Autor Tópico: Uma visão cética (sem bullshits filosóficos) da consciência  (Lida 133242 vezes)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re: Uma visão cética (sem bullshits filosóficos) da consciência
« Resposta #250 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 00:42:04 »
Não vejo nada de transcendatal.. só tenho certeza, por conhecimento, que o estado atual das máquinas e técnicas de programação não suportam a criação de consciência. O futuro, ninguém sabe.
Você poderia explicitar um pouco esse "conhecimento" que te permite tanta "certeza" do que afirma? Sem filosofar, por favor, porque, até agora, seus "embasamentos" estiveram mais para a filosofia. Explique detalhes específicos e objetivos das máquinas atuais que não permitiriam que, de modo algum, fosse replicada a ilusão da consciência humana nelas.

não inverta o ônus, isso não é honesto. Se você acha que o computador pode ter consciência coloque aqui sua evidência.
Inversão do ônus seria se você só duvidasse de algo que eu afirmasse, mas você afirmou

"só tenho certeza, por conhecimento, que o estado atual das máquinas e técnicas de programação não suportam a criação de consciência."

Agora é com você.

E eu não conheço nenhuma técnica de programação que permite gerar consciência, se você conhece, coloque aqui.
Já foi colocada. Se você não reconhece a possível eficácia dela eu não vou te impor que reconheça. É um direito seu, duvidar.

btw, temos uma definição de consciência girando por aí.. eu mesmo a dei, não sei se mais alguém havia dado, mas ví que foi completada por algumas pessoas.
A única definição de consciência que vi dada aqui foi por mim. Vi você descrever consciência com conceitos indefinidos que não são novidade para ninguém. Volto a pedir: se eu tiver perdido alguma coisa, por favor, mostre-me onde.

leia de novo...
Já li todos os seus posts e só vi você *descrever* consciência. Você poderia, por obséquio, dar a sua *definição* novamente aqui. Não deve ser muito trabalhoso. Definições, normalmente, são, pela própria 'definição' do termo, sucintas.

Sim, descrevi a consciência..  Mas posso reescrever dizendo que consciência é o nome dado ao conjunto de características ....
Qual a sua definição?
leia de novo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 00:47:34 »
então faz o seguinte. Coloca aqui o trecho que mostra como vai ser implementado o código que dá suporte à consciência.
O paper do Gilberto está bem dividido em seções e pode-se achar, facilmente, a parte específica em que ele trata do chamado "problema difícil" da consciência. Se você não percebeu que as definições que ele apresenta lá são diretrizes para a escrita de códigos, o problema não é comigo.

é com você porque não entende picas de programação. Estou afirmando que daquele paper não sai uma linha de código... se você vê lá, coloque aqui.

Você deve saber que não dá para eu provar que não tem. Se você diz que tem, pegue o texto e cole aqui.. sem chorumelas.

Veja, dizer que vai usar a estratégia de aprender como um bebe é filosofia.
Não sei em que você se fundamenta para dizer algo assim. Mas essa "estratégia" é a mesma que acontece com todas as mentes humanas do mundo. Fazer assim é, justamente, uma simplificação na escrita do código. Achei que você entenderia isso.

Não tem nada de simples em criar isso...

Mostrar um algorítimo funcional não é filosofia, entendeu?
Claro que não. Isso seria a finalização da coisa. Acho que você entende que ainda estamos apenas nas definições, não é? E que a escrita desse algorítmo é um trabalho... digamos... "colossal", como eu já deixei subentender em outro post (é o maior "obstáculo", o fator mais oneroso do projeto, talvez). Eu cheguei a ter a vã (agora vejo) expectativa de que você até poderia contribuir para isso, um pouco que fosse.

Não é do meu interesse, no estado atual de maturidade. completamente incipiente, não existe sequer uma direção.

vamos lá, aguardando você me explicar como vai funcionar a consciência em um computador.
De novo? Acho que estou mais para desistir. Ou, já que você expressou muito mais certeza na impossibilidade do que eu na possibilidade, prefiro esperar que você me explique como não vai funcionar.

hehe... explicar como não vai funcionar foi uma das coisas mais engraçadas que já ouvi..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 00:50:07 »
Não vejo nada de transcendatal.. só tenho certeza, por conhecimento, que o estado atual das máquinas e técnicas de programação não suportam a criação de consciência. O futuro, ninguém sabe.
Você poderia explicitar um pouco esse "conhecimento" que te permite tanta "certeza" do que afirma? Sem filosofar, por favor, porque, até agora, seus "embasamentos" estiveram mais para a filosofia. Explique detalhes específicos e objetivos das máquinas atuais que não permitiriam que, de modo algum, fosse replicada a ilusão da consciência humana nelas.

não inverta o ônus, isso não é honesto. Se você acha que o computador pode ter consciência coloque aqui sua evidência.
Inversão do ônus seria se você só duvidasse de algo que eu afirmasse, mas você afirmou

"só tenho certeza, por conhecimento, que o estado atual das máquinas e técnicas de programação não suportam a criação de consciência."

