Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48357 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #350 Online: 05 de Novembro de 2008, 08:55:28 »
Te garanto que sei mais do que voce. Eu já passei do básico a muito tempo.

O problema é que todas as evidências disponíveis indicam exatamente o contrário destas duas alegações.  Temos de confiar na sua palavra e ignorar insistentemente os fatos para tentar dar-lhes alguma credibilidade.

Entenda o que eu vou lhe dizer: O que não dá para entender são as contradições científicas, por isto as respostas não chegam.

Isso, no entanto, só pode ser um problema se houver alguma contradição científica.  Como não é o caso...

Enquanto muitos ficam esperando respostas científicas eu corrir atrás delas para compreendê-las melhor. Encontrei um mundo novo onde um chips lacrado de cor negra contém todo o codigo genético das espécieis.

Hmmmm?!?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #351 Online: 05 de Novembro de 2008, 08:56:55 »
A complexidade é tão grande que a ciência não sabe explicar a origem do sexo. Como uma vagina iria deixar um orifício para que um pedaço de carne penetrasse alí. Enfim é muita complexidade.  :umm:
Eu tenho muita coisa pra falar mas a primcípio deixo esta questão para análise. Abraços e tenha um bom dia.

Isso seria aflitivo se não fosse cômico.  Ou cômico se não fosse aflitivo.  Alguém tem uma moeda?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #352 Online: 05 de Novembro de 2008, 08:59:15 »
Todas, não.  É uma idéia puramente biológica, a despeito de certas figuras de linguagem.
Todas não. Estamos de acôrdo
Claro que Darwin estava errado em alguns pontos, isso já começou a ser corrigido ainda no século XIX.  Isso é absolutamente normal e esperado para qualquer teoria científica.
Já começou a ser corrigido. Estamos de acôrdo
Por exemplo?  Aliás, o que seria "origem da evolução"?  Não está claro.
Aquela que Darwin elaborou. Não sejas inocente!
Sou contra propaganda desonesta.  Como a que infla além de qualquer realismo dúvidas menores sobre como exatamente acontece o processo de Evolução biológica.  É essa propaganda, e não qualquer fato real significativo, que alimenta a suposta controvérsia sobre a Evolução.
Se não fôr propaganda é claro que voce aceita. Estamos mais uma vez de acôrdo.
Sentido gramatical à parte, qual é a novidade?
Existe uma certa lógica quando se faz um apanhado geral de todos os ramos da biologia.
O que isso significa?
É só começar a observar as sequências do nucelotídeos do DNA. Todas são iguais. Já estudou como poderia funcionar ou apenas lê o que os cientistas dizem?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #353 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:00:38 »
Se não houvesse um ancestral comum, a probabilidade de todos os organismos usarem o mesmo código genético (como é o caso) seria mínima.
PORQUE  :?: QUAL É A EXPLÇICAÇÃO  :?:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #354 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:08:51 »
Isso está errado. Se assim fosse, não seria possível fazer filogenias por DNA e elas são feitas.
Não seria possível  :?: Quais são suas observações  :?:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #355 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:11:10 »
A primeira oração rompeu relações com a gramática, sem perspectiva de reconciliação, e é por isso impossível de entender.  
A segunda depende de interpretação pessoal e pede exemplos.
Os exemplos serão dados no decorrer do debate.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #356 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:25:04 »
Isso seria aflitivo se não fosse cômico.  Ou cômico se não fosse aflitivo.  Alguém tem uma moeda?
Esta moeda que deu certo tem um cógigo genético para todas as espécies. A vida foi questão de milagre ?
Deu certo. É muita conscidência para acreditar nisto.  :umm:
O problema é que todas as evidências disponíveis indicam exatamente o contrário destas duas alegações.  Temos de confiar na sua palavra e ignorar insistentemente os fatos para tentar dar-lhes alguma credibilidade.
A única complexidade que existe na natureza é porque aquilo que existe sempre existiu.  :?: No mais tudo é de fácil entendimento. Até os espérmatozoídes se multiplicam aos milhões dentro do saco escrotal numa mesma réplica. Libera este que está pronto, libera mais este que este está pronto e assim sucessivamente... :umm:
A natureza faz coisas iguais e uma evolução foi padronizada igual para todos. A complexidade existe quando se quer entender algo complexo.
Isso, no entanto, só pode ser um problema se houver alguma contradição científica.  Como não é o caso...
Então porque as respostas não chegam.
Se a inteligência humana tivesse surgido nos primórdios dos tempos talvez a ciência descobriria algo de mais concreto, mas ela apareceu recentemente e agora que desvendar uma ciência que começou a milhões de anos atrás.

