Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64897 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #550 Online: 11 de Dezembro de 2010, 07:48:00 »
E aí Realidade ... tá difícil chegar a um acordo por aqui? Eu te disse ... eu te disse ... eu te disse ... hehe
É Gilberto sempre ouvir dizer que ´ceticos são cabeças duras mesmo. :o

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #551 Online: 11 de Dezembro de 2010, 08:05:15 »
É Gilberto sempre ouvir dizer que ´ceticos são cabeças duras mesmo. :o
Somos ... mas os místicos são mais ... bem mais ...

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #552 Online: 11 de Dezembro de 2010, 08:30:19 »
Pelo menos eles sabem que acreditam pela fé e dão o braço a torcer porque não podem provar nada, em razão de não saber como. Ao contrário, céticos não creem, não provam a passam a responsabilidade para quem crer. São mesmos cabeças duras.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #553 Online: 11 de Dezembro de 2010, 08:49:51 »
Caro - Realidade

Entendo que a base cética está na ciencia que não estuda Deus e só prova aquilo que pode provar.

Isso é um facto, afirmado pelos próprios cientistas :!:

Eu não vou ficar perdendo meu tempo com textos onde pessoas irão fazer de tudo para arrumar argumentos céticos.

Isso é outro facto :!:

Existe sim de fato as leis físicas que organizaram o universo e ainda que sejam evidencias de um projeto inteligente céticos sempre irão achar que o mundo veio do acaso mesmo que a ciencia não tenha resposta para este início.

Parece-me que há cientistas, que afirmam, que não existem quaisquer leis físicas: existem sim, convenções arbitrárias, que concordam razoavelmente bem com os fenómenos observados.

Entretanto, eu sou de opinião, que se o universo, parece ser organizado inteligentemente - provavelmente - é mesmo inteligente. :ideia: :arrow: Mas não que essa inteligência seja exterior ao cosmos.

A inteligência, é a própria substância íntima da natureza. Por essa razão, é que eu consigo compreender porque a vida existe e é inteligente.

Acho realmente um desperdício de tempo continuar este debate.

De certo modo você tem muitíssima razão :!: Se você apresenta os seus argumentos - sobre o que entende como deus - numa base metafísica sobrenatural e abstracta, mesmo que para si sejam evidentes, não é por isso que vai ser apreciado numa assembleia "céptica"...   

Evidencias existem, mas na verdade ateus querem provas da existencias de Deus,

Pelo meu entendimento - os "ateus" - pedem-lhe provas daquilo que você percebe como "deus", não de deus. Porque eu próprio sendo "(t)deísta", não concordo com a sua  concepção divina.

senão a lógica diz que tudo veio do acaso milagrosamente.

Realmente... Sendo um facto, que "criador e criação" - são o mesmo ser - não há outra solução, que admitir que a natureza, é um animal cósmico em evolução: o que a meu ver, não deixa de ser um maravilhoso e fantástico milagre natural e não casual, apesar disso...

O cérebro humano é fantástico onde as pessoas podem decidir suas idéias.

Sim - também a mim - me parece :!: :arrow: :ok:

Abraços.

Abraços :!: :arrow: :)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #554 Online: 11 de Dezembro de 2010, 09:20:34 »
Eu vi mesmo isso? Esse é um "argumento"?
Só por curiosidade, quantos anos voce tem?

Putz... isso é tão infantil que nem tem como responder! Mas como édivertido refutá-lo...

Pelo menos eles sabem que acreditam pela fé e dão o braço a torcer porque não podem provar nada, em razão de não saber como. Ao contrário, céticos não creem, não provam a passam a responsabilidade para quem crer. São mesmos cabeças duras.
Voce não pode provar que o Bumba não existe!
Voce não pode  provar que o Senhor Vishna não existe!
Voce não pode provar que Thor não existe!
Voce não pode provar que Ctchullu não existe!
Voce não pode provar que o Monstro do Espaguete Voador não existe!

Prove que todos esses deuses não existem e pare de passar essa responsabilidade para os outros! Deixe de ser cabeça dura e admita que todos esses deuses existem, pois voce não pode provar ao contrário!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #555 Online: 11 de Dezembro de 2010, 10:51:35 »
Talvez você não queira provar, mesmo porque não pode, mas porque fica afirmando a existência de um ser sobrenatural num fórum de céticos? Não acho isso ruim, acho positivo que você venha de encontro ao debate, mesmo porque o ceticismo em você parece ser forte, mas o que isso quer dizer?

