Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64879 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #100 Online: 22 de Novembro de 2010, 00:12:32 »
Acreditar que deus não existe é ter como evidência que todos os deuses são criações mirabolantes da humanidade. E cada vez que aparecem crentes e religiões, demonstrando esse fator ilusório e neurótico de distorção da realidade, corroboram assim com a hipótese de que deus não é um ser real.

Também valem as atuais corroborações ateístas de ficar eternamente evocando seres irreais para comparar com as crenças também irreais.  Não é a toa que fazem tal esforço.

Eu já discuti com você centenas de vezes o porquê de seu argumento ser falacioso. Não vou entrar nessa de novo.
Estou apenas respondendo a sua postagem. Também não quero entrar no mérito da verdade cética e ficar disputando quem aponta mais falácias alheias. Se você já estabeleceu a classificação do meu ponto de vista como falácioso então tudo bem. :biglol:

E salve o sagrado Sagan e a sua obra prima, a criação do superpoderoso kit detector de mentiras, o qual os cientistas possuem.  
« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 00:18:47 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 22 de Novembro de 2010, 00:25:04 »
Eu acho que eu perdi esta parte.

Eu estou justamente tentando evitar uma reprise. Mas eu discuti várias vezes isso com o Adriano e não pretendo discutir de novo.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #102 Online: 22 de Novembro de 2010, 02:30:01 »
Discutiu onde? Estou curioso tbm. :D
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #103 Online: 22 de Novembro de 2010, 04:54:09 »
Eu acho que eu perdi esta parte.

Eu estou justamente tentando evitar uma reprise. Mas eu discuti várias vezes isso com o Adriano e não pretendo discutir de novo.

Realmente não discutimos com minhas novas perspectivas ateístas. Ainda mais considerando minhas novas análises filosóficas da ficção  :biglol:

E vendo a grande importância desta influência da ficção no "crentinho" 01, que evoca o conceito televisivo de reprise para demonstrar o seu repúdio a repetição de uma discussão comigo, então realmente concordo que nessa possível discussão com o partidário da Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão tem razão o nosso herói nacional:

:hmm:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #104 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:18:02 »
Só se você responder esta: Porque um único Unicórnio rosa não poderia existir ?
Olá N3RD.
Sabemos que foi um personagens criados pelos hereges pecadores para demonstrar como qualquer idiota pode criar um deus. Logo está provado que este unicórnio Rosa nunca existiu.
Pelo que entendemos se Deus existe ele nunca foi criado por humano nenhum e sua existencia cabe ao complexo da vida.
Agora responda a minha pergunta: Porque este Deus não poderia existir?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #105 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:24:24 »
A nossa experiência é que você, talves, jamais esclarecerá essa dúvida. Mas temos a humildade e a esperança de que através de um diálogo, que nós consideramos racional, temos nossas regras, você possa enxergar o nosso lado da questão. E assim tirar a sua própria conclusão.
Então existe a possibilidade de Deus existir?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:50:39 »
Olá N3RD.
Sabemos que foi um personagens criados pelos hereges pecadores para demonstrar como qualquer idiota pode criar um deus. Logo está provado que este unicórnio Rosa nunca existiu.
Pelo que entendemos se Deus existe ele nunca foi criado por humano nenhum e sua existencia cabe ao complexo da vida.
mas na minha religião meu unicórnio rosa invisível pariu deus, portanto, ele e mais provável de existir que deus.
Ganheiii!!! Lero lero. E nem vem dizer que eu sou herege porque deus aprova tudo o que faço, não e a toa que eu passei no vestibular e não sou pobre e sou bonito,
« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 08:54:14 por parcus »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #107 Online: 22 de Novembro de 2010, 09:03:48 »
Então voce acredita em unicórnios divinos mesmo sabendo que foram obras de ficção de homens.
Acho sua semelhança desnecessária, pois o Deus de que estou falando ninguém conheçe ou nunca viu.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #108 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:23:30 »
Olá N3RD.

Mas deus também foi criado pelo homem! Pela necessidade de controlar os desavisados mentais  :ok:

Ele poderia existir! Mas não existe  :biglol: E a probabilidade não está em 50% em... Não me venha com aposta de pascal  :smartass:
Não deseje.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #109 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:41:09 »
Como ousas dizer que meu unicórnio rosa invisível é uma fraude? Está escrito aqui em
Parcus 1:1- Jamais duvidarás do unicórnio rosa invisível. Ele criou deus, e essa é a verdade absoluta do universo.
Acho que agora está 100% provado que meu unicórnio é muitíssimo superior a deus. E se você não acreditar, sua bunda vai arder no chifre dele.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #110 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:57:20 »
Então voce acredita em unicórnios divinos mesmo sabendo que foram obras de ficção de homens.
Acho sua semelhança desnecessária, pois o Deus de que estou falando ninguém conheçe ou nunca viu.

