Autor Tópico: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?  (Lida 68181 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #225 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:24:24 »
Citação de: Johnny Cash
Era um espírito materializado o que ele mediu? Como você sabe? Eu acho que é só fé mesmo pra acreditar na palavra do(s) camarada(s).

Bem, ele viu a fantasma e a médium juntas (e não tinha como alguém entrar no gabinete), ao pesar a médium e a fantasma, notou que a médium PERDIA peso proporcionalmente à fantasma. Cortou o cabelo desta e foi imediatamente reconstituído. Cortou partes do vestido e este foi refeito imediatamente... Deve ter sido uma fantasma materializada. Agora se os céticos têm explicações melhores...

Me parece que cortar pedaços de tecido e cabelo e esses retornarem a existência quase imediatamente e na frente dos olhos é algo bem sobrenatural, mesmo.

Mas, cadê isso?! Onde conseguimos ver/verificar/fazer-de-novo/prever-que-va-acontecer? É esse o ponto. Eu não tenho qualquer motivo pra acreditar nisso, mais do que numa revistinha qualquer dos x-men.

Até hoje, mesmo procurando, nunca observei qualquer coisa nesse sentido.

Lembrete:

O exposto abaixo, é um espírito ou outra coisa?

Lembre que estamos discutindo um caso de 1800 e lá vai peteca...Mesma época que Blavatsky exibia seu babuíno fantasiado de Charles Darwin.

Sim. Nessa época ainda se queimava pessoas por serem bruxas verdadeiras?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:31:15 »
Os céticos alegam que fotografias, vídeos, filmes, experimentos controlados, testemunhas, fiscalizações, infravermelho, etc e tal NADA PROVAM, pois em algum momento podem ser fraudados. O que provaria alguma coisa? Os céticos não nos dizem e nem nós sabemos.

Nada foi produzido atualmente em um experimento controlado com testemunhas, fiscalizações, infravermelho, etc e tal, portanto não há o que registrar, fotografar ou filmar. Parece que os espíritos cansaram de colaborar, perderam o interesse para convencer os céticos. Ainda assim o ônus da prova continua com os espíritas, o problema é de vocês.

Mesmo que isso seja feito, tudo continuará como dantes no quartel dos abrantes.

Ai entraremos num cenário de conspiração.

Isso se deve à fé. Sabe, meu caro, passa-se a impressão de que os pesquisadores mediúnicos eram crentes dos fenômenos. Mas não era assim. Lombroso dizia cobras e lagartos dos ditos fenômenos até o dia em que se deparou com eles. E fez o seu mea culpa:
_ Estou envergonhado e constrangido por ter combatido com tanta tenacidade os chamados fatos mediúnicos. Digo os fatos, pois quanto à teoria ainda lhe sou contrário. Mas os fatos eu vi e orgulho-me de ser um escravo dos fatos.

Robert Hare, que era um muito bem conceituado cientista americano, inventor do maçarico oxigênio-acetileno, ficou muito compungido ao ver tanta gente eminente da sociedade deixando-se levar por aquela fraude chamada espiritualismo. Sentindo-se no dever de mostrar a verdade a todos, resolveu investigar os médiuns. A imprensa aclamou a coisa. Hare logo mostraria toda a fraudulência que era aquilo. Ele repetiu o experimento feito por Faraday. Este pusera papelões sobre uma mesinha e pediu aos médiuns que então fizessem a dita mesa "falar". Os dedos dos médiuns giravam o papelão de cima, mas a mesa continuava imóvel. Hare aperfeiçoou o método, colocando uma chapa de metal sobre bolas metálicas em cima do tampo da mesinha... Só que com ele deu errado: a chapa ficou parada e a MESA se moveu. Fez uma série de outros experimentos, inclusive um sistema onde o médium girava um disco sem indicações, mas acoplado a outro disco com letras, fora da vista do médium. E dali saía uma mensagem inteligível.
Hare compilou seus resultados e os apresentou a Harvard. Pra quê! Seu memorial foi jogado no lixo e os sábios lamentavam a adesão de Hare àquele gigantesco embuste. Mas nenhum destes sábios foi ver o que Hare viu. Não reproduziram os experimentos, não se avistaram com os médiuns, enfim, não cumpriram com o seu dever de livrar o povo americano daquele gigantesco embuste. Uma pena.

Uma pena que esses "fenômenos" não aconteçam mais...Por que?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #227 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:40:34 »
Citação de: Gigaview
Não, mas existe a possibilidade de o médium ter obtido por outras vias a informação além da leitura fria. O ponto é que você quer acreditar nessa estória e entendo perfeitamente o tipo de conforto que essa "certeza" lhe traz. Nada vai convencer você do contrário.

A minha queixa é que as ditas possibilidades deveriam ao menos serem plausíveis.

Mas então quer dizer que se quem esta sendo lido não souber a resposta correta, então a leitura fria não é possível? Bem, explique-me este caso relatado em livro de James Hyslop:

O pai dele, Robert Hyslop já havia falecido há tempos e durante as pesquisas com Leonore Piper, ele começou a dar comunicações. O filho James notou que tinha os mesmos trejeitos e modo de se expressar. Então o pesquisador perguntou a James se ele sabia de algum evento íntimo, de conhecimento só da família e que nunca veio a público. O rapaz pensou e pensou, até que se lembrou de um vizinho deles, o Sr Cooper, que tinha uns perdigueiros muito bravos. Um dia os cachorros pularam a cerca e mataram algumas ovelhas e o pai ficou muito irritado com o incidente.

De posse dessa informação, o pesquisador perguntou ao espírito o que ele pensava do Sr Cooper. E o espírito Robert Hyslop debulhou-se em elogios. Disse que ele e o Cooper foram amigos durante muitos anos. Era um brilhante filósofo e tiveram ambos muitas discussões agradáveis. Trocaram várias cartas... e nada do incidente da matilha. Passando essas informações a James, este NEGOU TUDO. O pai e o Cooper nunca foram amigos, o cara era um bronco, nunca entendeu porcaria nenhuma de filosofia. Nada de nada.

