Autor Tópico: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?  (Lida 68183 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #275 Online: 07 de Outubro de 2016, 21:03:08 »
Os argumentos do Botânico defendendo que os eventos observados são de fato evidências muito conclusivas sobre a existência de espíritos não são ruins. Em geral são muito bons.

Mas com uma pequena ressalva que ninguém parece estar fazendo: ELE NÃO ESTAVA LÁ!

Meu... quando ele diz que as roupas e os cabelos eram imediatamente restaurados no momento em que eram cortados... bom, se eu presenciasse uma coisa dessas não procuraria outra explicação a não ser de estar diante de um espírito.

Mas... se EU PRESENCIASSE.

Só que por premissa ele está tomando relatos como fatos.

Já o caso da prima não me impressionou: a pessoa vai a um centro perto de onde mora, dá nome E SOBRENOME do alvo a ser pesquisado, o médium não "capta" nada na hora mas tem mais de um dia pra pesquisar, e ainda por cima não cita uma das pessoas pelo apelido de família pelo qual era conhecida por todos, mas pelo nome de registro... hummmm... não, esse é fraco.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #276 Online: 07 de Outubro de 2016, 21:15:38 »
Em qualquer caso, são apenas "evidências" anedóticas, não evidências de fato.

Se fosse algo mais mundano, tal nível rudimentar de evidenciação já poderia embasar alguma suspeita de poder haver algo aí.

Mas no caso de folclores, mágica, etc, é incomparavelmente mais parcimonioso supor que haja também explicações menos extraordinárias.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #277 Online: 07 de Outubro de 2016, 21:23:27 »
E uma das explicações menos extraordinárias mais óbvias é a de que seja simplesmente mentira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 07 de Outubro de 2016, 21:35:01 »
Bem uma combinação disso com ilusões honestas, falsas memórias, sugestionabilidade, e acréscimos na medida em que a coisa vai se "aprimorando" conforme é passada adiante.

Por acaso eu tenho uma evidência anedótica/experimento social pessoal disso: lá pela sexta série, por acaso falava com uns colegas da escola sobre espíritos e etc e tal, quando ventou na rua em que estávamos andando e umas luzes piscaram, nas casas e/ou nos postes. Eles (que acreditavam em fantasmas e etc) saíram correndo, alguém até me puxou, e eu nem entendi nada. Eles já assumiram que tivesse algo de fantasmagórico no que estava acontecendo. Contando isso para outros na classe, numa rodinha EU aumentei o os "efeitos especiais", falando de "luzes flutuantes", o que eles confirmaram. :hehe:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 07 de Outubro de 2016, 21:58:19 »
Supondo que esses fenômenos existam genuinamente, a mediação do "medium" sempre vai deixar dúvidas porque não há como saber se é tudo é simplesmente um superpoder resultado de uma anomalia humana ou se é a manifestação de uma inteligência com personalidade própria ou uma combinação disso tudo. O fenômeno mediado, em si, é insuficiente para provar que os espíritos existem e se comunicam e a doutrina espírita foi evidentemente formatada para ser "lógica" e suficientemente elástica para ser considerada como mais uma explicação dentre tantas outras para as evidências anedóticas sem explicação. Existe uma corrente espírita que tenta resolver essa questão através de uma comunicação direta com o dito "mundo espiritual" através da transcomunicação, fazendo uso de rádios e tvs para captar sinais de frequências do "além", uma bogagem grosseira facilmente explicada pela pareidolia.

A parapsicologia teve a boa intenção inicial de se concentrar no fenômeno, mas qual fenômeno? Ora bolas, nos fenômenos que ela mesma inventou para justificar sua existência. E continua inventando, como no caso citado pelo Botânico que poderia ser explicado pelo Pr Quevedo como "hiperestesia indireta do pensamento" (a propósito fui aluno do Pr Quevedo e seu crítico atual).

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #280 Online: 08 de Outubro de 2016, 11:44:14 »
Meu caro Botânico,

Já que você parece estar com bastante disposição para tirar essas dúvidas sobre o Espiritismo eu vou me permitir abusar da sua boa vontade.

Como para mim o Espiritismo continua sendo mais uma religião - e as suas explanações reforçaram ainda mais esta convicção - pergunto: assim como acontece com a maioria das religiões, o Espiritismo já se dividiu em várias correntes ou nós podemos falar sobre O espiritismo em vez de OS espiritismos?

Quero dizer, assim como existem cristianismos e não o cristianismo, e islamismos e judaísmos, etc... , dentro do kardecismo existe já um amplo leque de diferentes interpretações da doutrina que conflitam em questões consideradas importantes para os adeptos?

Bom, Pedro, para não deixar mensagens boas para trás sem respostas, então deixe-me cuidar das suas colocações.
Veja uma coisa: Pedagogia é apresentada como uma "coisa só", mas há pedagogos fãs do Paulo Freire, outros fãs do Piaget, outros do Skinner, outros do Roger, etc e tal. Isso não desabona e nem descaracteriza a Pedagogia.

O Giga postou aqui uma "classificação" de Espiritismo feita (ou surrupiada, pois já li mais de 50 obras cristãs anti-espíritas e notei que vários de seus autores não tinham o costume de citar referências) por Jefferson Magno Costa, no seu livro Porque Deus condena o espiritismo. Faltou o Giga colocar o Baixo Espiritismo. O lance é que esse cara e seus fãs pegam qualquer besteira esotérica e rotulam de Espiritismo. Portanto as "divisões" são mais invenções do que coisas reais. Essencialmente Espiritismo é o que está no Livro dos Espíritos no que se refere ao básico essencial que é a reencarnação dos espíritos exclusivamente em corpos humanos, sem restrições de sexo, "raças", povos ou classes sociais. Esses espíritos começaram simples e ignorantes, na forma de princípio inteligente, evoluindo em corpos animais, passando dos menos dotados aos mais dotados em meios de ação, sucessivamente em mundos cada vez mais evoluídos, até tomarem consciência de sua existência e aí tornam-se espíritos. Retoma-se o processo, retornando aos mundos primitivos, mas agora reencarnam apenas em corpos humanos. Segue-se a progressão evolutiva, sucedendo-se em mundos cada vez mais evoluído até alcançar a condição de Espírito Puro. E também o outro item fundamental é a comunicação entre encarnados e desencarnados. Isso é o Espiritismo.

Claro que gente despreparada e cheia de vaidades acabaram por deturpá-lo, como Roustaing, cuja obra espúria foi adotada pelos primeiros espíritas brasileiros, já que salvava sua carolice católica, e foi encampada pela FEB. Esta publicou vários livro e artigos no qual divulgava as pataquadas rustenistas. O Chico Xavier foi cooptado pela FEB e em suas obras havia o cuidado de não causar arranhões contra o rustenismo. Trechos de livros do Emmanuel supostamente teriam sido adulterados para encaixar as colocações de Roustaing. Já com André Luiz, apesar do policiamento da FEB, esse passou incólume, para grande constrangimento do presidente dela na ocasião em que foi publicado Evolução em Dois Mundos. O tal presidente até escreveu uma carta ao Chico queixando-se disso. Se quer saber mais, procure o livro Conscientização Espírita, de Gélio Lacerda da Silva. A última edição foi em 1995, mas o livro descreve bem esses problemas (tem alguns carunchinhos que identifiquei, mas não são tão graves assim).

A tal "classificação" do Jefferson Magno Costa junta coisas que nada tem a ver com o Espiritismo, portanto. Se eu tivesse de me "encaixar" em algum lugar dela, ficaria com o 9, os espíritas paganizantes. Sim, pois os coitados dos espíritas, por conta dessa valorização religiosa, acham que são cristãos e que o Espiritismo é Cristianismo. Besteira. Cristianismo é um amontoado de elucubrações teológicas fundamentadas na Bíblia. E essas elucubrações são de importância mais fundamental do que o lema "amar ao próximo como a si mesmo". No verdadeiro cristianismo, esse lema é só perfumaria. Já no caso do Espiritismo, sua fonte são os ensinamentos dos espíritos e daí o seu nome Espiritismo.

O que eu quero saber exatamente é se as coisas que você afirma devem ser tomadas mais como a sua interpretação pessoal, ou representam a linha doutrinária da vertente espírita que você segue, ou seriam mais como a posição "oficial" dos kardecistas a respeito de temas doutrinários fundamentais como reencarnação, evolução espiritual, concepção de Deus, etc?

O que afirmo está de acordo com a Doutrina Espírita, de acordo com a Codificação feita por Kardec. Não são posições pessoais minhas, mas não me pretendo estar isento de falta. Posso cometer enganos. Mas do que se trata do básico fundamental, não abro mão. Agora não tenho como impedir que pessoas menos estudiosas, fascinadas, crentelhas, mesmo sendo autores consagrados, digam besteiras ou até contradizem a DE. Veja que a FEB vai de encontro à Doutrina Espírita, pois é crentelha de Roustaing. Se a FEB começou errada, continua errada e não há perspectivas de que pretenda se corrigir, que fazer com os Zés Ruelas da esquina?

A razão desse questionamento é que algo do que você disse aí me chamou atenção por parecer estar em contradição com outros discursos do espiritismo.

Por exemplo: já vi espíritas falarem em preces, o poder da oração, instarem as pessoas a participarem de correntes de preces para atingir objetivos de âmbito planetário, até.

Mas se oram, oram pra quê, ou pra quem?

Você está nos dizendo que seriam os "espíritos mais evoluídos" os responsáveis por direcionar o processo reencarnatório de cada um, de acordo com a necessidade de evolução espiritual específica de cada espírito, ou condicionada pelas consequências inescapáveis dos nossos atos aqui na Terra.

Um trabalho monumental para meros seres espirituais como nós, ainda que alguns possam estar um pouco mais evoluídos.

Só que em algumas publicações como a Folha Espírita o tema da predestinação é recorrente.