Logo, ele não existe.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #111 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:54:44 »
Olá N3RD.
Queira vc ou não o conceito foi criado pelos homens, para explicar o que eles não conseguiam, além de depois essas ideias se consolidaram para servir a manipulaçãom social, pois todos nós sentimos bem(menos ansiosos) com uma explicação para o que não sabemos. Tipo um paciente fica menos ansioso qto recebe um diagnóstico do médico, para o seu problema mesmo que este não tenha solução.
Poder existir até pode, mas pelo visto ele não quer ser descoberto. E pelo andar dos fatos o melhor é tentar explicar os fatos com elementos reais. Seria como tentar solucionar um crime , inventando um ser mitológico como Papai noel , como culpado escondendo nosso verdadeiro desconhecimento.

Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #112 Online: 22 de Novembro de 2010, 13:49:17 »
Caro hsfrosa

Ao Lusitano. Dependendo do conceito de Deus até ateu acredita!

Atrevo-me a concordar consigo :!:

Mas o conceito habitual fica difícil por mais que vc tente provar o contrario, com um jogo de palavras que só tenta mostrar pseudo erudição.

Essa do conceito habitual de deus, confesso-lhe que não compreendo. Importa-se de ser um pouco mais claro :?:

Está a querer dizer-me, que é a forma como toda a população humana neste planeta, concebe como deus?

Está portanto a afirmar - que existe um consenso universal - sobre o que rogorosamente significa a palavra deus? Ahhh caríssimo "hsfrosa" - muito grato lhe ficarei - se me informar qual é :!: :arrow: :) :) :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #113 Online: 22 de Novembro de 2010, 14:26:05 »
Caro Geotecton

Citação de: lusitano  em  05 Jun 2010, 19:33:25Você apenas tem de analisar um pouco melhor, o que é que realmente, os mais diversos espécimes de d(t)eístas, pretendem dizer, com a palavra "deus".

Se você ainda não conhecia bem a minha justificação, para considerar como plausível a existência de "deus", aqui tem uma amostra do meu pensamento a respeito desse tão controverso e estranho ser.

........................................................... ....

Eu li toda a sua postagem, mas responderei por segmentos. Certo?

O "estranho e controverso ser", segundo o conjunto do seu texto, não existe pois a atribuição que voce dá a deus varia de um deísmo panteísta a uma deificação humana nos moldes dos deuses da antiguidade.

E isso é motivo para não existir?

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010, 19:33:25. É verdade, que o conceito de "deus" é tão ambíguo e paradoxal, que por causa disso, uma pessoa que tente "pensar cientificamente", pode decidir em extremo, que de facto "deus", não existe.

...........................................

Se o pensamento científico for o único tipo considerado, não há como decidir pela não-existência de deus.

Fico feliz, por você dizer isso. :ok:

Citação de lusitano, em  05 Jun 2010, 19:33:25. Mas justamente, por causa dessa paradoxalidade conceptual, é que se deve inquirir, com o maior rigor, o que é uma pessoa que utiliza a palavra "deus", tem em mente, quando expõe o seu pensamento.

.........................

Não diria que é um paradoxo mas uma conceitualização baseada em desconhecimento do meio natural. O cristianismo escolástico lhe deu um caráter lógico mas usando como base um conjunto de petições de princípio que, ao meu ver, não são sustentáveis.

Também me parece :!:

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010, 19:33:25. Que motivos é que originaram o aparecimento de tal palavra? Segundo certos observadores, foi a ignorância e o medo. Mas para outros mais românticos, foi o nome que consideraram poético dar aos fenómenos naturais. Assim a beleza, a força e a inteligência fora do comum, foram intituladas de "divinas".

........................................................... ...................

Eu não sou tão rígido quanto outros foristas do fCC face ao comportamento humano em relação ao misticismo e a religião nos primórdios da espécie humana em geral e da civilização em particular.

Eles (humanos iniciais) não dispunham de nenhuma ferramenta intelectual mais apurada para entender o meio natural, além de que era um período onde a sobrevivência biológica era a prioridade.