Agora é com você.

Porque não existe um código que sequer se aproxime a isso. Se eu for um ignorante e você o conhece, poste aqui..

E eu não conheço nenhuma técnica de programação que permite gerar consciência, se você conhece, coloque aqui.
Já foi colocada. Se você não reconhece a possível eficácia dela eu não vou te impor que reconheça. É um direito seu, duvidar.

não não foi. cadê o código e as técnicas?

btw, temos uma definição de consciência girando por aí.. eu mesmo a dei, não sei se mais alguém havia dado, mas ví que foi completada por algumas pessoas.
A única definição de consciência que vi dada aqui foi por mim. Vi você descrever consciência com conceitos indefinidos que não são novidade para ninguém. Volto a pedir: se eu tiver perdido alguma coisa, por favor, mostre-me onde.

leia de novo...

vou procurar
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #253 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 01:05:17 »
Não é *onde* "raios" o computador vai ter consciência. Você parece estar com a mesma dificuldade do Buckaroo. A consciência não está num lugar para ser apontada, até porque é produto de uma ilusão. Ela não existe como algo real, objetivo. É só um processo que dimana do funcionamento de uma máquina.

Ah, isso "explica tudo" então.

De quebra entendi simplesmente TUDO sobre física, química, biologia. Tudo são processos e reações que resultam de interações físicas. Que incrível!

Por que os cientistas ainda trabalham, se já sabemos tudo?
Não entendi a ironia. Que resposta melhor para a pergunta você daria? Quem está querendo "localizar" a posição da consciência não sou eu. Até você já disse algo como "isso só se esclarecerá de vez no dia em que fizerem uma traquitana e puderem apontar e dizer: olha! aqui tem qualia!"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #254 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 01:20:36 »
então faz o seguinte. Coloca aqui o trecho que mostra como vai ser implementado o código que dá suporte à consciência.
O paper do Gilberto está bem dividido em seções e pode-se achar, facilmente, a parte específica em que ele trata do chamado "problema difícil" da consciência. Se você não percebeu que as definições que ele apresenta lá são diretrizes para a escrita de códigos, o problema não é comigo.

é com você porque não entende picas de programação. Estou afirmando que daquele paper não sai uma linha de código... se você vê lá, coloque aqui.

Você deve saber que não dá para eu provar que não tem. Se você diz que tem, pegue o texto e cole aqui.. sem chorumelas.
Você tem certeza de que já escreveu algum código na sua vida? Não foi em um sonho?

Veja, dizer que vai usar a estratégia de aprender como um bebe é filosofia.
Não sei em que você se fundamenta para dizer algo assim. Mas essa "estratégia" é a mesma que acontece com todas as mentes humanas do mundo. Fazer assim é, justamente, uma simplificação na escrita do código. Achei que você entenderia isso.

Não tem nada de simples em criar isso...
E quem disse que tem? O que você quer? Um pudim para sentar? Trabalho de cientistas e desenvolvedores de tecnologia é duro, meu caro. Você parece não saber o que é isso.

Mostrar um algorítimo funcional não é filosofia, entendeu?
Claro que não. Isso seria a finalização da coisa. Acho que você entende que ainda estamos apenas nas definições, não é? E que a escrita desse algorítmo é um trabalho... digamos... "colossal", como eu já deixei subentender em outro post (é o maior "obstáculo", o fator mais oneroso do projeto, talvez). Eu cheguei a ter a vã (agora vejo) expectativa de que você até poderia contribuir para isso, um pouco que fosse.

Não é do meu interesse, no estado atual de maturidade. completamente incipiente, não existe sequer uma direção.
É... como eu disse acima. Só depois do pudim pronto...

A direção existe mas não é para qualquer um "pegá-la" mesmo.

vamos lá, aguardando você me explicar como vai funcionar a consciência em um computador.
De novo? Acho que estou mais para desistir. Ou, já que você expressou muito mais certeza na impossibilidade do que eu na possibilidade, prefiro esperar que você me explique como não vai funcionar.

hehe... explicar como não vai funcionar foi uma das coisas mais engraçadas que já ouvi..
Já eu achei que afirmar, peremptoriamente, que não vai funcionar, mais engraçado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 04:53:55 »
Não é *onde* "raios" o computador vai ter consciência. Você parece estar com a mesma dificuldade do Buckaroo. A consciência não está num lugar para ser apontada, até porque é produto de uma ilusão. Ela não existe como algo real, objetivo. É só um processo que dimana do funcionamento de uma máquina.

