Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48348 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #125 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:47:29 »
E Erivelton, ele quer saber o que VOCÊ entende sobre essas palavras e não o qu sites por ai dizem... entendeu?!
Se eu talvez só escrevesse os que os sites dizem por aí eu não seria taxado de tão burro.
O problema são minhas idéias autônomas baseadas em estudos científicos.
Então responda o que você sabe sobre o que o Angelo perguntou.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #126 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:56:32 »
Onde eu falei que prova alguma coisa?
Apenas defendo esta hipótese por vários motivos.

Então segundo sua hipótese assim não se provaria o que afirmas? Acho que você não entendeu o que signfica H1 e H0.

Se voce ler todas as minhas postagens vai entender porque penso assim.

Li, mas vários trechos são indecifráveis... a não ser usando algum conhecimento holístico metafísico (que eu como cientista sou incapaz de ter).

Voce como bióloga conheçe algum caso de hibridismo em seres sexuados que deixam descendentes férteis não estéreis?

Sim.

Pares não se combinam então por enquanto não pode haver evolução cromossômicas.

Trecho sem sentido. Re-escreva.

Quando existem anomalias entre os pares os filhos nascem com problemas.

Nem sempre.

A regra existe para todas as espécieis

Mentira.

mostrando ser possível que cada célula evoluiu para cada um ser vivo existente.

Não há como chegar nesta conclusão. É como dizer que batatas são redondas porque carros tem aceleradores.

A evolução sim pode existir dentro de uma espécie onde os pares se combinam como raças de cães.

Evolução não "existe dentro de espécies". Re-escreva e encontre um sentido para as palavras.

Falei alguma coisa errada

Sim, várias. Tá disposto a usar a língua portuguesa de maneira apropriada ou vai continuar escrenvendo tão mal?

ou as evidências não nos mostram isto?

Isto? Isto o quê? Não tem sentido algum o que vc escreveu.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #127 Online: 28 de Outubro de 2008, 14:01:02 »
Para debater idéias. Para "alfabetizar" existe escola.
Coloquei várias idéias. Onde estão os argumentos?

Erivelton, quando eu falo debater idéias, quer dizer idéias baseadas em fatos. Não adianta tomar chá de cogu e querer debater, por exemplo, dizendo que "evolução existe dentro da espécie". Isso não tem sentido algum.

Sugiro primeiro que você leia, e leia muito. Isso vai melhorar aos poucos sua compreensão. Quem não escreve bem, também não lê bem. E se você não lê bem, não compreende o que está escrito. É aí que entra a minha perda de tempo. E como meu tempo é pouco, vou racioná-lo, sobretudo enquanto você não demonstrar uma base mínima.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #128 Online: 28 de Outubro de 2008, 14:02:18 »
O problema são minhas idéias autônomas baseadas em estudos científicos.

:demente:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #129 Online: 28 de Outubro de 2008, 14:07:26 »
Nina ta que ta hauhauh...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #130 Online: 28 de Outubro de 2008, 14:44:57 »
Nunca viu o Sodré me chamar de engraçadinha?

:histeria:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #131 Online: 28 de Outubro de 2008, 17:36:49 »
Erivelton, quando eu falo debater idéias, quer dizer idéias baseadas em fatos. Não adianta tomar chá de cogu e querer debater, por exemplo, dizendo que "evolução existe dentro da espécie". Isso não tem sentido algum.

Se ele tomasse chá de cogumelo talvez ele deixasse de escrever tantas bobagens ;)
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #132 Online: 28 de Outubro de 2008, 17:37:32 »
Apologia detected hauahuauhauha...
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #133 Online: 29 de Outubro de 2008, 05:37:33 »
Crec, crec (barulho de mãos estralando). Como faz tempo que não participo de debate...

Bom, vou resumida e grosseiramente explicar uma hipótese para a origem da vida, porque ao que parece, muuuuuuuuuuita gente por aqui não entende.

Terra, ~4 bilhões de anos atrás. Raios UV pra lá e pra cá, atmosfera principalmente composta de CO2/CH4 + N2/NH3 + H2O...

Como a maioria aqui deve saber, raios UV promovem reações químicas. Aliás, não é à toa que eles são cancerígenos. Junta molécula aqui, outra ali, tudo acaba sendo "lavado" pela chuva aos mares. E lá, continua reagindo.

Quando as moléculas reagem umas com as outras, algumas vezes surgem moléculas um pouco maiores. A maioria é besteira, mas é interessante que metano+dióxido de carbono resultam em formaldeído. Formaldeído, quando polimeriza, gera o que a gente chama de carboidratos. Como a ribose, por exemplo.

