Autor Tópico: A complexidade da evolução  (Lida 48364 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A complexidade da evolução
« Resposta #525 Online: 15 de Novembro de 2008, 02:47:00 »
Pelo que noto ninguém aqui tem um curso mestrado em evoção.
Assim como ninguém tem curso mestrado em Teoria da Relatividade...

Você poderia ter um curso em arqueologia, ou genética, mas curso em TEORIA da evolução é meio difícil...
Ir numa igreja pregar a fé é muito fácil. Quero ver voce ir no inferno para reponder as perguntas mais complexas. Eu nasci para isto.

Você não está comparando este fórum com o inferno, está?

Porque se está, não viu nada.

(Mudou de assunto BONITO, hein...)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #526 Online: 15 de Novembro de 2008, 02:53:18 »
Eu tenho mestrado em Windows.

:hihi:

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #527 Online: 15 de Novembro de 2008, 04:52:51 »
Mudou de assunto BONITO, hein...

[sacarsmo]O Luis fala como se algum assunto sério estivesse em pauta aqui...[/sarcasmo]

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #528 Online: 15 de Novembro de 2008, 06:16:38 »
Interessante como este tópico deu tanto assunto apesar das considerações iniciais do Erivelton terem sido tão obscuras. ( Não que ele tenha clareado muita coisa no decorrer da discussão ).

Devo dizer que os meus conhecimentos em Biologia se equiparam ao do Erivelton, embora a sede de saber dele supere em muito a minha.

Acho que se ele soubesse organizar um pouco melhor as idéias esse rapaz tinha um grande futuro na Ciência.

Mesmo sendo tão analfabeto em Biologia quanto ele essa idéia de todas as espécies terem evoluído
separadamante e mesmo assim, por puro acaso, existir uma aparente convergência evolutiva é uma
das coisas mais doidas que já vi.

Quero dizer, achar que as árvores filogenéticas são uma miragem, que o homem não tem um ancestral
comum com o chimpanzé, faz menos sentido que acreditar na criação instantânea sobrenatural.

Porém eu fico pensando se não dá para aproveitar alguma coisa das idéias do Erivelton...

Certamente todos os mamíferos têm um ancestral comum, mas descendo pela árvore filogenética
até encontrar formas de vida bastante simples será que é tão improvável que duas ou mais formas
de vida primordiais não tenham tido origens distintas?

Onde foi que eu li que já foram encontradas formas de vida que existem isoladamente sem se
relacionarem com nenhum ecossistema e em condições ambientais que nenhum outro organismo
conhecido poderia sobreviver?

Será que estes microrganismos tiveram uma origem em comum com as outras formas de vida?

E aproveitando que a galera que acessa este tópico parece ter disposição para discutir qualquer coisa...
o que será que cria a consciência? De onde ela vem?

É impossível saber ao certo mas uma barata parece ter algum grau de consciência, alguém tem idéia do
que faz uma barata ser consciente?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #529 Online: 15 de Novembro de 2008, 08:44:10 »
Interessante como este tópico deu tanto assunto apesar das considerações iniciais do Erivelton terem sido tão obscuras. ( Não que ele tenha clareado muita coisa no decorrer da discussão ).

Devo dizer que os meus conhecimentos em Biologia se equiparam ao do Erivelton, embora a sede de saber dele supere em muito a minha.

A sua humildade enobrece a sua postura, P Reis.

(...)
Mesmo sendo tão analfabeto em Biologia quanto ele essa idéia de todas as espécies terem evoluído
separadamante e mesmo assim, por puro acaso, existir uma aparente convergência evolutiva é uma
Citação de: Pedro Reis

Até aonda o meu parco conhecimento sobre biologia vai, convergência evolutiva seria outra coisa, seria animais de espécies diferentes adotarem soluções similares mesmo não tendo parentesco nenhum.

O que você está colocando em pauta aqui , seria outra coisa:

Certamente todos os mamíferos têm um ancestral comum, mas descendo pela árvore filogenética
até encontrar formas de vida bastante simples será que é tão improvável que duas ou mais formas

Eu respondi isso para o Erivelton em alguma ocasião, mas basicamente o problema é que nessa 'sopa primordial' houve uma seleção dos melhores replicadores, melhores 'armazenadores' de energia, melhores formas de locomoção, e os microorganismos atuais são resultado já dessa seleção. Inclusive a seleção natural em microorganismos é muito mais diversificada, pois poucas mudanças refletem em seres completamente diferentes (assim como poucas mudanças de um parasita como o vírus da gripe refletem em famílias diferentes de vírus, pois sua capacidade de reprodução é monstruosa).

