Autor Tópico: Medos da "Eurábia": até que ponto a Europa pode suportar Alá?  (Lida 31310 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Medos da "Eurábia": até que ponto a Europa pode suportar Alá?
« Resposta #150 Online: 04 de Outubro de 2015, 10:04:17 »
Pessoalmente, acho que teriamos atingido um patamar de desenvolvimento científico e tecnológico maior hoje se Carlos Martel tivesse perdido a Batalha de Tours em 732.

Também considero que muitas das conquistas que alguns atribuem à "cultura européia" na verdade se devem ao Iluminismo. E especulo que este poderia ter ocorrido em outros contextos culturais.

Houve um 'Iluminismo' nos países árabes, um reflorescimento dos estudos da filosofia, matemática, arquitetura, na época dos primeiros séculos do islamismo (800/900 dC). A eles devemos muitos dos descobrimentos do Iluminismo europeu, já que os livros perdidos de ciências foram traduzidos do grego ao árabe e do árabe às linguas latinas, chegando à Europa um sistema numérico decimal (e seus algarismos arábigos), demonstrações matemáticas de equaçÕes de 1 e 2 grau, a álgebra, etc.

A ciência é assim, atribuir a um grupo ou uma cultura seria uma desonestidade intelectual comparável a achar que 'as pirâmides foram feitos por ETs, afinal esses negrinhos africanos como poderiam construir algo assim.'.. ?

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #151 Online: 04 de Outubro de 2015, 10:07:27 »
Obs: se tudo der certo farei uma apresentação sobre criptografia para um público jovem de uma ONG para capacitação de jovens, mantida por empresas da área da infromática. E se der certo falarei entre outras coisas sobre Al Kindi e Al Kwarritzmi (pelo qual chamamos a receitas matemáticas de 'algoritmos'), se filmarmos posto aqui.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #152 Online: 06 de Outubro de 2015, 07:05:57 »
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/462140/converteram-se-ao-cristianismo-agora-sao-atacados-pelos-vizinhos

Alá é insuportável até na Europa..., basta estarem em maioria num local para os islamitas se "revelarem"... É tempo de cristãos e descrentes perceberem que há uma ameaça comum... Ou é tudo um exagero e meros casos pontuais?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 06 de Outubro de 2015, 08:40:22 »
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/462140/converteram-se-ao-cristianismo-agora-sao-atacados-pelos-vizinhos

Alá é insuportável até na Europa..., basta estarem em maioria num local para os islamitas se "revelarem"... É tempo de cristãos e descrentes perceberem que há uma ameaça comum... Ou é tudo um exagero e meros casos pontuais?

Olha, tem algo de muito estranho com essa história: a família já denunciou o caso várias vezes e a polícia se recusa a tratar o caso como ódio religioso.  Esquisito,  não acha?

Então se pega um caso (se for verdade) e condena-se a todos: típico!

Eles reclamam até da igreja que nem deu bola pra eles. Deve ser gente querendo aparecer...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:21:11 »
Pra quem não viu o vídeo:

<a href="https://www.youtube.com/v/xYRnBT9k9hw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/xYRnBT9k9hw</a>

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #156 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:31:21 »
Espantalho ou tu quoque, pra variar?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:34:33 »
Nenhum dos dois.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #158 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:43:52 »
Ambos. Espantalho por que o tópico é sobre a rejeição ao islamismo na Europa. E o tu quoque é escancarado.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:45:05 »
Então: quer uma prova mais contundente de rejeição?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #160 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:54:35 »
Quanto mais contundente, mais espantalho será.

A prova mais contundente de rejeição que eu preciso são as minhas próprias convicções e eu já as tenho.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:57:54 »
Quanto mais contundente, mais espantalho será.

A prova mais contundente de rejeição que eu preciso são as minhas próprias convicções e eu já as tenho.

Você me acusou de ter usado espantalho, cabe a você provar.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #162 Online: 06 de Outubro de 2015, 21:01:49 »
O espantalho é auto evidente. Você usou a imagem de agressão à uma mulher muçulmana como se isso refutasse o tópico.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 06 de Outubro de 2015, 21:05:05 »
O espantalho é auto evidente. Você usou a imagem de agressão à uma mulher muçulmana como se isso refutasse o tópico.

Não refuta o tópico,  só o confirma, ou seja, há algumas pessoas que não suportam Alá e partem para agressão. Muito claro.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #164 Online: 06 de Outubro de 2015, 21:07:27 »

Não refuta o tópico,  só o confirma, ou seja, há algumas pessoas que não suportam Alá e partem para agressão. Muito claro.

