Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48353 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #250 Online: 31 de Outubro de 2008, 08:09:06 »
Esquematicamente, para um exemplo didático, pode funcinar assim. Pena que na natureza a coisa é bem mais complicada.
Ainda bem que voce reconheçe que a coisa é bem complicada.

Pois é... só lamento que você não possa contemplar o quanto é. E quanto já se sabe sobre isso. Falta-lhe base, e como diriam os espíritas, "olhos de ver e ouvidos de ouvir".

Sempre digo que se um religioso entendesse e vislumbrasse a beleza dos processos e padrões evolutivos, contemplaria algo tão lindo, mas tão lindo, que entenderia como a idéia de um deus é limitada, simplesmente porque não há qualquer tipo de intervenção nestes processos, bem como qualquer espaço para uma figura humanamente imperfeita como a idéia do deus que 99% dos teístas tem.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #251 Online: 31 de Outubro de 2008, 08:09:35 »
Não confunda o Erivelton com fatos, Nina...

Puxa, quando eu tô de bom humor me censuram! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #252 Online: 31 de Outubro de 2008, 12:57:01 »
Pois é... só lamento que você não possa contemplar o quanto é. E quanto já se sabe sobre isso. Falta-lhe base, e como diriam os espíritas, "olhos de ver e ouvidos de ouvir".
Sempre digo que se um religioso entendesse e vislumbrasse a beleza dos processos e padrões evolutivos, contemplaria algo tão lindo, mas tão lindo, que entenderia como a idéia de um deus é limitada, simplesmente porque não há qualquer tipo de intervenção nestes processos, bem como qualquer espaço para uma figura humanamente imperfeita como a idéia do deus que 99% dos teístas tem.
Passei por aqui alguns minutos correndo e lí esta posatagem da Nina acima.
Eu não quero entrar numassunto Deus mas voce está me provocando.
Se voce me provar que um Deus não criou o mundo eu te darei plena razão. Tem provas?
Se voce acha que ele é uma figura imperfeita isto é problema seu. A crítica existe e sempre existirá.
Com o andamento do debate da complexidade da evolução vais sentir na alma como a coisa é tão complexa que só alguém inteligênte poderia organizar o que vemos hoje. Abraços.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #253 Online: 31 de Outubro de 2008, 13:27:26 »
Ora, Erivelton, não é preciso provar que não foi Deus que criou o mundo.  É evidente que foi o Bill Gates, afinal quem ia comprar os produtos da Microsoft?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #254 Online: 31 de Outubro de 2008, 16:38:53 »
Passei por aqui alguns minutos correndo e lí esta posatagem da Nina acima.
Eu não quero entrar numassunto Deus mas voce está me provocando.
Se voce me provar que um Deus não criou o mundo eu te darei plena razão. Tem provas?
Se voce acha que ele é uma figura imperfeita isto é problema seu. A crítica existe e sempre existirá.
Com o andamento do debate da complexidade da evolução vais sentir na alma como a coisa é tão complexa que só alguém inteligênte poderia organizar o que vemos hoje. Abraços.

Só que pro seu desespero, Erivelton, a coisa não está organizada. Mas eu quero ver você me provar a necessidade de um deus. O argumento teleológico, meu amigo, já foi derrubado faz temmmmpooo.

Pra variar, um dote a menos para o deus das lacunas... eita espaço que tá ficando apertadinho....

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #255 Online: 31 de Outubro de 2008, 19:19:30 »

Você acabou de resumir o que, para mim, pessoalmente, é o argumento mais forte contra o deus dos teístas. É o que
eu chamo de "Argumento Estético". Comparado ao universo que é revelado pela pesquisa científica, o conceito de deus dos
teístas [1] parece tao mesquinho e tacanho que faz até vergonha saber que tem alguem que acredite nele :). Nao é um
argumento lógico, mas funciona comigo!

[1] Ok, nao vou generalizar: existem pessoas que acreditam em versoes mais sofisticadas da divindade. Mas isso exige sérias
ginásticas exegéticas para tornar esse deus consistente com a fadinha macabra e egocêntrica dos livros sagrados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #256 Online: 31 de Outubro de 2008, 21:33:01 »
Isso resume tudo.