Para muitos espíritas ( não sei se é a sua linha ) até grandes catástrofes como o terremoto no Haiti são orquestradas no mundo espiritual como parte de um grande plano para a evolução da humanidade. Então aqueles infelizes que morreram no terremoto nasceram haitianos não por acaso,
mas porque eram justamente os espíritos que iriam necessitar passar toda aquela miséria.

Mas nem todo mundo morreu no terremoto; teve o cara que a laje caiu bem na cabeça e um outro, ao lado, escapou ileso. Teve o sujeito que ficou aleijado e o outro que sobreviveu mas padeceu durante horas preso aos escombros. E nada disso por acaso! Tudo correu de acordo com "o plano".

O ajuste fino necessário para que cada um cumpra a sua predestinação é de tal ordem que, se o cara que levou uma merecida e programada tijolada mortal na cabeça tivesse dados dois passos pra frente um segundo antes do terremoto teria escapado sem um arranhão. Já uma outra alma saiu ilesa porque estava apenas a 3 metros do local exato onde desabou uma parede.

Acho que já é possível ver onde este raciocínio vai chegar: não basta fazer com que espíritos encarnem em haitianos, é preciso certificar-se que aqueles que estão predestinados à tragédia não emigrem antes do terremoto para os Estados Unidos e prosperem lavando automóveis ou trabalhando como jardineiros, ou qualquer coisa. É necessário que, no dia do abalo sísmico, a sequência de eventos na vida de milhares de pessoas seja rigorosamente controlada para que, na hora H, cada um esteja rigorosamente no lugar certo no momento exato.

O que implica também em prever trilhões de quatrilhões de zilhões de interações mecânicas entre corpos sob ação de forças para saber exatamente onde e como cada coisa vai desabar.

Porque só assim seria possível fazer com que o espírito destinado a ser esmagado por uma laje esteja no momento exato justamente debaixo de uma laje que vai cair.

E essa fantástica percepção do incrível grau de poder do mundo espiritual sobre nossas vidas é pouca coisa comparada à constatação de que, conclusivamente, o movimento de cada molécula no nosso mundo está sendo precisamente marionetado por espíritos e ainda por cima o fazem com tamanha habilidade e discrição que tudo parece ilusoriamente transcorrer de maneira absolutamente aleatória. De tal modo que as leis da probabilidade, que não deveriam se verificar em um mundo onde os eventos ocorrem sob rigoroso controle, ainda assim se confirmam sempre que testadas.

E agora, se pudermos nos fiar no que você está nos dizendo, ficamos conhecendo que para a doutrina espírita não há um Deus onipotente e onisciente realizando este controle absoluto da nossa dimensão de realidade. Controle sem o qual a passagem pela vida terrena como instrumento de evolução espiritual seria completamente sem efeito, pois, como demonstrado, não haveria nenhuma garantia de que os espíritos encarnados passariam pelos processos a que teriam sido destinados. Caso nossas existências transcorressem em um fluxo fortuito de causas e efeitos.

Não!, são meros espíritos, seres no fundo como eu e você, os capazes de gerenciar essa coisa toda. Estes são os responsáveis por este milagre colossal e não precisam de nenhum deus.

E então, há mais de cem anos, estes espíritos se revelaram a Alan Kardec, e o incumbiram de instruir a humanidade sobre a realidade da existência de um mundo espiritual. E tanto os espíritAs como os espíritOs concordam que este conhecimento - do mundo espiritual e de suas leis - é bom e fundamentalmente necessário para a humanidade, e a missão do Espiritismo seria a de universalizar este conhecimento em todo o planeta.

Logo, HÁ MAIS DE CEM ANOS, estes espíritos com super poderes no controle do destino de cada pessoa na Terra, falham miseravelmente na simples missão de fazer com que suas existências sejam reconhecidas pela humanidade. E o Espiritismo continua sendo uma doutrina solenemente ignorada no mundo inteiro, que praticamente só no Brasil conseguiu um pequeno punhado de adeptos.

É um desafio para qualquer  ser raciocinante acreditar nisso.

Bem, Pedro, do que entendi dessa longa exposição sua, ao que parece você está confuso onde começa a ação de Deus e onde ficam os espíritos nessa história. Ante vou falar da predestinação. Lutero baseou-se nos ensinamentos de Paulo para constituir (ou reconstituir) a Doutrina Cristã. Se havia coisa que o deixava puto da vida era falar em doutrina luterana e em luteranos. Queria que deixassem se pobre nome fora disso. Não sei se conseguiu... Mas o lance é que, baseado em Paulo, essa reforma cristã salientou a existência da predestinação. Paulo dava o exemplo do oleiro que fazia vasos de barro. Alguns eram destinados a fins nobres, como guardar azeite, trigo, cevada, outros eram destinados a fins vergonhosos, como armazenar lixo, mijo, merda... E não cabia ao vaso questionar o oleiro porque foi destinado a fim vergonhoso. Assim então estabeleceu-se o De Servo Arbitrio.

Disso então saiu essa firme doutrina de predestinação, que Calvino cuidou de melhorar: antes de haver céu, Terra, Sol, antes de haver qualquer coisa além de Deus (ou dos três Deuses: Pai, Filho e Espírito Santo Amém), já havia sido decidido quem ia para o Céu e quem ia para o Inferno. Assim, nada importa o que você faça, seu destino já está traçado. Restava apenas saber de qual lado você estava. E uma das receitas para isso era o sucesso em seus empreendimentos. Assim, por exemplo, se um cafetão na Inglaterra Vitoriana percorresse os bairros londrinos miseráveis e visse uma menina de seis anos suja, mas bonitinha, poderia comprá-la de seus pais por 5 libras. Aí levava-a para a sua casa, dava um banho, vestia-a com uma roupinha melhor e ia com ela para algum prostíbulo. Conversava com a dona ou donos e conseguia negociar a garota por 500 libras. E na mesma noite, a menina era apresentada aos clientes e fazia-se um leilão pela sua virgindade. E o lance mais alto foi de 1000 libras. E depois a menina fica presa lá, tendo de fazer sexo de tudo quanto é jeito, até que ficando mais velha, sua beleza vá pras cucuias, não atraia mais os clientes e é jogada na rua. Como ficamos aqui com a teologia das igrejas reformadas (calvinismo, puritanismo, presbiterianismo, etc)? O cafetão e os donos do prostíbulo prosperaram em seus negócios, ficaram ricos e então são eleitos de Deus e vão para o Céu. A menina (e as outras meninas também) era imoral, indecente, fez coisas vergonhosas toda a vida e por isso vai para o Inferno. E aí? Gostaram dessa? Pra quem não sabe, a repressão sexual é a principal causa da existência de pedófilos e sadomasoquistas. Sobravam na Inglaterra Vitoriana. E tanto assim que em 1810 já existia um prostíbulo em Londres especializado só em meninas com menos de 14 anos.

Essa predestinação aí colocou o Lutero numa sinuca de bico: como mostrar que Deus é bom, justo e amoroso se predestina pessoas a serem putas, ladrões, assassinos, canalhas? Ele não tinha resposta. Sua única escapatória era jogar para Deus:
_ Diante do Senhor nos será revelada a razão desta predestinação.
O mesmo Lutero, ao fazer sua oração noturna, não esquecia de invocar uma maldição contra o clérigo Disidério Erasmo. O motivo era que este não aceita a predestinação. Dizia que as pessoas eram livres para fazer suas escolhas. Era o De Libero Arbitrio. Mas Erasmo também topava com situações as quais não podia solucionar. Como um nascido retardado poderia ser livre para escolher? Que liberdade tinha um escravo para fazer escolhas? Como uma pessoa que teve um AVC conseguira exercer seu livre arbítrio se acabou muda e entrevada na cama?

Aí é que veio o Kardec trazendo a chave para solucionar o que Lutero e Erasmo não conseguiram: a reencarnação. Pois bem. Somos livres para exercer o tal livre arbítrio. Podemos fazer o que bem entendermos. Só que este exercício tem que ser feito com sabedoria, pois o que fizermos criará a predestinação para a vida futura (ou nessa mesma vida). Se fizemos lambança, então os prejudicados cairão de pau em cima da gente, exigindo indenização. O remorso pode nos levar a pedir um corpo mutilado ou a ser mutilado como alívio de culpa. Entendeu agora?

E eu remeto ao Livro dos Espíritos para não ter de detalhar o que você escreveu sobre o Haiti. Tem lá uma pergunta feita mais ou menos assim: _ Se uma pessoa está predestinada a morrer num acidente em que cai de uma escada. Por que a escada quebrou.
Resposta: porque estava velha e sujeita a quebrar (ou seja, não foram os espíritos que quebraram a escada). E mais adiante, o máximo que poderiam fazer é inspirar a pessoa a subir na dita cuja (quem seriam esses inspiradores? Os que têm contas a ajustar com o cara). Veja, Pedro, que na Doutrina Espírita é dito que OS PRINCIPAIS incidentes estão combinados antes de o espírito encarnar-se (a vida não é planejada nos mínimos detalhes, pois mesmo encarnado, o espírito tem de exercer seu livre arbítrio).

Vou parar por aqui para que reflita a respeito.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #281 Online: 08 de Outubro de 2016, 11:56:58 »
Olá Botânico, legal ter você aqui no CC. Seja bem vindo!!!

Citação de: Gigaview em ../forum/topic=16044.0.html#msg323334

Navegando na internet encontrei o seguinte texto:

"Hoje, é fato conhecido por todos os estudiosos de religiões que no espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec. Os espíritas latinos são os mais fracionados e alguns grupos, como os ingleses, por exemplo, chegam a negar doutrinas consideradas fundamentais por Allan Kardec, como, por exemplo, a reencarnação. A seguir, os diferentes grupos espíritas e seus ensinos

Escolas espíritas

1. Ortodoxos: É o kardecismo considerado tradicional, que não permite interpretações do “Pentateuco” de Allan Kardec diferente de como julgam ser o correto. Não tolera a presença de outros espiritismos, considera-os grupos espiritualistas, apenas.

