Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48363 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #500 Online: 13 de Novembro de 2008, 17:20:33 »
"PORQUE NÃO EXISTE AINDA UM CÁLCULO MATEMÁTICO PARA ORIGEM DE TODAS AS ESPÉCIEIS?"

Mesmo se pudéssemos prever o futuro, conhecendo todas as catástrofes naturais seria impossível calcular taxas de especiação. Além disso, existem vários tipos de especiação, que dependem de diferentes condições.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #501 Online: 14 de Novembro de 2008, 01:35:24 »
Hoje fiquei sabendo deste sítio.  Parece informativo:

http://evolution.berkeley.edu/
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #502 Online: 14 de Novembro de 2008, 03:46:52 »
PORQUE NÃO EXISTE AINDA UM CÁLCULO MATEMÁTICO PARA ORIGEM DE TODAS AS ESPÉCIEIS?  :umm:

Por que ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as cidades?

Por que ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as pessoas?

Por que ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as raças de cães e gatos?

Porque ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as invenções humanas?

Eu não acredito que ele perguntou isto.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #503 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:14:54 »
Por que ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as cidades?
Por que ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as pessoas?
Por que ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as raças de cães e gatos?
Porque ainda não existe um cálculo matemático para a origem de todas as invenções humanas?
Eu também não!  :umm:
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #504 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:19:32 »
"PORQUE NÃO EXISTE AINDA UM CÁLCULO MATEMÁTICO PARA ORIGEM DE TODAS AS ESPÉCIEIS?"
Mesmo se pudéssemos prever o futuro, conhecendo todas as catástrofes naturais seria impossível calcular taxas de especiação. Além disso, existem vários tipos de especiação, que dependem de diferentes condições.
Ainda que muitiplicássemos 50 milhões de espécie por uma mutação a cada 10 anos para cada uma espécie existente teríamos como resultado 5 bilhões de anos.
Quando surgiu o primeiro ser vivo? Estranho não!  :umm: :?: :umm:
Porque a ciência não faz logo este cálculo de uma vez?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #505 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:31:13 »
Erivelton, seria um cálculo em vão, total perda de tempo.

A taxa de mutação é variável nas diferentes partes de um genoma, varia entre espécies, entre populações (ou cepas), varia nas diferentes condições ambientais. Em suma, cada espécie tem suas próprias características, fazer um cálculo geral levaria a um valor sem qualquer relevância científica.

Os primeiros seres vivos surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #506 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:37:54 »
Erivelton, seria um cálculo em vão, total perda de tempo.
A taxa de mutação é variável nas diferentes partes de um genoma, varia entre espécies, entre populações (ou cepas), varia nas diferentes condições ambientais. Em suma, cada espécie tem suas próprias características, fazer um cálculo geral levaria a um valor sem qualquer relevância científica.
Os primeiros seres vivos surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Sabe porque tenho estas dúvidas?
As mutações não são lentas e ocorrrem em períodos muitos longos?
Veja a evolução humana e perceba que levam milhões de anos do nosso primeiro ancestral para o homo-sapiens. Isto sem falar do ancestral de muitas outras delas...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #507 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:52:31 »
Mutações nem sempre são lentas. Dependem do ciclo de vida da espécie analisada. Por exemplo, a taxa de mutação do HIV é cerca de 1 mutação por ano.

A primeira suposta grande mutação no ancestral do Homem foi mutação por fusão cromossômica. Os portadores dessa mutação reproduziram-se entre si e ficaram isolados reprodutivamente de outros indivíduos, por causa da incompatibilidade pelo número cromossômico. Esse tipo de mutação leva à especiação imediata, e já foi descrita em espécies recentes de drosófila, peixes, roedores e plantas.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #508 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:19:41 »
Em seres mais complexos a quanto tempo não existe uma especiação?
Exemplo: Um ser humano voltar a virar macaco, ou uma onça voltar a virar um gato, um cuipanze voltar a virar um saguím ou uma largatina estar se tranformando em um jacaré...
Isto para mim é especiação. Estou errado se a evolução partiu de um único ancestral?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #509 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:29:20 »
Especiação é um evento constante. E todos esses seres que citei são complexos, e podem ser usados como modelos para desenvolver medicamentos.

Nós não somos capazes de ver o processo de especiação em um elefante, onça, primata, pois nosso tempo de vida é curto, e o desses organismos é bastante curto. Por isso é muito mais fácil relatar a especiação em um roedor que tem ciclo de vida de 1 ano, do que um elefante que tem ciclo de 80 anos.

Uma onça nunca voltaria a ser um gato, pois nunca o foi, assim como um chimpanzé nunca foi um sagüi (alias, sagüis são primatas do Novo Mundo, e chimpanzé é um ape), por isso, essas supostas "regressões" seriam impossíveis. O que pode acontecer algumas vezes é um indivíduo apresentar características atávicas, ou seja, semelhantes a de parentes distantes ou ancestrais; ou pode também manter as mesmas características morfológicas por milhões de anos, como exemplo, os crocodilianos.