Ribose é mais ou menos reativa, fosfato tem às pencas na natureza, e enquanto isso, vão sendo formados uns compostos cretinos de nitrogênio, oxigênio, carbono e hidrogênio, chamados bases hidrogenadas. Não somente as quatro que a gente tem no corpo, mas pencas delas, sendo que a maioria foi pro passado-sem-fundo.

Ribose, fosfato, e umas bases se ligam. Até aí, nada demais. E esses grupinhos se ligam uns aos outros, formando cadeias. E vão sendo destruídos, por causa dos raios UV.

Alguns desses grupinhos têm a capacidade de mudar o ambiente à sua volta; funcionam como catalisadores, mas a maioria vai pro saco mesmo.

Até que um deles era um catalisador interessante, que juntando as bases espalhadas por aí, montava uma molécula igual à dele mesmo. Leia-se, uma molécula auto-replicante. Isso é vida? Sei lá, depende do que se chama de vida.

Gerando cópias de si mesma. Qualquer um que já estudou PG sabe que se uma molécula dá origem a duas, essas duas a quatro, essas 4 a 8 e por aí vai, você termina com um número gigantesco rapidinho.

Mas, seguindo Lavosier, essas moléculas não podem estar simplesmente se dividindo e continuando do mesmo tamanho, elas precisam estar obtendo átomos de alguma outra coisa.

Talvez, do fosfato+carboidratos+bases nitrogenadas que tavam boiando às pencas, devido às reações promovidas pelo UV? É o mais provável. Só que isso acaba mais hora, menos hora, certo? Se você pensar nessas moléculas auto-replicantes como sendo vivas, a comida acabou. Malthus puro e simples: vida cresce em PG, mas as reações que fornecem alimento continuam na mesma taxa (ou, talvez, aritmética).

Só que entra evolução: as cópias das moléculas não são sempre perfeitas.

Que, de boa, já tem trocentos tópicos pra falar dela, até uma área em específico. Procurem no Google ou aqui mesmo, no CC.

Ah, peço aos biólogos de plantão pra me avisar se falei besteira (viu Nina? rs).
Latebra optima insania est.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #134 Online: 29 de Outubro de 2008, 08:16:12 »
Ah, peço aos biólogos de plantão pra me avisar se falei besteira (viu Nina? rs).
Parabéns! nota 1000.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #135 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:26:33 »
Anatomia de um inseto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Robal.png
Ainda gostaria de entender como Darwin explica que a evolução de todos os seres vivos partiu de apenas um ancestral para gerar milhões de espécieis :?:
Na verdade apenas temos 3 respostas para concebermos:
1º) Tudo veio de um só ancestral  :umm:
2º) Milagre da natureza para evoluir milhões de espécieis independentes com as mesmas analogias   :umm: ou
3º) Existe um criador.  :umm:

Só de insetos temos na faixa de 800.000 segundos dados.
Eles possuem uma analogia física igual aos mamíferos vertebrados como: Olhos, cérebro, coração, ossos etc...
http://darwinliceu.blogspot.com/2008/02/cronologia-darwinista.html

Há quem diga que os coanoflagelados são considerados ancestrais de todo o reino animal, e em particular podem ser os ancestrais diretos das esponjas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Monosiga_Brevicollis_Phase.jpg

Só no mar existem catalogadas 230.000, mas estima-se um número bem maior.
http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1854

A especiação no entanto demora milhões de anos para acontecer segundo estudos.
Baseando nisto eu me pergunto: Em meio a milhões de espécieis existentes quanto tempo seriam preciso para que todas elas sofressem especiação?
Estima-se que existam entre 10 a 50.000.000 entre todo o planeta.
Fazendo-se um cálculo matemático pelo mínimo de 10.000.000X100.000mil anos de especiação para especiação teremos= 1.000.000.000.000 (temos 1 trilhão de anos para acontecer toda a evolução).

São estes os cálculos ou existe outro?

« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 09:34:59 por Erivelton »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:32:30 »
Estas grandes diferenças de espécieis mostram que cada uma delas podem ter evoluído separadamente.
Os ácidos nucleicos ao evoluírem separadamente criaram cada uma suas espécieis.

