Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48351 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #200 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:02:54 »
A evolução é a mudança em populações ao longo das gerações. Às vezes pode ser necessário mil gerações, às vezes muito menos. Por isso, para ter uma idéia vaga de um cálculo a ser feito é necessário levar em consideração o número de gerações, que é específico para cada organismo.
Suponha uma bactéria, que pode ter uma geração a cada 20 min - 1h. Quanto tempo leva para ter umas mil gerações de bactérias? Em um milhão de anos, quantas gerações de bactérias existem? Lembrando que os primeiros organismos eram ainda mais simples que as bactérias mais simples atuais dá pra ter uma idéia de quantas gerações e quantas possibilidades diferentes (no início a DNA polimerase deveria errar muito mais do que erra hoje) só no primeiro milhão de anos...
Sempre entendi que foram seres menos simples, agora faça este teste em gerações mais complexas?

Pra mim está mais do que claro que Erivélton é um troll.
Quase isto ou talvez isto. As vezes vou buscar nas cavernas os indícios das verdades.  :ok:
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #201 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:07:21 »
PQP...

Nem sei porque não estou fazendo o almoço agora. Mas vamos lá, a merda tá feita, eu já li as asneiras, agora não aguento.

Certo, então estamos mentindo... vamos ver...
Um pequeno exemplo, nada exagerado, visto que em se tratando de insetos a coisa fica preta (por causa da mania de Deus de fazer besouros... ô ser que gosta de besouros....):
Isto é evolução.

Não, segundo uma lógica religiosa, isso seria um fetiche por insetos.

Segundo a ciência, se chama radiação adaptativa.

São conhecidas nominalmente 8.000 espécies de peixes de água doce na região neotropical. Os sistematas acreditam que só na Amazônia existam cerca de 5.000 espécies não descritas... realmente, seus números devem ser bem realistas.
Acredito que cada espécie desta evoluiu separadamente, pois algumas delas ficaram com suas estruturas originais não se modificando.

Além da segunda parte da sua oração não explicar a primeira, isso é MENTIRA.

Apresente provas do que afirma e continuo neste ponto.

Os insetos também tem olhos que nem o ser humano para enxergar.
Se tudo evoluiu de um só ancestral então até o ser humano para evoluir também passou por uma mosca.

Como eu já disse, batatas são redondas porque carros têm aceleradores... que lógica incrível!!!

Erivelton, estude sobre o gene Pax6. Você dá um exemplo estapafúrdio destes? Justamente com o caso dos olhos, quando já é provado que estas estruturas surgiram várias vezes ao longo da evolução dos grupos? Fala sério, vai ler os livros do Dawkins para aprender o básico, meu filho!

Se não passou então evoluiu de outra árvore gealógica que fez cruzamentos com os humanos e outras demais espécieis.

Nossa, que conclusão brilhante... as epécies devem ter surgido mais de uma vez segunda sua teoria, mas estruturas simples como olhos não?!!!! Isso é que pensar bastante antes de vomitar asneiras.

Aí vem a questão: Que ancestral comum foi este :umm: que se dividiu em várias espécieis dando a cada uma algumas semelhanças de órgãos análogos?

Ai, ai... Erivelton, estude sobre o recrutamento das proteínas do cristalino... junto com o gene Pax6. Você vai precisar de alguma base para entender os artigos, mas quem sabe em uns 5 anos volta renovado. (sugiro cursar biologia neste meio tempo).

Como pode um ancestral se dividir em vários divindo espécieis maiores(DINOSSAUROS) e outras minuaturas como insetos :?: :?: :?: Eis aqui um grande problema para ser resolvido.  :?:

Realmente, mas isso é coisa pro seu analista. A ciência não diz que isso aconteceu.

O que vêem os insetos?

Depende da anta que tá durmindo descoberta.

Um dos assuntos que sempre fez parte da curiosidade do
homem são as diferentes formas de visualização dos insetos. Sabemos que existem insetos
que possuem alguns órgãos mais apurados e desenvolvidos que os nossos. Alguns possuem um
olfato capaz de alcançar longas distâncias. Outros podem ouvir sons ou detectar
vibrações que para nós, seres humanos, seria uma tarefa impossível de se realizar. No
que diz respeito ao sentido da visão dos insetos, especialmente ao das moscas, podemos
responder a certas perguntas que nos fazemos no nosso dia-a-dia, como por exemplo, por que
as moscas são tão ágeis? Para responder a esta pergunta é necessário que se entenda
que as moscas possuem olhos compostos de cerca de 4.000 pequeninas lentes, com uma forma
similar a um hexágono, chamadas ommatidium, que proporcionam a ela uma visão de quase
360 graus. Dessa forma, ela tem um campo de visão tão grande, que a possibilita ter um
alto grau de reflexão diante dos ataques externos.
http://www.abcexpurgo.com.br/principal/insetoscia.asp?id=16
Gostaria de perguntar outra vez: Como era este ancestral que se dividiu em várias espécieis?