E aí o próprio James resolveu peitar o espírito do pai. Pondo em dúvida a amizade dele com o Cooper, o espírito insistiu:
_ Pensa que já não era meu amigo? Havia até as cartas...
E aí o James lembrou o incidente da matilha. E o espírito, caindo em si como aconteceria com qualquer pessoa, disse então:
_ Não pensei absolutamente nele, que nunca foi nosso parente e nem amigo. O Samuel.
E aí explicou que quando lhe perguntaram do Cooper, ele pensara em Joseph Cooper, com quem tivera longa amizade e trocaram correspondências. Era só ele ir confirmar isso com a mãe. E ele foi e tudo se confirmou. Detalhe: Leonore Piper era vigiada e detetives a seguiam para ver se não obtinha informações por meios normais.

Que me diz disso agora?

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #228 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:43:50 »
Me parece que cortar pedaços de tecido e cabelo e esses retornarem a existência quase imediatamente e na frente dos olhos é algo bem sobrenatural, mesmo.

Mas, cadê isso?! Onde conseguimos ver/verificar/fazer-de-novo/prever-que-va-acontecer? É esse o ponto. Eu não tenho qualquer motivo pra acreditar nisso, mais do que numa revistinha qualquer dos x-men.

Até hoje, mesmo procurando, nunca observei qualquer coisa nesse sentido.

Ache um médium de materialização e resolva por si mesmo. Só estou repassando o que Crookes constatou.

Não sei.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #229 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:45:40 »
Uma pena que esses "fenômenos" não aconteçam mais...Por que?

Para nós espíritas eles não nos interessam porque a psicografia e psicofonia são mais eficazes. Mas nada impede de você mesmo tentar.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #230 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:53:48 »
Era um espírito materializado o que ele mediu? Como você sabe? Eu acho que é só fé mesmo pra acreditar na palavra do(s) camarada(s).

Bem, ele viu a fantasma e a médium juntas (e não tinha como alguém entrar no gabinete), ao pesar a médium e a fantasma, notou que a médium PERDIA peso proporcionalmente à fantasma. Cortou o cabelo desta e foi imediatamente reconstituído. Cortou partes do vestido e este foi refeito imediatamente... Deve ter sido uma fantasma materializada. Agora se os céticos têm explicações melhores...

Talvez a explicação seja a mesma que afastou Crookes da Royal Society e que no final da vida teve que renunciar suas pesquisas espirituais para retomar sua credibilidade.

Erro: Crookes só investigou os médiuns por uns quatro anos (1870-1873) e parou com isso quando viu que não podia convencer seus colegas, até porque estes NUNCA QUISERAM IR TER COM OS MÉDIUNS E DEMONSTRAR QUE ELE ESTAVA ERRADO. Só que ele NUNCA se retratou de nada. E são típicos dos céticos atuais, inclusive, os argumentos que usaram seus colegas para desacreditá-lo. Ramsay dizia que ele era extremamente míope e por isso não se podia acreditar no que dizia. Nossa! Das fotos que vi dele, o par de óculos que usava parecia ter lentes mais finas que os meus. Carpenter e von Hartman dizia que ele sofria de alucinações. Bem, parece que todas as testemunhas também e, pior ainda, até a máquina e os filmes fotográficos ficavam alucinados. Suponho que a comunidade cética militante crê piamente neste último caso.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #231 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:02:34 »
Meu pai faleceu em dezembro de 1993. O pai da minha prima, que era o primogênito da irmandade, faleceu cerca de um ano e meio depois. Um ano depois do falecimento dele, minha prima foi a um centro perto de sua casa, mas o qual não frequentava. Conversou com um dos médiuns, querendo saber notícias do espírito do pai. No dia seguinte, ela se sentou com ele e a conversa começou:
Médium: _ Então deseja saber notícias de seu pai, certo?
Prima Célia: _ Sim.
Médium: _ Orlando Emílio Arduin?
Célia: _ Sim.
Aqui um detalhe: ela havia dito o primeiro nome e sobrenome no dia anterior, mas não mencionou o nome do meio. Como o médium poderia saber disso?
Médium: _ Quem é Elso?
Célia: _ Elso? É o meu tio.
Médium: _ Luiz Elso Arduin?
Este é o nome do meu pai, o qual ela nem havia mencionado.
Médium: _ Quem é Aparecida.
Neste momento a minha prima ficou confusa, pois sempre chamara minha mãe de Cidinha. Mas aí caiu a ficha e respondeu:
Célia: _ Ah! Sim, é a minha tia.
Médium: _ Viúva do seu tio, certo?
Médium: _ Pois bem, minha senhora, a mensagem é para sua tia. O seu tio Luiz, por descuido de sua saúde e vícios, teve uma passagem muito difícil e passou longo tempo sofrendo as consequências no mundo espiritual. Mas recentemente foi socorrido e agora está em tratamento. Quanto a seu pai, nada tem de se preocupar com ele, pois ele é um bom espírito e inclusive chefia uma equipe de socorristas.

Realmente o meu pai se ferrou por conta de cigarro, morrendo de câncer que começou na língua e se espalhou pelo sistema nervoso central. Então Johnny, é assim que a coisa funciona. Quando um espírito que se manifesta tem parentes na sessão, estes podem identificá-lo, pois o conheceram em vida e aí checar com ele os conhecimentos de coisas que o médium não sabe.

Poxa, Marcos, sem querer ser estragas prazeres mas já sendo, assim desse jeito psicografo quem EU quiser.
Perceba que o médi(ocre)um teve mais de um dia para fazer sua pesquisa e até já tinha de antemão o nome e sobrenome do falecido.

Aqui um detalhe: ela havia dito o primeiro nome e sobrenome no dia anterior, mas não mencionou o nome do meio. Como o médium poderia saber disso?

E o cara nem fodão era, mas um mero médi(ocre)um, senão teria falado Cidinha e não Aparecida. Resultado de uma pesquisa meia-boca. HAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Porém, o detalhe mais revelador é:

minha prima foi a um centro perto de sua casa...

