Autor Tópico: De novo o acaso  (Lida 31472 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:De novo o acaso
« Resposta #200 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:37:26 »
Acho impressionante, que mesmo de uma resposta como a #55 do Uilini ainda haja quem tente prolongar esse assunto.
Pois bem... Baseado nessa resposta #55 pergunto:

A vida é fruto de determinismo ou? ( ?  )

Algum ateu que queira contribuir com o tópico, consegue colocar "Uma palavra" no lugar da interrogação?

Ps. Ignorarei chacotas porque não levam a nada e só dialogarei com quem se ater ao assunto.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #201 Online: 04 de Dezembro de 2011, 12:07:59 »
... Baseado nessa resposta #55 pergunto:

A vida é fruto de determinismo ou? ( ?  )

Algum ateu que queira contribuir com o tópico, consegue colocar "Uma palavra" no lugar da interrogação?
Baseado no post #55 do Uili, as propostas científicas mais em voga para a abiogênese bioquímica são indicativas de que a vida é fruto de determinismo (leis e processos físicos determinados), pois as reações e processos químicos-físicos são perfeitamente identificáveis (determináveis).

Agora, essa é uma proposta do cientificismo, não exatamente do ateísmo, já que vc dirigiu a pergunta para ateus. O ateísmo não se propõe a dar uma explicação para a vida, nós somente adotamos a ciência moderna como a mais precisa e coerente filosofia natural, por motivos óbvios ... it works.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 12:12:07 por gilberto »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 04 de Dezembro de 2011, 13:26:04 »
[...]
O ateísmo não se propõe a dar uma explicação para a vida, nós somente adotamos a ciência moderna como a mais precisa e coerente filosofia natural, por motivos óbvios ... it works.

Só faltou o "bitch". :P
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #203 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:30:01 »
[...]
O ateísmo não se propõe a dar uma explicação para a vida, nós somente adotamos a ciência moderna como a mais precisa e coerente filosofia natural, por motivos óbvios ... it works.

Só faltou o "bitch". :P
:vergonha: , o meu pudor vitoriano não me deixa usar linguaguem xula  :P

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #204 Online: 04 de Dezembro de 2011, 16:26:29 »
Acho que já posso dar por terminado esse tópico.

A pergunta primaria foi: "A vida na terra surgiu por acaso ou?"

O meu objetivo era encontrar uma palavra que service como "antônimo" da palavra "acaso" mas neste fórum, não a encontrei.

Segundo os Céticos Ateus participantes deste fórum, a palavra "Acaso" no sentido único da "origem da vida" não possui uma palavra que possa ser usada como antônimo.

Por curiosidade, fiz a mesma pergunta a algumas pessoas aleatoriamente, inclusive alguns ateus, e a maioria respondeu que eu poderia usar o "Intencional" como "contrário do acaso" neste caso.

Constatei que em diálogos com Ateus, deve-se usar o "não acaso" para evitar conflitos. Nunca o "Acaso" para demonstrar uma falta de intencionalidade ou pre-determinismo.

Exceção é claro para o Irracionalista na resposta #145.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #205 Online: 04 de Dezembro de 2011, 16:48:17 »
As evidências não apontam para nenhuma intenção por trás da origem da vida, logo, a vida deve ter surgido ao acaso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Kubrick

• Nível 10
  • *
  • "O hábito é o grande guia da vida humana"
« Resposta #206 Online: 04 de Dezembro de 2011, 16:57:23 »
As evidências não apontam para nenhuma intenção por trás da origem da vida, logo, a vida deve ter surgido ao acaso.

Concordo plenamente.Para certas pessoas o acaso parece  ser mais improvável que a criação, mas é exatamente ao contrário.
"Abra a porta HAL".Deixe o medo e o mistério da aventura invadir você.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 04 de Dezembro de 2011, 17:06:18 »
Concordo plenamente.Para certas pessoas o acaso parece  ser mais improvável que a criação, mas é exatamente ao contrário.

Que isso?!
Um ser mitico unifodão criar o universo em seis dias e em uma ordem não coerente e de forma magicamente inexplicável é muuito mais provável qye o mundo ter se formado após bilhões de anos de fenômenos físicos e reações quimicas, a maioria delas conhecidas e até reproduziveis...
 ::)

Agora falta dizer que papai noel não existe...  :hihi:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #208 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:06:54 »
Respondendo à pergunta inicial:

Para mim é tudo muito simples. A vida surgiu devido aos fatores físico-químicos aqui apresentados da mesma forma que estrelas se formam no universo.

As estrelas se formam a partir de nuvens de gás e poeira sob ação da gravidade, um processo longo de, talvez, milhões de anos. Qual a condição para que estrelas se formem? Deve haver gás e poeira em grande quantidade, mas também deve haver ação da gravidade. Ninguém questiona o propósito das nuvens de gás e poeira, nem da gravidade, então porque questionar se há ou não um propósito, intencionalidade e o escambau na origem da vida se o processo é o mesmo (físico-químico)!?

Não há propósito, intencionalidade e o escambau, há a física e a química.