Juca, talvez a minha insistencia em tentar colocar na mente dos céticos as evidencias de um projeto intligente é devido muitos afirmarem que não existe nada de inteligente.
Como céticos podem falar tal coisa se a ciencia não responde estas questões?
Onde estão as respostas que o mundo veio do acaso?
Achei muito bonito quando alguns afirmaram: NÃO SABEMOS.
Pode até ser que Deus não exista, mas que parece ser um projeto inteligente PARECE.  :umm:
Aqui irei ficar gastando palavras e muitos irão aparecer para ficar teclando na mesma tecla: ONDE ESTÃO AS EVIDENCIAS?
Existe um site cristão onde ateus tem total liberdade para falar de seu ateísmo e ao inverso aqui ficam me ignorando porque uso frases de um projeto inteligente.
Será que ateus não tem muito o que falar ou não sabem refutar com pessoas religiosas quando as perguntas de um projeto aparece?
Por fim muitos me aconselham a ir para um site que fala de DI, mas o que isso quer dizer?
Que intriga são estas que quando coloco argumentos sobre uma inteligencia no cosmo alguns se destacam?
O que será isto?
Covardia, falta de argumentos ou não vale a pena perder tempo quando o debate chega a um ponto sem saída?
Estou convencido que aqui os argumentos precisos ser mais céticos do que realmente evidenciando um projeto divino.

É bem capaz que você nunca saia do meio do caminho, e faça do "projeto divino" sua compreensão máxima do universo. O que talvez você não entenda, talvez nem eu, é como você e eu estejamos hoje aqui conscientes, vivendo e compreendendo aquilo que se passa ao nosso redor, como seres dotados de inteligência. De fato, é uma questão chave para entendermos o significado da vida e se ela tem um significado.

Para um cético, e para a verdade em geral, as evidências precisam estar à prova, precisam ser falseáveis e testadas, e um deus criador tal como qualquer ser mitológico e sobrenatural não pode passar por essa análise, não podemos colocar deus à prova de nada e portanto não pode ser evidenciado da forma como precisa ser para que seja tomada como uma "verdade". Portanto deus só pode ser tomado como uma forma de fé e nós céticos não estamos errados em duvidar da existência de coisas que não podem ser colocadas à prova, aliás, todos deveriam duvidar.

Ao meu ver, o fato da religião e de pessoas como você colocarem um deus como ponto de partida para o universo, nos confude e nos distancia da compreensão da vida, do tamanho da sua importância,  do seu significado para nós mesmos, para o coletivo e para o universo de forma comparativa à Terra.
Deus como ser criador, nos distancia de nossa humanidade, nos faz seres inferiores ou superiores em relação aos fatos do universo e da vida, levando as pessoas a se comportarem como animais, como gado que acompanha seu pastor e não como animais pensantes que determinam seu próprio rumo e conseguem fugir e se libertar dos instintos naturais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 11 de Dezembro de 2010, 11:23:20 »

Sequer consegue entender o pensamento cético. Cara, não dá para provar a inexistencia de algo na grande maioria das vezes e se a afirmativa não é falseável, sequer há algo para se provar.

Esse pensamento é o que fez a humanidade progredir enquanto seu pensamento fez com que a humanidade estagnasse. Ou seja, não apenas é correto quanto é mais eficiente.

A visão religiosa é vagabunda e preguiçosa. Deus fica cada vez menor a medida que vào se explicando as coisas, antes era tudo, agora virou um projetista. Não saber plenamente o funcionamento de algo não quer dizer que deus exista, e além do mais, a evolução é muito bem sustentada.

Com a evolução fazemos remédios. Com a DI fazemos.... Idiotas preguiçosos e supersticiosos.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #557 Online: 11 de Dezembro de 2010, 11:38:55 »

Sequer consegue entender o pensamento cético. Cara, não dá para provar a inexistencia de algo na grande maioria das vezes e se a afirmativa não é falseável, sequer há algo para se provar.