Pô, nem é preciso dizer mais nada, né?!!! Só não enxerga (o óbvio) quem não quer.

ALQUIMISTA, O PARANORMAL:

_Certa vez conheci uma menina em Lins num baile de formatura e quando voltei pra minha cidade (que é bem longe) fiquei com a moça na cabeça e precisava de qualquer modo contatar ela. Todavia, estava apenas em posse do seu primeiro nome e do dia do seu aniversário. Então como fazer?
Daí me ocorreu uma grande ideia e em poucas horas já tinha a informação do seu nome completo, telefone residencial e endereço completo. (Nota: não vou revelar o método). EU nunca tinha estado em Lins antes e fiz isso tudo da cidade em que residia.
Quando liguei para ela a coitada levou o maior susto. Deve ter pensado que eu era um bruxo!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

_Quando queria descobrir tudo de uma brotinha sabendo apenas o telefone dela EU procurava na lista inteira (tinha uma persistência obsessiva) fazendo uma leitura dinâmica até que encontrava o número e daí o nome do pai e endereço.

_Uma vez estava no banho e minha esposa chega e diz que a irmã dela havia acabado de conhecer um rapaz. Sem nenhum outro tipo de dado então EU falei:
"O nome dele é Leonardo?"
Minha mulher, estupefata, respondeu com os olhos esbugalhados:
"Sim!!! Como você sabia?''
(Não vou revelar o método! É Mentalismo avançado!)

Tenho muito mais dessas histórias. E sou bem mais fodão que o médium da Prima Célia.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #232 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:09:40 »

Não sei.

É essa a filosofia da coisa!  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:27:53 »
Não, mas existe a possibilidade de o médium ter obtido por outras vias a informação além da leitura fria. O ponto é que você quer acreditar nessa estória e entendo perfeitamente o tipo de conforto que essa "certeza" lhe traz. Nada vai convencer você do contrário.

A minha queixa é que as ditas possibilidades deveriam ao menos serem plausíveis.

Mas então quer dizer que se quem esta sendo lido não souber a resposta correta, então a leitura fria não é possível? Bem, explique-me este caso relatado em livro de James Hyslop:

O pai dele, Robert Hyslop já havia falecido há tempos e durante as pesquisas com Leonore Piper, ele começou a dar comunicações. O filho James notou que tinha os mesmos trejeitos e modo de se expressar. Então o pesquisador perguntou a James se ele sabia de algum evento íntimo, de conhecimento só da família e que nunca veio a público. O rapaz pensou e pensou, até que se lembrou de um vizinho deles, o Sr Cooper, que tinha uns perdigueiros muito bravos. Um dia os cachorros pularam a cerca e mataram algumas ovelhas e o pai ficou muito irritado com o incidente.

De posse dessa informação, o pesquisador perguntou ao espírito o que ele pensava do Sr Cooper. E o espírito Robert Hyslop debulhou-se em elogios. Disse que ele e o Cooper foram amigos durante muitos anos. Era um brilhante filósofo e tiveram ambos muitas discussões agradáveis. Trocaram várias cartas... e nada do incidente da matilha. Passando essas informações a James, este NEGOU TUDO. O pai e o Cooper nunca foram amigos, o cara era um bronco, nunca entendeu porcaria nenhuma de filosofia. Nada de nada.

E aí o próprio James resolveu peitar o espírito do pai. Pondo em dúvida a amizade dele com o Cooper, o espírito insistiu:
_ Pensa que já não era meu amigo? Havia até as cartas...
E aí o James lembrou o incidente da matilha. E o espírito, caindo em si como aconteceria com qualquer pessoa, disse então:
_ Não pensei absolutamente nele, que nunca foi nosso parente e nem amigo. O Samuel.
E aí explicou que quando lhe perguntaram do Cooper, ele pensara em Joseph Cooper, com quem tivera longa amizade e trocaram correspondências. Era só ele ir confirmar isso com a mãe. E ele foi e tudo se confirmou. Detalhe: Leonore Piper era vigiada e detetives a seguiam para ver se não obtinha informações por meios normais.

Que me diz disso agora?

Por que a sua explicação espírita é melhor do que as explicações abaixo?

(1) Sra.  Piper tinha poderes telepáticos capazes de vasculhar a mente de James para "pescar" informações para transmiti-las em nome de uma de suas múltiplas personalidades.

(2) Sra. Piper tinha surtos de esquizofrenia onde se manifestava a capacidade de abrir portais espaço-temporais para captar informações no passado.

(3) Sra. Piper é uma evidência que o universo é holográfico e que sua mente consegue resgatar memórias registradas no tecido espaço-temporal.

(4) Sra. Piper pode acessar radiestesicamente informações do pai de James armazenadas no material genético de James.

Quero dizer que o espiritismo é tão fantasioso quando a telepatia, a radiestesia e as elocubrações espaço-temporais-quânticas. Nenhuma é melhor do que a outra. Nesse caso, em tantos outros, considerando a validade do relato, a resposta mais adequada é NÃO SEI. Qualquer coisa além disso é mera especulação que pode ser telepato-radiestésica-quântica-espaço-temporal e também espiritual.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:38:46 »

Talvez a explicação seja a mesma que afastou Crookes da Royal Society e que no final da vida teve que renunciar suas pesquisas espirituais para retomar sua credibilidade.

Erro: Crookes só investigou os médiuns por uns quatro anos (1870-1873) e parou com isso quando viu que não podia convencer seus colegas, até porque estes NUNCA QUISERAM IR TER COM OS MÉDIUNS E DEMONSTRAR QUE ELE ESTAVA ERRADO. Só que ele NUNCA se retratou de nada. E são típicos dos céticos atuais, inclusive, os argumentos que usaram seus colegas para desacreditá-lo. Ramsay dizia que ele era extremamente míope e por isso não se podia acreditar no que dizia. Nossa! Das fotos que vi dele, o par de óculos que usava parecia ter lentes mais finas que os meus. Carpenter e von Hartman dizia que ele sofria de alucinações. Bem, parece que todas as testemunhas também e, pior ainda, até a máquina e os filmes fotográficos ficavam alucinados. Suponho que a comunidade cética militante crê piamente neste último caso.