2. Roustainguistas: São orientados por João Batista Roustaing, um advogado contemporâneo de Kardec. Diferentemente dos tradicionais, ensinam que o corpo de Jesus não era real, apenas aparente. Existe forte oposição entre ambos os grupos, inclusive na literatura há obras aceitas e rejeitadas.

3. Científicos: Também chamados de Laicos. No século XIX,, foram liderados pelo professor Angeli Torteroli. Formavam uma frente de oposição aos chamados Místicos. Entre outras coisas, procuravam desassociar o espiritismo do cristianismo.

4. Místicos: Liderados por Bezerra de Menezes, um dos primeiros presidente da FEB e considerado por muitos o Kardec brasileiro, supervalorizam o lado religioso da Doutrina Espírita. Consideram-se os cristãos verdadeiros.

5. Ubaldistas: Grupo influenciado pelos livros do famoso médium italiano Pietro Ubaldi. Chamado de “reencarnação de São Pedro”, Ubaldi morou vários anos no Brasil. Apesar de reencarnacionista, era panteísta, e propôs nas suas obras uma evolução cósmica do kardecismo.

6. Armondistas: Grupo liderados por Edgar Armond, fundador da Aliança Espírita Evangélica. Armond também é um importante colaborador para o desenvolvimento do espiritismo no Brasil. Por ter sido esotérico, é acusado pelos ortodoxos de orientalizar Kardec.

7. Emmanuelistas: Grupo conduzido pelos ensinamentos de Emmanuel, o espírito guia de Chico Xavier. Entre outras contradições com o kardecismo, crêem na existência de animais no plano de vida espiritual.

8. Ramatisistas: A escola ramanista segue os ensinamentos do espírito guia Ramatis, por meio do médium Hercílio Mães. Pregam que Jesus é, na verdade, um anjo que serve de médium ao Cristo Planetário. São vegetarianos e esotéricos.

9. Paganizantes: Sob a liderança de Carlos Imbassahy, rejeitam a expressão “espiritismo cristão” e negam qualquer fundamentação bíblica do espiritismo. É de Imbassahy a seguinte afirmação: “Nem a Bíblia prova coisa nenhuma nem temos a Bíblia como probante [...] O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo”.

10. Dialéticos: É a escola espírita dialética, cujo mestre latino foi o argentino Manuel S. Porteiro. Entre outras particularidades, a doutrina porteriana busca provar a evolução biológica e espiritual até o homem.

11.Transcomunicadores: Grupo que forma a ANT — Associação Nacional de Transcomunicadores, ou, como se auto-intitulam, “comunicantes”. Diferentes da prática mediúnica, esses neo-espíritas buscam a comunicação com o mortos por meio de equipamentos eletrônicos.

12. Espiritualistas: São os espíritas que crêem não existir no homem apenas matéria, o que absolutamente não implica na necessidade de crerem nas manifestações dos espíritos. Há grande confusão no uso desse adjetivo entre os espíritas.

13. Outras correntes e tendências: conforme os “líderes” ou “espíritos guias” (como, por exemplo, Yokanam, tia Neiva, André Luiz, entre outros), várias peculiaridades doutrinárias vão-se formando, criando uma identidade própria. Por isso existem infinidades de “denominações” espíritas no mundo.

Movimento de reforma

1) Grupo Espírita Bezerra de Menezes: Criado em 1992, tem como objetivo, declarado no site que disponibiliza na internet: www.novavoz.org.br, uma ferrenha manifestação contra as FEB´s e todos os demais grupos espíritas acima mencionados: acusando-os de sincretismo, brigas internas, disputas doutrinárias, etc. O objetivo das instituições espíritas associadas é a formação da União Espírita Reformista em oposição à FEB – Federação Espírita Brasileira. O objetivo é deixar o movimento espírita e formar uma nova seita denominada Renovação Cristã.

Grupos neo-espíritas

1) Umbandistas[vi]: É o espiritismo à moda brasileira. Origem: mistura de crenças espiritualistas dos escravos bantos (África), dos indígenas brasileiros e do catolicismo romano. Tudo isso encontrou no Brasil um terreno já fertilizado pelo espiritismo kardecista. Os umbandistas também fazem uso da mediunidade, crêem na reencarnação, praticam a caridade, e outras similaridades.

2) Legionários (A Legião da Boa Vontade: O nome completo do fundador é Alziro Elias Davi Abraão Zarur, considerado por eles a reencarnação de Allan Kardec. Para a LBV, Allan Kardec não concluiu sua obra e, por isso, Alziro Zarur veio completá-la.

3) Racionalistas (Racionalismo Cristão) – Seita espírita fundada em 1910 pelo português Luiz de Matos, inimigo do kardecismo. Acusam o espiritismo de ter-se tornado mais uma seita cristã entre tantas, e propõem um espiritismo regido apenas pelas leis naturais.

4) Outros grupos espíritas esotéricos e/ou sincretistas[vii] – Ordem Rosa-cruz, Cabala, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, A Esfera, Ordem dos Iluminados, Ordem Esotérica do Mentalismo, Gnosticismo, Logosofia; Cultura Racional Superior, Quimbanda, Candomblé, Xangô, Babaçuê, Pajelança, Catimbó, etc.

Dessa forma, fica demonstrado inequivocamente que pelo menos por essa argumentação os espíritas não podem se defender. Ou melhor dizendo, não podem afirmar que são a verdadeira religião devido à sua evidente unidade. Entre os espíritas, não há unidade de grupos nem de doutrinas, tal como ocorre nas demais seitas.

Desafio evangelístico

Em 1994 se comemorou o bicentenário do nascimento de Allan Kardec. E, passados esses dois séculos, tem-se percebido que, em muitos países europeus, o espiritismo tem diminuído de forma significativa. Na França, por exemplo, quase não existem mais. Inclusive, em 1985, foi fundada a União Espírita Francesa, justamente para reimplantar o espiritismo naquele país e em outros de língua francesa.

Embora o espiritismo tenha fracassado na França, no Brasil, porém, essa doutrina encontrou condições ideais para seu crescimento. Segundo consta, somos a maior nação espírita do mundo. Pesquisa realizada pelo Vox Populi constatou que 59% da população brasileira acredita que já teve outras vidas. Mas isso é um tremendo contra-senso, porque somente 3% dos brasileiros se declararam espíritas. O que significa que pelo menos um dos princípios espíritas, a reencarnação, encontrou um ambiente propício para seu desenvolvimento em nosso país."
Perguntas:

1. Por que existem tantas versões? Os médiuns não deveriam revelar um consenso a cerca da "realidade" da vida além-túmulo?
Não por dois motivos: ao morrer o corpo, o espírito CONTINUA O MESMO de quando encarnado. Ele não é agraciado com a suprema moralidade e nem com a suprema sabedoria. Caso não saiba, há no mundo espiritual confrarias católicas, evangélicas, islâmicas... Diz a lenda que o Roustaing recebeu a "revelação" dos evangelhos por espíritos católicos medievais, com o propósito de criar divisões e ridicularizar o Espiritismo. Devem estar putos da vida de verem o Espiritismo avançar no maior país católico do mundo...

2. Se a "ciência" espírita pressupõe o estudo de uma "realidade espiritual" e se existem vários "sabores" dessa realidade podemos concluir que deve existir uma "ciência" para cada "sabor"? Qual é o "verdadeiro" espiritismo? O que garante que tudo não seja obra de espíritos brincalhões?
A parte científica do Espiritismo teve o seu auge entre 1850 e 1930. São os estudos feitos com médiuns diversos pelos mais de 200 pesquisadores que atuaram neste período. Como já disse, se a parte filosófica e moral já satisfazem, a científica perde importância. Além do mais a comunidade científica não quer saber dela mesmo.

3. Por que a "filosofia" espírita não consta na história da filosofia e nem é citada como corrente filosófica universal (e nem Kardec como filósofo) e se restringe apenas a citações num contexto histórico místico-religioso?
Porque é para consumo nosso. Não precisamos do aval de nenhuma entidade para isso. Aliás essas entidades não devem ser grande coisa, já que chamam grandes gênios intelectuais esquerdistas burros (com o perdão pelo pleonasmo e pela falta de respeito aos muares) de filósofos...
Opiniões de outros foristas aqui:  ../forum/topic=16044.0.html#msg323334

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #282 Online: 08 de Outubro de 2016, 12:49:58 »
Marcos, sei que você tentou fazer a gente ficar de cara com o relato da sua prima que é uma senhora paulistana simpática e usa óculos.
Citação de: Marcos
Certo! Mas seria só dar uma olhada no facebook e isso está tudo lá.

Prove que descobri isso pelo feicibuqui.

É preciso? Tem isso lá no facebook, como pode ter em outros sites da internet. A questão é que essa informação está disponível e portanto sua "revelação" em nada me impressiona

Citação de: Alquimista
Sei também que você estuda espiritismo (apesar de ter nascido num ceio espírita) há 40 anos.
Já disse isso várias vezes em diversos blogs. Seria só encontrar essas informações nele. Um pouco de língua portuguesa para você senhor memorizador: ceio é do verbo cear, que é fazer a última refeição do dia. Suponho que queria dizer seio, que significa meio. Para um cara com tanta memória, deve ter sido um erro de digitação, certo? Nem precisei ser médium para saber isso.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Minha assombrosa memória não se dá bem com o português (meu pior desempenho na escola) e nem com nomes e fisionomia. Mas em relação à fatos, dados e números, não tem pra ninguém!!!!!!!!!! Consigo lembrar até hoje os telefones de todos meus coleguinhas de infância, bem como de acontecimentos até de quando EU era um bebê. E você, o que consegue?????? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... 