Ah, isso "explica tudo" então.

De quebra entendi simplesmente TUDO sobre física, química, biologia. Tudo são processos e reações que resultam de interações físicas. Que incrível!

Por que os cientistas ainda trabalham, se já sabemos tudo?
Não entendi a ironia. Que resposta melhor para a pergunta você daria? Quem está querendo "localizar" a posição da consciência não sou eu. Até você já disse algo como "isso só se esclarecerá de vez no dia em que fizerem uma traquitana e puderem apontar e dizer: olha! aqui tem qualia!"

Não imaginei que isso pudesse ser interpretado tão literalmente.

Eu não posso dar nenhuma resposta melhor, e esse meio que é o ponto todo do problema. Só sabemos o óbvio, que não é muita coisa (tanto que até isso é questionado).

Temos algo de correlatos neuronais, e praticamente só. Daí por diante as coisas vão por todo lado:

7. Theories of consciousness
8. Metaphysical theories of consciousness
8.1 Dualist theories
8.2 Physicalist theories
9. Specific theories of consciousness
9.1 Higher-order theories
9.2 Representational theories
9.3 Cognitive theories
9.4 Neural theories
9.5 Quantum theories
9.6 Nonphysical theories

Sendo que algumas dessas posições nem talvez aceitem isso de "processo cerebral"...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 09:13:16 »
coloca o algoritmo cientista... onde está o algoritmo que vai fazer o computador ter consciência? Sem chorumelas

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #258 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 10:36:03 »
(Me sentindo o próprio Sísifo, mas lá vai)

coloca o algoritmo cientista... onde está o algoritmo que vai fazer o computador ter consciência? Sem chorumelas

Agnóstico, não entendi: você está dizendo que não é possível programar um computador para simular a consciência? Atualmente
e num futuro próximo eu concordo inteiramente.

Mas o que impediria em princípio que fosse feita uma simulação de uma rede neural equivalente a um cérebro humano em um computador? Note que isso não é o mesmo que criar um "algorítmo da consciência". Para mim, dizer que isso é impossível é o mesmo que dizer que não dá para simular o funcionamento de um automóvel em um computador, pelo fato deste não possuir rodas...

A não ser que você pense como o Penrose, que existe algum troço quântico-mágico acontecendo nos neurônios.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #259 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 10:38:26 »
(Me sentindo o próprio Sísifo, mas lá vai)

Agnóstico, não entendi: você está dizendo que não é possível programar um computador para simular a consciência? Atualmente
e num futuro próximo eu concordo inteiramente.

Mas o que impediria em princípio que fosse feita uma simulação de uma rede neural equivalente a um cérebro humano em um computador? Note que isso não é o mesmo que criar um "algorítmo da consciência". Para mim, dizer que isso é impossível é o mesmo que dizer que não dá para simular o funcionamento de um automóvel em um computador, pelo fato deste não possuir rodas...

A não ser que você pense como o Penrose, que existe algum troço quântico-mágico acontecendo nos neurônios.

Nada, eu disse que atualmente não dá, e que no futuro eu não faço a mínima idéia..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 10:41:40 »
Dúvida sincera (e sim, estou sem saco de ler n posts para checar): Quem foi que defendeu que dá?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #261 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:04:20 »
Na filosofia Dennettiana, que defende o funcionalismo computacional, resumindo-se, não existe diferenças entre a inteligência natural e a inteligência artificial.

Mas não é para ninguém ficar achando que os computadores vão dominar o mundo. Como me ensinou o saudoso forista Oceanos, que atua na área, a inteligência artificial está sendo empregada em atividades ligadas ao conceito de cidades inteligêntes. Esse aliás é o slogan das grandes empresas. Já desistiram de construir um ser humano artificialmente (na forma robótica).

<a href="http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfDSo6hg_VppI3BRFfAukE_G9ptUem0EpZwICc4AuBBgfYP0fd" target="_blank" class="new_win">http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfDSo6hg_VppI3BRFfAukE_G9ptUem0EpZwICc4AuBBgfYP0fd</a>

E a teoria de consciência artificial, eu já postei e repostei no tópico anteriormente, mas vai de novo:
Dissertação sobre consciência artificial
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:24:53 »
Dúvida sincera (e sim, estou sem saco de ler n posts para checar): Quem foi que defendeu que dá?

voltando ao início você verá inclusive algumas definições ad hoc para conter a proposta de consciência em máquinas.