Hmmmm?!?
Bota Hmmmm?!? nisto  :umm:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #357 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:28:50 »
Por exemplo?  Aliás, o que seria "origem da evolução"?  Não está claro.
Aquela que Darwin elaborou. Não sejas inocente!

Não sou inocente.  E por isso é que insisto em que você explique do que está falando.  O que seria "origem da evolução"?

Para referência, sua frase original foi

O neo-darwinismo existe e também como muitas outra teorias para a origem da evolução.

A que você se refere aqui?  Quais seriam essas outras teorias, que supostamente não são completamente avessas à evidência disponível?

Sou contra propaganda desonesta.  Como a que infla além de qualquer realismo dúvidas menores sobre como exatamente acontece o processo de Evolução biológica.  É essa propaganda, e não qualquer fato real significativo, que alimenta a suposta controvérsia sobre a Evolução.
Se não fôr propaganda é claro que voce aceita. Estamos mais uma vez de acôrdo.

Não, não estamos.  Essa é uma extrapolação que você está fazendo, não reflete de forma alguma o que eu disse.

Sentido gramatical à parte, qual é a novidade?
Existe uma certa lógica quando se faz um apanhado geral de todos os ramos da biologia.
O que isso significa?
É só começar a observar as sequências do nucelotídeos do DNA. Todas são iguais. Já estudou como poderia funcionar ou apenas lê o que os cientistas dizem?

Seja mais claro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #358 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:29:33 »
A primeira oração rompeu relações com a gramática, sem perspectiva de reconciliação, e é por isso impossível de entender.  
A segunda depende de interpretação pessoal e pede exemplos.
Os exemplos serão dados no decorrer do debate.

Fugindo?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #359 Online: 05 de Novembro de 2008, 09:55:51 »
Fugindo?
Eu não tenho pressa para explicar tudo que penso de um dia para a noite, pois tenho meus conceitos para o futuro de toda a humanidade. Tudo tem seu tempo e assim vou vivendo...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #360 Online: 05 de Novembro de 2008, 10:01:04 »
Seja mais claro.
Eu vou ser bem mais claro contigo quando voce fizer um resumo simples que seja de como a origem das espécies começou a aparecer e depois com o advento do nucleo de DNA explicar como as espécies mais complexas teriam se formado. Sem isto não tenho como esclarecer algo que voce não entende ou pelo menos tenha alguma idéia. Estarei aguardando para iniciarmos esta questão.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #361 Online: 05 de Novembro de 2008, 10:06:22 »
Resumindo Dantas , a ciência não elimina a evolução já aceita, mas corrigi algumas etapas. Darwin talvez será o grande nome da ciência para a idéia de evolução e assim sempre existirá novas correções. Entendeu!
Será que voces esqueçem do que falo?
Darwin errou e pode aparecer novas idéias da evolução.
Pergunto: QUAL SERIA O PROBLEMA DE MILHARES DE ESPÉCIES EVOLUÍREM DE UM GRUPO DE ANCESTRAIS COM AS MESMAS ANALOGIAS CELULARES ORIGINADAS DE UM ÚNICO ANCESTRAL MÃE?
Sendo assim cada espécie teve sua evolução.
Se não pode favor explicar porque?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 05 de Novembro de 2008, 12:28:10 »

Enquanto muitos ficam esperando respostas científicas eu corrir atrás delas para compreendê-las melhor. Encontrei um mundo novo onde um chips lacrado de cor negra contém todo o codigo genético das espécieis.

O que é isso ??

É algo revelado por um extraterrestre ??   :|   Ou é um roteiro de filme ??     :hihi:

.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #363 Online: 05 de Novembro de 2008, 12:29:28 »
O que é isso ??
É algo revelado por um extraterrestre ??   :|   Ou é um roteiro de filme ??     :hihi:
http://br.youtube.com/watch?v=QQnPgSrgC9U

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #364 Online: 05 de Novembro de 2008, 12:34:48 »
Resumindo Dantas , a ciência não elimina a evolução já aceita, mas corrigi algumas etapas. Darwin talvez será o grande nome da ciência para a idéia de evolução e assim sempre existirá novas correções. Entendeu!
Será que voces esqueçem do que falo?
Darwin errou e pode aparecer novas idéias da evolução.
Pergunto: QUAL SERIA O PROBLEMA DE MILHARES DE ESPÉCIES EVOLUÍREM DE UM GRUPO DE ANCESTRAIS COM AS MESMAS ANALOGIAS CELULARES ORIGINADAS DE UM ÚNICO ANCESTRAL MÃE?
Sendo assim cada espécie teve sua evolução.
Se não pode favor explicar porque?