Não.

E cometeu um erro, não foi há 40 anos e sim há 58 anos. Falhou a grande capacidade.

QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ...

Como assim?????? Quer dizer que desde que nasceu vocês estuda espiritismo?????? Já nasceu lendo???????!!!!!!!!!!
Mentira!!!!! Você só começou a levar a sério aos 17 anos.

Quanto aos 40 anos, vinculei-os com a frase entre parênteses. Teria sido melhor se escreve de forma direta: _ Embora nascido em família espírita, só começou  estudar com afinco o Espiritismo há 40 anos

Você é uma pessoa muito empenhada, estudiosa e perseverante, que defende suas opiniões com tanto afinco que já foi até acusado de radicalismo.
Para saber isso, bastaria perguntar ao Pedro.

Que Pedro??? Nem sei de quem você está falando. Parece que estou te achatando em paredes. hahahahahaha...

O Pedro Reis, que já disse aqui que me conheceu lá no Fórum Religião é Veneno. Ele provavelmente deve saber do meu radicalismo (parece que a sua brilhante memória falhou). Mas mesmo que não seja por ele, já tive muitas discussões em fóruns e blogs e daí não é difícil achar quem me considere radical

Nasceu um dia antes de Leonardo da Vinci, e é bem versado na área científica.
Errou, meu caro. Nasci em 14 de abril de 1958. Da Vinci nasceu em 1400 e lá vai fumo. Não fomos contemporâneos...

E lá vai fumo pra quem andou fumando, pois Leonardo não nasceu em 1400. Errou feio essa!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
E os espíritos não mentiram pra mim, somente não me expressei bem. Você nasceu um dia antes do ANIVERSÁRIO DE LEONARDO, que é em 15 de abril.
Ou seja, Mais um acerto!!!!!!!!!!!!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... 

1400 e lá vai fumo significa qualquer ano entre 1400 e 1499 (você parece não ler com atenção - deve ser por confiar demais nessa sua memória). Leonardo da Vinci nasceu em 1452

Vejo números importantes na sua vida.
17... É o meu primo favorito. Confere?
30.. ahhhhh, esse também é outro... e duplamente. Tem algo a ver com algo importante, talvez uma idade... e vejo ele também embutido num outro número mui importante para tu. Me vem um nome... Leopoldina... Ou Leopoldino.
[quote = Marcos]Dos números não pesquei qualquer importância. O Leopoldino aí pode ser referência à rua onde moro: João Leopoldino. E se malandros já tentaram aplicar golpes em mim telefonando e dando dados do meu endereço, então esse tipo de informação não é difícil de se obter por meios normais.[/quote]

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Inclua na lista desses malandros aí que descobrem dados pessoais os médiuns também.

Posso incluir qualquer médiuns que só diga o que qualquer um poderia saber. Mas quando os médiuns dizem coisas que com certeza não teriam como saber, então DEVE ser coisa de espírito mesmo

30 é mesmo um número chave. Pois é próximo de 29, e 29 foi super marcante pra você. Confere?
Aliás, 29 + 29 = 58. E 58 é seminal, correto?
30 e 29 não têm qualquer significado para mim. 58 é a minha idade e você errou acima ao dizer que era 40.

Viu só o que é a memória????? 29 não tem qualquer significância??? Os espíritos não mentem.
Deixe eu refrescar sua cuca: 29/12/93

É a data que meu pai morreu. Mas não entendi porque isso torna o número 29 significante isolado de qualquer contexto

E 58 não só é sua idade como o próprio ano em que nasceu, segundo nos disse acima. Os espíritos não mentem.  hahahahahahahahahaha...

1958 pelo calendário gregoriano. 58 sozinho não me diz nada

E não se preocupe com a barra pesada que vem passando. Vai passar...
E aguente firme o fim de ano... É sempre difícil para você. Não é mesmo???!!!
Tudo ficará bem!
Não sei de que barra está falando. Não tem nada difícil para mim. Parafraseando o meu irmão do meio (qual o nome dele? Isso é fácil de achar também): se todos tem uma cruz para carregar, a minha é de espuma.

Você é que não quer admitir.
O nome do seu irmão é igual ao do seu pai. Procede?????[/quote]

Procede, mas continuo sem entender nada sobre a tal barra. Veja bem, Alquimista, que Leitura Fria é uma ARTE. O cara tem que saber formular bem a pergunta para fazer com que o panaca creia nele. Você me fez um monte de perguntas as quais não consegui vincular com nada que o ajudasse numa sessão fajuta.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #283 Online: 08 de Outubro de 2016, 12:52:41 »

isto é moleza eu quero ver voce se lembrar  quando Bebêdo !  :cerveja: hip..hip... hurra!

Mais fácil ainda!! Cê paga as biritas????  quáquáquáquáquáquáquáquá...
pagar as biritas é mole, mas ver voce embriagado deve ser impagável   ::)

da um desconto que o teclado dele ta falhando ele escreveu acertadamente "celeiro" espirita!

Olha só quem tá falando!!!!!! O Vander é o cara que mais comete erros ortográficos em toda a história do CC. Ele é praticamente o próprio senhor erro ortográfico!!!! O dia em que escrever dois parágrafos sem nenhum erro de digitação EU serei o primeiro a admitir que milagres existem.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
[/quote]

to nem ai para o português,me preocupo mais com a ideia do argumento
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #284 Online: 08 de Outubro de 2016, 12:58:41 »
E o nome Mônica, é importante para você, na sua vida?

Importante não é. Ultimamente tenho dado pitacos em blogs que comentam sobre a Turma da Mônica Jovem. Isso é muito fácil de se descobrir pelo Santo Google.

Turma da Mônica????????!!!!!!!!! Por essa não esperava!!!!!!! Os espíritos nos revelam cada surpresa...

não brinque com isso que é coisa séria eis a prova:

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #285 Online: 08 de Outubro de 2016, 13:03:15 »
Vou ficar no aguardo das suas provas de que Piper era um caso igual ao seu, também dessa INTENSA convivência com os pesquisadores e também do que ela ganhava com essa de ser queimada com ácido, já que mediunidade era uma coisa bem desprestigiada, ainda mais em países anglo-saxônicos (dava até cadeia...). Ela ganharia MUITO MAIS e sem riscos caso fizesse demonstrações de suas capacidades num teatro do que em sessões caseiras, com meia dúzia de gatos pingados, pagando merreca por sessão.

HAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Finalmente o GRANDE 9ALQUIMISTA9 tá te achatando entre paredes e te deixando sem argumentos, não é mesmo??!!!!

Mas o Alquimista, na sua infinita benevolência, vai te dar uma colher de chá. Afinal, não deve ser nada fácil jogar 40 anos de estudos de espirr-itismo fora, né?!

Citação de: Marcos Arduin
O Alquimista está se dando muita importância. Não estou achatado contra parede alguma.

Suponhamos então que L. Piper fosse honesta e que possuía uma incrível fé em si mesma e em suas capacidades. Mesmo assim a MEMÓRIA ainda é a chave

Palavra mágica na maioria dos argumentos céticos que tenho lido: SUPONHAMOS. Tem também presumamos, provavelmente, possivelmente...

Foi comprovado que ela conseguia acessar um estado alterado de consciência (o transe), ok?
Já ouviu falar que neste estado a pessoa adquire uma nova capacidade chamada HIPERMNÉSIA???? Não??!!!!! Pois foi comprovado também.
Tudo o que L. Piper tinha que fazer então era entrar em estado de transe e o resto o seu INCONSCIENTE (que é muito poderoso) fazia todo o trabalho. Trabalho esse que consistia em concatenar aqueles detalhezinhos que os ingênuos informantes lhe passaram beeeeeeeem discretamente sem ao menos se aperceberem disso. 
E pode apostar, caro postulante, que o inconsciente é uma coisa tão poderosa que durante uma hipermnésia ele pode fazer uma alquimia com lembranças e estórias que é capaz de espantar até mesmo o cético mais atento.
Sei bem do que estou falando. Já presenciei muitas vezes tal fenômeno durante meus experimentos com hipnose.

Então foi isso o que aconteceu. L. Piper entrava em transe e seu inconsciente unia blocos (que já tinha colhido) de memórias de informações que as pessoas passavam pra ela sem se aperceberem (inusitadas e discretas demais para se lembrarem depois) elaborando assim uma história genial e espantosa que respondia com precisão as indagações dos seus questionadores (mesmo que estes achassem que não conheciam as informações).
Some isso ao labirinto confuso que é a memória humana (cheia de bugs) que filtrou (com distorções) o relato escrito posterior de todas as testemunhas... Isso sem contar com a tendência humana em exagerar e romantizar os fatos (ainda mais no séc. XIX). Afinal, quem conta um conto aumenta um ponto.

Sinto muito, meu caro. Mas nessa você perdeu!!!
Essa não! Mais uma quevedete com essa de inconsciente sabe tudo? Perdi coisa nenhuma, pois para aplicar essa hipermnésia (e também a amnésia, paramnésia, extramnésia e mais uma dúzia de outras anésias), teria de ter ocorrido tudo o que você CHUTOU acima. Então agora prove-me que os tais pesquisadores (TODOS ELES) estavam hospedados na casa da madame, dormiam lá, tomavam café, almoçavam, jantavam, jogavam muita conversa fora e também o mesmo ocorria com os james hyslops da vida e outros. Sem nada disso, sua hipermnésia é só mais uma daquelas apelações desesperadas que tenho visto de gente crente ou cética (céticos também são muito crédulos, infelizmente).

Ah! E já fez a lição de casa que lhe passei?