Renunciar no sentido de interromper suas pesquisas, pois de fato nunca se retratou.

http://www.encyclopedia.com/people/science-and-technology/chemistry-biographies/sir-william-crookes

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #235 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:44:43 »

(1) Sra.  Piper tinha poderes telepáticos capazes de vasculhar a mente de James para "pescar" informações para transmiti-las em nome de uma de suas múltiplas personalidades.

(2) Sra. Piper tinha surtos de esquizofrenia onde se manifestava a capacidade de abrir portais espaço-temporais para captar informações no passado.

(3) Sra. Piper é uma evidência que o universo é holográfico e que sua mente consegue resgatar memórias registradas no tecido espaço-temporal.

(4) Sra. Piper pode acessar radiestesicamente informações do pai de James armazenadas no material genético de James.

Quero dizer que o espiritismo é tão fantasioso quando a telepatia, a radiestesia e as elocubrações espaço-temporais-quânticas. Nenhuma é melhor do que a outra. Nesse caso, em tantos outros, considerando a validade do relato, a resposta mais adequada é NÃO SEI. Qualquer coisa além disso é mera especulação que pode ser telepato-radiestésica-quântica-espaço-temporal e também espiritual.

Acho que o encostei na parede, Giga. O não sei aqui é um tanto descabido. Quanto à foto que me mostraram, eu disse não sei porque não havia nada além dela. Não foi dito onde, quando, em que condições foi obtida, nem circunstâncias, NADA. Mas neste caso aí da Piper, os buracos foram todos tampados. Se não é um espírito de um falecido específico, por que dizia ser ele, agir como ele e saber de coisas que ele sabia, mas o filho não, e se confirmaram verdadeiras? Aplicando-se aqui o método científico, a posição correta é que a hipótese de ação espiritual passou no experimento. Não há motivos para descartá-la. Agora se por razões de fé o sábio cético, culto, racional e inteligente não pode admitir tal coisa, então entre tal cético e um evangélico, estamos trocando seis por meia dúzia.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:50:34 »

Acho que o encostei na parede, Giga. O não sei aqui é um tanto descabido. Quanto à foto que me mostraram, eu disse não sei porque não havia nada além dela. Não foi dito onde, quando, em que condições foi obtida, nem circunstâncias, NADA. Mas neste caso aí da Piper, os buracos foram todos tampados. Se não é um espírito de um falecido específico, por que dizia ser ele, agir como ele e saber de coisas que ele sabia, mas o filho não, e se confirmaram verdadeiras? Aplicando-se aqui o método científico, a posição correta é que a hipótese de ação espiritual passou no experimento. Não há motivos para descartá-la. Agora se por razões de fé o sábio cético, culto, racional e inteligente não pode admitir tal coisa, então entre tal cético e um evangélico, estamos trocando seis por meia dúzia.

Por que você descarta a hipótese da telepatia?

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #237 Online: 07 de Outubro de 2016, 01:06:22 »
Poxa, Marcos, olha só o estado que você provocou no nosso Giga. O rapaz ficou tão desesperado que agora tá se recorrendo até à telepatia?

Mas deixando isso de lado, a solução do problema da Sra. Piper é bastante simples. A chave é: MNEMÔNICA

Existem seres humanos que possuem uma memória extraordinária, colossalmente superior aos demais.
Sem querer me gabar mas já me gabando, SOU uma dessas pessoas. Consigo lembrar de quase tudo o que aconteceu na minha vida. Minha mulher sempre fica espantada quando a surpreendo com relatos de terceiros e pessoais que ela jura que seria impossível de recordar.
E fico de cara do quão fácil as pessoas com que me relaciono se esquecem de fatos até mesmo banais. De tanto já ter presenciado isso, tenho certeza que a memória média não é eficaz e ainda apresenta diversas falhas.

Sobre a Sra. Piper, acho mui provável que o mesmo se sucedia, ou seja, ela era dona de uma memória privilegiada, muito acima da média. Talvez tivesse um QI elevado, enfim...
Partindo do fato de que as pessoas comuns se esquecem muito facilmente das coisas (acredite, isso é real!!! Não se pode confiar na memória, muito menos na média), e que os cientistas (como J. Hyslop) que supervisionavam L. Piper conviviam bastante com ela, pode estar certo que, no caso de James/Robert Hyslop, todas as ''milagrosas'' informações foram ditadas pelo próprio James, só que ele não se apercebia.
Os trejeitos do pai teria sido uma ótima história para contar num momento de papo furado. Só que o James não se lembrava mais disso, que havia tido essa conversa.
Sobre o ataque dos caninos, isso pode ter despertado uma oportunidade de ouro para a Sra. Piper. Como Robert Hyslop era considerado uma pessoa de inteligência limitada, o fato dele ter trocado correspondências com um amigo culto e filósofo deve ter despertado a atenção de alguém que o conhecia e que se comunicava com Piper também, ou seja, é provável que a super memória dela já tinha registrado essa história, e quando James lhe contou sobre o vizinho ela viu aí o pote de ouro no fim do arco-íris. O resto é puro ''fishing''...

EU, com a memória que tenho e com os prodígios que faço com ela, que arrebata os que convivem comigo, se quisesse usar esse ''fenômeno'' pra tirar vantagem dos incautos e dar uma de vidente (chances pra isso já tive aos montes), pode ter certeza que hoje estraria famoso.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #238 Online: 07 de Outubro de 2016, 06:22:06 »

Lá no antigo Religião é Veneno, o Wellington Zangari deu-me um exemplo de como detectavam a telepatia:

Uma pessoa ficava com um desenho na mão, no caso o de uma bicicleta vista lateralmente. Atrás dela e atrás de um anteparo ficava o telepata, tentando captar a mente daquela pessoa e reproduzir o que ela estava vendo. Prova de que houve telepatia: o telepata desenhou... um par de olhos. Na bicicleta há dois objetos circulares bem evidentes (as rodas) e os olhos são circulares... Quão longe iria um médium com uma telepatia dessas?