Se dividiu? Prove. Prove que foi assim, depois continuamos. Quem disse que foi assim foi o senhor Erivelton, não a ciência.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 10:28:25 por Nina »
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #202 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:09:39 »
Quantas vezes vão precisar te dizer que as espécies se diferenciam simultaneamente em vez de "esperar na fila" e só diferenciar uma de cada vez?
Começo a achar que Atheist está certo, você é um troll.
Como voce diferencia isto uma de cada vez com argumentos bem práticos. Quero fazer uma pesquisa.  :umm:
Você conseguiu contradizer seu próprio parágrafo anterior (corretamente) E mostrar completa ignorância da base do assunto ao mesmo tempo.
Não deixa de ser uma proeza.
Fala e não explica. Assim não consigo entender nada  :?:
Você LEU o artigo?  Se leu e entendeu não tem por que fazer essa pergunta.
Quando o cientista cortou o rabo de camundongos e deu choque elétrico em um morto fez sentido?
Dantas não seja um fanático cinetífico segundo Darwin. A ciência pertence a todos.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #203 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:10:12 »
Manchete do blog do Erivelton:
"Céticos darwinistas incapazes de explicar as falhas da teoria evolutiva"
Como outros já fizeram antes (engraçado que só para isso falta imaginação)...
Pessoal eu não estou para defender fulano ou beltrano, pois a ciência é uma coisa que se modifica a cada etapa. Eu particularmente apanho todos os dados dos evolucionistas e criacionistas, faço um resumo e tiro minhas conclusões.
Por mais inteligênte que um cientista seja ele ainda não tem provas suficientes para afirmar que algo aconteceu da forma como diz.
Todos sabem que existem diversas teorias para a evolução das espécieis e cada um defende aquilo que lhe é mais coerente.
Darwin seria o dono da verdade?[/b]
Já foram encontrados eros em sua teorias e assim novas descobertas podem surgir.
Eu entendo a princípio que cada um quer puxar sardinha para sua brasa, mas no meu caso eu não tenho nada a perder. Enquanto nada ficar provado eu também tenho as minhas convicções.  :ok: É só isto.

Putz, perdeu tempo escrevendo isso. Principalmente quando já ficou claro que você deturpa as coisas para PROVAR suas teorias. Fique juntando coisas religiosas com migalhas de ciência que sua colcha de retalhos tá linda... muito non sense, nada de conteúdo.

Por que ao invés disso você não vai estudar de verdade?

Quantos livros de evolução você já leu?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #204 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:13:41 »
Quando o cientista cortou o rabo de camundongos e deu choque elétrico em um morto fez sentido?
Dantas não seja um fanático cinetífico segundo Darwin. A ciência pertence a todos.

Tradução simultânea:

Estou pouco me lixando pro que os outros falam... eu só ouço a minha própria voz.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #205 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:13:58 »
Erivelton, você tá perguntando se já foi observado o processo de especiação ao vivo? Ou se há provas de que houve especiação? Olha, para quem se acha muito sabidão, você tá pagando um mega-mico.
Tem espécies de peixes que tem menos de 500 mil anos (dados da minha tese, não publicados ainda). Porque você não faz uma busca no google scholar e observa os achados? Preguiça?
Quer mastigado? Paga hora-aula (como tenho dr, são R$100,00 por hora). Pode ser ou vai trazer dúvidas válidas para um debate (e não para alfabetização)?
Fórum de debates tem interesses próprios?
Eu não sabia. Estou começando a entender algo a mais
 :umm:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #206 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:15:57 »
DISTORÇÃO PROPOSITAL.
MENSAGEM DENUNCIADA À MODERAÇÃO.
Distorção proposital?
Tem provas que foi proposital?
Pelo fato de eu entender de uma maneira vais provar que voce entendeu de uma forma como entendeu?
MENSAGEM DENUNCIADA A MODERAÇÃO.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #207 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:16:22 »
Erivelton, você é um talento nato. Não para a Biologia, mas um talento nato sem dúvida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:17:53 »
Além do mais entre milhões de espécieis existentes na natureza já era para a ciência ter observado algum tipo de especiação sem que fosse preciso realizar esperimentos em laboratórios.

A especiação não é um processo que acontece de uma geração para outra,  a especiação é um processo resultante de um acúmulo de pequenas mudanças .   É um processo longo , demorado,  
não ocorre aos saltos.

È um processo  gradual  !  Lento !

Não tem como flagrar  na natureza uma espécie gerando outra !  Para  isso um cientista deveria acompanhar  uma espécie  durante  dezenas, centenas ou milhares de gerações. Nem se um cientista ficasse  80 anos observando uma espécie (pluricelular, para não ficarmos nos micróbios) na natureza  ele conseguiria acompanhar  um único processo de especiação.