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #286 Online: 08 de Outubro de 2016, 13:14:13 »

pegou pesado com o : 

mas oque vem a ser isto uma "pataquada divina" ?   :biglol:

O bico lembra o de um pato, mas NÃO É igual. Não tem asas, o rabo também não é igual ao do pato. Então não é um pato.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #287 Online: 08 de Outubro de 2016, 13:38:36 »
Botânico, obrigado pelas explanações.

No entanto não esgotaram as minhas dúvidas.

Mas antes de prosseguir... eu percebo que você está colocando o seu comentário como se fosse citação.

Isso tá deixando um pouco confuso a leitura do diálogo e certamente, fazendo assim, você está tendo mais trabalho que o necessário para postar seu comentário.

Eu acho que há várias maneiras simples de fazer isso, se puder sugerir uma:apenas clique em CITAR no comentário a ser respondido, e depois digite abaixo a sua resposta.

Mas se você quiser quebrar um comentário em partes, para responder a cada parte separadamente, esta poderia ser uma forma:

1 -  Clique em CITAR no comentário.

2 - Apague tudo menos as tags QUOTES inicial e final, e o primeiro dos parágrafos que você quer comentar.

3 - Abaixo do quote que fecha o comentário digite o seu texto.

4 - Para inserir alguma outra parte da mensagem que você está respondendo, pode usar CTRL+C , CTRL+V para colar a mensagem. Então limite isto que você colou na caixa com as tags quote, para que seja mostrado como citação. Então novamente comente abaixo.

5 - Repita isso para todas as outras partes que você queira responder.

Claro que há muitas maneiras de fazer. Você pode também ajeitar tudo no Bloco de Notas e depois colar, tem mil formas... mas sempre qualquer parte da sua resposta DEVE FICAR FORA das tags quote, senão, para quem não está acompanhando toda a conversa, fica parecendo que é um comentário seu antigo, que foi citado por alguém em outra mensagem, e que agora você está citando a mensagem em que você foi citado.

Não sei se confundi mais do que expliquei, mas você também pode CITAR o comentário de alguém que tenha feito isso corretamente ( dividido uma msg em partes para comentar cada parte ) para olhar na caixa de mensagens o texto e ver como a pessoa fez.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 08 de Outubro de 2016, 13:45:19 »
A classificação postada saiu daqui: http://www.andreilsonguimaraes.com/2009/03/faccoes-espiritas.html?view=mosaic

Desculpe, mas a sua explicação sobre a diversidade de sabores espíritas foi fajuta. Os médiuns se comunicam com o mundo espiritual, escrevem livros, mandam mensagens mas dentre as diferentes escolas não são unânimes em afirmar sobre coisas simples, que dependem apenas da "observação" como a existência de animais no mundo espiritual. Pior é ficar inventando comunidades, "vales", cidades apenas para ter uma resposta para satisfazer os crentes. Por que os médiuns dinamarqueses ou mongóis não testemunham as mesmas besteiras que o espirito de André Luís relata? Posso imaginar a sua resposta...talvez morem em colônias isoladas, com níveis de evolução diferentes de onde, para sair, seria necessário um passaporte especial emitido por um sistema de controle de circulação de espíritos. O problema com o espiritismo é a sua elasticidade criativa, para cada contradição é criada uma solução por mais estapafúrdia que seja. O engraçado é que a cada explicação o espiritismo se torna mais ridículo e cada vez mais se atola na complexidade de seus ad hocs criativos.

É o caso do famoso "resgate cármico", da evolução de um espírito que não se recorda dos erros de sua vida passada e dos apelos racistas contidos nas obras de Kardec, injustificáveis nos dias de hoje apesar da suposta origem sábia de espíritos superiores.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 08 de Outubro de 2016, 13:55:59 »
Botânico, obrigado pelas explanações.

No entanto não esgotaram as minhas dúvidas.

Mas antes de prosseguir... eu percebo que você está colocando o seu comentário como se fosse citação.

Isso tá deixando um pouco confuso a leitura do diálogo e certamente, fazendo assim, você está tendo mais trabalho que o necessário para postar seu comentário.

Eu acho que há várias maneiras simples de fazer isso, se puder sugerir uma:apenas clique em CITAR no comentário a ser respondido, e depois digite abaixo a sua resposta.

Mas se você quiser quebrar um comentário em partes, para responder a cada parte separadamente, esta poderia ser uma forma:

1 -  Clique em CITAR no comentário.

2 - Apague tudo menos as tags QUOTES inicial e final, e o primeiro dos parágrafos que você quer comentar.

3 - Abaixo do quote que fecha o comentário digite o seu texto.

4 - Para inserir alguma outra parte da mensagem que você está respondendo, pode usar CTRL+C , CTRL+V para colar a mensagem. Então limite isto que você colou na caixa com as tags quote, para que seja mostrado como citação. Então novamente comente abaixo.

5 - Repita isso para todas as outras partes que você queira responder.

Claro que há muitas maneiras de fazer. Você pode também ajeitar tudo no Bloco de Notas e depois colar, tem mil formas... mas sempre qualquer parte da sua resposta DEVE FICAR FORA das tags quote, senão, para quem não está acompanhando toda a conversa, fica parecendo que é um comentário seu antigo, que foi citado por alguém em outra mensagem, e que agora você está citando a mensagem em que você foi citado.

Não sei se confundi mais do que expliquei, mas você também pode CITAR o comentário de alguém que tenha feito isso corretamente ( dividido uma msg em partes para comentar cada parte ) para olhar na caixa de mensagens o texto e ver como a pessoa fez.

Isso. Exemplos abaixo:

../forum/topic=23649.0.html

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #290 Online: 08 de Outubro de 2016, 15:58:47 »
Oi Gente

Desculpe-me pela inexperiência em usar os recursos do fórum, mas vou aprendendo. É que da minha parte não achei que ficou confuso. Passo pelo pré-visualizar e me parecia claro.

Como já disse, eu estou cuidando de assuntos de aulas e aí não vou poder responder coisas com frequência. Assim vou deixar trechos de um artigo que Massimo Polidoro publicou no Skeptical Inquirier de 1 de janeiro de 2000. O artigo intitula-se "A mentalista que fez William Crookes de tonto". A parte anterior ao que estou postando fala da carreira da Eva Fay. Não estou colocando o texto completo e suprimi o que não é importante, pois não sei se há problemas quanto a direito autoral, já que o tal Skeptical virou site fechado.

A Eva Fay fazia espetáculos ilusionistas, mas havia momentos em que se dizia médium. Ela e o marido foram à Inglaterra em 1875 para fazer uma turnê, mas melou tudo pois:
.
“Foi por essa época que John Nevil Maskelyne e George Alfred Cooke, (…) incluíram em seu espetáculo “Uma sessão indescritível,” com Cooke, sendo amarrado da mesma maneira dos americanos, duplicando seus feitos.
Era possível neutralizar esta exposição que Annie Eva Fay, uma artista de teatro (…) sendo tratada como uma “médium” a quem era necessário “investigar”, sucumbisse à tentação e aceitasse seu novo papel. Se os investigadores psíquicos estavam determinados em ver se era uma médium, então ela concordaria e tiraria bom proveito disto enquanto pudesse, restabelecendo deste modo a sua reputação e promovendo mais interesse do público aos seus espetáculos.
.
As experiências mais importantes de todas feitas sobre a “mediunidade” de Annie foram, sem dúvida, os “testes elétricos de Crookes”, feitos em sua própria casa em fevereiro de 1875 (Crookes 1875).
.
Para estas sessões, Cromwell F. Varley, outro membro da Royal Society, forneceu um circuito de controle elétrico, uma versão ligeiramente modificada do que foi usado por Crookes com a médium Florence Cook. Para ter certeza que a médium, sentada em um gabinete cortinado, não pudesse livrar-se das amarras, Crookes pediu-lhe que apertasse as duas manivelas de uma bateria, construída de forma a interromper a corrente se ela soltasse qualquer uma delas, e nesse caso o marcador cairia a 0. Fay conseguiu, de alguma maneira, produzir suas manifestações, apesar de o contato ter permanecido constante.
.
Para uma sessão adicional, dois dos convidados eram mais céticos que o anfitrião. Quando eles inspecionaram o controle elétrico do sistema, antes de a sessão começar, descobriram que um lenço úmido estirado entre as manivelas manteria o circuito aberto (o certo seria dizer: fechado - nota minha). Por sugestão de um destes homens, Crookes afastou as manivelas até a distância na qual um lenço não pudesse ser colocado entre elas. Aparentemente ninguém considerou a possibilidade de que poderiam ser usados uma tira de pano maior ou algum outro tipo de resistor.
.
O sucesso nestas experiências deu alento à excursão de Annie das províncias inglesas; porém, quando ela se apresentou em Birmingham, em maio, era novamente apresentada como o “Fenômeno Indescritível” e seu espetáculo era visto como um entretenimento (Dingwall 1966). Aparentemente, no fim de sua excursão, seu gerente, insatisfeito com o fato que as investigações dos cientistas não terem produzido qualquer ganho adicional a seus bolsos, escreveu para J. N. Maskelyne sugerindo organizar uma exposição pública da sua ex-cliente. Ele se ofereceu, por uma soma significativa de dinheiro, se fosse capaz de revelar como os experimentos de Crookes haviam sido burlados. Maskelyne recusou a oferta, então o empresário escreveu a ele novamente, apresentando-lhe a Srta Lottie Fowler, outra excelente mística, que podia reproduzir os truques de Fay e excursionou, seguindo a mesma rotina de Annie quando esta deixou a Inglaterra.
.
Exposições e Confissão
.
(…)
(…)
(…)
(…)
(…)
(…)
(…) Esses parágrafos que suprimi tratam de questões pessoais e de constantes “exposições” da madame. Não interessam para o momento.