Em princípio, podemos gerar consciência, inteligência, tudo... mas vamos ter que trabalhar pacas para isso. Hoje, não temos nada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #263 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:29:07 »

voltando ao início você verá inclusive algumas definições ad hoc para conter a proposta de consciência em máquinas.

Em princípio, podemos gerar consciência, inteligência, tudo... mas vamos ter que trabalhar pacas para isso. Hoje, não temos nada.
Ad hoc é a sua proposta de que não temos nada. Acabei de postar, novamente, uma dissertação, que cumpre com todos os requisitos e metodologia de uma instituição tecnóligica de renome, a Unicamp. E você quer insistir nisso? Tudo bem, eu aceito naqueles termos de concordar em discordar, e não de que você revelou a verdade atual sobre a consciência. Assim como eu entendo a eterna dúvida do Buckaroo sobre a consciência e que ele estende para a sociedade. Eu apenas discordo e mostro os trabalhos acadêmicos que me embasam.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #264 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:30:26 »
So uma pergunta, se emoção é uma das características necessárias para a consciência, psicopatas não são seres conscientes?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:31:52 »
Por outro lado, por essa definição o Esquilo Dramático seria consciente...

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #266 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:34:50 »
So uma pergunta, se emoção é uma das características necessárias para a consciência, psicopatas não são seres conscientes?
Psicopatia e sociopatia são consideradas doenças pela falta de empatia que estas pessoas apresentam. Elas consideram os outros indivíduos (alteridade) como objetos a serem utilizado na obtenção de seus objetivos pessoais. Mesmo que seja preciso elimina-los, como é comum nos casos mais famosos, como Beira-Mar.

Ou seja, é uma demência emocional e afetiva.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2011, 11:37:14 por Adriano »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #267 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:36:30 »
Psicopatia e sociopatia são consideradas doenças pela falta de empatia que estas pessoas apresentam. Elas consideram os outros indivíduos (alteridade) como objetos a serem utilizado na obtenção de seus objetivos pessoais. Mesmo que seja preciso elimina-los, como é comum nos casos mais famosos, como Beira-Mar.

Eu sei o que são psicopatas e sociopatas, e sua resposta não responde a minha pergunta, my dear BOT.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #268 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:39:50 »

Eu sei o que são psicopatas e sociopatas, e sua resposta não responde a minha pergunta, my dear BOT.
Eles não são conscientes do seu papel de cidadão, por exemplo. Se consideram acima das leis e que por razões pessoais, a sua subjetividade.

A diferença entre um psicopata potencial e um psicopata real é o crime consumado. Tem muitos casos na imprensa, onde há indícios enormes de forte apego emocional, tendendo a levar a uma atitude psicopática, mas nada é feito.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #269 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:42:50 »

Adriano voce gosta de banana?
Banana é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa - além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas"). Banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são actualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas.
:)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #270 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:45:14 »

Você não gosta de pessoa? Eu sou uma...  &lt;_&lt;

Ou você não sabe o que é uma pessoa consciente?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #271 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 11:46:46 »

Adriano voce gosta de banana?
Banana é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa - além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas"). Banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são actualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas.
:)
Esse não chega nem perto do problema fácil da consciência. A principal questão é mistura que ocorre entre biologia e o restante da natureza modificada pelo homem, como é o caso do que chamamos de artificial. Embora vocês demonstram confundir isso mesmo  :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 14:06:44 »

Ad hoc é a sua proposta de que não temos nada. Acabei de postar, novamente, uma dissertação, que cumpre com todos os requisitos e metodologia de uma instituição tecnóligica de renome, a Unicamp. E você quer insistir nisso? Tudo bem, eu aceito naqueles termos de concordar em discordar, e não de que você revelou a verdade atual sobre a consciência. Assim como eu entendo a eterna dúvida do Buckaroo sobre a consciência e que ele estende para a sociedade. Eu apenas discordo e mostro os trabalhos acadêmicos que me embasam.

cade?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #273 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 14:09:42 »

cade?
E a teoria de consciência artificial, eu já postei e repostei no tópico anteriormente, mas vai de novo:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #274 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 15:59:27 »
Essa dissertação é uma boa introdução para as principais propostas mais "heterodoxas" da consciência, com destaque para o trabalho de categorização do conceito de consciência do Baars, que é o que atualmente acho ser a melhor abordagem ... depois da minha é claro ...  :hihi:
Acho que somente faltou abordar mais diretamente, ou contextualizar nesta dissertação a TEORIA COMPUTACIONAL DA MENTE e o MODELO CONEXIONISTA (sistema nervoso e/ou redes neurais), que acho que são considerados os pilares da Ciência Cognitiva.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2011, 16:07:20 por gilberto »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!