Qualia [singular: quale, em latim e português]. Termo filosófico que define as qualidades subjectivas das experiências mentais. Por exemplo, a vermelhidão do vermelho, ou o doloroso da dor.
Os qualia simbolizam o hiato explicativo que existe entre as qualidades subjectivas da nossa percepção e o sistema físico a que chamamos cérebro. As propriedades das experiências sensoriais são, por definição, epistemologicamente não cognoscíveis na ausência da sua própria experiência directa. Como resultado, são também incomunicáveis.
Os qualia desempenham um papel importante na filosofia da mente, principalmente por poderem ser interpretados como uma refutação de facto do fisicalismo. No entanto, a existência e a natureza dos qualia continuam a ser objecto de um aceso debate na filosofia da mente contemporânea. http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualia
Alguém poderia me explicar melhor isso de qualia?
A mente emerge do cérebro, é o resultado final dum intrincado sistema de informações capaz, inclusive, de produzir sensações as quais consegue não só perceber, como também interpretar. A dor, em última análise, pode ser percebida como o resultado esperado por algum dano sofrido ao organismo. Ferida aberta sensibiliza o cérebro que a percebe à maneira como foi programada pra perceber – uma versão hardcore do tato e a única maneira e comum maneira de perceber isso é percebê-la como a percebemos: informações, reações químicas e estímulo de nervos que produzem mais informações, reações químicas e o estímulo de outros nervos os quais, muitos, estão imbuídos das sensações que percebemos que é a interpretação dos mesmos.
Óbvia exceção seriam os sinestésicos cujo o motor das sensibilidades bagunça o efeito das sensações por eles percebidos – quando escuta, sente gosto, quando vê determinada cor, sente o cheiro da mesma. Mas veja, é só uma confusão e desvio do padrão (ou defeito!) do mesmo motor que atua sobre todo mundo.
Há quem perceba um vácuo entre o estímulo, sua percepção no cérebro e seu entendimento e à esses hiatos denominam qualia. Eu, por minha vez, ainda não vi função pra ela.