Bem, essa analogia de favela sitiada já está sendo levada longe demais e para situações estranhas. Eles já estão nas favelas por não poderem estar em bairros melhores para começar; quererem fugir de lá por uma situação de conflito mais extraordinária não é bem análogo a "procurarem abrigo nos bairros de classe méida e alta a todo custo", seria ir para qualquer lugar, desde outras favelas, albergues, ou mesmo somente ruas, não necessariamente exigindo uma reforma habitacional urbana com expropriação de construções desocupadas em bairros A e B, e isso nem tem análogo com a situação dos refugiados.
Talvez melhor analogia fosse a da guerra de Cosovo, ainda que fossem/sejam muçulmanos diferentes, menos vítimas de uma rede/cultura de desinformação (teorias conspiratórias anti-americanistas e anti-israelenses -- talvez um pouco de anti-israelenses, mas devem ainda ser largamente gratos aos EUA e não propensos a vê-los como vilões), quase que "ilhados" dos muçulmanos mundiais, nesse aspecto, me parece.
Israel não é uma teoria. Posso te garantir que Israel existe mesmo.
Foi imposto em 1948, sua população inicial constituída principalmente por imigrantes europeus, e desde a data de sua fundação suas fronteiras não param de alargar. Como consequência uma massa de palestinos vive em condições abaixo de miseráveis espremidos nos territórios ocupados, e ainda assim cada vez mais ocupados com a construção de colônias ilegais.
Um povo sem cidadania, sem passaporte, cujos direitos humanos são sistematicamente violados. Um lugar onde crimes que levaram alguns nazistas a Nuremberg podem ser cometidos por Israel, como por exemplo o absurdo da legalidade da retaliação contra pessoas inocentes. Israel é o único Estado do mundo que considera legal demolir habitações e desabrigar pessoas inocentes, mesmo que sejam idosas ou crianças, se essas pessoas por acaso cometeram o crime de serem parentes de algum "terrorista" morto. Talvez só Israel e o Estado Islâmico...
É o único país - desde o fim da Alemanha nazista - a ter a concessão de cidadania condicionada a critérios raciais. Algo que não ocorria nem na África do Sul do apartheid. Apenas em Israel e no Reich mesmo.
Uma evidência de que Israel existe são as centenas de resoluções da ONU ignoradas e desrespeitadas, e os mais de 3 milhões de refugiados palestinos, alguns ainda vivendo em acampamentos, que esperam o dia de poderem voltar para o lugar de onde foram expulsos.
E tudo isso ocorre e ocorreu porque os Estados Unidos tomam partido indisfarçável de Israel neste conflito. É óbvio que esse é um contexto altamente desestabilizador porque é um fator de profundo ressentimento contra o Ocidente no mundo árabe. Mais combustivel para abastecer o radicalismo religioso. No entanto apenas o colonialismo de Israel sob a chancela de sua influência sobre administrações norte-americanas não teria sido capaz de produzir o atual estado das coisas.
Mas é claro que a existência de Israel e seus expedientes geopolíticos na região contribuem ( devido à postura parcial do Ocidente ) para a visão ressentida que o mundo islâmico desenvolve sobre o que eles identificam como "a cristandade".
Não tô acompanhando tudo então não sei exatamente a que se refere essa analogia da guerra do Kosovo, mas o que todos estes conflitos têm em comum é a presença de combatentes islâmicos estrangeiros, extremistas, que são deslocados para engrossar fileiras, desestabilizar politicamente e doutrinar ideologicamente.
Sim, homens da Al Qaeda foram levados para o Kosovo. E também para a Chechênia, e assim se criaram braços dessa organização nestes lugares.
Assim como agora milhares de Chechenos estão no Iraque, no Curdistão e na Síria!
Não acredita? Teoria da conspiração porque não noticiaram no Jornal Nacional?
Olhe, veja por si mesmo. Aí estão eles:
https://www.youtube.com/v/UfpeEfBOmqYhttps://www.youtube.com//v/ch0VJQNGriwMas aí alguém pode pensar: "Ora, são islâmicos chechenos. Foram para lá por seus próprios meios porque também são radicais que acreditam na causa."
Será?
Mas e estes outros chechenos, também todos radicais islâmicos e barbudos, talvez ligados a Al Qaeda, murmurando o seu emblemático "Alah Uh Akbar", que agora podem ser vistos nesse vídeo combatendo na cristã Ucrânia contra os pró-Rússia pela causa pró-EUA de Kiev????
https://www.youtube.com/v/sv-jkf1KPO4Que coisa hein...