Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48358 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #375 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:54:23 »
Oie, Erivelton.
Espero que eu tenha sido clara! Até a próxima!:D
Oie Ravem, voce foi ótima em sua explicação. Parabéns!
Sempre lí em artigos Sôbre evolução que a matéria em sí não teve nenhum propósito definido Para criar órgãos específicos para determinadas funções como vemos hoje. O núcleo do DNA em sua evolução foi apenas ajuntando suas estruturas e não sabia que depois que uma célula sexual masculina ao se juntar com outra feminina iria contruir tantos órgãos perfeitos para serem adaptados aos seres vivos de uma maneira tão perfeita.
Depois que o feto é pronto vemos uma fantástica obra milagrosa: olhos para ver, ouvidos para ouvir, dentes para mastigar o alimento, cérebro para pensar e assim iremos ver quanta harmonia.
A complexidade é tão grande que a ciência não sabe explicar a origem do sexo. Como uma vagina iria deixar um orifício para que um pedaço de carne penetrasse alí. Enfim é muita complexidade.  :umm:
Eu tenho muita coisa pra falar mas a primcípio deixo esta questão para análise. Abraços e tenha um bom dia.

Oie, Erivelton. Existe um livro da Lynn Margulis chamado: O que é sexo?. Em genética o nome sexo significa mistura de materiais genéticos. A evolução da reprodução sexuada inicia a partir do momento em que organismos com diferentes materiais genéticos o trocam. O detalhe é que, e reprodução sexuada foi algo tão vantajoso para alguns seres vivos que ocorre de maneira extremamente rápida em tempos geológicos. Um exemplo recente da velocidade da evolução dessa reprodução, é a constante perda de material genético pelo cromossomo Y humano.

Acho que esse livro da Margulis te ajudaria bastante!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 10:57:31 por Raven »
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #376 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:56:11 »
A complexidade é tão grande que a ciência não sabe explicar a origem do sexo. Como uma vagina iria deixar um orifício para que um pedaço de carne penetrasse alí. Enfim é muita complexidade.  :umm:
Eu tenho muita coisa pra falar mas a primcípio deixo esta questão para análise. Abraços e tenha um bom dia.

Isso seria aflitivo se não fosse cômico.  Ou cômico se não fosse aflitivo.  Alguém tem uma moeda?

:histeria:

Luis, já me convenci: o Erivelton diz que acredita em evolução, mas cada coisa surgiu e evoluiu do "puff", um estalo primordial e repetitivo!

Lembra o Euzébio? Ele também gostava do "puff".

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #377 Online: 07 de Novembro de 2008, 10:57:12 »
...mas começe pelo estudo basico, senão tudo o mais vai soar grego para voce!!!!
Lembre-se, não é vergonha querer aprender o basico mesmo na idade adulta. Voce consegue!!!!
Boa sorte
Tenho certeza que voce não tem o mínimo de conhecimento científico que eu tenho.

:o :susto: :oba: :chorao: :'(

:umm: ::) :D :lol: :hihi: :biglol:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #378 Online: 07 de Novembro de 2008, 13:40:00 »
...mas começe pelo estudo basico, senão tudo o mais vai soar grego para voce!!!!
Lembre-se, não é vergonha querer aprender o basico mesmo na idade adulta. Voce consegue!!!!
Boa sorte
Tenho certeza que voce não tem o mínimo de conhecimento científico que eu tenho.

Voce está errado, Erivelton...e só tem sua opinião a seu favor...eu tenho fatos:

-Diferente de voce, eu estudei biologia no colegial e tirava boas notas. Tambem tirei exelentes notas em fisica e Geografia...Se voce estudou, sinto informar que seu aproveitamento foi muito aquém do necessário.
-Tirei 3 vezes seguidas o premio de melhor apresentação na feira de ciencias de minha escola (com 14 anos montei um gerador de 30.000V, fazia raios artificiais dentro do laboratorio, animal!!!!).
-Com 18 anos comprei minha primeira moto e a modifiquei na decada de 70 acrescentando acessórios eletronicos que só agora equipam as motos atuais. (alarme, sensores, etc)
-Estudo astronomia e arqueologia/paleontologia como interesse pessoal
-Leio e falo em ingles e espanhol, já dei treinamentos tecnicos nesses idiomas e inclusive criei manuais tecnicos para a Ericsson mundial.
-Tenho em meu circulo de amizades medicos que me consideram como um leigo "acima da media" em assuntos de medicina.
-Sou engenheiro de telecomunicações formado. Trabalho em multinacional e viajo muito no Brasil e fora a trabalho.
-Tenho uma biblioteca particular com livros de arqueologia, filosofia, engenharia, fisica, geologia, divugação cientifica. Ainda faltam varios para ler, afinal são mais de 600 livros, mas chego lá.
-Minha esposa é doutora em engenharia quimica pelo ITA, e ela adora discutir o trabalho dela comigo pois diz que eu consigo acompanhar bem.
-Fui um dos orientadores da equipe da ETEP que concorreu na competição de robos nos USA e ganhou.
-Tenho um projetinho de automação residencial que ainda vou instalar em casa.