Falácia do espantalho (também conhecida como Falácia do homem de palha) é um argumento em que a pessoa ignora a posição do adversário no debate e a substitui por uma versão distorcida, que representa de forma errada esta posição. A falácia existe quando a distorção é proposital, de forma a tornar o argumento mais facilmente refutável, ou quando é acidental, quando quem usa a falácia não entendeu o argumento que quer refutar.
Nesta falácia, a refutação é feita contra um argumento criado por quem está atacando o argumento original, e não é uma refutação deste argumento original. Para alguém que não esteja familiarizado com o argumento original, a refutação pode parecer válida, como refutação daquele argumento.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia_do_espantalho

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 06 de Outubro de 2015, 21:12:40 »
Não é uma versão distorcida,  este caso é um fato contundente que tem tudo a ver com o tópico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Medos da "Eurábia": até que ponto a Europa pode suportar Alá?
« Resposta #166 Online: 06 de Outubro de 2015, 21:32:22 »
Olá,

De fato, no Brasil predominou a absorção do imigrantes.
Tenho uma amiga, filha de palestinos, mas que não fala árabe (só conhece algumas pouquíssimas palavras para dizer "oi" para os avós) e não se define como muçulmana - aliás, ela acha jesus "o cara".

Estudei com um filho de libaneses. Esse se definia com muçulmano, mas não falava árabe direito (estava estudando para 'recuperar' suas raízes - o interessante é que não estudava com os pais, que pelo que entendi, não ligavam muito pra isso, mas numa mesquita).

Nossa cultura sempre foi de absorver e misturar (comemos esfirras em pizzarias), e na Europa sempre foi mais comum segregar.

A solução para esse problema é "brasilianizar" o mundo - é nóis!  8-)

O que se imaginava ser "brasilianizar" nunca poderia ser equívoco maior. É bem aquele bordão de "O Brasil não conhece o Brasil", porque ainda não há um Brasil, há só uma "promessa" de um, e essa "promessa" esse "proto Brasil" antes vai copiar(como sempre fez) o que parece ser o cool lá da Europa, principalmente.

E o quê é o "cool" na Europa? Achar bonitinho a islamização(ainda que europeus esclarecidos a condenem), então, o que tá rolando agorinha mesmo no Brasil, principalmente em São Paulo? Movimentos cada vez mais visíveis de conversão ao islamismo!(por enquanto por puro copiismo, mas já já vai virar política)...

Não adianta segregar.

Nesse caso, não, por que religião é, por excelência, o suporte cultural necessário a quem deseja procriar(que é a maioria esmagaçadora, estupefaciente, estrabotonigadora, do mundo). E o islamismo é o supra-sumo do que se entende por religião.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 21:46:13 por Sergiomgbr »

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #167 Online: 07 de Outubro de 2015, 06:48:07 »
De fato, no Brasil predominou a absorção do imigrantes.
Tenho uma amiga, filha de palestinos, mas que não fala árabe (só conhece algumas pouquíssimas palavras para dizer "oi" para os avós) e não se define como muçulmana - aliás, ela acha jesus "o cara".

Estudei com um filho de libaneses. Esse se definia com muçulmano, mas não falava árabe direito (estava estudando para 'recuperar' suas raízes - o interessante é que não estudava com os pais, que pelo que entendi, não ligavam muito pra isso, mas numa mesquita).

Nossa cultura sempre foi de absorver e misturar (comemos esfirras em pizzarias), e na Europa sempre foi mais comum segregar.

É bom lembrar que as primeiras ondas de imigrantes de países do Oriente Médio que vieram ao Brasil (Turcos, Sírios e Libaneses) eram formadas majoritariamente de minorias cristãs (ortodoxas e católicas) que habitavam a região, por isso havia menos obstáculos a sua integração ao Brasil (que já é majoritariamente católico). Curiosamente, muitos políticos (especialmente paulistas) descendem desses grupos, como Gilberto Kassab, Fernando Haddad, Paulo Salim Maluf, Michel Temer e Geraldo Alckmin.

