Autor Tópico: Biólogos à beira de criar novas formas de vida  (Lida 30777 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #175 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:20:44 »
Realmente estou sentido que está perdendo a paciência. Mas porquê?

Ele disse por que.  Porque você não lê e não tenta aprender.

Um bom professor em qualquer profisão tem que amar sua profissão e ensiná-las quantas vezes fôr preciso.

Ajuda se ele receber para isso.  E até mais, se o aluno se dedica a aprender.

Estamos num debate e não estamos aqui para colocar uma corda no pescoço de ninguém.
Já disse que creio na evolução, mas gostaria de entender como funciona a troca de uma espécie para outra.
Já sei também que isto aconteçe de forma gradual, mas a exemplo prático nada obtive como resposta.

Não, Erivelton.  Você obteve respostas e não quis ou não conseguiu ler e entender.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #176 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:21:08 »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #177 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:28:09 »
Não, Erivelton.  Você obteve respostas e não quis ou não conseguiu ler e entender.
Hoje eu lí todas as páginas deste tópico.
Encontrei afirmações dizendo que as mutações são lentas e que demoram milhões anos.
Com isto mostra claramente que no momento ninguém presenciou uma espécie gerar outra diferente que não seja da mesma espécie.
O video acima mostra como foi a evolução foi defendida por Darwin pela comparação dos ossos.
Faltam agora as provas genéticas ou então na prática pela próprias espécieis da natureza.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #178 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:31:09 »
Ajuda se ele receber para isso.  E até mais, se o aluno se dedica a aprender.
Tenho certeza absoluta que teu pré julgamento irá mudar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #179 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:31:54 »
Isto não está acontecendo...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #180 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:32:32 »
Não só os seus... Eu desisto...
São as perguntas mais complexas que levam a mente aperfeicoar-se.
Ciência é evolução e mente precisa acompanhá-la.

Suas perguntas não são complexas. O problema é ter que explicar a mesma coisa dezenas de vezes...

Atheist

• Visitante
« Resposta #181 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:34:11 »
Cara, se você fosse meu aluno já estaria reprovado a esta hora. Você não lê o que passamos para ler e continua insistindo nos erros já corrigidos!
Realmente estou sentido que está perdendo a paciência. Mas porquê?
Um bom professor em qualquer profisão tem que amar sua profissão e ensiná-las quantas vezes fôr preciso.
Estamos num debate e não estamos aqui para colocar uma corda no pescoço de ninguém.
Já disse que creio na evolução, mas gostaria de entender como funciona a troca de uma espécie para outra.
Já sei também que isto aconteçe de forma gradual, mas a exemplo prático nada obtive como resposta.

Por favor: comece lendo estes dois textos e depois, se continuar com dúvidas, passamos para algo mais aprofundado. No momento, você está confundindo coisas por demasiadas simples.

http://biociencia.org/option=com_content&task=view&id=105&Itemid=83

http://biociencia.org/option=com_content&task=view&id=160&Itemid=83

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 29 de Setembro de 2008, 02:36:38 »
Banzai meu amigo eu acredito na evolução, mas a única coisa que não entendo é como funciona as mutações para gerações de viversas espécieis diferentes.
Cavalos e jumenta possuem cromossomas diferentes. A mula nasce com problema genético.
O que precisaria ser feito para que a mula nascesse para gerar prole para seus pais?  :ok:

Você disse que entende de eletrônica, então farei uma analogia.

Vamos supor que as placas de circuitos eletrônicos são análogas aos cromossomos, e vários componentes menores dentro delas são análogos aos genes.

Quando você tem dois rádios da mesma "espécie" ou modelo, você pode trocar qualquer peça de um aparelho para outro, e os dois continuam funcionando, contanto que as peças em si estejam em boas condições, claro. Você pode trocar 100% das peças, fazer todas as trocas de componentes possívels, e vão sempre funcionar perfeitamente.

Mas existem vários modelos de rádio. Em outros modelos, vão haver "genes" diferentes, e você não poderá trocar as peças de forma tão fácil, porque eles não são exatamente iguais. Você ainda vai poder fazer isso, só que exigirá maior conhecimento, tem que saber o que é "homólogo", igual, em um rádio e no outro, e o que funciona de maneira diferente a ponto de não serem mais compatíveis as placas e subcomponentes. Agora você não pode mais fazer todas as trocas de peças possíveis, algumas não vão funcionar, ou vão fazer com que o aparelho perca alguma função.

Rádios muito antigos provavelmente já não tem muito mais coisa que se dê para aproveitar em rádios modernos, e assim os rádios foram evoluindo, gradualmente.

