Para mim toda essa questão de hard problem, de vermelhidão, qualia, etc.. é bullshit filosófico, no mais puro sentido "pós moderno" de bullshit filosófico
Vermelhidão do vermelho:
Luz com determinado comprimento de onda é captado pela retina, "transformado em impulso elétrico", vai, via nervo óptico com 50% das fibras decussando no quiasma óptico, para o cortex visual lá atrás na cabeça, no cortex visual primário é feita uma representação ponto a ponto da imagem da retina, no cortex visual secundário ocorre associções.
Você olha para uma maçã, e a luz refletida na maçã entra na sua retina, vai para o cortex visual que vê a maçã, no secundário ocorre associações.
As questões são:
O que te faz ver o determinado comprimento de onda como vermelho? A subjetividade do vermelho?
Será que a percepção que eu tenho do comprimento de onda que eu tenho como, subjetivamente, vermelho é igual a percepção que você tem do MESMO comprimento de onda?
Será que o que eu tenho subjetivamente como vermelho, para você, seria esverdeado, mas ambos chamamos de vermelho porque desde pequenos associamos esse MESMO comprimento de onda, apesar de interpretações subjetivas diferentes, como vermelho?
Será que o cérebro evoluiu para fornecer para o self de todos a mesma interpretação subjetiva das cores?
Se as pessoas tem percepções diferentes para as cores porque que o nosso padrão de beleza é semelhante?
Qualia NÃO é bullshit filosófico.