Autor Tópico: Uma visão cética (sem bullshits filosóficos) da consciência  (Lida 133250 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Uma visão cética (sem bullshits filosóficos) da consciência
« Resposta #450 Online: 31 de Dezembro de 2011, 13:03:53 »
KCT Lusitano diz que você nao é sem noção a ponto de acreditar nessa imbecilidade
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #451 Online: 01 de Janeiro de 2012, 08:09:58 »
Agnóstico - escreveu:

Lusitano diz que você nao é sem noção a ponto de acreditar nessa imbecilidade

Eu não acredito - nem desacredito - sou agnóstico acerca de certas coisas. Eu apenas lhe enviei esse vídeo, para conhecer a sua esclarecida opinião... 8-)

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #452 Online: 21 de Janeiro de 2012, 13:53:37 »
Agnóstico - escreveu:

Lusitano diz que você nao é sem noção a ponto de acreditar nessa imbecilidade

Eu não acredito - nem desacredito - sou agnóstico acerca de certas coisas. Eu apenas lhe enviei esse vídeo, para conhecer a sua esclarecida opinião... 8-)

artur

Caro lusitano

O vídeo é uma bobagem imensurável.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #453 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:12:59 »
Ola Geo,

Discordo de vc. De 0 a 10, o qto ele é incomensurável ? :)

Abs
Felipe

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #454 Online: 28 de Janeiro de 2012, 09:09:19 »
O que nao é besteira ?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #455 Online: 28 de Janeiro de 2012, 09:33:50 »
Suponho que vocês estejam falando desse moleque marciano. Se for isso, não entendi essa dúvida da incomensurabilidade.  :umm:

-----
Edit

Na boa, vocês acham que vale a pena dar corda nessa questão? E depois o Lusa vai querer comentar tudo e vai ser mais um tópico que começou bem e que vai se perder no buraco negro do paralogismo comparado.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2012, 09:47:25 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #456 Online: 28 de Janeiro de 2012, 10:59:19 »
Uma visão cética e sem bullshits da mente é que a gente não faz idéia de o que é a mente humana.

SImplesmente não temos meios de avaliar o fenômeno da mente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #457 Online: 28 de Janeiro de 2012, 11:39:30 »
Uma visão cética e sem bullshits da mente é que a gente não faz idéia de o que é a mente humana.

Simplesmente, desse jeito não há mesmo o que discutir. Você leu o tópico?  ::).

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #458 Online: 28 de Janeiro de 2012, 11:49:40 »

Dá para discutir sim. Só que vamos assumir que nós não fazemos ideia de como é que a mente emerge do cérebro.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #459 Online: 28 de Janeiro de 2012, 11:59:24 »

Dá para discutir sim. Só que vamos assumir que nós não fazemos ideia de como é que a mente emerge do cérebro.

Você leu o tópico?

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #460 Online: 28 de Janeiro de 2012, 12:07:12 »

Você leu o tópico?

Li o começo. Até meio que descambar.

Você tá falando que a visão cética (ou fisicalista) é somente descartar os bullshits filosóficos que a gente já sabe que não são bem assim?

Eu concordo com isso.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #461 Online: 28 de Janeiro de 2012, 12:10:49 »
Não li o tópico todo. Confundi ele com algum outro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #462 Online: 29 de Janeiro de 2012, 03:04:52 »
Ola Geo,

Abs
Felipe

Caro Feliperj.

Do que voce discorda exatamente?

Do uso de minha afirmação retórica ("bobagem imensurável") para indicar que o vídeo nada acrescenta à discussão por ser primitivo e não-científico?

Um abraço.

Geotecton.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #463 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 18:48:17 »
Gigaview - escreveu:

Na boa, vocês acham que vale a pena dar corda nessa questão? E depois o Lusa vai querer comentar tudo e vai ser mais um tópico que começou bem e que vai se perder no buraco negro do paralogismo comparado.

Eu sou de opinão, que você está a provocar-me... :idea: Principalmente, depois de você ter conseguido hipnotizar alguns moderadores a abençoar-me com 15 dias de banimento, logo após os dois anteriores, em que você é que deveria ter sido banido. :idea:

artur
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, 08:27:50 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #464 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 08:25:42 »
Dbohr - escreveu:

Lusitano, essa disputa pessoal com o Gigaview já deu. Ninguém é obrigado a gostar de todos os colegas foristas, mas você realmente insiste nessa picuinha. Não estou entendendo.

Não tenho antipatia pelo forista "gigaview" - nem por nenhum outro - apenas chamei a'tenção da honorável moderação, para o facto dele, insistir em violar as regras de boa educação do fórum e finalmente acusar-me de troll, quando quem de facto, tem comportamento troll, segundo a netiqueta, é justamente ele.