“Nos onze anos seguintes ela continuou a atrair multidões onde quer que atuasse. Devido a um acidente, fez sua apresentação final em Milwaukee em 1924. Em julho do mesmo ano ela recebeu uma visita de Harry Houdini.
.
Houdini a considerou “uma das mais inteligentes médiuns da história” e a apresentou como “um diamante de vidro” cabelo e olhos penetrantes, dos quais “grandes raias de inteligência relampejariam dentro e fora.” “É uma pequena maravilha,” ele observou, “que com sua personalidade ela podia enganar os gigantes mentais da nossa época e das passadas” (Silverman 1996).
.
Eles conversaram por horas e ela revelou-lhe todos os seus segredos. “Ela falou livremente de seus métodos,” registrou Houdini. “Nunca em qualquer momento deu a entender que acreditou em espiritualismo.” Ela lhe disse como enganou Crookes no teste de elétrico: simplesmente colocou uma das manivelas da bateria na dobra do joelho, mantendo o circuito fechado, mas liberando uma mão para fazer como ele pediu.
.
(…)
A revelação de Annie Eva Fay a Houdini do modo de como ela enganou Crookes foi confirmado anos mais tarde, quando o investigador psíquico Colin Brooks-Smith encontrou um dos galvanômetros usados por Crookes no Museu de Ciência em Londres. A máquina foi consertada e posta a trabalhar.
.
Brooks-Smith relata o seguinte: “não há nenhuma dificuldade em deslizar um pulso e antebraço através de uma manivela e segurar a outra manivela, mantendo assim o circuito fechado através do antebraço, e então liberando a outra mão, sem produzir qualquer grande movimento no indicador do galvanômetro.” Num segundo teste, ele diz: “virei ambos os elétrodos para baixo e os introduzi em minhas meias, de forma que minhas mãos ficaram livres, sem produzir quaisquer grandes oscilações no indicador do galvanômetro.” Deste modo, não só se confirmou a revelação de Eva, mas também a nota de rodapé explicativa de Houdini de 1924 (pág. 102) que em 1874 Florence Cook podia ter destacado um dos eletrodos, que constituíam-se de soberanos de ouro e papel salino presos aos pulsos e o segurado na dobra de seu joelho” (Brooks-Smith 1965).
.
Não existe mais dúvida, agora, de que aquele truque aconteceu de fato durante os testes de Crookes, exatamente como descrito por Annie Eva Fay; o que ainda não fica claro é se ele era um imbecil total (improvável) ou um cúmplice voluntário. Em todo caso, uma coisa não pode ser negada: o grande William Crookes teve um interesse especial em médiuns jovens, atraentes, pretextando um interesse científico, e estava dispostos a testar todos elas, ainda que fossem fraudes sinceras como Eva Fay, em sua própria casa, bem debaixo de nariz da sua esposa.”

Quando li esse texto, fiquei confuso. Bem, nunca tinha tomado Crookes por infalível e além disso soube depois que ele ficava em outro aposento, enquanto a médium era vista por outros, que talvez não a controlaram corretamente. Numa discussão no extinto Orkut, o debatedor sentenciou: _ Caiu a casa do Crookes.

Assim eu gostaria de saber a opinião dos foristas a respeito.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #291 Online: 08 de Outubro de 2016, 16:04:39 »
A classificação postada saiu daqui: http://www.andreilsonguimaraes.com/2009/03/faccoes-espiritas.html?view=mosaic

Desculpe, mas a sua explicação sobre a diversidade de sabores espíritas foi fajuta. Os médiuns se comunicam com o mundo espiritual, escrevem livros, mandam mensagens mas dentre as diferentes escolas não são unânimes em afirmar sobre coisas simples, que dependem apenas da "observação" como a existência de animais no mundo espiritual. Pior é ficar inventando comunidades, "vales", cidades apenas para ter uma resposta para satisfazer os crentes. Por que os médiuns dinamarqueses ou mongóis não testemunham as mesmas besteiras que o espirito de André Luís relata? Posso imaginar a sua resposta...talvez morem em colônias isoladas, com níveis de evolução diferentes de onde, para sair, seria necessário um passaporte especial emitido por um sistema de controle de circulação de espíritos. O problema com o espiritismo é a sua elasticidade criativa, para cada contradição é criada uma solução por mais estapafúrdia que seja. O engraçado é que a cada explicação o espiritismo se torna mais ridículo e cada vez mais se atola na complexidade de seus ad hocs criativos.

É o caso do famoso "resgate cármico", da evolução de um espírito que não se recorda dos erros de sua vida passada e dos apelos racistas contidos nas obras de Kardec, injustificáveis nos dias de hoje apesar da suposta origem sábia de espíritos superiores.

Há blogs espíritas que inclusive avacalham o André Luís, Chico Xavier, etc e tal. Mas como eu já disse e a realidade mostra, os espíritos são humanos sem corpo, mas não se tornam mais morais e mais sábios por conta disso. Espíritos podem relatar suas experiências pessoais, que não serão iguais às de outros. Mas eu aqui não estou para detalhar caso a caso. E a não recordação dos erros de vida passada não interfere na capacidade de correção dos mesmos, pois à moral tal recordação não tem efeito.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #292 Online: 08 de Outubro de 2016, 16:17:15 »
É preciso? Tem isso lá no facebook, como pode ter em outros sites da internet. A questão é que essa informação está disponível e portanto sua "revelação" em nada me impressiona

No feicibuqui tem a informação de que a prima Célia é vegetariana, tem muita pena dos animais, sofre de dores de cabeça e seu nome do meio lembra algo como... deixa ver... castelo???? Isso, Castilho!!!!!!!!!!

Quanto aos 40 anos, vinculei-os com a frase entre parênteses. Teria sido melhor se escreve de forma direta: _ Embora nascido em família espírita, só começou  estudar com afinco o Espiritismo há 40 anos

Português não é minha praia e não dou a mínima pra isso. O fato é que EU acertei que você se pôs a compreender a DE com afinco há 40 anos e não há 58 (parece que sei mais da vida do Marcos do que o próprio Marcos).  E como você não quer admitir a derrota, fica aí com cinismo pegando no meu pé só por causa de meros errinhos de português. Manobra suja e falaciosa de maus perdedores!!!!!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

O Pedro Reis, que já disse aqui que me conheceu lá no Fórum Religião é Veneno. Ele provavelmente deve saber do meu radicalismo (parece que a sua brilhante memória falhou). Mas mesmo que não seja por ele, já tive muitas discussões em fóruns e blogs e daí não é difícil achar quem me considere radical

Marcos, você é um cara muito chato, caramba!!!!!!!!!  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Nem sei (e de fato nunca soube) se o Reis te conhece e nem pretendo saber. Não frequento o Religião é Veneno e não dou a mínima sobre a sua relação com os foristas de lá. Então admita que é um chute sujo e descarado essa de acusar o Alquimista de que buscou informação com o Pedro. Isso se chama calúnia!!!!!! 
Outra coisa, é muito injusto denegrir minha memória me acusando de algo que não fiz. Isso só demonstra cada vez mais como os kardecistas são especialistas em sujeiras, manipulações e invenções mentirosas. Como confiar em gente assim??? Os espíritas são tudo um bando de loucos.

1400 e lá vai fumo significa qualquer ano entre 1400 e 1499 (você parece não ler com atenção - deve ser por confiar demais nessa sua memória). Leonardo da Vinci nasceu em 1452

EU tenho lá a obrigação de saber que a sua expressão chula ''lá vai fumo'' enquadrava todo o quatrocento???
Se liga, meu... O Alquimista não tem de saber essa linguagem de favelado não. Para mim você demonstrou é ter baixa cultura em demorar tanto pra postar a verdadeira data de nascimento do Mestre Italiano.
E vejam só como você continua com seu joguinho mesquinho e pueril pra (tentar) encobrir a verdade de que fiz outro belo acerto, pois Leonardo nasceu em 15 de Abril e EU afirmei que você ''viu a luz'' um dia antes, ou seja, em 14 de Abril, o que é correto. VIVA O ALQUIMISTA!!!!!!!!!! 

Posso incluir qualquer médiuns que só diga o que qualquer um poderia saber. Mas quando os médiuns dizem coisas que com certeza não teriam como saber, então DEVE ser coisa de espírito mesmo

Quem é o podrão do português agora??????? Putz... hahahahahahahahaha... Marcos, não se escreve ''qualquer médiuns''... A forma correta no plural é: ''quaisquer médiuns''!!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Adoro quando os que tentam inutilmente desafiar o 9ALQUIMISTA9 mordem a própria língua...

Agora quanto ao seu tosco arjumento: ''Mas quando os médiuns dizem coisas que com certeza não teriam como saber, então DEVE ser coisa de espírito mesmo...''

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Se tem uma coisa que admiro nessa gente espírita, é a capacidade que elas tem pra dar corda para elas mesmos se enforcarem.

Marcos, você acabou de se condenar agora. Ninguém mais lhe dará créditos pelas bobagens que você só sabe falar.
Volte lá no seu relato bobo e ingênuo da prima Célia. Cara, o médi(ocre)um lá só falou coisas que TINHAM COMO SABER!!!! E você atribuiu tudo aos espíritos (de porco)!!!!!!!! Cara, tenho pena dos seus arjumentos daqui por diante, pois acabou de cair na maior armadilha de todas que se chama CONTRADIÇÃO!!!! Mais um que foi desmascarado em público!!! hahahahahahahahahahaha...

É a data que meu pai morreu. Mas não entendi porque isso torna o número 29 significante isolado de qualquer contexto

Senhor, já acertei o nome da sua rua, o dia do seu nascimento, a idade que tem, a data de óbito do seu pai... O que quer mais??????
Não fiz nada diferente do que o médium da prima Célia teria feito. Viu só como é contaminado de cinismo os arjumentos espíritas????? Nunca querem admitir, a não ser quando os acertos saem da maldita boca dos médi(ocre)uns.   

Procede, mas continuo sem entender nada sobre a tal barra.

