Impraticável. E no caso da educação, apesar dos políticos serem grande parte do problema, existe muito mais coisa envolvida. Quem dera se fosse assim tão simples.
Imagino que a razão pela qual você considera que uma lei seja impraticável deve ser porque nesse País,os politicos estão acima da lei,certo?
Acho que é o contrário, porque a lei tem que ser igual para todos...
Neste caso, acho que o problema não é da lei que o Buarque propõe ser diferente para políticos e não-políticos, já que sob o ponto de vista legal, esses cargos são somente um emprego temporário. Os problemas são: avacalhar com a linha entre o privado [família] e o público [cargo] e o ferimento de algo que, no modelo econômico social atual, é considerado uma liberdade.
Mas mesmo sem esses problemas, esse tipo de lei
não seria aprovada e ponto final. E francamente, eu sequer acho que o Buarque a propôs achando que fosse ser aplicada, talvez ele tenha feito isso como uma forma de abrir o diálogo sobre educação pública.
Falando nisso, vi no tópico que tava a discussão de educação pública vs. privada... é evidência anedótica, mas lembro que meu pai falava muito que, na época dele [anos 40], a educação pública sob o Estado brasileiro era muito melhor do que a privada, e que isso inverteu durante a ditadura - mas não porque a privada teria avançado, e sim a pública teria retrocedido.
Isso quer dizer que qual das duas será
individualmente melhor dependerá das condições sociais do momento.
Coletivamente, porém, a educação pública é mais interessante, já que o objetivo principal dela é a educação, enquanto o da privada é maximização de lucro.