Não é *onde* "raios" o computador vai ter consciência. Você parece estar com a mesma dificuldade do Buckaroo. A consciência não está num lugar para ser apontada, até porque é produto de uma ilusão. Ela não existe como algo real, objetivo. É só um processo que dimana do funcionamento de uma máquina.
Ah, isso "explica tudo" então.
De quebra entendi simplesmente TUDO sobre física, química, biologia. Tudo são processos e reações que resultam de interações físicas. Que incrível!
Por que os cientistas ainda trabalham, se já sabemos tudo?
Não entendi a ironia. Que resposta melhor para a pergunta você daria? Quem está querendo "localizar" a posição da consciência não sou eu. Até você já disse algo como "isso só se esclarecerá de vez no dia em que fizerem uma traquitana e puderem apontar e dizer: olha! aqui tem qualia!"
Não imaginei que isso pudesse ser interpretado tão literalmente.
Eu não posso dar nenhuma resposta melhor, e esse meio que é o ponto todo do problema. Só sabemos o óbvio, que não é muita coisa (tanto que até isso é questionado).
Temos algo de correlatos neuronais, e praticamente só. Daí por diante as coisas vão por todo lado:
7. Theories of consciousness
8. Metaphysical theories of consciousness
8.1 Dualist theories
8.2 Physicalist theories
9. Specific theories of consciousness
9.1 Higher-order theories
9.2 Representational theories
9.3 Cognitive theories
9.4 Neural theories
9.5 Quantum theories
9.6 Nonphysical theories
Sendo que algumas dessas posições nem talvez aceitem isso de "processo cerebral"...