Quando prendi o autor de furto que já havia prendido em Fevereiro (Dia 12, eu acho. Ele foi solto dia 16 de Junho e prendi ele de novo no dia 20. Foi a 5ª passagem dele.) a dona do carro que ele tinha furtado ficou jogando conversa fora e eu soltei um "A culpa é da senhora, ué...". Ela me olhou e me disse: "Minha não é. Eu deixei meu carro ali, agora nem pode mais usar a rua?" Eu (sacando o celular e mostrando a foto dele preso em fevereiro): Olha só, eu fiz minha parte, a polícia civil autuou em flagrante. Então nós fizemos nossa parte, ele não é culpado de nada, é vítima do sistema, então só faltou a senhora. A culpa só pode ser sua..."
Ela deu risada, mas um negócio desses é pra chorar. A culpa é da vítima que anda com dinheiro na carteira, do estudante que tem um tênis bacana e fica desfilando na cara dos desafortunados que, não encontrando nenhuma maneira de conseguir, são obrigador a recorrer ao crime.
Detalhe que um outro cidadão que prendi ano passado veio com a conversa mole: "Não senhor, eu vou mudar de vida, minha esposa tá grávida, por isso que eu tô roubando, pra dar o melhor pra ela..."
Eu: "É... bacana pra sua filha e pra sua mulher (que foi presa junta com ele), ter pai e marido ladrão. "Exemplasso" o seu...".
Ele: "Mas é que não tem emprego, tá difícil..."
Eu: "Tá cheio de lote aí, velho, vai capinar que você tira uns 70 conto por dia..."
Ele: "Para... capinar? Olha minha cara.. eu sou universitário, senhor. Puxando carro eu tiro 2000 por dia."...
Eu soltei um palavrão e saí até de perto depois dessa...