Mas podem sim existir bactérias completamente diferentes.

Aliás, leia mais sobre cianobacterias e verá de alguma forma existem, pois são 'bactérias' mas a similaridade com outras bactérias termina aí.

[off-topic auto-sustentável]
Um dia um cara vai conseguir que cianobactérias ajudem a reduzir o dióxido de carbono na atmosfera, vai salvar o mundo, ficar trilhardário, e, pior, nem royalties vai pagar para mim
[/off-topic auto-sustentável]

E aproveitando que a galera que acessa este tópico parece ter disposição para discutir qualquer coisa...

É impossível saber ao certo mas uma barata parece ter algum grau de consciência, alguém tem idéia do

Vamos ficar com a biologia para tentar explicar por que um ser vivo que ficar consciente.

Um ser vivo, quanto maior controle tiver do seu mundo ao redor, mais chances de sobreviver. Então aqueles que desenvolveram sistemas nervosos prosperaram, e sistemas nervosos começaram a ficar responsáveis por avisar se há falhas no corpo (e por isso sentimos dor) e ainda por interpretar o mundo lá fora, através de órgaos sensoriais.

Na medida que esse sistema ficou complexo, a solução para sustentá-lo foi diferenciar 'eu' de 'o mundo', e até um mamífero faz isso. Isso seria o que chamamos de 'consciência', a consciência do eu, a identificação de que somos um indivíduo.

Provavelmente a barata tem sim uma consciência, provavelmente não com muita complexidade, mas tem. Mas aí ficamos mais perto da filosofia, então vou parar por aqui.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #530 Online: 15 de Novembro de 2008, 10:58:41 »
Citação de: JCatino
Até aonda o meu parco conhecimento sobre biologia vai, convergência evolutiva seria outra coisa, seria animais de espécies diferentes adotarem soluções similares mesmo não tendo parentesco nenhum.

Vamos ficar com a biologia para tentar explicar por que um ser vivo que ficar consciente.

Um ser vivo, quanto maior controle tiver do seu mundo ao redor, mais chances de sobreviver. Então aqueles que desenvolveram sistemas nervosos prosperaram, e sistemas nervosos começaram a ficar responsáveis por avisar se há falhas no corpo (e por isso sentimos dor) e ainda por interpretar o mundo lá fora, através de órgaos sensoriais.

Na medida que esse sistema ficou complexo, a solução para sustentá-lo foi diferenciar 'eu' de 'o mundo', e até um mamífero faz isso. Isso seria o que chamamos de 'consciência', a consciência do eu, a identificação de que somos um indivíduo.

Provavelmente a barata tem sim uma consciência, provavelmente não com muita complexidade, mas tem. Mas aí ficamos mais perto da filosofia, então vou parar por aqui.

Com "convergência evolutiva" eu quis dizer que tudo parece indicar que
descendo pela árvore evolutiva ( caso esta árvore exista e não seja
uma fantasia como o Erivelton corajosamente postula ) há uma aparente
convergência para um ancestral comum ou um muito reduzido número de
ancestrais comuns lá na raiz dessa árvore.

Se esse termo já existe com outro significado o meu analfabetismo no
assunto não tinha condições de saber. Mas de qualquer forma é assim
que a gente aprende, né?

O que você diz sobre a utilidade da consciência é interessante embora não se constitua em um mistério
para mim.

A questão que eu levantei foi outra: COMO pode existir a consciência?

Que teoria poderia explicar como a matéria orgânica um belo dia começou a ficar consciente de si mesma e perceber que existia enquanto (só p/ usar uma expressão que eu odeio) individualidade neste maravilhoso e terrível mundo?

Note que complexidade do sistema nervoso e sofisticados órgãos sensoriais trazendo as informações do
ambiente não produzem consciência por si só.  Você está dizendo que estar consciente, ter a percepção
de sua própria existência, é uma vantagem para qualquer ser vivo um pouco mais complexo que  precise
buscar seu alimento e manter-se a salvo dos predadores interagindo com o ambiente de uma maneira
mais sofisticada. Não discordo, isso parece óbvio. Porém eu acho que nesse caso isso não explicaria os
supostos mecanismos pelos quais a consciência poderia ter se desenvolvido.

Eu tenho impressão que você está usando um raciocínio evolucionista onde ele não se aplica.

Eu posso usar este tipo de raciocínio para entender como animais aquáticos deram origem a animais terrestres,
passando por todas as formas intermediárias e explicando logicamente todas as etapas desta transformação à
luz da teoria da evolução, mas é difícil identificar o processo que faria com que aglomerados de compostos
orgânicos produzissem consciência.