E voce tem suas deduções baseadas em um livro inconsistente e antigo e em seus conceitos equivocados de ciencias...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #379 Online: 07 de Novembro de 2008, 13:50:15 »
Boa sorte
...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #380 Online: 07 de Novembro de 2008, 14:50:33 »

Isso seria aflitivo se não fosse cômico.  Ou cômico se não fosse aflitivo.  Alguém tem uma moeda?

Luis, já me convenci: o Erivelton diz que acredita em evolução, mas cada coisa surgiu e evoluiu do "puff", um estalo primordial e repetitivo!

Lembra o Euzébio? Ele também gostava do "puff".

Esse é o problema, ele não deve "Acreditar", e sim entender a evolução!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 07 de Novembro de 2008, 17:04:38 »
O banzai afirmou que ninguém irá encontrar este ancestral. E agora como fica?

Isso não importa para a confirmação da teoria, da mesma forma que não importa se ter os pais para provar se duas pessoas são irmãs biológicas ou não.

Banzai me explica se este ancestral comum é um único ancestral para todas as espécies ou eram vários ancestrais com as mesmas analogias de um único ancestral MÃE na qual o DNA se desenvolveu para formas diferentes espécies?
O que a ciência diz?

Eu não entendi bem as suas alternativas, mas é mais ou menos como um avô, que é o ancestral comum dos netos, que podem ser primos entre si. Ou seja, o avô teve ele mesmo filhos, e os filhos tiveram filhos, e esses foram os netos. Houveram intermediários entre o ancestral comum de todos os netos, os pais dos netos, filhos do avô.

Com o ancestral comum de todos os seres vivos é a mesma coisa, ele não originou diretamente todas as outras espécies, mas teve descendentes muito parecidos, outra linhagem que era um pouco diferente, e dessa veio outra um pouco mais diferente, numa imensa árvore genealógica.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #382 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:20:57 »
voce tem suas deduções baseadas em um livro inconsistente e antigo e em seus conceitos equivocados de ciencias...
Parabéns por tudo isto que conseguiu.
Noto que tem basatante personalidade para entender os outros.Vou lhe fazer uma pergunta base para que eu possa entender a evolução:
Como é que um amontoado de células após a fecundação sabiam que após serem multiplicadas iriam formar órgãos espécificos para determinadas funções inteligêntes. Olhos para ver, dentes para mastigar os alimentos, língua para ajudar a sair o som da voz, ouvidos para ouvir o som etc... Entende o que estou falando :?: :?: :?:
Com o entendimento que voce possui em biologia qual a melhor explicação  :?:
Antigamente a ciência acreditava que dentro das células sexuais já existia uma espécie em forma de miniatura. Hoje sabemos que não é assim. Estas células estão todas desmembradas num lixo de moléculas que ao serem multiplicadas os órgãos começam a aparecer.
É aquele velho ditado: Quem nasceu primeiro: O ovo ou a galinha :?:
Se foi o ovo como faria projeto de uma espécie como a galinha em estruturas físicas na qual vemos hoje sem nenhuma modelagem pré determinada?
Aguardo suas explicações.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #383 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:29:25 »
Com o ancestral comum de todos os seres vivos é a mesma coisa, ele não originou diretamente todas as outras espécies, mas teve descendentes muito parecidos, outra linhagem que era um pouco diferente, e dessa veio outra um pouco mais diferente, numa imensa árvore genealógica.
Então era apenas um único ancestral. É isto que não dá para aceitar. :umm:
A vida começa no mar multiplicando milhões de espécieis, dalí a terra começa a ser habitada por estes seres marinhos e aí começa a vida fora da água.
Eu so queria entender como uma espécie pode mudar seu cromossoma lacrado dentro do DNA de 23 pares para 46 pares? Quantos cromossomas tinha este ancestral comum?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #384 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:33:39 »
Será que algum biológo questiona a evolução?
Porque existem biólogos criacionistas?
O que existe na biologia que fazem estes biólogos acreditarem em Deus?
O que existe na ciência que fazem alguns crerem em Deus?
Não dá para desconfiar de alguma coisa?  :umm:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #385 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:35:55 »

