Suas ponderações sobre o socialismo e como ele melhorou o capitalismo são excelentes, esclarecedoras e percebo que são frutos de alguém que sabe muito mais que os outros, e o melhor, que é por experiência de vida, e não por livros e idéias alheias. Parabéns.

Obrigado! Tenho acompanhado os teus posts, sempre muito bons e educados apesar dos ataques e dos ad hominens.
Sobre o tema socialismo, acompanhei um debate de vocês com origem em 2008 pelo Luiz Souto, chamado: "A crise do capitalismo e a importancia atual de Marx"
../forum/topic=18024.0.html
Tenho interesse em reviver o assunto para propor um debate um pouco diferente e com participação maior dos socialistas do forum sobre qual o futuro do socialismo no mundo moderno.
O meu ponto é que com as crises cada vez mais frequentes do capitalismo as pessoas recomeçam a buscar alternativas.
Veja, por exemplo, o Zeitgeist 3 (Moving Forward):
Eles fazem uma análise interessante do capitalismo moderno e das suas inevitáveis crises.
A busca pelo crescimento continuo e a completa desregularização está levando o capitalismo a um impasse. No Zeitgeist eles buscam alternativas que no fundo são muito semelhantes ao socialismo.
Acredito que está na hora de uma revisão das posições de esquerda no mundo inteiro buscando uma atualização da forma como o socialismo seria implementado.
Que é que você acha disso?
Tem muita coisa interessante nas críticas nesses "Zeitgests", mas o tom apocalíptico sensacionalista, acompanhada com uma pitada de teoria da conspiração não me agrada muito.
Embora o sistema capitalista, tenha dado sinais de fadiga ultimamente, não acredito que haja muitas alternativas viáveis ao capitalismo que está aí, nem acredito que o socialismo pode ser implementado tal qual um dia foi sonhado. O que podemos é sempre tentar aperfeiçoar os métodos, introduzindo idéias práticas que visem ao fim da pobreza e ao fim da extrema riqueza, tentando dar um lado mais igualitário ao sistema de acumulação de capitais, e chegando sempre o mais perto possível da utopia socialista, que é um mundo sem divisão de classes, que na prática seria o resultado de um sistema onde a diferença entre os mais ricos e os mais pobres seria algo que não importasse tanto, pois o mais pobre, pode ter uma vida digna, trabalho, estudo, refeições diárias, saúde, enquanto o mais rico não teria como comprar um carro de ouro cravejado de diamantes. Assim o sonho que alimenta o capitalismo, aquela utopia de alcançar a super riqueza material, da vida de rei moderno, continuaria a alimentar a ilusão de 99% das pessoas no mundo, mas ao mesmo tempo não contrastaria com a pobreza humana. Acho que essa é uma realidade que podemos alcançar, algo relamente factível, sendo que muitos países estão muito mais perto disso, enquanto outros não chegarão perto nem em 100 anos.
Parece que estamos entrando numa era de ideologias híbridas, de posições políticas vacilantes e de rumos incertos para a paz e para a economia. Aquela papo de que a história acabou com a derrubada do Muro de Berlim, parace uma piada, porque o que estamos vivendo é o realmente o oposto, é o começo de um novo ciclo histórico, muito turbulento, amplificado pela dramaticidade midiática, e de cunho tecnológico e instantâneo. A economia mundial entrou num plano cego de trajetórias vacilantes, causada por políticos conservadores que serviram ao modelo construído pelo mercado financeiro. Não existe muitas saídas, mas a melhor delas talvez estejam com as idéias socialistas, entre outras.
Seria legal abrir um tópico sobre o tema.
