Que pergunta sua que não foi respondida umas três vezes ao menos?
Células não pensam, e ninguém defende isso. Células não precisam pensar para fazerem tudo que fazem, ao mesmo tempo também não precisam de nenhuma ação mágica ou coordenação inteligente. Apenas os processos normais que já tem.
Todas as características das células, e dos organismos vivos tem características esperadas de acumulação modificações hereditárias filtradas por seleção natural, e esse processo tem resultados que dão a aparência de uma "criação inteligente", porém ainda se pode diferenciar uma coisa da outra, porque a seleção natural se importa unicamente com sobrevivência e reprodução, e não com uma função maior, e daí uns seres vão atacar os outros, usar venenos, garras, manipulação, drogas, e tudo que for necessário para sobreviver e se reproduzir, diferentemente da harmonia que se poderia esperar se os seres fossem inventados por um mesmo inventor que não quisesse que eles ficassem se dilacerando uns aos outros.
Aceitar isso não implica em admitir que não existam deuses, apesar das mentiras dos criacionistas. A maior parte dos biólogos e cientistas em geral é teísta ou deísta, e aceitam a evolução tal como defendida pela ciência. Os criacionistas não tem suporte científico em seus argumentos, apenas omissões de pontos cruciais ou partem de informações incorretas, muitas vezes simplesmente inventadas.
Não se poderia apenas existir um mundo só de células sem que formassem órgãos inteligêntes?
Poderia. A evolução da inteligência, de cérebros, não é predestinada a partir do momento que surge a vida. Para que possa surgir a inteligência, primeiramente tem que existir seres microbianos coloniais, que se especializam em seres pluricelulares plenos; tem que existir células usadas nesses seres que funcionem mais ou menos como as células nervosas, usando sinais eletroquímicos para reagir ao ambiente; variações hereditárias então graudualmente aperfeiçoam a resposta ao ambiente. Começando por coisas como águas-vivas sem sistema nervoso central, passando para níveis um pouco mais sofisticados, insetos ou vermes, gradualmente ficando maise mais sofisticados, como nos peixes, depois como em anfíbios, depois como répteis, depois como mamíferos, e finalmente como espécies de mamíferos mais inteligentes, como golfinhos e os primatas.
Teoricamente eles não precisariam nem ter essas formas, esses nomes, poderiam ser como seres de filmes de ficção científica. Poderia ser que nem fossem os "mamíferos" que fossem inteligentes, mas algo mais parecido com insetos ou moluscos (polvos são bem inteligentes também).
A pergunta é meio como "poderia ser que Nova Iorque nunca tivesse existido?" Poderia, Ocorreram uma série de eventos históricos para que Nova Iorque viesse a ser fundada e se tornado o que é hoje, e supondo que não existe predestinação sobrenatural, a história poderia ter sido diferente, e Nova Iorque poderia nunca existir. Poderia ser que as cidades fossem muito diferentes das atuais, se por exemplo, uma peste tivesse praticamente extinguido os europeus e os maias tivessem ocupado um papel parecido com o que os europeus ocuparam na história.
Se não fossemos inteligêntes por exemplo que sentido teria toda a vida animal?
Sobre um ponto de vista meramente científico, a vida não tem sentido, é como um planeta vazio do outro lado da galáxia. Simplesmente algo que pode vir a acontecer, está dentro das possibilidaes, mas não tem um "sentido", um motivo, apenas causas físicas.
Para os que acreditam que há algo como um deus, podem tentar especular um tipo de "psicanálise" das suas intenções e supostas ações, mas eu não tenho como ajudar nisso e prefiro nem sugerir nada.
Veja o voce disse: dão a aparência de uma "criação inteligente"
Se não tem aparência inteligênte o que voce define como inteligência?
Eu disse que TEM aparência inteligente, mas sem necessariamente terem sido criados diretamente por uma inteligência de verdade,
Até mesmo uma praia tem aparência de um projeto inteligente: a areia fica de um lado, toda juntinha, em vez de espalhada, e a água do outro, em vez de espalhada na areia, em vez de ser tudo lama e pedras com algumas poças homogênas. Só que não precisa de inteligência real para criar uma praia, apenas a erosão já faz isso naturalmente. É similar com os seres vivos. Eles parecem "robozinhos" que ficam se reproduzindo e matando uns aos outros de formas muitos sofisticadas, mas não precisa ter sido alguém que inventou eles, todos os sórdidos detalhes de como um parasita deforma a face de uma pessoa infectada apenas para se reproduzir, etc. Apenas a "erosão" da seleção natural já explica porque eles são assim, como se fossem inventados.
Como exatamente os teístas conciliam a criação "automática" dos seres com a criação divina, eu não sei. Possivelmente consideram que vai mais de acordo com um deus bondoso, por não ter inventado todos os detalhes cruéis de predação, parasitismo e defesa de uma guerra biológica sem sentido. Que são meio como raios, para aqueles que acham que alguém que morre atingido por um raio ou um deslizamento de terrra não foi vítima de ação divina direta, mas de um acidente natural. Mas não sou a pessoa mais adequada para argumentar sobre isso.