Esqueçeu desta animação  :histeria:  :ok:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:39:03 »
Erivelton, Erivelton... |(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #387 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:42:05 »
Levando isso para o mundo biológico, representando os cromossomos entre essas chaves [], um ser pode ter os seguintes cromossomos:
[gene-gene-gene-gene-gene]         [gene-gene-gene-gene-gene]       [gene-gene-gene-gene-gene]
E um indivíduo mutante poderia nascer como:
[gene-gene-gene-gene-gene][gene-gene-gene-gene-gene]    [gene-gene-gene-gene-gene]
Com dois cromossomos grudados, formando um só, reduzindo o número de cromossomos, sem perder conteúdo. Como aconteceu com os humanos.
Também poderiam existir mutantes com cromossomos divididos em dois ou até copiados a mais. Apesar desse tipo de coisa ser comumente relacionada a problemas diversos no desenvolvimento, não é algo que acontece sempre.
Algo parecido acontece com os genes. Algumas vezes uns são duplicados ou eliminados, em vez de apenas terem alterações menores. Isso não acontece só entre as espécies, mas dentro das próprias espécies, e é parte da variação normal, de indivíduos saudáveis.
Com esta teoria algum gene iria ficar maior que o outro em sua estrutura física e jamais iriam se separar para geral outra espécie
Ao observar o cariótipo de macacos e homo sapiens da para observar estes genes grudados?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #388 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:43:38 »
Não entendi sua crítica  :umm:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #389 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:59:00 »
Será que algum biológo questiona a evolução?

Claro que sim.  Como você acha que se chegou às descobertas na área?

Porque existem biólogos criacionistas?

Isso francamente é um mistério.  Suponho que em pelo menos alguns casos sejam criacionistas apenas no que diz respeito à origem da vida em si.  Não consigo imaginar um biólogo que não entenda evolução das espécies.

Aliás, quantos serão esses biólogos criacionistas?

O que existe na biologia que fazem estes biólogos acreditarem em Deus?

Aparentemente nada :)

O que existe na ciência que fazem alguns crerem em Deus?

Não faço idéia.

Não dá para desconfiar de alguma coisa?  :umm:

Não :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #390 Online: 08 de Novembro de 2008, 11:13:16 »
Isso francamente é um mistério.  Suponho que em pelo menos alguns casos sejam criacionistas apenas no que diz respeito à origem da vida em si.  Não consigo imaginar um biólogo que não entenda evolução das espécies.
Aliás, quantos serão esses biólogos criacionistas?
Mistério!
Não :)
Voce diz que é mistério e não entende? Claro que entendeu: É mistério  :umm:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #391 Online: 08 de Novembro de 2008, 13:48:12 »
Então era apenas um único ancestral. É isto que não dá para aceitar. :umm:
A vida começa no mar multiplicando milhões de espécieis, dalí a terra começa a ser habitada por estes seres marinhos e aí começa a vida fora da água.
Eu so queria entender como uma espécie pode mudar seu cromossoma lacrado dentro do DNA de 23 pares para 46 pares? Quantos cromossomas tinha este ancestral comum?

Apesar de você não querer aceitar, não há realmente nenhum problema na ocorrência disso. Provavelmente você vai conseguir perceber se procurar uma "árvore genealógica" de toda vida e ver que o tempo todo os seres vão se modificando apenas um pouquinho de cada vez, até que depois da soma de muitas modificações, resulta algo bem diferente. Os parentes próximos são sempre muito parecidos, meio como o pastor alemão, o belga e o suíço, mas de pouco em pouco, eles se ligam a cães mais diferentes, como rotweiller, fila brasileiro e até o chiuaua.

Não dá para saber quantos cromossomos teve o ancestral comum universal, mas mudança de números de cromossomos
(que não são "lacrados") não é um problema como você insiste em argumentar, apesar de nós exaustivamente te explicarmos que não é.