Sim, a especiação parte de um único ancestral que origina duas ou mais espécies.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #510 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:47:58 »
Nós não somos capazes de ver o processo de especiação em um elefante, onça, primata, pois nosso tempo de vida é curto, e o desses organismos é bastante curto. Por isso é muito mais fácil relatar a especiação em um roedor que tem ciclo de vida de 1 ano, do que um elefante que tem ciclo de 80 anos.
Tudo isto porque nossa inteligência teve origem a alguns anos atrás, pois se ela tivesse surgido no nosso primeiro ancestral teríamos bastantes fontes para que eles deixassem como amostras.
Mesmo assim muitos dizem ter visto a sací perere e homo sapiens com rabos... :hihi:
Estou brincando, mas a coisa é séria.  :umm:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #511 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:51:05 »
Se a evolução foi bem gradativa e partiu de um primeiro ancestral, pela lógica este ser era muito simples para gerar tanta complexidade. concordam?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #512 Online: 14 de Novembro de 2008, 13:20:06 »
Eu também não!  :umm:
Tenho a leve impressão de que ele falava de VOCÊ.
Se a evolução foi bem gradativa e partiu de um primeiro ancestral, pela lógica este ser era muito simples para gerar tanta complexidade. concordam?
:demente:
A gente explica explica a evolução, e ele conclui que seres simples não evoluem em mais complexos...

Aliás, o que tem de lógico nessa frase? Você basicamente diz que se um carro se movimenta aos poucos, pela lógica ele nunca chegará em outro lugar...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #513 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:31:24 »
Em seres mais complexos a quanto tempo não existe uma especiação?
Exemplo: Um ser humano voltar a virar macaco, ou uma onça voltar a virar um gato, um cuipanze voltar a virar um saguím ou uma largatina estar se tranformando em um jacaré...
Isto para mim é especiação. Estou errado se a evolução partiu de um único ancestral?

O analfabetismo científico e a desinformação chegaram para ficar na sua cabeça.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #514 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:33:37 »

A gente explica explica a evolução, e ele conclui que seres simples não evoluem em mais complexos...

Aliás, o que tem de lógico nessa frase? Você basicamente diz que se um carro se movimenta aos poucos, pela lógica ele nunca chegará em outro lugar...

Versão criacionista do paradoxo de Zenão.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #515 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:35:59 »
Bom, dê uma olhada no outro tópico que você postou e eu respondi, lá esclareço algumas coisas sobre o ancestral comum universal... ../forum/topic=17895.0.html

Ao contrário do que se pensa por aí, sim: coisas simples podem gerar a coisas complexas. Um exemplo fora da Bio: gelo, estruturalmente, é muito mais complexo que água líquida.

Versão criacionista do paradoxo de Zenão.
Em off: Zenão escreveu aquele monte de besteiras porque nasceu antes do cálculo diferencial :P
Latebra optima insania est.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #516 Online: 14 de Novembro de 2008, 15:02:00 »

O ancenstral não gerou nada de complexo. Seres não fazem complexidade. Não é um processo consciente como você sugere.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #517 Online: 14 de Novembro de 2008, 23:52:28 »
Pelo que noto ninguém aqui tem um curso mestrado em evoção.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #518 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:06:56 »
Assim como ninguém tem curso mestrado em Teoria da Relatividade...

Você poderia ter um curso em arqueologia, ou genética, mas curso em TEORIA da evolução é meio difícil...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #519 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:19:03 »
Assim como ninguém tem curso mestrado em Teoria da Relatividade...

Você poderia ter um curso em arqueologia, ou genética, mas curso em TEORIA da evolução é meio difícil...
Ir numa igreja pregar a fé é muito fácil. Quero ver voce ir no inferno para reponder as perguntas mais complexas. Eu nasci para isto.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 00:35:19 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #520 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:21:02 »
colher verde para comer maduro só um maluco inteligente sabe

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #521 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:33:43 »
O ancenstral não gerou nada de complexo. Seres não fazem complexidade. Não é um processo consciente como você sugere.
Se colocar uma sopa salgada para voce comer tenho certeza que não vai comer , mas se colocar um bolo de de chocolate isto vai fazer bem a muitos. Isto é evoluçao.
Deus é doce ou salgado?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #522 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:39:16 »
Não fala nada com nada...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #523 Online: 15 de Novembro de 2008, 01:45:41 »
:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #524 Online: 15 de Novembro de 2008, 01:45:55 »
Evolução é escolher entre uma sopa e um bolo?
Putz, e esses biólogos perdendo tempo estudando o DNA, e os paleontologos procurando fosséis.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!