Não é possível que estas espécieis todas formaram-se num único período.  

Não  aconteceram num único período,  entretanto com já disse  é  (ao que eu saiba) impossível um cientista observar este processo (do início ao fim)  na natureza .

A cada mes ou a cada ano pelo menos uma espécie já sofreria algum tipo de mudança para que uma nova especiação surgisse.

Uma mutação é uma mudança, mas uma mutação  não é o suficiente para gerar uma nova espécie !

Uma mudança não gera uma nova espécie !   São necessárias  muitas mudanças , em um mês ou um ano  não acontece essa série  de mudanças necessárias para formar uma nova espécie  de um ser pluricelular  ( sobre um ser unicelular eu já não sei dizer se um ano é o suficiente, mas neste caso já é necessário um laboratório para acompanhar  gerações de micróbios).

« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 10:24:22 por Helder »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #209 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:20:28 »
Eu tenho certeza. Olha a deturpação que fez com relação ao código genético. Pegou só uma parte da frase para "provar" que pode usar este termo erroniamente.
Baixeza assim é coisa de troll. E os comentários que faz, e as fugas, não me deixam dúvida.
EU NÃO COBRO PARA DAR AULAS E FAZER COMENTÁRIOS SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO.
Se não quiser debates comigo esteja a vontade.
Se eu não entendi dê a sua explicação e não me separe como um burro qualquer.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #210 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:20:53 »
Erivelton, você tá perguntando se já foi observado o processo de especiação ao vivo? Ou se há provas de que houve especiação? Olha, para quem se acha muito sabidão, você tá pagando um mega-mico.
Tem espécies de peixes que tem menos de 500 mil anos (dados da minha tese, não publicados ainda). Porque você não faz uma busca no google scholar e observa os achados? Preguiça?
Quer mastigado? Paga hora-aula (como tenho dr, são R$100,00 por hora). Pode ser ou vai trazer dúvidas válidas para um debate (e não para alfabetização)?
Fórum de debates tem interesses próprios?
Eu não sabia. Estou começando a entender algo a mais
 :umm:

O Fórum tem alguns interesses próprios, sim, como manter apenas foristas que estejam dispostos a discutir, e aprender quando preciso.

Se eu tenho alguns interesses próprios? Sem dúvida, mas não incluem você, fique sossegado. E quanto à minha-hora aula, fica só de referência, não preciso dar aulas se eu não quiser.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #211 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:22:08 »
DISTORÇÃO PROPOSITAL.
MENSAGEM DENUNCIADA À MODERAÇÃO.
Distorção proposital?
Tem provas que foi proposital?
Pelo fato de eu entender de uma maneira vais provar que voce entendeu de uma forma como entendeu?
MENSAGEM DENUNCIADA A MODERAÇÃO.

Levando em conta que havia o link para o texto, e você pegou o texto e distorceu "esquecendo" de colocar a frase inteira, qualquer pessoas com dois neurônios chegará a mesma conclusão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #212 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:22:12 »
Como voce diferencia isto uma de cada vez com argumentos bem práticos. Quero fazer uma pesquisa.  :umm:

Aí já é abuso.  Não é preciso ser nenhum gênio, nem deixar de ser Criacionista, para entender que répteis, mamíferos, insetos e outras formas de vida são perfeitamente capazes de se diferenciar em várias espécies novas simultaneamente, e portanto não faz nenhum sentido multiplicar o suposto tempo necessário para cada especiação pelo número de espécies.  Não é nem mesmo um cálculo grosseiro ou prematuro, é simplesmente um cálculo inútil e sem qualquer nexo.

Você conseguiu contradizer seu próprio parágrafo anterior (corretamente) E mostrar completa ignorância da base do assunto ao mesmo tempo.
Não deixa de ser uma proeza.
Fala e não explica. Assim não consigo entender nada  :?:

E de que forma você entende alguma coisa?

Mas o entendimento da mesma, pelo visto, é um privilégio muito mais restrito do que deveria ser :(

Caramba, Erivelton.  O artigo tem um ponto bastante claro e bem explicado.  Você o elogia e imediatamente depois mostra diretamente que não entendeu esse ponto?  É brincar muito com a paciência alheia.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #213 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:25:03 »
Eu tenho certeza. Olha a deturpação que fez com relação ao código genético. Pegou só uma parte da frase para "provar" que pode usar este termo erroniamente.
Baixeza assim é coisa de troll. E os comentários que faz, e as fugas, não me deixam dúvida.
EU NÃO COBRO PARA DAR AULAS E FAZER COMENTÁRIOS SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO.
Se não quiser debates comigo esteja a vontade.
Se eu não entendi dê a sua explicação e não me separe como um burro qualquer.

