De que pessoas estou falando? Estou discutindo idéias, algo totalmente abstrato. Não se envolva emocionalmente na discussão levando para o lado pessoal
Caro Adriano.
Voce, mui acertadamente, reclama das generalizações e das críticas indiretas feitas aos esquerdistas feitas pelos foristas com uma maior tendência à direita neste fórum.
Jamais. Reclamo com relação a vulgarização do discurso econômico com relação ao clichê ideológico do conceito de capitalismo. Sou um quase especialista, me faltaram seis meses para terminar a graduação em ciências econômicas e estava estudando a economia do crime, devido ao meu trabalho na época com a polícia militar, para realizar a monografia.
Aí voce "tasca" um texto em que dá a ideia de que a corrupção é algo inerente ao capitalismo, sendo que neste fórum há proprietários de empresas que fazem parte de uma das definições de capitalistas, de tal modo que indiretamente voce está chamando-os de corruptos. Como eu sou um capitalista, me senti (e me sinto ofendido) por isto, porque a ética é um dos pilares de minha vida profissional e pessoal e não admito nenhuma ilação contrária.
Certo Geo, me desculpe de te passei essa impressão, o meu último cartão no fórum por conta disto. Mas para mim isso é ideologia, não existem capitalistas, existem empresários. Ainda mais se a pessoa, como você afirma no seu caso, leva isto para o lado pessoal. O que não faltam são exemplos de grandes empresas com problemas éticos e que motivaram as últimas crises. Tem até um tópico com um excelente filme sobre isto.
Você eu sei que é muito gente boa, apesar desta sua falha em me chamar de desinformado ou então a outra alternativa pior ainda, de mal caráter. Que ética é essa que você mantem?
Portanto que a sua práxis seja mais coerente com as suas próprias teorizações e aspirações e que voce tenha mais cuidado ao expor conclusões generalistas (corrupção = fenômeno privado = capitalismo) sobre certos conceitos (capitalismo) que abrangem pessoas (capitalistas).
Não leve para o lado pessoal, eu sei que você é gente boa. Mas não ponha a sua mão no fogo pelo capitalismo como um todo.
E se voce (ou ele) não estiver satisfeito com o meu linguajar e ou a minha avaliação basta me denunciar à Moderação.
Apesar das explícitas ofensas, e que tornariam desnecessária qualquer denúncia, gostei dos resultados da minha resposta. Espero que possa aproveitar tanto quanto eu. Valeu amigo
Analisando as minhas postagens eu realmente fui duro, quase mal-educado, no que eu lhe peço desculpas. Mas eu deixei claro que aguardava uma de três ações: explicação mais detalhada; apresentação de provas da assertiva ou retratação. Voce aparentemente optou pela primeira.
De qualquer maneira, eu não mudei e não vou mudar o que escrevi, pois seria anti-ético fazer uma edição daquele texto neste momento. Mas pelo conjunto das explicações eu entendo que a sua conduta não foi desonrosa, sendo que a minha indignação surgiu mais em decorrência de uma certa confusão de interpretação do seu estilo de redação.
A melhor correção é a sua educação e aceito as suas desculpas. Só espero que não me entenda como desinformado, form os melhores anos da minha vida, imerso numa grandiosa biblioteca e envolvido imensamente no ambiente acadêmico.
E se voce entendeu que houve uma ofensa pessoal, por favor não ignore-a e faça a denúncia.
Houve ofensa explícita. Eu que peço, encarecidamente, que denuncie a moderação quando se sentir ofendido, ao invés de me denegrir no desenrolar da discussão para
exigir esclarecimentos. A moderação é que vai adequadamente julgar e punir se necessário. Não adianta dizer o que tem que deve ser feito, tem que fazer também. Por quê não o fez?