O seu sistema nervoso é formado por zilhões de neurônios trocando impulsos elétricos uns com os outros,
no entanto a sua consciência parece ser una e indivísvel. Ela parece precisar de um sistema nervoso para
existir, que por sua vez precisa de matéria e energia para existir. Mas a consciência não é matéria e não é energia.

O que é a consciência?

Nós não podemos confundir cérebro e mente, a menos que haja uma explicação sobre como uma mente surge
a partir das funções de um cérebro.

Se nada do que eu disse até agora está claro deixe-me apelar para um exemplo cibernético. Um evento recorrente em filmes de ficção científica é um super computador dotado de sofisticada inteligência artificial
começar a ter consciência e vontade própria (geralmente se voltando contra o seu criador)...

Bom, eu entendo um tiquinho mais de computadores que entendo de biologia e até onde eu sei isso é totalmente
impossível. Um microprocessador é constituído de transistores assim como um cérebro é constituído de neurônios.
Correntes elétricas fluem entre transistores assim como impulsos elétricos fluem entre neurônios. No entanto nem
mesmo um chip VLSI com 30 milhões de transistores e funcionando tem mais consciência que a sua máquina de
lavar ou um espremedor de laranjas. Não tem o grau de consciência que um mosquito talvez tenha.

O programa que você faz este microprocessador executar também não ajuda a despertar nenhum nível de
consciência nele. Isso é uma fantasia de autores de ficção científica. Um programa que não faz absolutamente
nada e um que joga xadrez e vence o campeão mundial do ponto de vista do processador (se ele pudesse ter
um ponto de vista) são exatamente a mesma coisa.

Moral da história: ninguém concebeu ainda um meio pelo qual matéria inanimada, cristais de silício, possam
desenvolver uma mente. Ao contrário já foram concebidas teorias de como a matéria inanimada poderia ter
dado origem a vida biológica. A abiogênese pode ser um dia desenvolvida a ponto de explicar completamente
a formação da primeira bactéria. Eu consigo imaginar isso, mesmo ainda havendo lacunas não compreendidas.

Mas eu não connheço nenhuma hipótese explicando como surge a consciência em um pernilongo.

Então eu repito a pergunta para quem se dispuser a respondê-la: de onde vem a consciência?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #531 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:04:52 »
PS: "vida biológica" pode parecer um pleonasmo mas não é, já que foi colocado no contexto de uma elocubração sobre a possibilidade de uma vida artificial, cibernética.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #532 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:24:25 »
Não fala nada com nada...
O que existe além daquilo que a ciência já possue em mãos que falta tantas explicações?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #533 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:28:58 »
Eu sabia que alguém iria pensar desta forma.
Quem aqui faz as perguntas mais complexas?
Seria bom desviarmos do assunto.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #534 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:42:27 »
Acho que se ele soubesse organizar um pouco melhor as idéias esse rapaz tinha um grande futuro na Ciência.

Quero dizer, achar que as árvores filogenéticas são uma miragem, que o homem não tem um ancestral
comum com o chimpanzé, faz menos sentido que acreditar na criação instantânea sobrenatural.
Porém eu fico pensando se não dá para aproveitar alguma coisa das idéias do Erivelton...
Onde foi que eu li que já foram encontradas formas de vida que existem isoladamente sem se
relacionarem com nenhum ecossistema e em condições ambientais que nenhum outro organismo
conhecido poderia sobreviver?
Será que estes microrganismos tiveram uma origem em comum com as outras formas de vida?
é uma das coisas mais doidas que já vi. :umm: Porquê?
Será que estou ficando doido  :stunned:
Pedro obrigado pelas suas considerações a meu respeito.
Quero lhe dizer que acredito na evolução, mas não defendo o surgimento de todas as espécies de apenas um único ancestral mãe.
De acôrdo com a evolução creio que seria bem fácil as organelas citoplasmáticas se unirem em diferentes lugares no planeta formando suas células. Com o desenvolvimento do DNA no nucleo desta células não poderiam se originar vários seres?
Se não podia então me explique porque?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #535 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:45:04 »
Isso ele tem razão, pergunta complicada é com ele mesmo. Não só as perguntas.

Erivelton, vc não é o Caçador de Ateu e Filósofo do YouTube não?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #536 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:48:12 »
Ah, Erivelton, eu não sou biólogo. Eu acho que poderiam sim. Mas acontece que todas as evidências que nós temos hoje permitem construir uma árvore filogenética apontando para um ancestral comum. Ou pelo menos um número bem reduzido de ancestrais comuns.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #537 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:59:09 »
Eu sabia que alguém iria pensar desta forma.
Quem aqui faz as perguntas mais complexas?