O mesmo vale não só para rádios, mas para aparelhos diversos, que também tem "linhagens". A TV e o rádio, descendem de um "ancestral comum".

De volta a uma comparação mais genérica, quanto a questão dos cromossomos. Pode ser que um fabricante de rádio decida dividir uma placa em duas, ou, embutir duas em uma só, aí haveria uma situação em que não se poderia mais simplesmente trocar placas de rádios que são "parentes" próximos, porque poderiam faltar componentes ou haver componentes em dobro. É mais ou menos o que ocorre com os cromossomos e genes.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #183 Online: 29 de Setembro de 2008, 07:47:00 »
É mais ou menos o que ocorre com os cromossomos e genes.
Banzai, bom dia!
A sua análise bem prática deu para reconheçer todo o processo do seu entendimento.
Não vou entrar em maiores detalhes, mas resumindo a evolução eu diria que esta analogia foi boa em função de uma teoria, mas na prática as peças precisariam ser trocadas ou fabricadas por alguém.
No caso mais complexo como são as mutações a coisa se torna mais difícil, pois numa evolução cêga não há ninguém para coordenar as celulas em seus devidos lugares.
Eu gostaria que me respondesse 3 perguntas:
1)Se um cromossoma alterado na hora de formar o feto uma pessoa por exemplo poderia nascer com a pele parecida a um macaco?
2)O que seria preciso geneticamente para que a nossa espécie mudasse para outra no Ítem inteligência para menor igual aos irracionais?
3)Uma evolução através de apenas um ancestral não seria pouco tempo para que todas as espécieis existissem.
As mutações são lentas e quase nulas quando se fala em especiação.
Se levarmos em consideração que uma mutação depende da outra para gerar novas espécieis diferentes que cálculo a ciência aplica para isto?
A vida começa no mar começando a evolução, que daí geram várias espécieis. Algumas por efeito das mutações conseguem ir para a terra seca e por diversas mutações aparecem os primeiros seres vivos fora da água.
Multiplicando o nº de espécieis existentes por um valor X para cada mutação genética seria tempo sucifiente para que todas existissem?
Quantas espécies existem no mundo? http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/index.cfm
Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #184 Online: 29 de Setembro de 2008, 07:58:53 »
Por favor: comece lendo estes dois textos e depois, se continuar com dúvidas, passamos para algo mais aprofundado. No momento, você está confundindo coisas por demasiadas simples.
Acho que é eu que preciso ter paciência contigo.
Tá pensando que sou tão leigo no assunto?
Estou querendo levar o lado teórico para a parte prática da questão e alguns ainda não me entenderam.
Quando a ciência entender como vidas se processam nas suas particularidades em laboratório será um exemplo bem prático para início de uma prova concreta.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #185 Online: 29 de Setembro de 2008, 08:25:14 »
http://br.youtube.com/watch?v=U6yZTlc-nJQ
Ainda existe um mistério!
As minhas simples dúvidas até a ciência reconheçe e pergunta.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #186 Online: 29 de Setembro de 2008, 09:03:01 »
Onde anda o Pedro Ac Hemm!
Deve ter melhorado de vida.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #187 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:03:52 »
ele sofreu uma mutação e evoluiu, agora ele alcançou a perfeição que a consciencia inteligente que criou tudo tinha em mente quando teve a inteligentissima idéia de se fazer de idiota.

huahuah...

Erivelton, acho que você não faz por mal... baixei minhas armas para contigo...

O Pedrão de vez em quando aparece, ele se cadastrou tambem lá no forum evangélico que você participa (ou participava), que tem um louco lá, fazendo premonições do fim do mundo em 2010 (ou 12 sei la)...