Totalmente incorreto, não existem  essas  “grandes diferenças de espécies”,  o que há  é uma  graduação dessas diferenças,  um chimpanzé ou bonobo é bem menos diferente  de nós do que um  peixe,   e mesmo em relação a um peixe existem semelhanças  bioquímicas que mostram  não sermos grandemente  diferentes.

Este degrau de semelhanças é justamente  um  forte indício  de uma seqüência filogenética .

.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #137 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:43:39 »
Este degrau de semelhanças é justamente  um  forte indício  de uma seqüência filogenética .
Começo a compreender porque Darwin defendia uma evolução de um só ancestral.
Agora está faltando dar resposta a inúmeras perguntas não respondidas.
Precisa-se descobrir primeiro a curto prazo como seria este ser vivo ancestral comum na qual originou uma diversidade enorme de espécieis.
Estou aguardando o resultado dos cálculos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #138 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:50:07 »
Sugiro primeiro que você leia, e leia muito. Isso vai melhorar aos poucos sua compreensão. Quem não escreve bem, também não lê bem. E se você não lê bem, não compreende o que está escrito. É aí que entra a minha perda de tempo. E como meu tempo é pouco, vou racioná-lo, sobretudo enquanto você não demonstrar uma base mínima.
Talvez é por causa do seu tempo ser pouco que não quer sair apenas dos fatos confirmados. Não é verdade?
Acontece que os fatos afirmados estão em estudos pela comunidade científica e nada ainda está provado num sentido geral.
Vou procurar colocar mais qrgumentos de quem sabe se expressar para que eu possa ser entendido.
Aliás estarei aguardando os cálculos da especiação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #139 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:50:37 »
A especiação no entanto demora milhões de anos para acontecer segundo estudos.

Qual estudo seria esse?  Essa afirmação é deveras surpreendente.

Baseando nisto eu me pergunto: Em meio a milhões de espécieis existentes quanto tempo seriam preciso para que todas elas sofressem especiação?
Estima-se que existam entre 10 a 50.000.000 entre todo o planeta.
Fazendo-se um cálculo matemático pelo mínimo de 10.000.000X100.000mil anos de especiação para especiação teremos= 1.000.000.000.000 (temos 1 trilhão de anos para acontecer toda a evolução).

Não, não é esse o cálculo.  Você está supondo que a especiação aconteça "em fila", com uma única espécie se diferenciando de cada vez.  Por que, digamos, todos os insetos, anfíbios, répteis e mamíferos teriam de "esperar" enquanto alguma espécie de peixe completa sua diferenciação, isso eu não consigo entender.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:53:12 »

Seu cálculo parte de um pressuposto  totalmente  falso  :

Você   pressupõe   que  todas as espécies estão ligadas por uma única linha evolutiva ,  isso está totalmente errado,  não existe  uma única linha evolutiva que liga todos os seres vivos em seqüência.   Existem várias linhas evolutivas,  derivadas de várias ramificações .  

Como são várias linhas linhas evolutivas separadas, as especiações  podem ocorrer simultaneamente.

.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 10:06:24 por Helder »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #141 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:01:22 »
Erivelton está apenas cento e setenta anos atrasado.

Darwin já concebeu o conceito de árvore evolutiva em 1837.

Elas foram comprovadas na prática, inclusive em primatas.  Isso já é matéria de ensino médio.

Muitas a esta altura já são bem documentadas.

E não é difícil encontrar o material tampouco.

Portanto, Erivelton, qual é a sua dúvida?  E que estudos são esses que você menciona, mas que ninguém encontra?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #142 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:03:42 »
Especiação no Homem
Os seres humanos têm semelhanças genéticas com chimpanzés e gorilas, o que sugere antepassados comuns. Uma análise de derivação genética e recombinação sugeriu que o ancestral comum mais próximo entre o homem e o chimpanzé sofreu especiação (por cladogênese) há 4,1 milhões de anos, formando duas novas espécies que, através de caminhos evolutivos diferentes, deram origem aos indivíduos atuais.
Eu fiz um cálculo de apenas 100.000.
Esta aqui é de 4,1 milhões de anos em apenas pouca especiação.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #143 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:08:22 »
Transposição de genes como causa de especiação
Theodosius Dobzhansky, que estudou mosquinhas-da-fruta nos primórdios da investigação em genética nos anos 30, especulou que partes do genoma que mudam de um sítio para o outro podem provocar a separação de uma espécie em duas. Ele esquematizou como seria possível para secções de um cromossoma de se relocalizarem num genoma. Estas secções móveis podem causar esterilidade em híbridos inter-específicos, o que pode actuar como impulsionador de especiação. Em teoria, a ideia parecia boa, mas houve um longo debate entre os cientistas sobre se isto realmente aconteceria na Natureza. Eventualmente, uma teoria concorrente que envolvia a acumulação gradual de mutações foi demonstrada tão frequentemente em meios naturais que geneticistas ignoraram a hipótese dos genes móveis.
No entanto, pesquisa recentes mostraram que genes que saltam de um cromossoma para outro podem contribuir para o nascimente de uma nova espécie. Isto valida o mecanismo de isolamento reproductivo, que é um elemento essencial da especiação.

