e a desorganização interna do aparato militar pela autonomia que os orgãos de repressão ( "o porão") adquiriram
Com base nisso, a opinião pessoal do Gaspari sobre o porquê do Geisel ter se decidido a trabalhar pelo desmantelamento gradual do aparelho ditatorial seria que o exército, arrogando-se o paladino da ordem, era na verdade uma tremenda bagunça.
Você resumiu bem o que é a sua evidência histórica dos fatos, a opinião pessoal de um jornalista.
Geisel e Golbery eram tão bonzinhos, que acabaram com a ditadura, tortura e repressão...
Juca, você já leu o livro (Na verdade os livros, são 3) do Gaspari que o DDV cita? Eu já li e são muito bons, não é a "opinião pessoal de um jornalista", são livros muito bem embasados, com fartas fontes de pesquisa citadas, enfim, um trabalho jornalístico muito bem feito.
E os livros são bem imparciais, ele não puxa a sardinha nem para os grupos armados de esquerda nem para a ditadura, eu pelo menos não percebi viés ideológico nenhum neles. O autor apresenta uma versão dos anos do Golpe, baseado em uma pesquisa extensa, depoimentos de pessoas tanto da máquina governista e dos órgãos de repressão quanto da oposição esquerdista, jornais e revistas da época, etc.
E na boa, se formos descartar "opinião pessoal", o Gaspari está ganhando de lavada, afinal de um lado temos um cara que fez um puta trabalho jornalístico e publicou 3 excelentes livros. Do outro lado, só temos a sua opinião, que está bem longe de ser imparcial
e os devaneios do Adriano
...