Cara, tenta com mais força (ficou esquisito o começo dessa frase hehe) compreender o que os foristas te dizem, leia os links indicados, pondere antes de postar alguma resposta... Enfim...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #188 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:14:44 »
Cara, tenta com mais força (ficou esquisito o começo dessa frase hehe) compreender o que os foristas te dizem, leia os links indicados, pondere antes de postar alguma resposta... Enfim...
Voce acha que não compreendo?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #189 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:34:56 »
Isso é o que você demonstra... Ou talvez você não consiga se expressar de forma a se fazer entender, sei la... só sei que pelo que você afirma, parece ser falta de compreensão mesmo... Desculpe a sinceridade...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #190 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:38:48 »
Isso é o que você demonstra... Ou talvez você não consiga se expressar de forma a se fazer entender, sei la... só sei que pelo que você afirma, parece ser falta de compreensão mesmo... Desculpe a sinceridade...
Acho que voce pegou o bonde andando.
Leia todos os meus argumentos e vai descobrir o que realmente eu quero entender.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #191 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:48:17 »
Algumas pessoas realmentes estão mais interessados em fazer críticas do que realmente argumentar algo interressante sôbre a evolução.
Eu sempre procurei meios mais fáceis para entender algo mais complexo.
No tópico que crei sôbre o sentido da vida irei comentar com tempo sôbre um possível Deus material em evolução.
Provas não tenho, mas busco evidências na própria ciência. A inteligência não é material?
Ela não está em nós? Porque não poderia existir em algum lugar de uma forma mais evoluída?
Algo complexo diz: Existo, pronto e acabou!
Porque sempre existiu?
A física diz que o mundo nunca foi inerte. O ponto zero da natureza sempre foi ativo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #192 Online: 29 de Setembro de 2008, 12:37:36 »
Ela não está em nós? Porque não poderia existir em algum lugar de uma forma mais evoluída?
Porque todas as montanhas não podem possuir uma sobremontanha que guarda sua forma em outra dimensão?
Porque esse tipo de pergunta só é feita com coisas referentes aos seres humanos? O universo não é antropomórfico, ele não guarda um lugar especial para o homo-sapiens.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #193 Online: 29 de Setembro de 2008, 13:40:08 »
Estou querendo levar o lado teórico para a parte prática da questão e alguns ainda não me entenderam.
Quando a ciência entender como vidas se processam nas suas particularidades em laboratório será um exemplo bem prático para início de uma prova concreta.

Erivelton, por que não começa de novo?
Leia os textos do Atheist e parta daí no debate.
Muitas vezes para irmos para a frente é preciso recapitularmos o que está atrás.
Assim acho que daria para "construir" melhor o conhecimento que está procurando.
E tanto você quanto o "outro lado" iriam se embasando sobre o que cada um quis dizer e sobre a visão de ambos os lados sobre cada particularidade.

Vou tentar responder as suas 3 perguntas, mas é melhor começar do zero no debate, como o Atheist recomendou.

1)Se um cromossoma alterado na hora de formar o feto uma pessoa por exemplo poderia nascer com a pele parecida a um macaco?

R: pele de macaco já temos.. imagino que quis dizer pelos e isso ocorre em algumas pessoas (inclusive está no livro dos recordes).

2)O que seria preciso geneticamente para que a nossa espécie mudasse para outra no Ítem inteligência para menor igual aos irracionais?

R: dos "irracionais" para nós (ô santa humildade!!) milhões e milhões de anos e várias particulariedades como a capacidade de reter e conservar informação (escrita) e meios de incentivar o cérebro (como aperfeiçoamento de instrumentos), além de muitas outras caracteristicas que causam polêmicas e divergências.

3)Uma evolução através de apenas um ancestral não seria pouco tempo para que todas as espécieis existissem.

R: normalmente não é um ancestral propriamente, mas uma grupo (ou um grupo derivado de um ancestral) que dispersa uma caracteristica na população.
Dependedo da caracteristica a seleção a faz se sobrepor sobre as outras (mas levam muitas e muitas e muita e muitas e muitas e muitas e muitas e muitas gerações.. nada de X-man e evolução intantânea).

Topa começar o debate com o atheista (que considero muita mais capacitado do que eu) do zero?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 29 de Setembro de 2008, 17:50:38 »
As mutações são lentas e quase nulas quando se fala em especiação.
Se levarmos em consideração que uma mutação depende da outra para gerar novas espécieis diferentes que cálculo a ciência aplica para isto?
Essas frases não fazem o mínimo sentido.

Quem foi que disse que mutações são lentas ou dependem uma da outra?

Antes de continuar a discutir você tem que aprender os conceitos corretos de mutação e especiação. Aproveite e aprenda também sobre recombinação e deriva genética.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

• Visitante
« Resposta #195 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:31:02 »

Você só consegue ir para a parte prática se entender a teoria. E pelo que você escreve você está longe de entender a teoria. Você não sabe o que é uma mutação sequer; não sabe a diferença entre genes e cromossomos; não sabe a diferença entre variação e seleção. Como quer entender na prática? Um pouco de humildade e vontade de aprender e ir atrás é bom para quem quer ser autodidata. Não é porque teve uma idéia do nada que isto automaticamente se torna válido.

Atheist

• Visitante
« Resposta #196 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:38:40 »
Algumas pessoas realmentes estão mais interessados em fazer críticas do que realmente argumentar algo interressante sôbre a evolução.
Eu sempre procurei meios mais fáceis para entender algo mais complexo.
No tópico que crei sôbre o sentido da vida irei comentar com tempo sôbre um possível Deus material em evolução.
Provas não tenho, mas busco evidências na própria ciência. A inteligência não é material?
Algo complexo diz: Existo, pronto e acabou!
Porque sempre existiu?
A física diz que o mundo nunca foi inerte. O ponto zero da natureza sempre foi ativo.