É uma situação complicada que você vem atravessando (que memorinha ruim, hein?!).
Mas esqueça isso, o importante é que há aí outro acerto, o do nome do seu irmão do meio!!!! VIVA O ALQUIMISTA!!!!!!!!!!!

Veja bem,

Ihhhhhh... Certa feita o Professor Pasquale X-Burguer nos alertou que quando um sujeito iniciar a frase com o ''veja bem...'', quer dizer que aí vem enrolação!!!!!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Alquimista, que Leitura Fria é uma ARTE. O cara tem que saber formular bem a pergunta para fazer com que o panaca creia nele. Você me fez um monte de perguntas as quais não consegui vincular com nada que o ajudasse numa sessão fajuta.

Olha só mais que atrevimento!!!!! Sinto muito, mas essa foi descarada!!!!!!!! Ninguém vai cair!!!!!
Você ratificou quase tudo o que falei e me vem com essa???? Por que dar crédito então à tosca sessão da prima Célia???? Só te afundas cada vez mais!!!!! Tsc.. tsc... tsc... 
« Última modificação: 08 de Outubro de 2016, 16:41:45 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #293 Online: 08 de Outubro de 2016, 16:33:01 »
Há blogs espíritas que inclusive avacalham o André Luís, Chico Xavier, etc e tal. Mas como eu já disse e a realidade mostra, os espíritos são humanos sem corpo, mas não se tornam mais morais e mais sábios por conta disso. Espíritos podem relatar suas experiências pessoais, que não serão iguais às de outros. Mas eu aqui não estou para detalhar caso a caso. E a não recordação dos erros de vida passada não interfere na capacidade de correção dos mesmos, pois à moral tal recordação não tem efeito.
Como a realidade mostra tudo isso? Até o momento o mundo real não deu nenhum indício da existência de espíritos, mas já conseguiu demonstrar até o comportamento deles?

Tenho algumas perguntas:
Onde os espíritas acreditam que ficam esses espíritos? Num paraíso? Num purgatório?  Vagando por aí?

E qual a explicação para quando os curandeiros invocam almas penadas como o Dr. Fritz? De onde o espírito vem?

E uma última pergunta que pode até ser meio idiota, mas sempre tive essa curiosidade:
E se dois médiuns em locais diferentes invocarem a mesma entidade ao mesmo tempo? O que aconteceria com esse espírito, se dividiria em dois?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #294 Online: 08 de Outubro de 2016, 16:36:22 »
Essa não! Mais uma quevedete com essa de inconsciente sabe tudo?

Que pena que é tão mal versado em neurociências, amiguinho!!! Por isso que tu és tão facilmente ludibriado por toda a sorte de charlatões!!!  hahahahahahahahahahaha...

Perdi coisa nenhuma, pois para aplicar essa hipermnésia (e também a amnésia, paramnésia, extramnésia e mais uma dúzia de outras anésias), teria de ter ocorrido tudo o que você CHUTOU acima. Então agora prove-me que os tais pesquisadores (TODOS ELES) estavam hospedados na casa da madame, dormiam lá, tomavam café, almoçavam, jantavam, jogavam muita conversa fora e também o mesmo ocorria com os james hyslops da vida e outros. Sem nada disso, sua hipermnésia é só mais uma daquelas apelações desesperadas que tenho visto de gente crente ou cética (céticos também são muito crédulos, infelizmente).

MUUUUÁÁÁÁÁHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Percebam só como o desespero faz as pessoas apelarem pros argumentos mais ridículos e (auto)contraditórios!!!!!
Meu caro, tá registrado nos anais (que fedem) espíritas que L. Piper convivia o tempo todo com os açodados pesquisadores. Vivia sempre rodeada por eles. Pesquise à fundo um assunto que deveria dominar antes de sair falando asneiras automaticamente. Essa é a fórmula para não passar vexame na vida.
E quem aqui chuta mais que Pelé és tu, meu caro!!! Acusas o Alquimista de supor coisas e lhe pede provas, mas é tu quem afirmas categoricamente, sem prova alguma, que os espíritos se comunicavam com Piper. QUE BAITA CONTRADIÇÃO!!!!!!
Só te afundas, meu caro...   

Tuas vibrações negativas estão impedindo que EU entre em contato com as entidades.  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #295 Online: 08 de Outubro de 2016, 17:01:51 »
O Alquimista está se dando muita importância.

E tu também deverias dar, pois tenho 20 anos a menos que o senhor, mas tudo o que aprendestes nesse tempo todo de vida foi chegar à conclusão de que essas bobagens de espíritos, paranormalidade e mesas girantes são reais.
EU, com tão pouco tempo de vida comparado à ti, me vanglorio (e com razão) de ser um ser muito mais racional. Um SER que É!!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #296 Online: 08 de Outubro de 2016, 18:21:07 »
Citação de: Marcos Arduim
Assim eu gostaria de saber a opinião dos foristas a respeito.

Bom saber que você finalmente está descobrindo Crookes e os fundamentos da "ciência" que "comprova" o espiritismo...

outra...
In 1906, William Hope tricked Crookes with a fake spirit photograph of his wife. Oliver Lodge revealed there had been obvious signs of double exposure, the picture of Lady Crookes had been copied from a wedding anniversary photograph, however, Crookes was a convinced spiritualist and claimed it was genuine evidence for spirit photography.
http://www.sgha.net/sir-william-crookes-1832-1919/

mais uma, com D.D. Home:
Frank Podmore and Milbourne Christopher provide a source of speculation on the ways in which Home could have duped his sitters. Some testimony suggests that Home often conducted his demonstrations in dim light. For example, there is this report from a witness: "The room was very dark...Home's hands were visible only as a faint white heap". The light conditions during Home's most famous feat of levitation were disputed, but some witnesses recorded that it was quite dark. Gordon Stein speculated on the deception of Crookes' testing devices (with diagrams) and gave a third-hand account of Home being caught with a vial of oil of Phosphorus. During a Crookes test when Home "is not touching with his hands." there are objects just lying beneath his hands that his fingertips are touching, a small match box and a small bell. The measuring arm of Crookes' gauge does not exactly "move." It trembles. It was reported by sitters and Crookes Home's accordion played only two pieces, Home Sweet Home and The Last Rose of Summer. Both contain only one-octave. Home played his accordion with only one hand beneath a table.  James Randi [  the professional paid skeptic ] stated that Home was caught cheating on a few occasions, but the episodes were never made public, and that the accordion Home is supposed to have played was a one-octave mouth organ that Home concealed under his large moustache. Randi writes that one-octave mouth organs were found in Home's belongings after his death. According to Randi 'around 1960' William Lindsay Gresham told Randi he had seen these mouth organs in the Home collection at the Society for Psychical Research.  Eric Dingwall who catalogued Home's collection on its arrival at the SPR does not record the presence of the mouth organs. It is unlikely Dingwall would have missed these or did not make them public.
http://psychictruth.info/Medium_Daniel_Dunglas_Home.htm

A cereja do bôlo:
https://archive.org/stream/NotesonSpiritualismandPsychicalResearch/WilliamCrookesToCharlesBlackburn-JsprVolume47_pg302to310_djvu.txt
« Última modificação: 08 de Outubro de 2016, 18:29:57 por Gigaview »

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #297 Online: 09 de Outubro de 2016, 10:25:49 »

No feicibuqui tem a informação de que a prima Célia é vegetariana, tem muita pena dos animais, sofre de dores de cabeça e seu nome do meio lembra algo como... deixa ver... castelo???? Isso, Castilho!!!!!!!!!!

Português não é minha praia e não dou a mínima pra isso. O fato é que EU acertei que você se pôs a compreender a DE com afinco há 40 anos e não há 58 (parece que sei mais da vida do Marcos do que o próprio Marcos).  E como você não quer admitir a derrota, fica aí com cinismo pegando no meu pé só por causa de meros errinhos de português. Manobra suja e falaciosa de maus perdedores!!!!!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Marcos, você é um cara muito chato, caramba!!!!!!!!!  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Nem sei (e de fato nunca soube) se o Reis te conhece e nem pretendo saber. Não frequento o Religião é Veneno e não dou a mínima sobre a sua relação com os foristas de lá. Então admita que é um chute sujo e descarado essa de acusar o Alquimista de que buscou informação com o Pedro. Isso se chama calúnia!!!!!! 
Outra coisa, é muito injusto denegrir minha memória me acusando de algo que não fiz. Isso só demonstra cada vez mais como os kardecistas são especialistas em sujeiras, manipulações e invenções mentirosas. Como confiar em gente assim??? Os espíritas são tudo um bando de loucos.

EU tenho lá a obrigação de saber que a sua expressão chula ''lá vai fumo'' enquadrava todo o quatrocento???
Se liga, meu... O Alquimista não tem de saber essa linguagem de favelado não. Para mim você demonstrou é ter baixa cultura em demorar tanto pra postar a verdadeira data de nascimento do Mestre Italiano.
E vejam só como você continua com seu joguinho mesquinho e pueril pra (tentar) encobrir a verdade de que fiz outro belo acerto, pois Leonardo nasceu em 15 de Abril e EU afirmei que você ''viu a luz'' um dia antes, ou seja, em 14 de Abril, o que é correto. VIVA O ALQUIMISTA!!!!!!!!!! 

Quem é o podrão do português agora??????? Putz... hahahahahahahahaha... Marcos, não se escreve ''qualquer médiuns''... A forma correta no plural é: ''quaisquer médiuns''!!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Adoro quando os que tentam inutilmente desafiar o 9ALQUIMISTA9 mordem a própria língua...

Agora quanto ao seu tosco arjumento: ''Mas quando os médiuns dizem coisas que com certeza não teriam como saber, então DEVE ser coisa de espírito mesmo...''

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Se tem uma coisa que admiro nessa gente espírita, é a capacidade que elas tem pra dar corda para elas mesmos se enforcarem.