Complexas ou "inovadoras no que diz respeito à coerência"?

Seria bom desviarmos do assunto.

Por que?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #538 Online: 15 de Novembro de 2008, 12:14:40 »
Se vamos desviar do assunto a minha pergunta é a primeira da fila.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #539 Online: 15 de Novembro de 2008, 12:38:56 »
Por que?
Por causa do sistema nervoso alterado de alguns que possam compreender de forma errada.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #540 Online: 15 de Novembro de 2008, 12:49:51 »
...Quero lhe dizer que acredito na evolução...

Erivelton, ciência não é religião, você tem que entender e não acreditar.

Mude isso e você esta indo no caminho certo (eu acho).

:)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #541 Online: 15 de Novembro de 2008, 12:49:56 »
Note que complexidade do sistema nervoso e sofisticados órgãos sensoriais trazendo as informações do
ambiente não produzem consciência por si só. 

Não diretamente mas são o 'ferramental' necessário para que possa existir.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #542 Online: 15 de Novembro de 2008, 13:12:09 »
(...)Porém eu acho que nesse caso isso não explicaria os

Você poderia descrever de quais mecanismos está falando ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #543 Online: 15 de Novembro de 2008, 13:15:32 »
Erivelton, eu confesso que ainda não entendi bem a sua tese.

Pra me ajudar, você acredita que todos os mamíferos tenham um ancestral comum, ou pelo menos todos
os primatas tenham um ancestral comum?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #544 Online: 15 de Novembro de 2008, 13:16:59 »
Erivelton, ciência não é religião, você tem que entender e não acreditar.
Mude isso e você esta indo no caminho certo (eu acho).
:)
Cada um segundo a sua espécie...

Estas organelas que compõem esta bacteira como conseguiram se agrupar dentro de seu interior?
Num mundo primitivo não existiu milhões delas espalhadas pelos mares e oceanos?
Estão vendo o ADN?
Estas inúmeras células não poderiam sofrer mutações e adquirir formas de seres vivos um diferente do outro?
Entendeu: Cada um segundo a sua espécie. Isto é evolução

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #545 Online: 15 de Novembro de 2008, 13:19:28 »

Aí é que está! Esse é o ponto. Não poderia não. E acredito que ninguém possa.

Que eu saiba ninguém explica como neurônios geram consciência. Por que meios físicos o sistema nervoso dá origem a consciência? Eu estou colocando esta questão justamente porque não faço a mínima idéia de como que "supostos processos sejam estes".

Na verdade, para mim, este é o maior enigma do universo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #546 Online: 15 de Novembro de 2008, 13:27:43 »
Erivelton,

Eu, na minha quase completa ignorância acho que se em algum momento existiram zilhões de formas unicelulares por toda a parte dos oceanos o que você está dizendo faz sentido perfeitamente. Várias dessas formas devem ter dado origem a novas formas de vida.

E estas formas de vida a que me refiro são as relativamente escassas formas de vida do pré-cambriano das quais, é quase certo, praticamente todas as formas de vida atuais descendem.

Acho que ninguém nega isso.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #547 Online: 15 de Novembro de 2008, 13:41:47 »

Aí é que está! Esse é o ponto. Não poderia não. E acredito que ninguém possa.

Que eu saiba ninguém explica como neurônios geram consciência. Por que meios físicos o sistema nervoso dá origem a consciência? Eu estou colocando esta questão justamente porque não faço a mínima idéia de como que "supostos processos sejam estes".

Na verdade, para mim, este é o maior enigma do universo.

Mas existem mecanismos para reconhecimento da fala, interpretação da linguagem, asism como reconhecimento de um rosto, ou inclusive outros mais primitivos como cálculo de balística para saber onde cai um tronco de árvore ou para pular, por exemplo.

Já o que você está chamando aqui de consciência existe a partir do momento que vc precisa fazer um cálculo 'do todo' para chegar a conclusões gerais de percepção (estou sentado num penhasco). Para isso passa a ser necessário definir quem seria eu, que estou sentado.

A conscincia é uma ilusão, ou uma convenção, para definir o indivíduo que está calculando conclusões dos seus sentidos. Vou responder onde ela está quando responder onde está o programa que está rodando agora e representa o forum ...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #548 Online: 15 de Novembro de 2008, 17:45:42 »
Sobre essa questão da consciencia, me recomendaram "Consciencia explicada" do Daniel Dennet.
Alguém conhece esse livro?
Já li alguns ensaios dele e videos do youtube, e achei excelente a abordagem.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #549 Online: 15 de Novembro de 2008, 19:48:48 »

Mas existem mecanismos para reconhecimento da fala, interpretação da linguagem, asism como reconhecimento de um rosto, ou inclusive outros mais primitivos como cálculo de balística para saber onde cai um tronco de árvore ou para pular, por exemplo.

