Então, não tenho números do Brasil, mas segundo a reportagem que te falei, veiculado originalmente pelo W.Street Journal e reproduzida aqui pelo Valor Economico, a realidade é mais ou menos assim:
"Um número crescente de autoridades mexicanas e americanas diz - pelo menos em particular - que o maior passo para prejudicar as operações comerciais dos cartéis mexicanos seria simplesmente legalizar seu produto principal: a maconha. Há muito tempo a droga ilegal mais popular do mundo, a maconha representa mais de metade da receita dos cartéis."
Eu naõ sei se o consumo diminuiria com a legalização, até pq, os números de hoje são muito relativos né. Por ser uma coisa ilegal, é tudo estimativa. Talvez pela melhor qualidade da maconha vendida legalmente o consumo absoluto (em gramas) possa mesmo diminuir, realmente não sei.
E eu naõ acho piada manter o maconheiro longe do bandido naõ, tem muito pai de família, trabalhador responsável que é obrigado a conviver com a bandidagem por optar em usar uma substancia que só faz mau a ele, e nem faz tão mau assim. Antigamente era normal vender bebida e cigarro pra menores, hj em dia isso vem diminuindo, aí é o poder público que tem q fiscalizar né