Esse pensamento é o que fez a humanidade progredir enquanto seu pensamento fez com que a humanidade estagnasse. Ou seja, não apenas é correto quanto é mais eficiente.

A visão religiosa é vagabunda e preguiçosa. Deus fica cada vez menor a medida que vào se explicando as coisas, antes era tudo, agora virou um projetista. Não saber plenamente o funcionamento de algo não quer dizer que deus exista, e além do mais, a evolução é muito bem sustentada.

Com a evolução fazemos remédios. Com a DI fazemos.... Idiotas preguiçosos e supersticiosos.

Uma vez tive uma discussão semelhante com uma conhecida - extremamente crédula. Sugeri para ela o seguinte cenário:
elá está em casa e sente dor de cabeça. Em seguida aparece um sujeito na sua porta oferecendo um remédio para essa dor:
uma cabaça contendo um líquido estranho, viscoso e amarelado. O sujeito é esfarrapado, cabelo desgrenhado, parecendo um
mendigo. Ela tomaria o remédio?  (Sua resposta: claro que não). E se o sujeito dissesse: "Tenha fé!!"? Porque ela não tomaria?
Porque teimar em não aceitar um remédio dado com tanta boa vontade? :)

O fato (que a maioria aqui já conhece, mas vale repetir) é que o cético Não é um cabeça dura, um teimoso, um estraga prazer.
O cético é alguem que possui um mínimo de critério para defender a veracidade de alguma afirmação. Da mesma forma que temos
cuidado com os alimentos que consumimos - checamos a validade, a aparência e o produtor, também temos que ter cuidado com aquilo
que alimentamos nossa mente.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #558 Online: 11 de Dezembro de 2010, 11:52:54 »

Uma vez tive uma discussão semelhante com uma conhecida - extremamente crédula. Sugeri para ela o seguinte cenário:
elá está em casa e sente dor de cabeça. Em seguida aparece um sujeito na sua porta oferecendo um remédio para essa dor:
uma cabaça contendo um líquido estranho, viscoso e amarelado. O sujeito é esfarrapado, cabelo desgrenhado, parecendo um
mendigo. Ela tomaria o remédio?  (Sua resposta: claro que não). E se o sujeito dissesse: "Tenha fé!!"? Porque ela não tomaria?
Porque teimar em não aceitar um remédio dado com tanta boa vontade? :)

O fato (que a maioria aqui já conhece, mas vale repetir) é que o cético Não é um cabeça dura, um teimoso, um estraga prazer.
O cético é alguem que possui um mínimo de critério para defender a veracidade de alguma afirmação. Da mesma forma que temos
cuidado com os alimentos que consumimos - checamos a validade, a aparência e o produtor, também temos que ter cuidado com aquilo
que alimentamos nossa mente.

O mais incrível é que, como é simples esse tipo de atitude e de como as pessoas, a sociedade, se afastam dela quando o assunto é o misticismo. O pior é que as informações estão a um passo de qualquer um, aprendemos na escola, na TV, internet, livros, tudo muito fácil de achar, que passa a toda hora nos olhos de todos.
A doutrinação é uma praga que cega a humanidade.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #559 Online: 11 de Dezembro de 2010, 12:00:25 »
Já cheguei a pensar que, comparado aos alimentos que consumimos, a maioria dos misticóides-newages no fundo no fundo não levam
tão a sério as suas crenças
. Digo, eles afirmam levar a sério, e alguns realmente levam (vide casos trágicos de infecções tratadas
como homeopatia) mas uma boa parte apenas veste a sua crença como se esta fosse uma roupa da moda.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #560 Online: 11 de Dezembro de 2010, 12:01:39 »
Outra coisa que eles não entendem é a bolha óbvia em que vivem onde os mais absurdos de sua religião são aceitos enquanto o absurdo dos outros é criticado e vira motivo de chacota. Só que não estamos em qualquer bolha religiosa e para nós o ridículo da religião deles nos parece tão ridículo quanto qualquer outra religião.