Para que fique (ainda mais) claro, a suspensão de dois dias se deu por eu achar que você estava com a cabeça quente, o que poderia acarretar cartões amarelos seguidos.

Pois claro... Fiquei com a cabeça quente, precisamente graças à atitude do educado forista "gigaview", que mui habilmente me encostou à parede, levando-me a perder o bom humor. :x

Infelizmente foi o que aconteceu depois e, pelo visto é o que está acontecendo agora. Assim, vou deixar um aviso GERAL, porém aplicável em especial a você, ao Giga e a qualquer um que queira continuar trocando "amabilidades".

Fico muito grato pelo seu aviso... :!:

ACABOU.

Querem continuar a debater? Ótimo. Sigam criticando as ideias uns dos outros. SEM MAIORES XINGAMENTOS. SEM POSAR DE VÍTIMA.

Não tem nada a ver com vitimização: tem a ver com o justo respeito pela regulamentação jurídica deste fórum, para que os debates entres todos os foristas, decorra amistosamente.

O seu cartão e suspensão foram punições justas e merecidas e o meu papel aí foi apenas de fazer a denúncia e aviso que vou continuar denunciando o seu comportamento estratégico para tumultuar o fórum conforme você mesmo confessou no tópico há pouco trancado, alías, com a sua notória colaboração.

Não pretendo responder mais suas acusações e espero que você tenha o bom senso de não replicar este comentário para não tumultuar mais um tópico.

Como vê, acusações absolutamente injustas e ainda por cima intimidantes. :!:

Gigaview" - escreveu:

«« Mesmo suspenso, o troll não desaparece. Isso é paranormal. Impressionante. O que impressiona é a cara-de-pau de aparecer e tentar postar mesmo estando suspenso. »»

«« Na boa, vocês acham que vale a pena dar corda nessa questão? E depois o Lusa vai querer comentar tudo e vai ser mais um tópico que começou bem e que vai se perder no buraco negro do paralogismo comparado. »»

Perante este tipo de postagem, sou de opinão que esse ilustre discípulo de "Houdini" tem estado habilmente a sugestionar-me para que a temperatura do meu querido cérebro aumente para além dos 36,5º centígrados; não lhe parece estimado moderador Dbohr? :) :arrow: :idea:

E tranco aquele tópico até daqui a pouco para que não dê problemas por ora. Depois reabro.

:ok: :arrow: :)

artur
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, 08:37:13 por lusitano »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #465 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 12:42:59 »
Lusa, na boa: esquece isso. O Gigaview já foi advertido e se a provocação mútua continuar, levará cartão também, por mais que eu concorde com as opiniões dele a respeito da qualidade de argumentos que você apresenta.

Quanto a continuar remoendo esse assunto em vários tópicos: você foi advertido a deixar essa postura. Sinto muito, mas vou ter que lhe aplicar outro cartão amarelo. Sugiro fortemente que deixe esse assunto para lá de uma vez por todas.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #466 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 18:57:43 »
Dbohr - escreveu:

Lusa, na boa: esquece isso. O Gigaview já foi advertido e se a provocação mútua continuar, levará cartão também, por mais que eu concorde com as opiniões dele a respeito da qualidade de argumentos que você apresenta.

Concordo inteiramente. :ok:

Quanto a continuar remoendo esse assunto em vários tópicos: você foi advertido a deixar essa postura. Sinto muito, mas vou ter que lhe aplicar outro cartão amarelo. Sugiro fortemente que deixe esse assunto para lá de uma vez por todas.

Na minha modesta opinião, estava só a praticar legítima defesa comparada... :!: :arrow: :idea:

Todavia, já que você tão simpaticamente, me demonstra, que também admoestou o estimado forista "Gigaview", estou de completo acordo consigo. :ok:

artur

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #467 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 12:29:30 »
Ola Geo,

Abs
Felipe

Caro Feliperj.

Do que voce discorda exatamente?

Do uso de minha afirmação retórica ("bobagem imensurável") para indicar que o vídeo nada acrescenta à discussão por ser primitivo e não-científico?

Um abraço.

Geotecton.

Ola Geo,

Sinceramente, não lembro muito berm. Acho que foi uma brincadeira, para transformar o que vc(ou outro forista) chamou de incomensurável em mensurável, através da convenção de uma escala (tipo a Likert). E o legal é que essas escalas "funcionam"  :)

Abs
Felipe

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #469 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 17:40:39 »
Iabadabadu

Li tudo e achei muito interessante: mas saliento, como ainda mais interessante, o que abaixo demarquei.