Onde é que os Pokémon entram nisso?

(Viagem por viagem...)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #365 Online: 07 de Novembro de 2008, 09:36:53 »
Harvard está investindo 1 milhão de dolares como todos sabem para responder todas as perguntas ainda em abertas.
Eu uso a ciência para buscar um entendimento lógico se haveria possibilidades da origem das espécies surgir de uma evolução bruta sem ajuda inteligênte. Quando pesquiso além das teorias formuladas encontro realmente uma grande complexidade. Acredito sim na evolução, mas não acredito da forma como ela é ensinada.
Se tomarmos por exemplo o Homo-sapiens como o ancestral comum a todas as espécies, jamais nos tornaríamos a milhões de anos daqui pra frente num dinossauro, elefante, girafa etc...
Temos no caso 23 pares de cromossomos para fecundação humana e para evoluírmos para o cavalo teríamos que receber mais 41 cromossomos, 35 para o elefante, rato tem 40 cromossomas e galinha 78.

Então veríamos que este ancestral comum teria que ganhar e perder cromossomos ao longo do tempo. Vejo muita complexidade nisto.
Será que a ciência vai encontrar este ancestral comum ou a teoria poderá mudar :?:
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 09:42:13 por Erivelton »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #366 Online: 07 de Novembro de 2008, 09:44:08 »
Nossa esse maluco é muito burro, pelo amor de deus ... não sei como vcs conseguem continuar a discussão com ele.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #367 Online: 07 de Novembro de 2008, 09:48:59 »
Nossa esse maluco é muito burro, pelo amor de deus ... não sei como vcs conseguem continuar a discussão com ele.
Só isto que tem pra dizer?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #368 Online: 07 de Novembro de 2008, 09:54:21 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_comum
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pool_de_genes

Estou aqui para debater a origem da espécie e não para ouvir ninguém me chamar de burro.
Voce é inteligênte, então de sua explicação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:09:46 »
Erivelton,
Depois de estudar o livro de biologia do ensino basico, dê uma olhada nesse link...Ai quem sabe voce não cometa tantos enganos e diga tantas sandices
http://www.geocities.com/gilson_medufpr/

Assim voce vai conseguir atingir o nivel minimo pra poder discutir com o pessoal aqui...

Lembre-se, estude!!!! Não seja arrogante em achar que sabe alguma coisa só porque leu alguma coisa escrita por um monte de gente primitiva milhares de anos atras... Sabedoria demanda esforço!!!  Falar frases de efeito inventadas por outros crentes ou por voce mesmo e citar livro de fabulas não te faz parecer sabio...

...mas começe pelo estudo basico, senão tudo o mais vai soar grego para voce!!!!
Lembre-se, não é vergonha querer aprender o basico mesmo na idade adulta. Voce consegue!!!!
Boa sorte
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 10:13:22 por mscontini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:17:35 »

Eu uso a ciência para buscar um entendimento lógico se haveria possibilidades da origem das espécies surgir de uma evolução bruta sem ajuda inteligênte.

Conforme explicado anteriormente, a seleção natural tem praticamente o mesmo efeito da inteligência. Ela filtra as "idéias" que vem na forma de mutações. Com a diferença de que as "idéias" só precisam servir para aumentar as chances de reprodução e sobrevivência, de forma diferente do que se esperaria de uma inteligência real inventando os seres. Não há porque um mesmo inventor criar tanto um ser e os parasitas e predadores que tem como única função destruir a outra criação, por exemplo. A vida é repleta disso.

Se tomarmos por exemplo o Homo-sapiens como o ancestral comum a todas as espécies, jamais nos tornaríamos a milhões de anos daqui pra frente num dinossauro, elefante, girafa etc...

O Homo sapiens não é o ancestral comum de todas as espécies. O Homo sapiens só é ancestral do homo sapiens, por enquanto.

Não podemos saber o que o Homo sapiens irá se tornar em milhões de anos, mas em teoria, sim, da nossa a espécie poderiam se originar linhagens que se tornassem muitos diferentes. Poderia também ser um "beco sem saída", não originar mais nada, ou originar apenas espécies não tão diferentes, da mesma forma que os primatas todos não são tão diferentes uns dos outros.