Levando isso para o mundo biológico, representando os cromossomos entre essas chaves [], um ser pode ter os seguintes cromossomos:
[gene-gene-gene-gene-gene]         [gene-gene-gene-gene-gene]       [gene-gene-gene-gene-gene]
E um indivíduo mutante poderia nascer como:
[gene-gene-gene-gene-gene][gene-gene-gene-gene-gene]    [gene-gene-gene-gene-gene]
Com dois cromossomos grudados, formando um só, reduzindo o número de cromossomos, sem perder conteúdo. Como aconteceu com os humanos.
Também poderiam existir mutantes com cromossomos divididos em dois ou até copiados a mais. Apesar desse tipo de coisa ser comumente relacionada a problemas diversos no desenvolvimento, não é algo que acontece sempre.
Algo parecido acontece com os genes. Algumas vezes uns são duplicados ou eliminados, em vez de apenas terem alterações menores. Isso não acontece só entre as espécies, mas dentro das próprias espécies, e é parte da variação normal, de indivíduos saudáveis.
Com esta teoria algum gene iria ficar maior que o outro em sua estrutura física

Não necessariamente, o que acontece ao mesmo no nosso caso é que, em todos os seres, que eu saiba, existem nas pontas dos cromossomos partes chamadas "telômeros". Elas são como as chaves que eu coloquei aí. Dentre os cromossomos humanos há um grandão, que tem telômeros no meio, e cujas metadas são praticamente idênticas a dois cromossomos separados existentes em chimpanzés, gorilas e gibões.

e jamais iriam se separar para geral outra espécie

Você está simplesmente inventando isso, sem base nenhuma.

Ao observar o cariótipo de macacos e homo sapiens da para observar estes genes grudados?

Sim, eu inclusive postei uma foto, acho que nesse tópico mesmo, mas você aparentemente nem leu, já que está perguntando.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #392 Online: 09 de Novembro de 2008, 07:15:59 »
Não entendi sua crítica  :umm:

A complexidade é tão grande que a ciência não sabe explicar a origem do sexo. Como uma vagina iria deixar um orifício para que um pedaço de carne penetrasse alí.

Pqp. :o
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #393 Online: 09 de Novembro de 2008, 08:12:22 »
O que voce acha deste padrão genético entre homo-sapiens, macaco e Neandertal?
http://www.servosdejave.org.br/a_evolucao_do_macaco_ao_homem.htm
Pelo que temos conhecimento biológico se uma espécie perder ou ganhar um par de cromossômos a espécie tem sua estrutura alterada para distúrbios físicos.
O que poderia acontecer se o ser humano perdesse de uma hora para outra um par de cromossomos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #394 Online: 09 de Novembro de 2008, 08:53:59 »
O que voce acha deste padrão genético entre homo-sapiens, macaco e Neandertal?
http://www.servosdejave.org.br/a_evolucao_do_macaco_ao_homem.htm

Isso não é um "padrão genético", e sim um texto desinformado e preconceituoso.

Pelo que temos conhecimento biológico se uma espécie perder ou ganhar um par de cromossômos a espécie tem sua estrutura alterada para distúrbios físicos.

Pelo que você tem de conhecimento biológico, imagino que sim.  Só que não é assim que funciona.

O que poderia acontecer se o ser humano perdesse de uma hora para outra um par de cromossomos?

Uma doença genética, possivelmente sem maiores consequências.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #395 Online: 09 de Novembro de 2008, 08:55:02 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromossoma_2_(humano)
Então a troca de espécie para outra espécie acontece através da fusão de cromossomas.
O primeiro ancestral tinha quantos cromossomos? Ninguém sabe???
Como é que se perde cromossomos, pois algumas espécieis tem pares bem maiores que a espécie humana?
O cavalo tem 64, a galinha por possui 78, o que nos leva acreditar que um encestral comum tinha no mínimo um número X alto para que com as fusões estes números fossem abaixando e as espéceis fossem se modificando.
É comum acontecer este tipo de aberração que fique permanente?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #396 Online: 09 de Novembro de 2008, 09:04:21 »
Uma doença genética, possivelmente sem maiores consequências.
As portadoras dessa doença genética são fenotipicamente normais, não apresentando assim nenhuma diferença ou aberração na sua aparencia física.
Não importa se a pessoa não aparenta ser doente. O que é levado em consideração é que a pessoa sofreu uma aberração cromossômica.
Especiação não tem como acontecer, pois qualquer alteração produz espécies com deficiências.
Agora outra questão a ser analisada: Quando se ganha cromossomos o que pode acontecer com o feto?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #397 Online: 09 de Novembro de 2008, 09:06:16 »
Pelo que você tem de conhecimento biológico, imagino que sim.  Só que não é assim que funciona.
E qual seria a explicação lógica para acontecer a especiação com a perda ou ganho de pares de cromossômos?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #398 Online: 09 de Novembro de 2008, 09:29:18 »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #399 Online: 09 de Novembro de 2008, 09:47:18 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!