infinita .   

Definitivamente a TE da Biologia não leva a uma regressão infinita, e as extensões da TE a outros campos não são teorias bem estabelecidas, estão mais para especulações filosóficas,  não se deve confundir estas especulações com a TE da Biologia.   São coisas bastante distintas !

Porque o que existe sempre exisitiu? 

O que sempre existiu ?   

Este é o começo de uma definição exata.

Definição do que ??

Existo pronto, acabou e não tem resposta.   

Você não tem resposta para sua existência ?  Por acaso você não teve pai e mãe ?   [/quote]     :stunned:

Trocando em miúdos buscamos na complexidade evolucionista algo que jamais teremos respostas   

O que é que você busca  na TE ??   O que a TE propõe responder ela responde!

e faremos do tempo apenas um passatempo.

Isso é algum tipo de poesia  ??????? 

Entrar num túnel sabendo que não vou ter resposta porque insistir?

Se você acha que a ciência não tem respondido satisfatoriamente às questões que lhe são propostas, então porque você fica discutindo sobre ela ????? 

Eu particularmente tomei como base a inteligência que possuímos para definir os conceitos da criação.
É fato comprovado que ela existe e podemos através desta ferramenta dar sentido ao meio. Se tudo isto faz parte da matéria viva, então supostamente porque não acreditar em alguém mais inteligênte que nós? 

É a velha  lenga-lenga  do  DI,  que   acha  que  a inteligência e os seres inteligentes só podem ter surgido  a partir de um designer inteligente. 

E a contraposição  a este argumento  também é  velha :

O designer também é um ser inteligente (e complexo),  e se é necessário uma inteligência  para gerar outra coisa inteligente  então precisamos de um designer do designer e assim caímos numa regressão infinita.

Talvez não seja o todo poderoso, mas agiu assim e quis que tudo fosse assim. Fazer o quê??? 

Aqui você assume  a existência  de uma  coisa  que você sequer  indica o que poderia ser   (Ets ??)   e conclui que   o  Universo  (tudo)  é do jeito que é por que era a vontade  desses misteriosos seres.     :stunned:

Provas não tenho, mas levo as coisas para este lado por não compreender a forma inteligênte como as coisas foram processadas. 

Aqui você  dá  como provado  que as coisas  foram  causadas por um processo inteligente e daí  conclui que existe  uma mente inteligente que originou esses processos.   Você  constrói  toda a sua filosofia a partir  desse pressuposto.

Se alguém me apresentar algo sofisticado que apresente convicções eu estarei aberto ao diálogo. 

Você ignora montanhas de estudos e evidências científicas e prefere  se apegar  as suas questionáveis idéias filosóficas, as quais você assume como verdadeiras.

.

Atheist

• Visitante
« Resposta #223 Online: 30 de Setembro de 2008, 20:03:40 »
Já disse aqui que a evolução é base para todas as respostas teóricas, mas que na prática muitos ainda não sabem como teria funcionado.
Através da teoria tudo se torna fácil para dar resposta, mas quando se quer entender na prática a coisa fica mais complexa.

Erivélton, não vou me desgastar lendo tudo  e respondendo a cada coisa. Agora, a evolução é uma ciência e como tal pode ser testada. Você acha que a única forma de se conseguir uma comprovação é vendo acontecer? Então ninguém poderia ser julgado por crime algum se não fosse pego em flagrante! Para isso existe investigação, existem evidências. Isso nós fazemos. Juntamos evidências que até agora comprovam a evolução como fato.

Junte evidências e prove que suas idéias são válidas.

Ciência não é fumar um e inventar um monte de coisas sem propósito.

Atheist

• Visitante
« Resposta #224 Online: 30 de Setembro de 2008, 20:06:02 »
Para completar por hoje deixo algumas considerações: A partir de uma definição exata porque existiu e sempre existiu começa a surgir o efeito de evolução imutável.
Ela se modifica por mutações mas dentro de um padrão imutável.
Resumindo: Tudo fará partes de regras iniciais inteligêntes.
Enquanto as provas não chegam cada um vai tendo suas idéias.
Do momento que alguém me provar que uma regra química organiza a natureza um ponto de interrogação mudará meus conceitos. Fora disto eu prefiro acreditar num desgni inteligênte. Abração a todos.

Você não cansa de atestar que não quer nem saber de ler o que passamos? E ainda quer discutir? Ser ignorante não é algo ruim. Ruim é ser ignorante e achar que está certo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!