Que bom que não cobras, pois eu também não pagaria.

Eu posso cobrar, tenho qualificação para isso. Quem quiser ter aulas comigo pagará, pois profissão para mim não é sinônimo de fazer caridade.

Agora, no fórum eu quero debater idéias, não dar aula do básico. Ensinar e aprender em um debate saudável é inerente. O problema é que este debate está longe de ser saudável, porque você simplesmente não entende o que escrevemos e não está disposto a ler.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #214 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:26:03 »
Como pode um ancestral se dividir em vários divindo espécieis maiores(DINOSSAUROS) e outras minuaturas como insetos :?: :?: :?: Eis aqui um grande problema para ser resolvido.  :?:
Não, eis aqui um não-grande problema para ser resolvido :)
Manera com a cafeína, Erivelton.  Depois a gente conversa.
Dantas agora entendi seu ponto de vista. Chegamos realmente a um denominador comum.

Provavelmente algum tipo de microorganismo que foi se diferenciando gradualmente em espécies cada vez mais distintas.
Agora podemos passar para a outra parte: VAMOS NOS APROFUNDAR NESTE MICROORGANISMO. Pode ser  :?:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #215 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:27:55 »
Não é.  E não precisa ser.  Ele teve pesquisas e idéias sérias a apresentar, o que foi mais do que o suficiente para ser ouvido.
Aprenda com ele.  Ou com qualquer outro.  Mas aprenda, por favor.  Tanta ignorância é deprimente...
Não é. Isto é que gostaria de ouvir.
Agora lhe digo mais uma vez: Estudo o darwinismo e outras teorias da evolução das espécieis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #216 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:28:26 »
Não, obrigado, eu não tenho parafilias com microorganismos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #217 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:29:03 »
Não é.  E não precisa ser.  Ele teve pesquisas e idéias sérias a apresentar, o que foi mais do que o suficiente para ser ouvido.
Aprenda com ele.  Ou com qualquer outro.  Mas aprenda, por favor.  Tanta ignorância é deprimente...
Não é. Isto é que gostaria de ouvir.
Agora lhe digo mais uma vez: Estudo o darwinismo e outras teorias da evolução das espécieis.

Aparentemente precisa repetir a matéria.  De novo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #218 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:31:34 »
Não, obrigado, eu não tenho parafilias com microorganismos.

Pára de falar difícil, Luis! Assim eu não te entendo!  :wink:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #219 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:39:50 »
Olha pessoal acabei de ler todos os questionamentos e sinceramente cheguei ao ponto que eu queria:
Falar deste suposto ancestral comum que deu origem a todas as espécieis. Entre troncos e barrancos, sendo considerado de todas as classes baixas possíveis, mas conseguír entender a todos e ser entendido em algumas questões.
Noto que cada um tem uma observação diferente e por fim a ciência não prova nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #220 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:42:39 »
Com o rigor de análise que você tem usado, por que não chegar a essa conclusão?  Não faz sentido, mas e daí?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #221 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:42:51 »
Se dividiu? Prove. Prove que foi assim, depois continuamos. Quem disse que foi assim foi o senhor Erivelton, não a ciência.
Chegamos a verdade da ciência  :?: :umm: Aqui está todo segrêdo da evolução explicada por Darwin.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #222 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:44:10 »
Com o rigor de análise que você tem usado, por que não chegar a essa conclusão?  Não faz sentido, mas e daí?
Percebo em seu argumentos que voce usa muito a frase sentido.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #223 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:46:03 »
Palavra, não frase.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 30 de Outubro de 2008, 10:49:45 »

Se tudo evoluiu de um só ancestral então até o ser humano para evoluir também passou por uma mosca. 

Erivelton você  consegue desenhar uma árvore com muitas  ramificações ? Ou tem uma árvore grande,  perto de você,  com muitos galhos e folhas  para que possa observá-la ?

Se consegue desenhe (ou vá até a árvore e observe)  uma com muitos galhos e muitas ramificações, galhos saindo de galhos, ramificações saindo de ramificações  e milhares de folhas no final das milhares de ramificações.

Agora imagine uma formiga  que  esteja no chão e comece a  subir  na árvore, ela começa subindo no tronco principal , chega numa ramificação e escolhe um dos ramos para seguir em frente, depois chega noutra ramificação e escolhe um dos ramos para seguir em frente, depois chega noutra ramificação e escolhe um dos ramos para seguir em frente e assim sucessivamente  até chegar numa folha  em  alguma extremidade da árvore .

Percebe que não é necessário a formiga passar por todos os galhos e ramificações para chegar na folha ?

De forma análoga  uma espécie não precisa ter passado por  todas as espécies existentes para vir a existir.

.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 10:53:54 por Helder »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!