Tudo para nós, em abstrato, se resume a:

- ser superpoderoso que fez o universo
- não se pode ver esse ser, nem medir, nada
- crentes o sentem, e sentem coisasncompletamente distintas de acordo com o que creem
- coisas boas são obra dele, as ruins são coisas da vida ou da culpa humana
- veem a obra desse ser como perfeita, o que não seria nem de longe o caso

Dentro dessa merda se pode colocar cientologia, cristianismo, judaismo, religiōes nórdicas, deuses vomitadores, projetistas, nova ordem, alieniginas, espiritismo, etc..

E cada crente em uma dessas porcarias vai achar risível a porcaria do outro quando para nós é exatamente a mesma coisa, porque na verdade é a mesma coisa
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #561 Online: 11 de Dezembro de 2010, 16:23:22 »
Ai Ai Ai Realidade.
Então vc acha que "QUEM NÃO CRÊ" é quem tem o ônus de provar no "QUE NÃO CRÊ"?  :histeria:

Diga aí um exemplo onde essa estratégia , metodologia , heurística , ou sei lá como vc chama esse pensamento possa ser útil , produtivo , conclusivo, indicativo , ou qualquer outro adjetivo que vc ache adequado ??????

Pq eu não entendo como nós somos cabeças duras somente pq não cremos no que não podemos provar  ??? Para mim isso é o mínimo de sensatez que se possa pedir.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, 00:13:54 por gilberto »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #562 Online: 11 de Dezembro de 2010, 18:27:33 »
Acho que o realidade está certo nesse ponto! Céticos são cabeça-dura mesmo, teimam em não aceitar opiniões pessoais sem ao menos uma evidencia, por mais que os crentes tentem apresentar a mesma opinião de forma diferente...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #563 Online: 11 de Dezembro de 2010, 20:34:07 »
Os céticos são cabeça dura pois não acreditam em deus. Como é possivel que esses céticos não vejam o que tá na cara. É só olhar pro céu, pra lua, pra natureza... :grito: Como é possivel, é tão óbvio foi deus que criou tudo.  :louva: :crazy:  :parede:

Só um cego não acredita nessas evidências. :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #564 Online: 11 de Dezembro de 2010, 20:38:27 »
Os céticos são cabeça dura pois não acreditam em deus. Como é possivel que esses céticos não vejam o que tá na cara. É só olhar pro céu, pra lua, pra natureza... :grito: Como é possivel, é tão óbvio foi deus que criou tudo.  :louva: :crazy:  :parede:

Só um cego não acredita nessas evidências. :P
Mas isso é claro! É óbvio que o universo surgiu do vômito sagrado do Grande Deus Bumba! E que todos os céticos que não acreditam no Deus Bumba que provem que ele não existe, pois a ciencia não pode explicar tudo!  ::)

:biglol:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #565 Online: 12 de Dezembro de 2010, 16:29:28 »
Caro _Juca_

Se o Pateta é cachorro, porque o Pluto não fala?

Preciso de dizer-lhe - que afinal concordo consigo - quanto à palavra "deus", não ser homógrafa nem parónima :!: :arrow: O que eu pretendia dizer, é que se trata duma palavra polissémica... Uma palavra que admite vários sentidos - ou interpretações diferentes - consoante os mais diversos tipos de crentes :!: :arrow: :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #566 Online: 12 de Dezembro de 2010, 21:32:03 »
Caro _Juca_

Preciso de dizer-lhe - que afinal concordo consigo - quanto à palavra "deus", não ser homógrafa nem parónima :!: :arrow: O que eu pretendia dizer, é que se trata duma palavra polissémica... Uma palavra que admite vários sentidos - ou interpretações diferentes - consoante os mais diversos tipos de crentes :!: :arrow: :)

:arrow: :idea: Talvez, mas não acho ainda que seja um caso de polissemia. :arrow: :!: Acho que a palavra deus não admite que seu significado seja interpretado diferente do que ela é, não vejo duplo significado na palavra. :arrow:  :idea: Acho que o que você quer dizer é que o conceito de deus é diferente, dependendo da crença que manifesta. Para uns deus é o sol, para outros deus é um ser supremo, para outros é a natureza, o universo, outros a bunda do Agnóstico... :arrow: :!: :arrow: :idea: :arrow: :biglol:  :arrow: :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 12 de Dezembro de 2010, 21:43:49 »
Caro _Juca_

:arrow: :idea: Talvez, mas não acho ainda que seja um caso de polissemia. :arrow: :!: Acho que a palavra deus não admite que seu significado seja interpretado diferente do que ela é, não vejo duplo significado na palavra. :arrow:  :idea: Acho que o que você quer dizer é que o conceito de deus é diferente, dependendo da crença que manifesta. Para uns deus é o sol, para outros deus é um ser supremo, para outros é a natureza, o universo, outros a bunda do Agnóstico... :arrow: :!: :arrow: :idea: :arrow: :biglol:  :arrow: :biglol:

O problema do lusitano é um vírus.