O lance de telepatas lerem mentes como se estivessem conversando com o cérebro das pessoas é coisa de gibi e filme de ficção científica. Mas mesmo que pudesse ser assim, não seria aplicável no caso da Piper. Por que a telepatia dela deixou de captar o Cooper da matilha, do qual o pesquisador e o filho do falecido sabiam, e foi achar um OUTRO Cooper, do qual ambos não pensavam, pois nem sabiam de sua existência?

Essas mirabolantes hipóteses alternativas: o inconsciente quevediano, a percepção extra sensorial, a telepatia, a força psi do Zangari, etc e tal, têm uma coisa em comum: na hora de assinar a mensagem declaram-se espírito Fulano de tal. Os defensores dessas hipóteses poderiam me explicar esse estranho gosto mórbido, comum a todas essas hipóteses?

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #239 Online: 07 de Outubro de 2016, 06:31:26 »
Poxa, Marcos, olha só o estado que você provocou no nosso Giga. O rapaz ficou tão desesperado que agora tá se recorrendo até à telepatia?

Mas deixando isso de lado, a solução do problema da Sra. Piper é bastante simples. A chave é: MNEMÔNICA

Existem seres humanos que possuem uma memória extraordinária, colossalmente superior aos demais.
Sem querer me gabar mas já me gabando, SOU uma dessas pessoas. Consigo lembrar de quase tudo o que aconteceu na minha vida. Minha mulher sempre fica espantada quando a surpreendo com relatos de terceiros e pessoais que ela jura que seria impossível de recordar.
E fico de cara do quão fácil as pessoas com que me relaciono se esquecem de fatos até mesmo banais. De tanto já ter presenciado isso, tenho certeza que a memória média não é eficaz e ainda apresenta diversas falhas.

Sobre a Sra. Piper, acho mui provável que o mesmo se sucedia, ou seja, ela era dona de uma memória privilegiada, muito acima da média. Talvez tivesse um QI elevado, enfim...
Partindo do fato de que as pessoas comuns se esquecem muito facilmente das coisas (acredite, isso é real!!! Não se pode confiar na memória, muito menos na média), e que os cientistas (como J. Hyslop) que supervisionavam L. Piper conviviam bastante com ela, pode estar certo que, no caso de James/Robert Hyslop, todas as ''milagrosas'' informações foram ditadas pelo próprio James, só que ele não se apercebia.
Os trejeitos do pai teria sido uma ótima história para contar num momento de papo furado. Só que o James não se lembrava mais disso, que havia tido essa conversa.
Sobre o ataque dos caninos, isso pode ter despertado uma oportunidade de ouro para a Sra. Piper. Como Robert Hyslop era considerado uma pessoa de inteligência limitada, o fato dele ter trocado correspondências com um amigo culto e filósofo deve ter despertado a atenção de alguém que o conhecia e que se comunicava com Piper também, ou seja, é provável que a super memória dela já tinha registrado essa história, e quando James lhe contou sobre o vizinho ela viu aí o pote de ouro no fim do arco-íris. O resto é puro ''fishing''...

EU, com a memória que tenho e com os prodígios que faço com ela, que arrebata os que convivem comigo, se quisesse usar esse ''fenômeno'' pra tirar vantagem dos incautos e dar uma de vidente (chances pra isso já tive aos montes), pode ter certeza que hoje estraria famoso.

Mesmo com tanta memória assim, cara (ô fiquei com inveja!), dela só pode sair o que entrar. Acho que a sua prodigiosa memória não o ajudaria a resolver uma questão da qual nunca ouviu falar antes. E com a Piper foi isso. Ela não tinha intimidade com os pesquisadores, eles de certa forma eram muito desconfiados (e tinham mais é que ser mesmo), para se certificarem de que estava mesmo em transe, pingavam ácido em suas mãos (uma delas chegou a ser perfurada de tanto ácido que pingaram), cuidavam de se informar se ela tinha conhecimentos prévios, mandavam detetives a seguirem onde ela fosse, revistavam sua correspondência, etc e tal. Dessa forma é improvável que prodigiosa memória resolvesse a questão exatamente por conta disso: para algo sair dela, primeiro tem de entrar.

No blog http://obraspsicografadas.org estão disponibilizados vários estudos feitos com a Piper. Confira se quiser.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #240 Online: 07 de Outubro de 2016, 06:43:48 »
Mas neste caso aí da Piper, os buracos foram todos tampados.

O buraco é bem mais embaixo, e este aí ainda não foi tapado.

Se não é um espírito de um falecido específico, por que dizia ser ele, agir como ele e saber de coisas que ele sabia, mas o filho não, e se confirmaram verdadeiras?

Neófito, todos esses efeitos e ''prodígios'' se explicam por uma incrível capacidade de memorização que Piper possuia (Falo com propriedade de quem experimentou situações semelhantes).
James e outros passavam informações em momentos de distrações, o que era usado depois em sessões mediúnicas quando esses ingênuos cientistas do séc. XIX com tendências espiritualistas já não se lembravam mais do que haviam dito. É algo muito comum e corriqueiro. E Piper tirou proveito dos pobres incautos da sua extraordinária memória. Junte isso à ''capa do mago'' que ela vestiu, com sua encenação pra lá de teatral e seus transes e ainda um ''fishing'' feito na hora certa e... Voilá!!!!!! Temos aí uma autêntica médium.

Em 1770 (de acordo com o calendário cristão que vocês estão familiarizados), um rapazinho de 14 anos chamado Wolfgang Amadeus Mozart foi com seu pai fazer uma visitinha no Vaticano durante a semana santa para ouvir o famoso Misere que era uma peça secreta cuja audição não podia ser executada foras daqueles muros e cuja partitura era vetada até mesmo para os cantores que a executavam. Quem ousasse copiar a obra era julgado sob pena de excomunhão.
Acontece que Mozart, numa única audição, transcreveu a pauta toda de memória e tal proeza foi considerada tão grande feito que o austríaco foi condecorado com a Ordem da Espora de Ouro (uma super condecoração) ao invés de ser excomungado.
Agora imaginem se Leopold Mozart tivesse ocultado de todos a memória prodigiosa do seu filho e também a ida deles ao Vaticano. Imaginem também que o jovem gênio tivesse vestido a ''capa do mago'' para ganhar reputação de vidente. Seria muito fácil ele convencer a todos que o ''sagrado'' Miserere fora ditado nota por nota por necromancia através do fantasma do próprio Gregorio Allegri.
Mozart então não receberia nenhuma comenda e seria julgado como bruxo e tal fato intrigaria os historiadores até hoje sem nenhum explicação.