Espécies que surgissem a partir da nossa, não seriam dinossauros, girafas, etc, da mesma forma que não se espera que você nasça de novo só porque os seus genes estão por aí pela população, espalhados em outros indivíduos.

Temos no caso 23 pares de cromossomos para fecundação humana e para evoluírmos para o cavalo teríamos que receber mais 41 cromossomos, 35 para o elefante, rato tem 40 cromossomas e galinha 78.

Como expliquei anteriormente, a espécie humana não poderia evoluir "no cavalo", etc. e mesmo que eventualmente evoluísse em um ser muito similar a um cavalo (o que não é impossível, mas não é esperado), não seria necessário que surgissem mais cromossomos no decorrer dessa evolução, ou que os que temos se dividissem em mais.

O número de cromossomos não tem nada diretamente a ver com o ser que os carrega. Teoricamente podem haver seres idênticos, mas com números diferentes de cromossomos. E seres muito diferentes, com o mesmo número de cromossomos.

Conforme já exemplifiquei anteriormente, cromossomos são meio como volumes de uma enciclopédia. Você pode ter uma enciclopédia que aborde temas de A a Z, cada volume abordando os verbetes de duas letras, ou seja, o volume 1 seria A-B, o volume 2 seria C-D, e assim por diante, ou poderia ter o mesmo conteúdo, a mesma enciclopédia, dividida de forma diferente. Por exemplo, com menos volumes no total, mas todos os verbetes de três letras em cada um.

Levando isso para o mundo biológico, representando os cromossomos entre essas chaves [], um ser pode ter os seguintes cromossomos:

[gene-gene-gene-gene-gene]         [gene-gene-gene-gene-gene]       [gene-gene-gene-gene-gene]

E um indivíduo mutante poderia nascer como:

[gene-gene-gene-gene-gene][gene-gene-gene-gene-gene]    [gene-gene-gene-gene-gene]

Com dois cromossomos grudados, formando um só, reduzindo o número de cromossomos, sem perder conteúdo. Como aconteceu com os humanos.

Também poderiam existir mutantes com cromossomos divididos em dois ou até copiados a mais. Apesar desse tipo de coisa ser comumente relacionada a problemas diversos no desenvolvimento, não é algo que acontece sempre.

Algo parecido acontece com os genes. Algumas vezes uns são duplicados ou eliminados, em vez de apenas terem alterações menores. Isso não acontece só entre as espécies, mas dentro das próprias espécies, e é parte da variação normal, de indivíduos saudáveis.

Será que a ciência vai encontrar este ancestral comum ou a teoria poderá mudar :?:

Não é possível encontrar o ancestral comum de todas as espécies, porque ele não existe mais. Da mesma forma, não existem os ancestrais comuns entre cada raça de cão "irmã". Mas mesmo assim, é possível ainda se descobrir que os seres são aparentados, se descobrir a genealogia dos seres, da mesma forma que através de exames genéticos se pode saber que irmãos são irmãos mesmo sem ter os pais para comparar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:22:42 »
Alguém saberia de algum texto com ilustrações bem claras das principais transições evolutivas, dos parentes mais próximos, vivos e fósseis?

Acho que seria interessante para deixar menos nublada essa idéia de lagartixa vindo do polvo, humanos se tornando cavalos, e etc. Dar uma noção melhor de como as transições são graduais, mesmo entre organismos mais distantes, como são ligados por uma série de transições graduais.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #372 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:25:37 »
Erivelton,
Depois de estudar o livro de biologia do ensino basico, dê uma olhada nesse link...Ai quem sabe voce não cometa tantos enganos e diga tantas sandices
http://www.geocities.com/gilson_medufpr/
Sim eu vou dar uma olhada, mas depois quero que voce retorne para discutir. OK!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #373 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:32:53 »
O banzai afirmou que ninguém irá encontrar este ancestral. E agora como fica?
Banzai me explica se este ancestral comum é um único ancestral para todas as espécies ou eram vários ancestrais com as mesmas analogias de um único ancestral MÃE na qual o DNA se desenvolveu para formas diferentes espécies?
O que a ciência diz?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #374 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:36:52 »
...mas começe pelo estudo basico, senão tudo o mais vai soar grego para voce!!!!
Lembre-se, não é vergonha querer aprender o basico mesmo na idade adulta. Voce consegue!!!!
Boa sorte
Tenho certeza que voce não tem o mínimo de conhecimento científico que eu tenho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!