Talvez, mas o conceito de "perfeito" por si só é contraditório.
As criaturas não tem formas organizadas, são totalmente embarassadas de nós.

Somente o sistema hormonal já se opõe a si mesmo, onde uma substância é liberada, mas inibida por outra, que por sua vez precisa de mais uma substância... e no fim resulta em artérias rompidas por pressão.
Isso sem entrar em questões mais óbvias, como o porque não temos rodas que são um sistema de locomoção muito mais eficiente que pernas, ou porque nossa causa não voltou a crescer já que o contra-peso resolveria todos os nossos problemas de coluna.

Em termos criteriais Deus teria um QI de quanto tomando como base um adulto com idade média, QI de 60?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #257 Online: 31 de Outubro de 2008, 21:49:08 »

Você acabou de resumir o que, para mim, pessoalmente, é o argumento mais forte contra o deus dos teístas. É o que
eu chamo de "Argumento Estético". Comparado ao universo que é revelado pela pesquisa científica, o conceito de deus dos
teístas [1] parece tao mesquinho e tacanho que faz até vergonha saber que tem alguem que acredite nele :). Nao é um
argumento lógico, mas funciona comigo!

[1] Ok, nao vou generalizar: existem pessoas que acreditam em versoes mais sofisticadas da divindade. Mas isso exige sérias
ginásticas exegéticas para tornar esse deus consistente com a fadinha macabra e egocêntrica dos livros sagrados.

Foi exatamente esse o motivo que me levou a ser atéia. Cursar CB faz mal pra religião.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #258 Online: 01 de Novembro de 2008, 09:35:06 »
Só que pro seu desespero, Erivelton, a coisa não está organizada. Mas eu quero ver você me provar a necessidade de um deus. O argumento teleológico, meu amigo, já foi derrubado faz temmmmpooo.
Pra variar, um dote a menos para o deus das lacunas... eita espaço que tá ficando apertadinho....
Nina, bom dia. Eu não quero travar uma batalha pessoal contigo com o intuito de provar alguma coisa. O meu interesse ao abrír este tópico é entender o processo da evolução. Se eu acredito em Deus e voce não aí já é um outro questionamento que não fará parte deste debate em questão.
Quem seria eu para discutir biologia com um professor ou professora, mas como um pesquisador autônomo no básico que tenho vou formulando minhas idéias e dando a ela um certo sentido.
Se eu estiver errado gostaria de ser corrigido para que possamos seguir uma linha de raciocínio sem ofensas.
É bem verdade que não foi de um dia para a noite que as espécieis se tranformaram num padrão completo como vemos hoje como se fosse num estalo de mágica. Desde o aparecimento dos primeiros seres unicelulares até que surgisse os primeiros seres vivos a ultilizar o cérebro e os sentidos como olhos, olfato paladar etc..., com certeza foi de uma forma bem gradativa num processo que aconteceu em milhões de anos.
De início poderíamos dizer que existiam uma sopa de células em evolução que aparentemente não possuía ainda os sentidos, mas chegou a um determinado momento que uma célula começou a tomar formato para aparecer os primeiros órgãos como vemos hoje.
Vou deixar um exemplo prático para seguirmos uma linha de raciocínio.

Este molusco acima em um determinado momento sofreu a primeira mutação: De uma estrutura insignificante passou a tomar formato por exemplo de uma largatina ou de qualquer outro invertebrado bem gradativamente.

Claro e evidente que para chegar a um formato de uma espécie com cérebro, olhos ouvidos etc... este molusco passaria por diversas mutações até que chegasse ao ponto ideal.
Olá pessoal! não é assim que funciona a evolução de cada espécie? 
Gostaria de observar alguns argumentos para passar adiante. No aguardo.

« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 09:43:52 por Erivelton »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #259 Online: 01 de Novembro de 2008, 09:58:48 »
Erivelton, não se pode falar seriamente sobre biologia evolutiva contigo enquanto você não mostrar um mínimo de domínio dos conceitos básicos.  Domínio esse que você continua a não evidenciar.

