Gigaview - escreveu:
Até endendo a dificuldade do Lusa pois para quem está em Jupiter, onde o dia dura 9 horas 50 minutos e 33 segundos terrestres (no equador), deve ser difícil mesmo dizer bom dia ou boa noite para um terráqueo.
Excelente tirada humorística a sua
Mas na minha modesta opinião, não precisa de evocar deuses doutra freguesia, para explicar, porque aqui neste momento em Portugal é dia e aí no Brasil é noite...
Dado que acredito, que habitamos o mesmo planeta, parece-me que é apenas uma questão de fusos horários e de áreas territoriais comuns, banhadas pela luz solar ao mesmo tempo: Portugal, dista cerca de 8000 km do Brasil e são cerca de 8 horas de viagem, a 1000 km/hora, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, navegando a bordo duma aeronave de passageiros, tipo Boing 777.
Claro que isto é uma distância medida em diagonal... Porque em termos de longitude meridional, apenas existe uma diferença horária de cerca de três horas.
E como o diâmetro da Terra, é de cerca de 12000 km, implica que tem um largo momento, em que posso dizer bom dia no Brasil e em Portugal - em simultâneo - embora com 2 ou três horas de diferença.
artur