A mesmo Estado Democrático proibiu em 2007, 2008 e 2009 a Marcha da Maconha que visa apenas colocar o debate em público. Onde está a democracia neste caso? ahhh é mais facil alegar que o movimento faz apologia e os participantes são maconheros vagabundos que devem ser encarcerados...
Sei lá bicho,
O DiegoJaf já esclareceu este ponto, Lei é Lei e pronto. Maconha é ilicita. Fazer apologia a ela é crime. Paciência...
EDIT:
Esqueci de comentar: Marchas, passeatas e a aprovação de intelectuais não mudam as Leis. Você deve saber que existem formas de isto acontecer.
Lei é lei, dogma é dogma, fé é fé, bunda é bunda... na boa, a ideia do tópico é debater os motivos para a legalização ou proibição da maconha, se o argumento é esse: lei é lei então cala a boca, fica difícil.
E o que se pode fazer não é?
O tópico já tem 16 páginas com bastante assunto a respeito, mas no fim, Lei é Lei.
Escolhemos democraticamente nossos políticos justamente para que nossas vontades e/ou necessidades sejam levadas a diante.
É como disse o DDV: Se o assunto fosse de extrema importância, já teríamos algum resultado.
E me parece que você não se convence:
E alguém, me explica por favor, se eu planto o que consumo e não financio a violência, qual crime estou cometendo?
Sua pergunta já não foi debatida?
Fazer o que?, bem, alguém disse aqui no tópico que SE a ideia da legalização fosse maioria, as leis seriam mudadas. Alguém aqui sabe a atual situação nos EUA a respeito da REGULAMENTAÇÃO DO USO DA MACONHA MEDICINAL?? Bem, informo-lhes que a ideia vem tendo uma aceitação crescente e já é uma tendência por lá. Por exemplo, o Citizen's Briefing Book do Barack Obama
http://www.whitehouse.gov/assets/documents/Citizens_Briefing_Book_Final.pdf dica: quando abrir o PDF digite points no localizar, na pagina 5 vocês verão a pontuação que "ending the prohibition on marijuana use" recebeu, comparem com a pontuacão que qualquer outro assunto recebeu. Quem se interessar um pouco mais, na introdução explica como essa pontuação foi gerada e na página 26 fala um pouco mais do assunto em questão. Outra fonte recente de opinião americana
http://abcnews.go.com/PollingUnit/Politics/medical-marijuana-abc-news-poll-analysis/story?id=9586503. É tendÊncia lá vai ser tendencia aqui também, só é uma questão de tempo.
Na minha opinião, o Brasil deve descriminalizar todas as drogas até as olimpiadas quiçá copa do mundo, pensando nas vantagens economicas e sociais.
Outra coisa, Portugal não legalizou droga nenhuma. DESCRIMINALIZOU o consumo. O tráfico e comércio continuam sendo ilegais.
O resultado, comprovado e visto com bons olhos pela UE foi a REDUÇÃO DO CONSUMO.. (Pasmem os céticos)
http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/01/29/droga-liberamos-e-o-consumo-caiu-afirma-o-presidente-do-observatorio-europeu (foi onde eu lí, não é a fonte mais confiavel de informação, mas dá para esmiuçar o assunto no google quem tiver paciência)
A questão é que não se pode debater o assunto tendo uma visão unidimensional. Existem vários aspectos envolvidos (medicinal, religioso, econômico, social, recreativo, policial, saude, etc). É claro que policial provavelmente vai ter uma visão proibicionista (lei é lei). Encarar o assunto como a maioria das pessoas do CC encara a religião é foda. Assim como eu a maioria sabe que qualquer religião é baseada em fantasia.
Cannabis é real, o assunto é real então encarar com o mesmo ceticismo óbvio não é produtivo.