Que divertido! Vocês querem me converter
Onde eu disse que aceito que o universo foi
'criado' do nada?
Essa do relojoeiro é triste demais, quantas vezes já foi repetida?
Enfim, caso vocês ainda não tenham ouvido a resposta:
1 - A complexidade de fractais parece enorme. No entanto surge de padrões matemáticos simples. Isso quer dizer que padrões matemáticos são os 'designers' e tem um 'projeto'?
2 - Quem fez o plano para planejar o planejador?
Quanto ao link que o Angelo postou, eu responderia cada um dos itens mas estou com preguiça. O argumento sobre o nada absoluto não ter existido é falacioso porque pressupõe a existência de tempo na transição nada
alguma coisa. Segundo a teoria do big bang, tempo e espaço passaram a existir em conjunto junto com a singularidade do big bang. Pense na analogia malfeita com as bolas de futebol; é como se as bolas, o quarto, e o tempo, tudo passasse a existir de uma só vez.
Não consigo deixar de pensar numa analogia com Matrix. Vocês também consideram a possibilidade de ela existir? Imagine que Deus realmente exista. Aí ele cria um universo e seres dentro dele, seres com domínio de tecnologia, computadores potentes. Aí esses seres criam um uma simulação de computador pra servir de diversão. Essa simulação de computador simula um universo todo
fine tunned, como vocês gostam, parecido com o deles, e o deixam evoluindo até seres inteligentes se desenvolverem dentro dele. Esses seres inteligentes simulados criam arte, música, religião, se perguntarem sobre seus criadores e desenvolvem tecnologia, computadores potentes. Em algum momento, eles (simulados) criam uma simulação de computador com um universo e seres evoluem dentro dele. E esses novos seres criam uma simulação até seres conscientes evoluírem dentro dele. Imagine que somos esses seres. Os últimos.
Recapitulando
Deus
seres 'reais'
seres simulados 1
seres simulados 2
nós (seres simulados 3)
Imagine que o Deus original seja realmente onipotente, onipresente, onisciente. Mesmo assim, você acha que ele se importa com a simulação dentro da simulação dentro da simulação? Não. É só um brinquedinho do brinquedinho do brinquedinho dos seres com os quais ele se importa. E quem são os nossos 'designers'? São os seres imediatamente superiores na cadeia, os seres que fizeram a nossa simulação (seres simulados 2). E você acha que eles tem um repositóriozinho de almas e uma parte do programa se destina a dar sofrimentos eternos aos componentes da nossa simulação que não acreditaram num Deus que nem existe de verdade (pelo menos não da forma com que muitas pessoas acreditariam)? Eu acho que não. Eu acho que em algum ponto eles simplesmente falariam 'beleza, isso aqui já rodou o suficiente, desliguem da tomada'. Se bem que uma simulação de inferno e céu daria um experimento bem interessante.
Sabe o que é mais divertido de tudo isso? É plenamente racional, tem lógica interna e é absolutamente irrefutável - no sentido de que você nunca vai conseguir provar que eu esteja errado. A única possibilidade de isso ter boas chances de ser falso é se chegarmos à conclusão de que nunca conseguiremos fazer uma simulação de computador como essa. Isso implicaria em simuladores ruins ou na ausência completa de simuladores. Mas por enquanto é uma hipótese no mínimo considerável.
Eu acho que vou fundar uma religião.