Alguns físicos acreditam que uma interação de uma partícula com outra — como uma colisão ou um evento de aniquilação — é suficiente para contar como uma observação (com, é claro, cada colapso abrindo um rastro fresco de possibilidades quânticas, descritas por uma função de onda completamente nova).

Mas vários físicos acreditam que partículas só se tornam "reais" como o resultado de uma observação humana. É apenas quando um observador humano sabe — se tornou consciente — do resultado de uma experiência quântica que uma função de onda de fato colapsa.

Levando este argumento ao extremo, o Universo parece requerer testemunhas humanas até mesmo para existir. Antes da mente humana surgir, presume-se que o Universo deve ter vagado em uma espuma não resolvida
a de possibilidades. Mas agora — felizmente – a evolução da vida humana sensciente o colapsou em forma!

A cultura especulativa, libertária, encorajada nos meios da física fundamental significa que, como a Rainha em Alice Através do Espelho, muitos físicos parecem se encantar em acreditar em sete coisas impossíveis antes do café da manhã.

Mas até mesmo aqueles que acham demais pensar que o universo poderia se dobrar pelo fato da existência humana ainda sentem que os paradoxos da teoria quântica são sugestivos de algo sobre nossa consciência.

Justamente como um sistema quântico, a mente humana criativa parece provar muitos caminhos e resultados, correndo à frente de si mesmo com palpites e intuições antes de colapsar sua "função de onda" para formar o estado resolvido que é nosso fluxo lógico, focalizado de pensamento.

Parece plausível que a consciência humana poderia ser o resultado do cérebro descobrir, durante o curso da evolução, como lidar com efeitos quânticos sutis.

Enquanto o cérebro de um animal mais simples pode ser verdadeiramente um autômato, não mais que um computador biológico cego, com nós mesmos — e talvez alguns dos animais mais desenvolvidos — foram encontrados caminhos para formar um campo de coerência quântica envolvendo todo o cérebro, globalmente consciente.

artur

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #471 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 18:44:18 »
O primeiro link é muito bom.

http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/Cons.pdf

Esse já nem tanto.

Eu tô começando a levar em conta que a MQ pode explicar o fenômeno da consciência justamente por causa da falácia monstruosa da introdução desse link. É falácia mas descreve exatamente o que eu penso.

E por que O Prof Raul Marino leva em conta essa possibilidade. Tipo, se ele que é brilhante acredita é porque eu posso levar em consideração também.

Falácia novamente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #472 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 21:45:17 »
A consciência é um fenômeno quântico? Essa pergunta só faria sentido se conseguíssemos, pelo menos, caracterizar o que se poderia chamar de  "fenômeno da consciência". Talvez a pergunta mais apropriada seria esta:  a compreensão da consciência depende da compreensão de alguns fenômenos fundamentais da estrutura da matéria que se manisfestam na dimensão do átomo?

Se for o caso, certamente a mecânica quântica pode ter um papel importante no estudo da consciência.

O perigo de se associar a priori a MQ com o estudo da consciência está na herança de toda a carga de bullshit quântico existente.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #473 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 22:08:24 »
O perigo de se associar a priori a MQ com o estudo da consciência está na herança de toda a carga de bullshit quântico existente.

Imagino que a razão disso ser perigoso deve ser por causa dos charlatães,que poderiam distorcer o resultado desses estudos para poderem justificar e escapar de acusações de que são falsários,certo?
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #474 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 22:18:15 »
A consciência é um fenômeno quântico? Essa pergunta só faria sentido se conseguíssemos, pelo menos, caracterizar o que se poderia chamar de  "fenômeno da consciência". Talvez a pergunta mais apropriada seria esta:  a compreensão da consciência depende da compreensão de alguns fenômenos fundamentais da estrutura da matéria que se manisfestam na dimensão do átomo?

Se for o caso, certamente a mecânica quântica pode ter um papel importante no estudo da consciência.

Bem apropriada mesmo a pergunta.

EU tô falando de acreditar em MQ como uma explicação para consciência mas eu li o link e não entendi quase nada. Vô ter que ler mais umas 3 vezes com wikipedia aberta e mais uns sites que simplificam a MQ para tentar entender.

Já tem gente afirmando que a consciência quântica é prova científica irrefutável de alma. Isso é inevitável, se a comunidade científica tiver medo de estudar as coisas por causa desse tipo de situação pode jogar a toalha que já era.

O próprio Prof. Raul Marino é uma pessoa que acredita em "Criador". A diferença dele para os outros 99,999% é que ele tem conhecimento e bagagem para discutir seu ponto de vista de forma sensata.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!