Se quiser chamar isso de "acaso", é um direito seu, para mim é só mais um ponto numa cadeia de eventos de origem físico-química desde o Big Bang. E, da mesma forma que pipocam estrelas pelo universo à fora há bilhões de anos, pode ser que pipoque vida também, basta haver as condições necessárias (sejam elas quais forem).

Concluímos que você sabe tudo!!!
Menos o que é o "acaso".
Não, concluímos que você que não quer entender. Pois eu falei que não há acaso já que as leis da física e química estão atuando desde o Big Bang! Mas eu até que lhe entendo, pois essas leis são cegas e sem propósito, daí você as confunde com o acaso e o escambau.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:21:38 »
Acho que já posso dar por terminado esse tópico.

É mesmo?

A pergunta primaria foi: "A vida na terra surgiu por acaso ou?"

O meu objetivo era encontrar uma palavra que service como "antônimo" da palavra "acaso" mas neste fórum, não a encontrei.

Eu não consigo aceitar a ideia de que voce não ainda não tenha entendido tudo o que foi lhe explicado, incluindo os significados da palavra "acaso" e seus respectivos antônimos.

Se para o "acaso" voce quiser contrapor as palavras "intencionalidade sobrenatural" ou "teleologia", nós interpretamos que, com base nos atuais dados disponíveis, a vida é fruto puro do "acaso", pois não há nenhuma evidência que mostre que uma entidade sobrenatural tenha atuado para isto, ainda mais uma com as características do deus cristão.

Se para o "acaso" voce quiser contrapor a palavra "determinismo" nós discordamos porque a vida, seja qual for a base material dela, formar-se-á segundo condições físico-químicas que, até onde sabemos, são muito restritas mas já observadas em pelo menos um segmento do Universo. Ou seja, neste caso a vida não surgiu por "acaso", pois seria a concretização de uma possibilidade decorrente da evolução das características iniciais do Universo.

Segundo os Céticos Ateus participantes deste fórum, a palavra "Acaso" no sentido único da "origem da vida" não possui uma palavra que possa ser usada como antônimo.

Não é isto. A polissemia da palavra "acaso" demanda uma precisa determinação da significância dela na pergunta, como pode ser deduzida da explicação dada no item anterior.

Por curiosidade, fiz a mesma pergunta a algumas pessoas aleatoriamente, inclusive alguns ateus, e a maioria respondeu que eu poderia usar o "Intencional" como "contrário do acaso" neste caso.

Exatamente. Usa-se o "acaso" como antônimo para "intencionalidade" ou "teleologia" mas não para "aleatoriedade", porque esta supõe eventuais relações não-causais. Ora, a vida surgiu como resultado de processos físico-químicos específicos presentes no planeta Terra há mais de 3,9 bilhões de anos, sendo portanto uma resposta ao meio e não um ente apriorístico proveniente de algo sobrenatural. Eu posso dizer que a vida é o resultado de um processo "estocástico" mas jamais "aleatório".

Constatei que em diálogos com Ateus, deve-se usar o "não acaso" para evitar conflitos. Nunca o "Acaso" para demonstrar uma falta de intencionalidade ou pre-determinismo.

Exceção é claro para o Irracionalista na resposta #145.

:)
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #210 Online: 04 de Dezembro de 2011, 21:28:38 »
De acordo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 05 de Dezembro de 2011, 11:30:20 »
De acordo.
Não necessariamente apenas ateus, mas céticos, cientistas em geral, aqueles que não apelam para o mistico para explicar a natureza, etc
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #212 Online: 05 de Dezembro de 2011, 13:25:21 »
Em vez de criar tópicos inteiros para responder essas perguntas simples, bem que o Jetro poderia lançá-las no "Tópico para perguntas idiotas que não merecem um tópico só para elas". Só uma sugestão.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 05 de Dezembro de 2011, 13:32:43 »
Em vez de criar tópicos inteiros para responder essas perguntas simples, bem que o Jetro poderia lançá-las no "Tópico para perguntas idiotas que não merecem um tópico só para elas". Só uma sugestão.

Esse topico está mais para "Procurando Pêlo em Ovo"

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #214 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:18:21 »

Para mim é tudo muito simples. A vida surgiu devido aos fatores físico-químicos aqui apresentados da mesma forma que estrelas se formam no universo.

As estrelas se formam a partir de nuvens de gás e poeira sob ação da gravidade, um processo longo de, talvez, milhões de anos. Qual a condição para que estrelas se formem? Deve haver gás e poeira em grande quantidade, mas também deve haver ação da gravidade. Ninguém questiona o propósito das nuvens de gás e poeira, nem da gravidade, então porque questionar se há ou não um propósito, intencionalidade e o escambau na origem da vida se o processo é o mesmo (físico-químico)!?

Se quiser chamar isso de "acaso", é um direito seu, para mim é só mais um ponto numa cadeia de eventos de origem físico-química desde o Big Bang. E, da mesma forma que pipocam estrelas pelo universo à fora há bilhões de anos, pode ser que pipoque vida também, basta haver as condições necessárias (sejam elas quais forem).