É totalmente possível fabricar um super vidente... pra quem pode.

Aplicando-se aqui o método científico, a posição correta é que a hipótese de ação espiritual passou no experimento. Não há motivos para descartá-la.

Não, caro postulante. Não foi dessa vez que conseguistes desfazer o nó górdio. 

Agora se por razões de fé o sábio cético, culto, racional e inteligente não pode admitir tal coisa, então entre tal cético e um evangélico, estamos trocando seis por meia dúzia.

Fé é acreditar que um homem levitou. Fé é crer que um morto ressuscitou. Fé é estar convicto que o Sol pode bailar no céu e os mares se abrirem.
Já o cético verdadeiro lida com probabilidades e racionalidade.
E não tem nada a ver a sabedoria, inteligência e cultura nesse caldeirão todo. Bach tinha todos esses apanágios e nem por isso deixou de ter fé e nem de construir a catedral sonora mais racional de todos os tempos.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #241 Online: 07 de Outubro de 2016, 06:53:03 »
Mesmo com tanta memória assim, cara (ô fiquei com inveja!), dela só pode sair o que entrar. Acho que a sua prodigiosa memória não o ajudaria a resolver uma questão da qual nunca ouviu falar antes.

Tranquilo e calmo. Consigo fazer numa boa. Já enganei muita gente com minha lábia... pessoas que juraram que EU era um paranormal.

E com a Piper foi isso. Ela não tinha intimidade com os pesquisadores,

Conviveu muito tempo com eles, e a extraordinária memória dela absorvia cada detalhe do que falavam.

eles de certa forma eram muito desconfiados (e tinham mais é que ser mesmo), para se certificarem de que estava mesmo em transe, pingavam ácido em suas mãos (uma delas chegou a ser perfurada de tanto ácido que pingaram), cuidavam de se informar se ela tinha conhecimentos prévios, mandavam detetives a seguirem onde ela fosse, revistavam sua correspondência, etc e tal.

Diria que eles tinham é muita fé nela e queriam a todo custo provar pra eles mesmos que não estavam loucos. Só essa embriaguez mesmo pra explicar tais barbaridades que fizeram com a charlatã.

Dessa forma é improvável que prodigiosa memória resolvesse a questão exatamente por conta disso: para algo sair dela, primeiro tem de entrar.

E entrava... muuuuuito discretamente e eles não conseguiam se aperceber disso.
Consegue provar que os pesquisadores não passaram nenhuma informação que não se lembrassem depois??????? É impossível, meu caro.
Tudo o que temos é o relato escrito deles, já filtrado pelo confuso labirinto que é a memória humana. E nesse caso nem um Fio de Ariadne ajuda.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #242 Online: 07 de Outubro de 2016, 07:17:00 »
Vai aqui uma liçãozinha beeeeeeeeemmmmm básica pra você começar a aprender o bê a bá de como funciona a Pegadinha do (M)Allan(dro) Kardec:

Como um médium engana as suas vítimas??? Uma das técnicas usadas por eles se chama Leitura Fria. Vai aqui uma breve explicação (apenas uma palhinha) de como isso funciona:

Médium: _estou vendo uma pessoa idosa de mãos dadas com o seu (falecido) marido... (quem não conhece uma pessoa idosa falecida?)
Vítima (aos prantos): _Sim... sim, é a irmã dele (falecida também). Ele era muito apegado a ela...

Após a ''consulta'', a vítima categoricamente contará assim para os conhecidos: ''o médium viu a irmã dele!!! Como poderia saber que a irmã dele havia morrido também?'' (Peraí, em que momento o médium falou que a pessoa idosa sem gênero definido era a irmã???)

É assim que se pesca informações para iludir os incautos. O resto se encarregam os bugs da memória, o wishful thinking e a cumplicidade da vítima também, né? rss  O sucesso é garantido se fizerem tudo muito bem feito. (Uma dica: joguem o 171 da pessoa idosa falecida... É tiro certo... kkkkkk)

Imagine agora uma pessoa com altas habilidades e uma memória absurda munida disso aí!!!!!! Putz...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #243 Online: 07 de Outubro de 2016, 07:26:42 »
Marcos, sei que você tentou fazer a gente ficar de cara com o relato da sua prima que é uma senhora paulistana simpática e usa óculos.
Sei também que você estuda espiritismo (apesar de ter nascido num ceio espírita) há 40 anos.
Você é uma pessoa muito empenhada, estudiosa e perseverante, que defende suas opiniões com tanto afinco que já foi até acusado de radicalismo.
Nasceu um dia antes de Leonardo da Vinci, e é bem versado na área científica.
Vejo números importantes na sua vida.
17... É o meu primo favorito. Confere?
30.. ahhhhh, esse também é outro... e duplamente. Tem algo a ver com algo importante, talvez uma idade... e vejo ele também embutido num outro número mui importante para tu. Me vem um nome... Leopoldina... Ou Leopoldino.
30 é mesmo um número chave. Pois é próximo de 29, e 29 foi super marcante pra você. Confere?
Aliás, 29 + 29 = 58. E 58 é seminal, correto?
E não se preocupe com a barra pesada que vem passando. Vai passar...
E aguente firme o fim de ano... É sempre difícil para você. Não é mesmo???!!!
Tudo ficará bem!

« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 07:29:52 por Alquimista »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #244 Online: 07 de Outubro de 2016, 07:28:01 »
E o nome Mônica, é importante para você, na sua vida?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 07 de Outubro de 2016, 07:54:14 »

Lá no antigo Religião é Veneno, o Wellington Zangari deu-me um exemplo de como detectavam a telepatia:

Uma pessoa ficava com um desenho na mão, no caso o de uma bicicleta vista lateralmente. Atrás dela e atrás de um anteparo ficava o telepata, tentando captar a mente daquela pessoa e reproduzir o que ela estava vendo. Prova de que houve telepatia: o telepata desenhou... um par de olhos. Na bicicleta há dois objetos circulares bem evidentes (as rodas) e os olhos são circulares... Quão longe iria um médium com uma telepatia dessas?

O lance de telepatas lerem mentes como se estivessem conversando com o cérebro das pessoas é coisa de gibi e filme de ficção científica. Mas mesmo que pudesse ser assim, não seria aplicável no caso da Piper. Por que a telepatia dela deixou de captar o Cooper da matilha, do qual o pesquisador e o filho do falecido sabiam, e foi achar um OUTRO Cooper, do qual ambos não pensavam, pois nem sabiam de sua existência?

Essas mirabolantes hipóteses alternativas: o inconsciente quevediano, a percepção extra sensorial, a telepatia, a força psi do Zangari, etc e tal, têm uma coisa em comum: na hora de assinar a mensagem declaram-se espírito Fulano de tal. Os defensores dessas hipóteses poderiam me explicar esse estranho gosto mórbido, comum a todas essas hipóteses?

A hipótese espírita é tão tosca quanto à da telepatia e às demais apresentadas acima. O espiritismo não consegue provar a existência do espírito mas usa a suposta existência dos espíritos para explicar fenômenos e pior, apresenta a explicação como evidência de prova. Foi nesse sentido que disse que "não sei" é a resposta mais honesta, ao invés de invocar o "espírito das lacunas".

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #246 Online: 07 de Outubro de 2016, 08:04:06 »
No blog http://obraspsicografadas.org estão disponibilizados vários estudos feitos com a Piper. Confira se quiser.

Meu caro caríssimo, relatos inexplicáveis sem explicações existem desde que o mundo é mundo (seja plano ou ''redondo'') e não só é propriedade exclusiva do espirr-itismo, pois elas também se encontram no catolicismo, protestantismo, judaísmo, islamismo, paganismo, umbanda, ocultismo, ufologia, arqueologia, política, criminalística e até nas ciências.
Onde houver humanos haverá sempre as estorinhas inexplicáveis sem explicações.
Mas tais abobrinhas não me impressionam mais... Que elas assombrem somente os incautos Sinto muito!
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 08:09:38 por Alquimista »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #247 Online: 07 de Outubro de 2016, 08:14:30 »
Marcos, veja esse relato aqui, que coisa bonita. Nesse eu acredito mesmo:

Juro de pés juntos e um raio pode cair na minha cabeça se essa estória que vou contar é falsa. Pois bem...

Minha faxineira me contou que levou seu filho doente a um pronto socorro público.  Chegando lá, diante de uma imensa fila de atendimento, se desesperou e começou a chorar achando que a criança iria empacotar alí mesmo sem ser atendido. Então aparece um senhor, de jaleco branco com estetoscópio no ombro, que pede para para acompanhá-la enquanto pedia para ela se acalmar e parar de chorar porque tudo iria ser resolvido. Ele pede para ela entrar numa sala e aguardar o atendimento. Chega um outro médico na sala, faz o atendimento e depois ele pergunta quem teria encaminhado ela até ele, que era um especialista no problema do garoto. Ela descreve o tal homem de jaleco branco com estetoscópio que para surpresa do médico e enfermeiros não correspondia com o perfil de nenhum funcionário ou paciente do pronto socorro e ninguém o viu circulando pelas instalações. Podem acreditar. Como cético não estou dizendo que anjos existem, mas o que mais poderia ser?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 07 de Outubro de 2016, 09:19:52 »
Muita coisa que cito em meus trabalhos científicos são até do século XIX. Por quê? Porque as citações recentes apenas remetem a esses clássicos. Então eu já cito direto da fonte.
Qual é a sua área de atuação?

Em uma das minhas atividades (geólogo), e na minha especialidade em particular, há uma renovação muito intensa a cada cinco anos. De fato, resta muito pouco do conhecimento que eu aprendi nos anos 80, na universidade.
Sou Botânico, mais especificamente Anatomista Vegetal. Também há renovação nesta área, embora talvez não tão intensa como na sua. Agora me diga por gentileza: o que acha dos evangélicos dizerem que a tectônica de placas explica a ocorrência do Dilúvio (ou o contrário)?

Quando os evangélicos fazem tal afirmação, apenas demonstram uma total ignorância sobre Geotectônica.

Então o problema não é se os trabalhos são antigos, mas se foram falhos assim ou assado, conforme a comunidade cética verificou atualmente.
Como eu expliquei anteriormente, a idade do trabalho pode ser sim um problema, no caso de obsolescência daquele conhecimento.
Não neste caso, pois aqui se tratou de lidar com humanos. Veja bem uma coisa: a ÚNICA hipótese cientificamente testável no caso dos médiuns era a da FRAUDE. Então os pesquisadores sabiam que tinham de cercar o médium de tal forma que ele não pudesse fraudar. No caso de um farsante ele até podia enganar no começo, mas chegava um momento em que não dava mais. Agora quanto aos médiuns, quando produziam os ditos fenômenos, os pesquisadores não conseguiam descobrir como isso acontecia, não importasse o quanto repetiam os experimentos. Entendeu a questão?

Você está descrevendo um contexto do início do século XX. Foi por isto que eu perguntei se existe alguma pesquisa científica recente, feita por pesquisadores independentes, que corrobore a sua afirmação sobre a existência de espíritos.

E aí veio a minha decepção com a comunidade cética militante quando peguei céticos mentindo para defender a fé cética.

Nomine os mentirosos e explique o contexto.

Não vou prometer para já, mas vou me servir do tópico ciência e fé para desenvolver esse assunto.

Entendido.