Não existe "forma mais evoluída". Se quer discutir evolução, este é o primeiro princípio que deve ter em mente. É preciso aprender os jargões, as formas de se discutir. É preciso aprender a base.

Críticos sempre pensam que evolução é fácil e costumam bater nos espantalhos que criam, como você está fazendo. Está batendo num espantalho que você criou do que acha ser a evolução. Isto realmente enche o saco.

Há muito, muito tempo eu espero por alguém que queira realmente discutir evolução, mas que tenha um mínimo de conhecimento para isso. Eu sou perfeitamente capaz de explicar, mas para quem quer aprender. Quem vem se achando o sábio (profeta dos ateus, não é mesmo), e não tem o conhecimento mais básico do que é evolução, deveria nunca ter postado nada por aqui... É o que eu penso, mas posso estar errado e outros colegas mais pacientes podem continuar a discussão. Não gosto de insistir nisso pois parece muito um apelo à autoridade... Até por isso o tempo que eu dei nos fóruns permitiu que apenas os mais velhos (de fórum) saibam quem sou e o que sou, e não costumo ficar me expondo à toa. Agora, por favor: você quer discutir evolução? Legal! Podemos discutir. Há muita coisa a ser discutida. Mas sem o mínimo de base não adianta discutir, melhor tentar aprender primeiro. É só um conselho.

Atheist

• Visitante
« Resposta #197 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:41:25 »
http://br.youtube.com/watch?v=U6yZTlc-nJQ
Ainda existe um mistério!
As minhas simples dúvidas até a ciência reconheçe e pergunta.

Origem da vida e evolução biológica são temas distintos. É necessário haver vida para haver evolução. Podemos discutir origem da vida, ou podemos discutir o que houve depois que a vida surgiu. Escolha...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #198 Online: 30 de Setembro de 2008, 00:14:07 »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #199 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:26:46 »
Você só consegue ir para a parte prática se entender a teoria. E pelo que você escreve você está longe de entender a teoria. Você não sabe o que é uma mutação sequer; não sabe a diferença entre genes e cromossomos; não sabe a diferença entre variação e seleção. Como quer entender na prática? Um pouco de humildade e vontade de aprender e ir atrás é bom para quem quer ser autodidata. Não é porque teve uma idéia do nada que isto automaticamente se torna válido.
Os cientistas da época pensavam que cortando rabos de camundongos os filhotes iriam nascer sem rabos. Alguém não me lembro o nome achava que dando choque elétrico em um morto ele voltaria a viver.
Pensamentos práticos como este é que levaram os inteligêntes a buscar a parte teórica.
Já disse aqui que a evolução é base para todas as respostas teóricas, mas que na prática muitos ainda não sabem como teria funcionado.
Através da teoria tudo se torna fácil para dar resposta, mas quando se quer entender na prática a coisa fica mais complexa.
É brincaceira, a gente passa anos estudando e apareçe um Erivelton na vida para querer saber mais que os outros!
Por favor! não pensem isto de mim. Não sou tão sábio na matéria como muitos aqui, mas também não sou tão leigo no assunto a ponto de não poder discutir.
Reconheço que a ciência está no ponto para dar a resposta sôbre as perguntas que faltam, mas ela ainda está perguntando quem acionará a faísca para que o sol pegue fogo.
Pesquisas em laboratórios emvolvem a prática do que falam em teoria e eles querem saber como tudo funcionou ao longo de milhões de anos.
Quero sim discutir a evolução, pois gosto de desvendar mistérios.
A base teórica é muito importante, mas quero levar para o lado prático para desmembrar como tudo teve ter acontecido. Sôbre esta questão acredito sem sombra de dúvidas que todos possuem idéias básicas.
Podemos até falar algo errado, mas ajuntando todas as idéias podemos formular uma base.
A princípio algo bem básico gostaria de perguntar: Todas as espécieis que existem hoje em nosso planeta vieram de uma só célula procariotica, que evoluiu para eucariótica e consequentemente ter evoluído o primeiro ser vivo(seja lá qual fôr) deu evolução a seguir a todas elas existentes? ou foram construídas várias células e cada uma deu origem a uma espécie X?
Segundo tenho conhecimento tudo partiu de uma única célula e não de duas, três ou mais...
O que ná pratica isto pode ter acontecido no seu início?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!