E o _Juca_ foi infectado também! :biglol:
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #568 Online: 13 de Dezembro de 2010, 00:12:55 »
 :susto: Por Tupã!!! Dois Lusitanos eu não aguento!!!

:biglol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #569 Online: 13 de Dezembro de 2010, 00:24:06 »
citaram o nome da minha bunda em vão. Cem anos no inferno!!!!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #570 Online: 13 de Dezembro de 2010, 07:49:47 »
Caro Agnóstico

Se você é um deus e a sua bunda - lógicamente divina - nada mais natural e virtuoso, que invocá-la, numa discussão semântica, deste género :!: :arrow: :louva: 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #571 Online: 13 de Dezembro de 2010, 08:09:23 »
Caro _Juca_   

-----------------------------------------------

:arrow: :idea: Talvez, mas não acho ainda que seja um caso de polissemia. :arrow: :!: Acho que a palavra deus não admite que seu significado seja interpretado diferente do que ela é, não vejo duplo significado na palavra. :arrow: :idea: Acho que o que você quer dizer é que o conceito de deus é diferente, dependendo da crença que manifesta. Para uns deus é o sol, para outros deus é um ser supremo, para outros é a natureza, o universo, outros a bunda do Agnóstico... :arrow: :!: :arrow: :idea: :arrow: :biglol: :arrow: :biglol:

Mas se existe - um elevado número de pessoas - chamadas deus e até
a palavra nada e tudo, chegam a ser utilizadas com esse sentido... :|       

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #572 Online: 13 de Dezembro de 2010, 09:43:24 »

Se o inferno for o oposto, então deve ser a bunda da Luana Piovani !!! Cem anos é pouco pra mim lá. :hihi:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:52:12 »
Caro _Juca_  

-----------------------------------------------

:arrow: :idea: Talvez, mas não acho ainda que seja um caso de polissemia. :arrow: :!: Acho que a palavra deus não admite que seu significado seja interpretado diferente do que ela é, não vejo duplo significado na palavra. :arrow: :idea: Acho que o que você quer dizer é que o conceito de deus é diferente, dependendo da crença que manifesta. Para uns deus é o sol, para outros deus é um ser supremo, para outros é a natureza, o universo, outros a bunda do Agnóstico... :arrow: :!: :arrow: :idea: :arrow: :biglol: :arrow: :biglol:

Mas se existe - um elevado número de pessoas - chamadas deus e até
a palavra nada e tudo, chegam a ser utilizadas com esse sentido... :|        

Caro amigo do Além-mar. Ou eu sou do além amr? Bem, não importa.

É deveras irritante o seu modo de escrever aqui no fórum e sua forma de raciocínio. Portanto vou transcrever o que você disse, para ver se é isso que você quis dizer:

"Mas se existe um elevado número de entidades chamadas como deuses, e até mesmo a palavra nada e tudo são utilizadas nesse sentido..., " ...portanto essa palavra é polissêmica.

Ainda assim não é o caso de polissemia. A palavra deus em sua etimologia quer dizer divindade e toda vez que você disser que algo é deus, estará invocando uma divindade, não importa o que deus seja para você, embora conceitos como deísmo e teísmo possam diferenciar o tipo de deus.

Deus = Divindade

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 11:59:32 por _Juca_ »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #574 Online: 13 de Dezembro de 2010, 13:06:26 »
Um vídeo muito legal que achei sobre excessos no discurso ateu e no discurso crente:
http://www.youtube.com/watch?v=1FzTqvTERzg
Tem um carinha (acho que é o BiscoitoJr) aqui que gosta de fazer legendas de vídeos ... se puder, legenda esse aí ...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!