Vou tentar ser mais claro (já que a ironia não funcionou).
Eu posso dividir um arquivo com o Winrar. Daí eu tenho lá no 4Shared upado:
- Batman begins II.r00 (97mb)
- Batman begins II.r01 (97mb)
- Batman begins II.r02 (97mb)
- Batman begins II.r03 (84mb)
- Batman begins II.rar (97mb)
A constituição não é clara quanto a se eu posso ou não fazer isso. Muitos sites escapam da lei alegando que é responsabilidade do usuário que monta os arquivos.
O mesmo se dá com o "fair use". Eu posso fazer críticas de um filme com péssima qualidade, onde eu só fico repetindo "filme não bom, filme não bom" por 20 segundos a cada 1 minuto de cenas do filme. E depois de três vídeos com críticas coinscidentemente eu mostro todas as cenas do filme.
Mas isso nem importa, se eu for me basear no que as companias querem ou não que a gente faça, usar um avatar do South Park já é motivo para pagar os direitos autorais. O teu avatar não está dentro da lei, o meu avatar sei que também não. Possivelmente o Barata não conhece os direitos autorais do avatar dele. Imagino que muitas das fotos que o Agnóstico postou no tópico "a mulher mais gostosa que já vi" são scans de revistas, logo "roubo". Lá no "tópico nonsense com imagens" a gente "rouba" vinte vezes por semana com imagens de quadrinhos e outras coisas. Até mesmo o copyright dos emoticons da Nomicons (tipo esse:
) é complicado, todo mundo copia do Invision Board, mas esse é um software pago por sinal.
O ponto é que se eu vou querer fazer uma fundamentação moral para a pirataria, sair dizendo que pirata que não assume ser roubo está mentindo pra si mesmo, ou o que for - também não deveria deixar passar esses "roubos menores" só porque todo mundo faz.
Discordo... assalto é muito pior.
Tb não vamos exagerar... todo sabemos que pirata é ilegal, mas comparar com assalto já é demais.
Só como observação, eu não estou falando sério, estou parodiando os argumentos anti-pirataria (principalmente do Barata e do Agnóstico).
Afinal de contas, se é pra ficar dizendo "roubar" ou "mentir para si mesmo" para quem copia música, vou fazer o mesmo pra quem copia texto, posta scans de historinhas, usa emoticons montados por uma empresa.