Marcos, você acabou de se condenar agora. Ninguém mais lhe dará créditos pelas bobagens que você só sabe falar.
Volte lá no seu relato bobo e ingênuo da prima Célia. Cara, o médi(ocre)um lá só falou coisas que TINHAM COMO SABER!!!! E você atribuiu tudo aos espíritos (de porco)!!!!!!!! Cara, tenho pena dos seus arjumentos daqui por diante, pois acabou de cair na maior armadilha de todas que se chama CONTRADIÇÃO!!!! Mais um que foi desmascarado em público!!! hahahahahahahahahahaha...

Senhor, já acertei o nome da sua rua, o dia do seu nascimento, a idade que tem, a data de óbito do seu pai... O que quer mais??????
Não fiz nada diferente do que o médium da prima Célia teria feito. Viu só como é contaminado de cinismo os arjumentos espíritas????? Nunca querem admitir, a não ser quando os acertos saem da maldita boca dos médi(ocre)uns.   

Procede, mas continuo sem entender nada sobre a tal barra.

É uma situação complicada que você vem atravessando (que memorinha ruim, hein?!).
Mas esqueça isso, o importante é que há aí outro acerto, o do nome do seu irmão do meio!!!! VIVA O ALQUIMISTA!!!!!!!!!!!

Veja bem,

Ihhhhhh... Certa feita o Professor Pasquale X-Burguer nos alertou que quando um sujeito iniciar a frase com o ''veja bem...'', quer dizer que aí vem enrolação!!!!!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Alquimista, que Leitura Fria é uma ARTE. O cara tem que saber formular bem a pergunta para fazer com que o panaca creia nele. Você me fez um monte de perguntas as quais não consegui vincular com nada que o ajudasse numa sessão fajuta.

Olha só mais que atrevimento!!!!! Sinto muito, mas essa foi descarada!!!!!!!! Ninguém vai cair!!!!!
Você ratificou quase tudo o que falei e me vem com essa???? Por que dar crédito então à tosca sessão da prima Célia???? Só te afundas cada vez mais!!!!! Tsc.. tsc... tsc...

Diante das reclamações feitas, vou tentar responder tudo aqui embaixo.

1 - Ah! Agora caiu a ficha! Essa Célia NÃO É  a minha prima: é minha cunhada, casada com o Luís.

2 - Não é questão de admitir a derrota e sim de que quem vai usar de leitura fria precisa ser claro nas suas jogadas.

3 - Se você só lê neste blog o que se resume a você... O Pedro Reis disse aqui no fórum que já discutiu comigo no Religião é Veneno. Se você não leu, só confirma o que tenho dito: não sai de sua prodigiosa memória aquilo que não entrou.

4 - Você nunca deve ter visto o trapalhão Didi, que quando era perguntado sobre quando nasceu dizia: _ 1900 e antigamente. Compreendo que pessoa tão culta e inteligente, ainda que fraca em Português, não tivesse capacidade de entender o que quis dizer com o "lá vai fumo" e ficasse com vergonha de me perguntar.

5 - Tá 1 a 1 para os erros de Português. É que eu estava com receio de perder o tempo e há uma falha no sistema aqui, que insiste em dizer que já postei a mensagem, quando na verdade ela não foi, pois o tempo de logar foi esgotado. Agora quanto ao resto, havia informações que o médium não tinha como saber: ele disse que meu pai ficou mals lá no mundo espiritual devido ao fato de não ter levado uma vida regrada (além disso ele tinha outro defeito sério que contribuiu para isso. Vejamos se você descobre). Normalmente médiuns fajutos ou anímicos dão uma resposta padrão:
_ Aqui estou num lugar de muita luz e muita paz. Seja uma boa pessoa, ore bastante. Muita paz para você... (queria ver o que um parente de um traficante assassino pensaria disso).
Isso é coisa que qualquer um pode dizer. E o médium disse que o meu tio estava de boa e era chefe de equipe de socorristas. Porém isso seria uma coisa esperada. Sabe me dizer por quê?

6 - Pois é... O Alquimista acertou o nome dele, mas identificou sua esposa como a minha prima que consultou o médium. Ôh, cara! Quando o médium pisa muito feio na bola... Agora quanto a barra... Deixe-me ver: estou com dançarinas do Diabo no meu corpo. Mas faço os controles com medicamentos e faço exames para não acabar como um conhecido meu. (descubra o nome dele). Até agora essas dançarinas só prejudicaram o meu bolso. Pior é meu déficit de atenção em adultos (veja se sua mente prodigiosa descobre quem me ajudou a perceber esse problema), está mais acertado, mas os remédios pesam muito no bolso. E finalmente vou ter de preparar o meu material de aulas para as dita-cujas que vão começar na próxima quinta. Bem, como você só ficou jogando barra e decerto esperaria que eu dissesse o que disse, então, como o leitor frio, você então dirá que é uma das três opções acima. Preferia que tivesse me dito, como fez uma outra médium com quem minha mãe conversou e alertou-a de que meu pai estava muito doente. Diante disso ele foi fazer exames e aí descobriu que estava com câncer.

7 - Cara, como posso acreditar num médium que acerta coisas que poderia obter no Santo Google, mas erra em vários outros pontos? E veja bem, se o médium diz que está em contado com o espírito do meu pai... Só posso pensar que o cara está chutando. É aí que eu faria as perguntas que mandei para a sua lição de casa, pois estas SÓ EU E O ESPÍRITO DO MEU PAI SABEM e não contei a ninguém.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #298 Online: 09 de Outubro de 2016, 10:44:11 »
Como a realidade mostra tudo isso? Até o momento o mundo real não deu nenhum indício da existência de espíritos, mas já conseguiu demonstrar até o comportamento deles?

Tenho algumas perguntas:
Onde os espíritas acreditam que ficam esses espíritos? Num paraíso? Num purgatório?  Vagando por aí?

E qual a explicação para quando os curandeiros invocam almas penadas como o Dr. Fritz? De onde o espírito vem?

E uma última pergunta que pode até ser meio idiota, mas sempre tive essa curiosidade:
E se dois médiuns em locais diferentes invocarem a mesma entidade ao mesmo tempo? O que aconteceria com esse espírito, se dividiria em dois?

Oi Gauss - Pois é. Um me lembro do livro de matemática de sexta série onde sob uma pintura Gauss dizia isso: a Matemática é a rainha das Ciências e a Aritmética é a rainha da Matemática. Agora quanto ao assunto.

1 - Expressei-me mal. Queria dizer a realidade DAS COMUNICAÇÕES RECEBIDAS atribuídas aos espíritos. Eles nessas comunicações relatam suas experiências. São diversas em caráter e conteúdo. E há a influência do médium também. Como já disse Roque Jacintho, eminente espírita que conheci:
_ A única garantia de que teremos quanto a nenhuma interferência do médium na comunicação é se o espírito psicografasse pela mão de um defunto.
O Mundo Espiritual é como o nosso. E ele NÃO FOI plenamente descrito. Um turista pode ir aos Estados Unidos na costa leste e dizer que os americanos são gente boa. Um outro turista pode ir a uma cidadezinha do meio dos EUA, ser proibido de entrar em certos lugares por ser latino, ser mau atendido em lojas, restaurantes, etc e voltar dizendo que os americanos são gente muito grossa e estúpida. Sem serem mais específicos, o que pensaria um ouvinte a respeito do povo americano?

2 - As três opções são válidas. Dependerá da índole do espírito. A questão que fica é que nenhum delas é permanente.

3 - Esteja onde estiver, ele é atraído pelo pensamento. Agora se vai se manifestar e atuar, aí é outra história.

4 - Não. Ele tem a capacidade de projetar seu pensamento em dois ou mais lugares ao mesmo tempo. Mas não é todo espírito que tem capacidade evolutiva para isso.

Offline Marcos Arduin

• Nível 10
  • *
« Resposta #299 Online: 09 de Outubro de 2016, 10:47:18 »
Essa não! Mais uma quevedete com essa de inconsciente sabe tudo?

Que pena que é tão mal versado em neurociências, amiguinho!!! Por isso que tu és tão facilmente ludibriado por toda a sorte de charlatões!!!  hahahahahahahahahahaha...

Perdi coisa nenhuma, pois para aplicar essa hipermnésia (e também a amnésia, paramnésia, extramnésia e mais uma dúzia de outras anésias), teria de ter ocorrido tudo o que você CHUTOU acima. Então agora prove-me que os tais pesquisadores (TODOS ELES) estavam hospedados na casa da madame, dormiam lá, tomavam café, almoçavam, jantavam, jogavam muita conversa fora e também o mesmo ocorria com os james hyslops da vida e outros. Sem nada disso, sua hipermnésia é só mais uma daquelas apelações desesperadas que tenho visto de gente crente ou cética (céticos também são muito crédulos, infelizmente).

MUUUUÁÁÁÁÁHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Percebam só como o desespero faz as pessoas apelarem pros argumentos mais ridículos e (auto)contraditórios!!!!!
Meu caro, tá registrado nos anais (que fedem) espíritas que L. Piper convivia o tempo todo com os açodados pesquisadores. Vivia sempre rodeada por eles. Pesquise à fundo um assunto que deveria dominar antes de sair falando asneiras automaticamente. Essa é a fórmula para não passar vexame na vida.
E quem aqui chuta mais que Pelé és tu, meu caro!!! Acusas o Alquimista de supor coisas e lhe pede provas, mas é tu quem afirmas categoricamente, sem prova alguma, que os espíritos se comunicavam com Piper. QUE BAITA CONTRADIÇÃO!!!!!!
Só te afundas, meu caro...   

Tuas vibrações negativas estão impedindo que EU entre em contato com as entidades.  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Então me passa a lista desse anais fedorentos. E passei mais alguns itens na outra resposta para ver se você e sua prodigiosa mente descobre.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!