Leia um pouco de "Escalando o Monte Improvável", de Richard Dawkins.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #260 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:04:56 »
Erivelton, não se pode falar seriamente sobre biologia evolutiva contigo enquanto você não mostrar um mínimo de domínio dos conceitos básicos.  Domínio esse que você continua a não evidenciar.
Aqui sou tratado assim, mas lhe confesso com toda sinceridade que tenho muitos amigos que me respondem e me tratam de uma forma bem diferente. Eles me dão as respostas e não rebaixam como aqui sou.
Existem pessoas pacientes, entendidas, compreensivas e que gostam de debater a questão mesmo que tenham que perder algum tempinho para esclarecer alguns pontos.
Eu não vou ficar aqui só tomando na cara, mas se quem não tiver interesse de perder tempo comigo peço que me desconsidere.
Abração pra voce e a todos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #261 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:10:24 »
Voce com sua mentalidade fanática de querer colocar Darwin como um dono da verdade é altamente irracional. Darwin já errou e pode ter errado mais.
Busque estudar sem interesses próprios e verá diversos argumentos científicos.
Existem várias hipóteses para origem da vida e voce mesmo sabe disto.
Quanto ao livro que me recomendou eu não teria nenhum problema em comprar e lê-lo, mas te garanto que será mais um livro em tantos outros que administram suas idéias particulares.
No dia em que a ciência provar que alguém está certo eu lhe darei razão.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #262 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:18:59 »
No dia em que você me der razão eu vou cair em deprê
e o livro que ele indicou realmente não é muito bão, a Bíblia é mucho mió
ela apresenta um ótima hipótese para a origem da vida, todos sabemos disso
e tem argumentos científicos espetaculares
só que o "autor" dela já errou, e pode ter errado muito mais.

Sério, eu perdia tempo com o Famado e já não entendia muito bem por que... mas alguém me explique o que faz um tópico de bate-boca com o Erí chegar à página 11... Esse cara é hour concours, pelamordedeus :stunned:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #263 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:21:26 »
../forum/topic=18053.250.html#msg378393
Sabes porque Dantas alguns preferem ignorar minhas idéias?
Porque acham faz fácil rebaixar um forista cristão.
Outros já ultilizam destas artimanhas porque sabem realmente que não terão repostas para as questões em debates. Até a ciência entende esta complexidade.  :?:
Quem leu o meus argumentos do tópico principal vai entender que eu não faço nenhuma questão de
converter alguém aqui ao cristianismo.
Como disse: Creio na salvação de todos e eu não iria perder tempo com céticos.
Jesus deu um exemplo bastante claro: PROCURAI EM PRIMEIRO LUGAR AS OVELHAS PERDIDAS.
Quem não é ovelha fica mais difícil a converssão. As ovelhas procuram entender e querem explicações.
Com o andar do debate sôbre a evolução quero apenas entender como algo tão complexo chegou a tudo como vemos hoje. É um debate cultural, que aperfeiçoa e trás bons frutos.
No quisito sem respostas científica eu entendo que Deus está aí, mas já outros a dúvida espera por uma melhor resposta da ciência.
Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #264 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:22:22 »
Aqui sou tratado assim, mas lhe confesso com toda sinceridade que tenho muitos amigos que me respondem e me tratam de uma forma bem diferente. Eles me dão as respostas e não rebaixam como aqui sou.

Não duvido.  Mas aposto que se você procurar "lá fora" por opiniões bem informadas sobre suas idéias sobre biologia e evolução, não vai encontrar tanta paciência quanto encontrou aqui.

Existem pessoas pacientes, entendidas, compreensivas e que gostam de debater a questão mesmo que tenham que perder algum tempinho para esclarecer alguns pontos.

