É mais ou menos o que ocorre com os cromossomos e genes.
Banzai, bom dia!
A sua análise bem prática deu para reconheçer todo o processo do seu entendimento.
Não vou entrar em maiores detalhes, mas resumindo a evolução eu diria que esta analogia foi boa em função de uma teoria, mas na prática as peças precisariam ser trocadas ou fabricadas por alguém.
Não entendi bem de onde tirou a "loteria".
Eu não nego que peças precisam ser fabricadas por alguém.
Rádios e TVs e outras invenções humanas, se "reproduzem" por produção industrial e artesanal, e evoluem por implementação de novas idéias ("mutações"). Os seres vivos, são suas próprias fábricas e as novas idéias são simplesmente variações hereditárias no desenvolvimento, como essas que existem dentro das próprias populações, originadas por mutação.
Nos dois casos, são diferenças entre as peças e meios de construção que incompatibilizam gradualmente as "populações". Para exemplos mais estritamente biológicos, basta lembrar de coisas como que mesmo alguns problemas genéticos derivados de homozigose (de dois alelos iguais no mesmo indivíduo) podem ser fatais. Então, hipoteticamente poderia ocorrer algo como uma espécie aparentada da outra não poder mais se reproduzir entre si por algo similar, como cada uma população ter "fixada" uma homozigose não-letal (isso é, todos os indivíduos a tem) em dois pontos diferentes do genoma, mas se combinadas, elas são letais.
Você parece estar freqüentemente reclamando de que tudo isso é muito "teórico" apenas, mas basta lembrar de que há espécies diferentes ainda capazes de gerar híbridos com diferentes níveis de fertilidade e viabilidade. Especiação não é algo "sim ou não", preto ou branco, perfeitamente, há vários graus, "zonas cinzentas" entre espécies, causadas por variados graus de diferenças acumuladas em isolamento.
No caso mais complexo como são as mutações a coisa se torna mais difícil, pois numa evolução cêga não há ninguém para coordenar as celulas em seus devidos lugares.
Eu gostaria que me respondesse 3 perguntas:
1)Se um cromossoma alterado na hora de formar o feto uma pessoa por exemplo poderia nascer com a pele parecida a um macaco?
Vai depender de quão parecida com a pele de um macaco você espera que fique, e qual seria a mudança ocorrida no cromossomo.
Chimpanzés e humanos são 99% idênticos nos seus genomas, então, previsivelmente, dentro desse 1% de diferenças, estão aquelas que determinam todas as diferenças entre a nossa pele e as dos macacos, sejam quais forem.
Se todas essas diferenças na genética da pele podem aparecer de uma vez só, eu não sei. Mas essencialmente sim, é possível que humanos viessem a ter "pele de macaco".
2)O que seria preciso geneticamente para que a nossa espécie mudasse para outra no Ítem inteligência para menor igual aos irracionais?
Seria necessário que menor inteligência, geneticamente determinada, (mais provavelmente em gradações) favorecessem reprodutivamente esses indivíduos, ou que genes determinando uma inteligência mais drasticamente menor de alguma forma fossem isolados geograficamente, que em algum lugar, por algum motivo, todas as pessoas fossem descendentes de alguém com uma considerável deficiência mental.
3)Uma evolução através de apenas um ancestral não seria pouco tempo para que todas as espécieis existissem.
As mutações são lentas e quase nulas quando se fala em especiação.
Na verdade, isso não é considerado um problema, não há estudos de verdade estimando que devessem haver menos espécies porque a especiação é lenta demais, que não houve tempo suficiente. Mesmo que houvesse, a hipótese mais parcimoniosa seria simplesmente supor que a velocidade de evolução ou taxas de especiação não são constantes (e não são, de qualquer forma), havendo períodos, situações, em que diversificação e especiação ocorrem mais freqüentemente. Assim não se precisaria jogar fora todas as evidências de parentesco entre todos os seres e propor origens independentes por mecanismos completamente desconhecidos.
Se levarmos em consideração que uma mutação depende da outra para gerar novas espécieis diferentes que cálculo a ciência aplica para isto?
A vida começa no mar começando a evolução, que daí geram várias espécieis. Algumas por efeito das mutações conseguem ir para a terra seca e por diversas mutações aparecem os primeiros seres vivos fora da água.
Multiplicando o nº de espécieis existentes por um valor X para cada mutação genética seria tempo sucifiente para que todas existissem?
Eu não sei, mas mutação não é algo tão raro quanto aparentemente você está pensando ser. Na verdade, é mais surpreendente a unidade ainda existente entre todos os seres, apesar das taxas de mutação bastante elevadas. Por exemplo, humanos e chimpanzés compartilham 99% do genoma entre si, e humanos e camundongos, algo em torno de 70%. Humanos e bananas, algo em torno de 40%.
Quantas espécies existem no mundo? http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/index.cfm
Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.
Vale lembrar que, como eu disse antes mesmo nessa mesma mensagem, há diferentes taxas de evolução e especiação, para diferentes tipos de organismos e por diferentes situações. Para plantas, e talvez para alguns insetos, por exemplo, especiação pode ser em alguns casos produto imediato de hibridação.
http://www.talkorigins.org/faqs/faq-speciation.html[/quote]