O que o Kardec dizia de ciência hard era no máximo O QUE SE SABIA NA ÉPOCA.
Ou seja, nenhum "espírito superior" o ajudou na época.
Não porque não era obrigação deles, mesmos se os "espíritos superiores" soubessem da coisa. Como o próprio Kardec diz lá no LE, a ciência é trabalho do gênio humano. Assim, os eventuais erros científicos que apareçam nas obras de Kardec, o tempo e o trabalho da ciência cuidou de resolver.

Volto a insistir. Todos os espíritas que conheci afirmavam que as publicações de Kardec foram ditadas e ou influenciadas pelos "espíritos superiores".

Além disso, temos um problema. Se algum espírito lhe revelasse uma coisa fantástica sobre Geologia, que contrariasse os conhecimentos hoje existentes, o que você faria?

Publicaria e ficaria esperando a Medalha Wollanston (o Nobel da Geologia).

O lance, Geotecton, é que há "espíritos superiores" e Espíritos Superiores.
O "lance", meu caro Marcos Arduin, é primeiro você demonstrar que eles existem.
Ainda tem muito tempo. Aguarde.

Entendido.

Mas considero temerário você fazer afirmações peremptórias sobre o espiritismo, se a premissa principal sequer foi demonstrada.

O único que eu apostaria que deu as caras nesse muito foi o tal Jesus Cristo.
É o mesmo Jesus Cristo, cuja existência é cada vez mais posta em dúvida por historiadores?
Por quais historiadores, meu caro? Aqui é preciso o entendimento do contexto da situação. Há coisas visivelmente mentirosas nos Evangelhos, mas no caso de Jesus não dá pra dizer que sua existência foi fantasiosa (claro, há fantasias contadas sobre a vida dele, mas não depõem contra sua existência).

Joseph Atwill, por exemplo.

Mas mais importante que os (poucos, é verdade) pesquisadores que refutam a existência de Cristo, é que, entre aqueles que consideram real a existência dele, há um consenso que ele foi apenas uma espécie de rebelde, sem qualquer evidência de transcendentalismo.

Jesus foi considerado basicamente o fundador de uma nova seita, de forte base judaica.

Nela é considerado maldito aquele que é pendurado num madeiro (havia casos onde um condenado por crime ficava suspenso por um dia e uma noite num poste e isso o fazia ser visto como maldito pelo povo). Ora, Jesus morreu suspenso num madeiro (cruz). Foi condenado por rebelião contra Roma. Como poderiam seus seguidores o elegerem seu Mestre nessas condições? Você imagina alguém, durante o Regime Militar, formar um grupelho de estudiosos ou que o valha, tendo por mestres o Carlos Marighela ou o Lamarca? E em termos de fé, ter por Mestre um cara que foi suspenso num madeiro? São essas indiretas que fazem supor que Jesus de fato existiu, muito embora tenham tecido muitas fantasias sobre ele.

Entendido.

Já os "espíritos superiores" são espíritos que no máximo tem um pouco mais de evolução do que nós, mas falta MUITO para alcançar a condição de Espíritos Superiores.
Como posso diferenciá-los objetivamente, para não incorrer na 'falácia do escocês'?

Supondo, é claro, que você já tenha conseguido demonstrar a existência deles.
Aceite sua pequeneza e entenda que os Espíritos Superiores não estão facilmente disponíveis para vir atender a assuntos cuja importância e complexidade seriam facilmente resolvidas por um "espírito superior".

Não, eu não aceito a minha "pequeneza" porque não é ela que está em causa e sim a comprovação da existência de espíritos.

Lógico que, para vender seu peixe e seguir em frente com seu trabalho, tanto o Kardec como o babaca do Roustaing, e muitos outros médiuns pedantes falam que têm o apoio de Espíritos Superiores. Um pecado grave, mas que não é só dos espíritas.

É gravíssimo, porque se não demonstrarem a existência deles, o espiritismo não se sustenta.

Safados tem em todos os lugares.  :)
Não necessariamente todos, pois gente de boa fé pode ser sim enganada. Não diria que o Kardec foi, mas acreditou ter orientação dos ditos cujos.

A fé é a estrada perfeita para os incautos serem enganados.

Lamentavelmente os espíritas NÃO SÃO educados a serem questionadores. Eles querem ser Chico Xavier e a FEB, que tem o rabo preso com o Roustaing, dizem que polêmicas só prejudicam o espírito fraterno que deveria reinar entre os espíritas. Eu sou mais o José Herculano Pires:
_ Aquele que não defende a verdade compurscada, não é digno da verdade.
Se a busca for pela "verdade" científica, eu diria que os espíritas estão caminhando no sentido oposto.
Tratarei dessa questão científica lá no tópico Ciência e Fé.

Entendido.

Então esqueça, porque não há como avaliar objetivamente os relatos e os contextos de qualquer religião.
Discordo. Depende o que você quer avaliar. Os Testemunhas de Jeová são a ÚNICA religião verdadeira que existe. Mas encontrei muitas inconsistências em seus ensinamentos e estes são mudados de tempos em tempos. Se uma coisa é verdade, então nunca pode ser mudada...

Eu quero avaliar a veracidade das afirmações religiosas, incluindo o espiritismo. Dado que todas as religiões apresentam inúmeras inconsistências, deduzo que TODAS são falsas.

NADA DISSO existe entre os grandes gênios e mestres esquerdistas e seus discípulos nada podem fazer além de dizer MUUUU!
Não interessa que a coisa esteja dentro de uma religião. Ela preenche os requisitos para ser filosofia? Se sim, então por que não deve ser considerada como tal.
Então os esquerdistas podem invocar o mesmo parâmetro.
Ninguém os está proibindo disso.

Resumindo: Tanto as religiões como o esquerdismo não passam de crenças infundadas.
Foto USGS

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #249 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:52:45 »

Bem, eu falei sobre fontes do século XIX em referência à minha área científica, que é a Botânica, mais especificamente a de Anatomia Vegetal.

Botânico! segundo algumas escolas misticas como Amorc ensinam que a alma inicia-se no mineral passando por todos os reinos até chegar no humano,dentro da sua crença espirita  como vê  esta questão de vegetais, plantas e arvores possuindo uma alma ?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!