Eu suspeito que não há nada de particularmente distinto nas disposições brasileiras a tolerância, mas sim o perfil dos imigrantes que vieram ao Brasil durante o século XIX (pós-Lei Áurea) e Século XX, que não eram muito diferentes do que se encontraria entre a elite nativa.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 06:51:20 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #168 Online: 26 de Outubro de 2015, 08:52:11 »
O primeiro casal de refugiados sírios (com três filhas) chegou a Portugal trazido de carro desde a Áustria por um casal português "humanista"... Extraordinário... a questão primeira que preocupou o sírio no meio de tantas dificuldades enfrentadas pela sua família foi saber se em Portugal a mulher poderia usar lenço a cobrir-lhe os cabelos!!!!!... :olheira:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 26 de Outubro de 2015, 09:49:24 »
O primeiro casal de refugiados sírios (com três filhas) chegou a Portugal trazido de carro desde a Áustria por um casal português "humanista"... Extraordinário... a questão primeira que preocupou o sírio no meio de tantas dificuldades enfrentadas pela sua família foi saber se em Portugal a mulher poderia usar lenço a cobrir-lhe os cabelos!!!!!... :olheira:

Primeiro o que é importante!  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 26 de Outubro de 2015, 10:28:38 »

Duvido que foi a maior preocupação, mas não vejo qual o problema das pessoas quererem manter a sua cultura. Muito mimimi...
« Última modificação: 26 de Outubro de 2015, 10:45:30 por Pasteur »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #171 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:58:48 »

Duvido que foi a maior preocupação, mas não vejo qual o problema das pessoas quererem manter a sua cultura. Muito mimimi...

Não foi a mulher quem perguntou... Eu responderia que a mulher podia usar o lenço..., mas que o marido não a podia obrigar a fazê-lo neste país...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 26 de Outubro de 2015, 18:48:50 »

Não foi a mulher quem perguntou... Eu responderia que a mulher podia usar o lenço..., mas que o marido não a podia obrigar a fazê-lo neste país...

Você tem algum link? Como sabe que é o primeiro casal de refugiados sírios que chega em Portugal?

Já não tinha refugiados aí? Quando chegaram? Está muita solta, estranha essa história. Como sabe que é a preocupação maior do sírio?

Conheço muitas mulheres que usam o lenço porque querem, por cultura, por fé e não porque são obrigadas pelo marido. Deve existir, obviamente, os maridos que as obrigam. Mas essa pergunta dele não significa que ele a obriga e não significa que é a maior preocupação deles.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 27 de Outubro de 2015, 09:09:53 »
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/uma-familia-siria-como-as-nossas=f833757

Reafirmo o que disse. Seria melhor vocês verem a matéria toda, mas abaixo alguns trechos para quem não quiser ver o extenso texto.

Em dois minutos, o português explicou, com a ajuda de um voluntário, que gostaria de levar uma família de refugiados para junto de sua própria família. Mostrou fotografias dos quatro filhos, avisou que o salário mínimo em Portugal é menor do que na Alemanha e que a viagem representaria riscos legais. Ali ouviu tudo calado e, no final, só quis saber se a mulher iria poder usar o lenço fora de casa. "Claro, a minha avó também usava", respondeu Nuno, lembrando a tradição que ainda se mantém em muitas aldeias portuguesas.

Nada resistiu como pôde até aceitar que o futuro passaria pela Europa. "No início, não gostei da ideia", admite, "porque a cultura é diferente e pensava que não iam receber-nos bem." Mas, a partir do momento em que decidiu, organizou tudo de forma a tornar a viagem menos difícil. "Preparei as minhas filhas: disse-lhes que quando chegássemos iam poder ir à escola e brincar num jardim, o sonho delas é fazerem isso."

Ali e Nada não foram os primeiros a ouvir o convite dos portugueses, mas seriam os mais rápidos a decidir.

A passagem pelo mercado gerou alguns olhares de soslaio e ouviu-se a palavra "bomba" sussurrada por um homem mal-encarado, mas pode ser que as gentes se habituem a ver Nada com o lenço a cobrir-lhe o cabelo e o pescoço por razões religiosas.

Ponte 25 de Abril. Rimas, sempre ela, faz caretas e agita a sua bandeirinha. Há muita felicidade a bordo deste carro a caminho dos jardins da Torre de Belém, onde é esperado por dezenas de pessoas

O alemão Nyls Nils havia de pedalar sozinho e fazer malabarismo com duas massas e uma maçã. «É preciso muito pouco para se rirem», maravilhava-se o jongleur no final da sua apresentação

Rimas adora Vera e as suas macacadas. Dentro do carro, não larga a bandeirinha e grita repetidamente «Portugal! Portugal!». É uma palavra que conhece bem porque, em árabe, «Portugal» significa «laranja»

Ali e as filhas, Inas e Rimas. Não é preciso acrescentar mais nada

Ali leva a mão ao coração sempre que quer agradecer alguma coisa. É um gesto muito árabe que ele faz com frequência desde que conheceu Nuno. «Obrigado» foi a primeira palavra que quis aprender em português

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!