Especiação por hibridação
Hibridação entre duas espécies leva por vezes ao aparecimento de fenótipos diferentes. Este fenótipo pode estar melhor adaptado do que as linhagens parentais e por isso, a selecção natural pode favorecer estes indivíduos. Eventualmente, se for alcançado o isolamento reproductivo, pode levar a uma espécie diferente. No entanto, isolamento reproductivo entre os híbridos e os seus parentais é particularmente difícil de alcançar e por isso a especiação por hibridação é considerado um evento raro. A espécie Anas oustaleti (agora extinta) originou de especiação por hibridação.
Quando a hibridação que leva a especiação não resulta numa mudança do número de cromossomas chama-se especiação por hibridação homoplóide. É considerado muito raro mas já foi demonstrado em borboletas do género Heliconius e em girassóis. Especiação poliplóide, que envolve mudanças no número de cromossomas, é um fenómeno mais comum, especialmente em plantas.

Nina, esta é para voce.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #144 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:08:27 »
Erivelton, o que esse trecho diz é que a primeira especiação da divergência entre humanos e chimpanzés aconteceu quatro milhões de anos atrás.

Os caminhos evolutivos diferentes que o texto menciona logo em seguida envolvem a formação de várias outras espécies desde então.

Além do que, você está pegando tempos de especiação de primatas e extrapolando-os para todas as outras formas de vida, inclusive microorganismos e insetos, que tendem a viver muito menos tempo e a se diferenciar muito mais rápido.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:11:58 »
Especiação no Homem
Os seres humanos têm semelhanças genéticas com chimpanzés e gorilas, o que sugere antepassados comuns. Uma análise de derivação genética e recombinação sugeriu que o ancestral comum mais próximo entre o homem e o chimpanzé sofreu especiação (por cladogênese) há 4,1 milhões de anos, formando duas novas espécies que, através de caminhos evolutivos diferentes, deram origem aos indivíduos atuais.
Eu fiz um cálculo de apenas 100.000.
Esta aqui é de 4,1 milhões de anos em apenas pouca especiação.  

Só que neste cálculo de 4,1 milhões de anos  estão incluidas  várias espécies  entre o Homo sapiens  e os Australopitecos. Não foi uma única especiação  que ocorreu  nestes 4,1 milhões de anos .  

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #146 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:17:50 »
Portanto, Erivelton, qual é a sua dúvida?  E que estudos são esses que você menciona, mas que ninguém encontra?
Dantas onde estão as contas?

Erivelton, o que esse trecho diz é que a primeira especiação da divergência entre humanos e chimpanzés aconteceu quatro milhões de anos atrás.
Os caminhos evolutivos diferentes que o texto menciona logo em seguida envolvem a formação de várias outras espécies desde então.
Além do que, você está pegando tempos de especiação de primatas e extrapolando-os para todas as outras formas de vida, inclusive microorganismos e insetos, que tendem a viver muito menos tempo e a se diferenciar muito mais rápido.
Do chipanzé até nós quantas espécieis se formaram?
Olha que meus cálculos foi por baixo: Apenas 100.000 anos.
Quantos milhões de seres mais complexos existem?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #147 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:19:03 »
Só que neste cálculo de 4,1 milhões de anos  estão incluidas  várias espécies  entre o Homo sapiens  e os Australopitecos. Não foi uma única especiação  que ocorreu  nestes 4,1 milhões de anos .  
Agora sim, quantas espécieis foram?
Depois vamos calcular.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #148 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:23:34 »
http://multimedia.iol.pt/iol/gar_multimedia/objecto_imagem/id/1265/584
Dividindo 4.100.000 por 6= 683.000 mil anos para cada especiação.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #149 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:29:25 »
Esqueci  :umm:
683.000X10.000.000 milhões de espécieis mais complexas temos=6.830.000.000.000 (quase 7 trilhões  :umm:)
Quando surgiu a primeira forma de vida  :umm:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!