Concordo consigo :!:

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010, 19:33:25. Portanto, primitivamente a palavra divindade, significava as capacidades ou virtudes humanas, naturais, fora da normalidade. Os homens hercúleos, os génios de inteligência rara e espantosa, os contadores de histórias maravilhosas, enfim os sonhadores.

........................................................... ..........................

Hummm. Este trecho, ao meu ver, reflete a sua definição, particular, de deidade. O mais próximo que se chegaria a isto, na mitologia, seriam os deuses da antiguidade e os semi-deuseus.

Também digo que sim :!:

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010, 19:33:25. As pessoas de beleza estonteante, cujo fascínio era absolutamente sedutor, as quais provocavam amor e paixão irresistivelmente avassaladores: principalmente as mulheres, pela sua qualidade de parideiras da sociedade. Evidenciando os heróis, cujos feitos extraordinários suscitavam a admiração duma determinada colectividade. Esses com absoluta legitimidade, foram os primeiros "deuses".

Novamente sua descrição está mais próxima das deidades da antiguidade clássica do que da deidade judaico-cristã atual.

Concerteza :!: :arrow: :ok:

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010,19:33:25. Paralelamente, os animais e vegetais incrivelmente fortes e criativos, os fenómenos naturais, surpreendentemente belos e por vezes catastróficos e apavorantes - pela sua incrível potência transformativa, ou acção destrutiva - geraram na mente humana a palavra "deus".

.......................

Há muitos casos de deuses zoomórficos, deuses (fenômenos) naturais e alguns poucos de deuses vegetais.

Claro :!:

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010, 19:33:25. Não havia nada de sobrenatural, quando essa palavra surgiu. Portanto, "deus" era o conceito que melhor designava o extraordinário ou fantástico, inacessível às pessoas vulgares.

Com o tempo, com a transformação da política em religião e vice-versa, é que essa palavra surpreendente, passou a ter uma conotação mítica, fora do contexto natural, inicial.

...........................

Voce descreveu perfeitamente a situação. Panteísmo, deísmo e (mono ou poli)teísmo são conceitos de deuses que se modificaram com o tempo, sem qualquer base empírica, o que indica que eles são meros constructos humanos.

Continuo a concordar completamente consigo, menos no que concerne, à falta de base empírica. :)

Citação de lusitano, em 05 Jun 2010, 19:33:25. E agora mais uma vez, desde que - Alexandre conheceu Hipácia e César, Cleópatra - que ficou tácitamente aceite, em termos de moderna constituição estatal, que o conceito de "deus", é simplesmente um degrau mais, na hierarquia social vigente, com todas as virtudes e defeitos, que determinadas sociedades podem ter, ou cometer, quando se atrevem a fazer exercício das prerrogativas divinas, que um estado pleno-potenciário, mais ou menos democrático, pode conferir a um homem ou mulher, que se atreveu a ambiciosa audácia de alcançar a dignidade "máxima", que os representantes de um povo, podem outurgar a um semelhante.

Ora hoje em dia, a mitologia greco-romana, está de novo a ser adoptada como uma religião mística e sócio-política por milhares de pessoas. Com o "fiasco" do cristianismo, os "deuses" pré-cristãos estão a regressar. Entre eles os descendentes dos Césares. 

......................................

Recorrências mítico-religiosas são comuns.

Você quer dizer, que não acha piada a participar do panteão divino?

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #114 Online: 22 de Novembro de 2010, 17:27:43 »
Caro hsfrosa

Ao Lusitano. Dependendo do conceito de Deus até ateu acredita!

Atrevo-me a concordar consigo :!:

Mas o conceito habitual fica difícil por mais que vc tente provar o contrario, com um jogo de palavras que só tenta mostrar pseudo erudição.

Essa do conceito habitual de deus, confesso-lhe que não compreendo. Importa-se de ser um pouco mais claro :?:

Está a querer dizer-me, que é a forma como toda a população humana neste planeta, concebe como deus?