Já o que você está chamando aqui de consciência existe a partir do momento que vc precisa fazer um cálculo 'do todo' para chegar a conclusões gerais de percepção (estou sentado num penhasco). Para isso passa a ser necessário definir quem seria eu, que estou sentado.

A conscincia é uma ilusão, ou uma convenção, para definir o indivíduo que está calculando conclusões dos seus sentidos. Vou responder onde ela está quando responder onde está o programa que está rodando agora e representa o forum ...

Jcatino,

Eu acho que você está confundindo a fisiologia do cérebro com consciência.

Muito já se sabe sobre como o cérebro funciona. Boa parte deste conhecimento
já pode ser aplicado em redes neurais e neuronais que simulam as funções do
cérebro e podem realizar de forma artificial funções cognitivas.
Mas nada do que se descobriu até agora, e absolutamente nada do que você disse,
ajuda um grão em resolver o enigma.

Você não acha que uma rede neural tem algum tipo de consciência, acha?

Eu não sei o que a consciência é, eu não tenho nenhuma pista de como ela
surge, de como a fisiologia do cérebro pode gerar consciência ou até
mesmo se é a fisiologia do cérebro que gera a consciência, no entanto eu
sei o que a consciência não é. A consciência não é uma convenção. A consciência
não é uma ilusão.

Não sei você, talvez eu esteja debatendo com um avançado programa de computador
desenvolvido para dar estas respostas em fóruns, mas quanto a mim eu tenho
certeza, eu estou consciente! Eu não sou um autômato, te dou minha palavra de
honra. Não é uma ilusão, não é uma convenção, algo que alguém definiu tipo a
circunferência trigonométrica. Acredite em mim, a consciência existe na maioria
das pessoas, elas não estão iludidas quanto a isso até porque para haver ilusão é
preciso haver consciência antes.

As funções cognitivas que você menciona: reconhecimento de fala, linguagem,
fisionomia, etc, todas elas já são possíveis artificialmente, mas implementa-las
não torna um computador tão consciente quanto uma barata. Cálculos de balística
eles fazem melhor e mais rápido que eu e você, mas e daí?

Perceba que este é que é o x da questão, um cérebro poderia fazer tudo isto
( e muito já se sabe como ele faz ) sem no entanto produzir uma consciência
individual. Você insiste em me dar respostas sobre a fisiologia do cérebro
quando eu não estou perguntando sobre isso.

Talvez mais um exemplo ajude: neurologistas já compreendem bastante sobre
como o cérebro armazena informações, sobre como funciona a nossa memória.
Mas uma coisa é vc entender como a lembrança de um fato está bioquimicamente
gravada no cérebro e em que região física do cérebro ele está gravado e outra
completamente diferente é entender como você está consciente deste fato,
revivendo aquela situação, quando o cérebro recupera estas informações.
Aliás, recupera para onde? Como uma marca bioquímica é transmitida à sua
consciência?

Você me desafia a mostrar onde está o programa de computador que eu estou
usando neste exato momento... Mas este não é um desafio. O programa está
em parte armazenado na minha máquina e em parte no servidor. Não é difícil
descobrir as posições de memória onde suas instruções e dados estão armazenados,
mas em quê isto ajuda a entender a consciência?

Se você descobrir onde exatamente o número do telefone da sua namorada está
armazenado no seu cérebro (e creio que isto seja perfeitamente possível)
isto vai ajudar alguma coisa em compreender como você tem consciência deste
número quando o está teclando no seu celular?

Eu na verdade não perguntei onde a consciência está porque, ao contrário das
instruções de um programa de computador que podem ser localizadas fisicamente
como cargas elétricas nos diminutos capacitores da memória RAM ou em padrões
de magnetização de um disco rígido, a consciência NÃO PARECE estar em lugar
nenhum. Eu não acredito que vc possa apontar para a sua consciência e dizer:
"Olha, ela está ali." Eu perguntei como ela surge, como sistemas biológicos
produzem uma consciência pessoal.

Mas não confunda isto com as funções fisiológicas do cérebro, não confunda
sequer consciência com pensamento porque monges budistas em estado de
meditação profundo são capazes de parar de pensar e fazem isto justamente
para atingir um estado de consciência superior.

De forma que a minha questão permanece para quem for capaz de entendê-la
e se dispuser a respondê-la: de onde vem a consciência?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!