[...]
As religiões só seriam ideologias se fossem baseadas na ciência
, então o que você disse é válido.
[...]
Depende qual é a definição de ideologia que voce usa. Já que citou Marx, devemos lembrar que o teuto considerava-a como parte da super-estrutura, incluindo os aspectos morais e jurídicos, que são marcantes no cristianismo, por exemplo. Então, "sim" as religiões (algumas ao menos) podem ser consideradas como ideologias.
Não exatamente.
Acho que o único ponto na obra de Marx que abre espaço para considerar a religião como ideologia é quando ele afirma que há uma relação entre a ideologia e o desenvolvimento histórico. Afinal, a religião está intrisecamente ligada a transformação histórica.
[...]
A religião foi, sob a batuta de um punhado de pessoas, o principal agente de transformação histórica no Ocidente até o final da Idade Média ao ponto de Marx também dela discorrer em seu livro
A Ideologia Alemã. Sem dúvida que o foco, neste livro, foi uma crítica à filosofia idealista (Hegel, em especial), mas no texto fica claro, ao menos para mim, que Marx considera a religião (cristã) como uma ideologia a serviço do sistema capitalista. Mas o ápice de sua crítica contra a religião ocorre no texto
Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel, que voce certamente conhece.
[...]
Fora isso, Marx faz algumas observações que excluem religiões da base ideológica: 1- relações ideológicas apontam para relações vividas/reais, 2- logo, ideologias têm base em experiências, 3- ideologias têm base material. Muito mais importante que tudo isso, a religião se enquadra nos aparelhos ideológicos, mas não é um por si só.
[...]
Nos dois textos supracitados Marx mostra que para quem cre, a religião no cotidiano se configura como uma espécie de "experiência religiosa real", sendo pois perfeita para sustentar uma base doutrinária, incluindo a formação de instituições. Ou seja, ela é, para qualquer efeito prático, uma ideologia.
Para esclarecer (com todo o respeito à sua inteligência) os 4 aparelhos ideológicos (segundo Marx) são: família, ciência, educação e mídia.
[...]
Não se preocupe, voce não está insultando a minha inteligência, que continuará mediana. Talvez o meu conhecimento possa ser afetado.