Está portanto a afirmar - que existe um consenso universal - sobre o que rogorosamente significa a palavra deus? Ahhh caríssimo "hsfrosa" - muito grato lhe ficarei - se me informar qual é :!: :arrow: :) :) :)
Não existe um consenso global, mas existe um ideia bem comum, partilhada por mtas pessoas e vc sabe qual é! É de um deus pessoal humanizado, onipotente, oniciente e onipresente. Acredito que vc é inteligente, penso eu,  e tentar se fazer de desentendido pega mal num forum de céticos, pois isso é um comportamento visivelmente retórico, e não produtivo.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #115 Online: 22 de Novembro de 2010, 18:50:10 »
1- Sabemos que foi um personagens criados pelos hereges pecadores para demonstrar como qualquer idiota pode criar um deus. Logo está provado que este unicórnio Rosa nunca existiu.
2- Pelo que entendemos se Deus existe ele nunca foi criado por humano nenhum e sua existencia cabe ao complexo da vida.
3- Agora responda a minha pergunta: Porque este Deus não poderia existir?
1- Provado onde??? Como se dá provas negativas da existência de algo em termos universais???

2- Correto.

3- Possibilidade existe, em termos universais existe por mais remota que seja a possibilidade de qualquer coisa existir, o ponto é que se você validar a existência de deus sem nenhuma evidência apenas pela ínfima probabilidade universal você teria que validar todos os seres já imaginados pelo ser humano, ao invés disso o bom senso nos diz para não acreditar em nada que não possua alguma evidência de sua existência.
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #116 Online: 22 de Novembro de 2010, 19:19:39 »
A nossa experiência é que você, talves, jamais esclarecerá essa dúvida. Mas temos a humildade e a esperança de que através de um diálogo, que nós consideramos racional, temos nossas regras, você possa enxergar o nosso lado da questão. E assim tirar a sua própria conclusão.
Então existe a possibilidade de Deus existir?
Para você e o teísmo existe. Para mim não existe nenhuma possibilidade. A linguagem estatística para representar a origem ética da ficção religiosa é muito ruim. Pelo menos considerando a filosofia da matemática, que demonstra os deslizes desta linguagem.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 22 de Novembro de 2010, 19:40:27 »

Está no meio das minhas 12500 postagens, se você procurar bem você acha :P  Mas acho que até recentemente discuti isso com o Adriano. A questão é que acho os debates com ele improdutivos e não me interesso mais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #118 Online: 22 de Novembro de 2010, 20:03:59 »

Está no meio das minhas 12500 postagens, se você procurar bem você acha :P  Mas acho que até recentemente discuti isso com o Adriano. A questão é que acho os debates com ele improdutivos e não me interesso mais.
Se quiser discutir sobre a produtividade forística pode conhecer este tópico. Apesar de não ter sido muito produtivo também  :biglol:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #119 Online: 22 de Novembro de 2010, 20:18:45 »
Caro hsfrosa

Não existe um consenso global, mas existe um ideia bem comum, partilhada por mtas pessoas e vc sabe qual é! É de um deus pessoal humanizado, onipotente, oniciente e onipresente.

Então eu sei qual é... :| E que é partilhada por muitas pessoas. 8-) Por si é, pelo o que eu estou a ver. :idea:

Mas diga-me por favor, que percentagem à escala planetária, é muitas pessoas?
Eu também conheço "muitos" cristãos. :) 

Acredito que vc é inteligente, penso eu,

Também eu :!: :arrow: :ok: 

e tentar se fazer de desentendido pega mal num forum de céticos, pois isso é um comportamento visivelmente retórico, e não produtivo.

É justamente por estar num clube de "cépticos", que eu apresento esta maneira de opinar. :idea:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 22 de Novembro de 2010, 20:58:27 »
Se quiser discutir sobre a produtividade forística pode conhecer este tópico. Apesar de não ter sido muito produtivo também  :biglol:

Não, obrigado, eu não tenho esse interesse por você que você imagina.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #121 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:07:21 »

Não, obrigado, eu não tenho esse interesse por você que você imagina.
Depois que foi lá e leu cospe no prato que comeu  :lol:

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #122 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:21:43 »
Mas deus também foi criado pelo homem! Pela necessidade de controlar os desavisados mentais  :ok:
Ele poderia existir! Mas não existe  :biglol: E a probabilidade não está em 50% em... Não me venha com aposta de pascal  :smartass:
Ser humano nenhum pode criar um Deus e sim apenas acreditar que possa existir. O unicórnio é alvo de ficção como bem frisei e o Deus que a ciencia acha que pode existir não foi criado por ninguém.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #123 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:27:37 »
Como ousas dizer que meu unicórnio rosa invisível é uma fraude?
Bom, pelo menos é o que explica a sua história que foi alvo de ficção.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #124 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:31:16 »
Logo, ele não existe.
Desculpe-me, mas discordo de voce.
Não é pelo fato de um Deus não querer se manifestar que alguém já tem provas que ele não existe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!