Eu sei.  Eu li este tópico. :)

Eu não vou ficar aqui só tomando na cara, mas se quem não tiver interesse de perder tempo comigo peço que me desconsidere.
Abração pra voce e a todos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #265 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:24:41 »
Voce com sua mentalidade fanática de querer colocar Darwin como um dono da verdade é altamente irracional. Darwin já errou e pode ter errado mais.
Busque estudar sem interesses próprios e verá diversos argumentos científicos.
Existem várias hipóteses para origem da vida e voce mesmo sabe disto.
Quanto ao livro que me recomendou eu não teria nenhum problema em comprar e lê-lo, mas te garanto que será mais um livro em tantos outros que administram suas idéias particulares.
No dia em que a ciência provar que alguém está certo eu lhe darei razão.

Volúvel, você, hein? :)

(Essa última frase é brincadeira sua, certo?  CERTO?)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #266 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:26:17 »
No dia em que você me der razão eu vou cair em deprê
e o livro que ele indicou realmente não é muito bão, a Bíblia é mucho mió
ela apresenta um ótima hipótese para a origem da vida, todos sabemos disso
e tem argumentos científicos espetaculares
só que o "autor" dela já errou, e pode ter errado muito mais.
Sério, eu perdia tempo com o Famado e já não entendia muito bem por que... mas alguém me explique o que faz um tópico de bate-boca com o Erí chegar à página 11... Esse cara é hour concours, pelamordedeus :stunned:
Mais um que aparece para me rebaixar. Eu sinceramente não sei ainda o que estou fazendo aqui.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #267 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:28:16 »
../forum/topic=18053.250.html#msg378393
Sabes porque Dantas alguns preferem ignorar minhas idéias?
Porque acham faz fácil rebaixar um forista cristão.

Alto lá, Erivelton.  Isso é calúnia e eu não a vejo com nenhuma simpatia.

Não fale assim dos cristãos.   Há entre eles pessoas de grande capacidade, mérito e discernimento que não merecem esse seu preconceito.

E não fale assim dos foristas do CC.  Eles não tão sem critério assim.  O que há pode e deve melhorar, eu próprio não estou satisfeito.   Mas você se queixar de preconceito contra cristãos é algo para se levar quase tão a sério quanto meus protestos de discriminação por ser vascaíno.

Outros já ultilizam destas artimanhas porque sabem realmente que não terão repostas para as questões em debates. Até a ciência entende esta complexidade.  :?:

A gramática é sua amiga.  Alie-se a ela!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #268 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:32:58 »
Volúvel, você, hein? :)
(Essa última frase é brincadeira sua, certo?  CERTO?)
Sabes porque acredito que Deus existe?
Porque ninguém disse que viu Deus. Jesus mesmo disse: Ninguém jamais viu a Deus desmaterializado como muitos dizem ter visto no passado e estariam vendo na pessoa de Jesus.  :umm:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #269 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:35:42 »
Essa resposta não tem nenhuma relação com o trecho que você repetiu acima dele.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #270 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:36:00 »
Mais um ataque de homens bombas.
A minha gramática muita gente não entende e quando não entendem pedem para explicar melhor.
Me esforço para isto pois não sou nenhum biólogo ou cientista.
Vais continuar me rebaixando até quando?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #271 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:37:54 »
No dia em que a ciência disser Darwin está certo eu lhe darei razão.
É isto que queria ouvir?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #272 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:40:17 »
No dia em que a ciência disser Darwin está certo eu lhe darei razão.
É isto que queria ouvir?

Não, porque isso também não faz sentido.  Ciência não é juiz nem oráculo, e não deve ser tratada como se fosse.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #273 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:41:35 »
Mais um ataque de homens bombas.
A minha gramática muita gente não entende e quando não entendem pedem para explicar melhor.
Me esforço para isto pois não sou nenhum biólogo ou cientista.
Vais continuar me rebaixando até quando?

Lamento pelos seus sentimentos, Erivelton, mas esse é um problema sério.  Se você quer falar sobre assuntos técnicos tem sim de cuidar da gramática.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #274 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:43:36 »
Lamento pelos seus sentimentos, Erivelton, mas esse é um problema sério.  Se você quer falar sobre assuntos técnicos tem sim de cuidar da gramática.
Vou cuidar da gramática. Quando melhorar vou chamá-lo para ver ser me aperfeiçoei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!