Menos o que é o "acaso".
Não, concluímos que você que não quer entender. Pois eu falei que não há acaso já que as leis da física e química estão atuando desde o Big Bang! Mas eu até que lhe entendo, pois essas leis são cegas e sem propósito, daí você as confunde com o acaso e o escambau.

Pode me dar um exemplo de "acaso" ?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #215 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:21:19 »

Que isso?!
Um ser mitico unifodão criar o universo em seis dias e em uma ordem não coerente e de forma magicamente inexplicável é muuito mais provável qye o mundo ter se formado após bilhões de anos de fenômenos físicos e reações quimicas, a maioria delas conhecidas e até reproduziveis...

Imagine uma queda de dominós, a dúvida consiste em "quem empurrou a primeira pedra". Só isso.
Eu acho que houve uma intencionalidade e você acha que não.
Agora, se for cético mesmo, saberá que a verdade absoluta não podemos afirmar.
Eu não falei nada sobre o universo ter sido criado em 6 dias... nem existia o "sol" para formar o "dia" quando foi criado... hehehe...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #216 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:41:09 »
Não necessariamente apenas ateus, mas céticos, cientistas em geral, aqueles que não apelam para o mistico para explicar a natureza, etc
Ok. Muitos místicos tem dificuldade de diferenciar ideologias distintas, tanto é que muita gente acha que ateísmo é uma religião, esporte é uma religião, política é uma religião, que apesar de terem elementos equivalentes, tem características os que distinguem bem.

PS. não que ateus tb não façam confusões, hehe.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 14:56:36 por gilberto »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #217 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:44:42 »
Eu não consigo aceitar a ideia de que voce não ainda não tenha entendido tudo o que foi lhe explicado, incluindo os significados da palavra "acaso" e seus respectivos antônimos.

Mas eu entendi.

Se para o "acaso" voce quiser contrapor as palavras "intencionalidade sobrenatural" ou "teleologia", nós interpretamos que, com base nos atuais dados disponíveis, a vida é fruto puro do "acaso", pois não há nenhuma evidência que mostre que uma entidade sobrenatural tenha atuado para isto, ainda mais uma com as características do deus cristão.

Mas eu sempre fui bem claro a este respeito.
Veja meu post: #4, #29, ...

Se para o "acaso" voce quiser contrapor a palavra "determinismo" nós discordamos porque a vida, seja qual for a base material dela, formar-se-á segundo condições físico-químicas que, até onde sabemos, são muito restritas mas já observadas em pelo menos um segmento do Universo. Ou seja, neste caso a vida não surgiu por "acaso", pois seria a concretização de uma possibilidade decorrente da evolução das características iniciais do Universo.

Entendo. Concordo. Talvez, eu deveria ter usado o "pre-determinismo".
Mas por fim, quero (e sempre o quis) contrapor com a "Intencionalidade". Desde o primeiro tópico que instaurei. Pensei que isso estivesse claro.
Mas está bem clara, a sua colocação.

Exatamente. Usa-se o "acaso" como antônimo para "intencionalidade" ou "teleologia" mas não para "aleatoriedade", porque esta supõe eventuais relações não-causais. Ora, a vida surgiu como resultado de processos físico-químicos específicos presentes no planeta Terra há mais de 3,9 bilhões de anos, sendo portanto uma resposta ao meio e não um ente apriorístico proveniente de algo sobrenatural. Eu posso dizer que a vida é o resultado de um processo "estocástico" mas jamais "aleatório".

Aceito.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #218 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:46:22 »

Agradeço sua significante participação.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #219 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:59:18 »

Agradeço sua significante participação.

Senhores, mais um exemplo de Comportamento Passivo-Agressivo. :)

E Jetro, dê uma lida nas 5 vias de Tomás de Aquino: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exist%C3%AAncia_de_Deus#As_Cinco_Vias_de_S.C3.A3o_Tom.C3.A1s_de_Aquino

Você está pensando na primeira: deus como a causa inicial. Esse argumento já foi refutado. Varias vezes ao longo da História.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 05 de Dezembro de 2011, 15:03:09 »

Que isso?!

Imagine uma queda de dominós, a dúvida consiste em "quem empurrou a primeira pedra". Só isso.
Eu acho que houve uma intencionalidade e você acha que não.
Agora, se for cético mesmo, saberá que a verdade absoluta não podemos afirmar.
Eu não falei nada sobre o universo ter sido criado em 6 dias... nem existia o "sol" para formar o "dia" quando foi criado... hehehe...
E porque voce acha que precisa de uma intencionalidade?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #221 Online: 05 de Dezembro de 2011, 16:12:55 »
Já que o Jetro gosta de debater o significado das palavras. Eu tenho um significado novo (e aparentemente desconhecido por todos os crentes do mundo) para a palavra acreditar:

Significado de Acreditar

v.t. e v.i. Crer, dar crédito a: acredita tudo que ouve.
Acreditar em, crer na existência: acredita em Deus.
Confiar em: acredito piamente nele.
Acreditar um emissário, reconhecê-lo oficialmente perante as autoridades de outro país.
V.pr. Adquirir crédito: acreditou-se por seu passado honesto.

E agora vem a pergunta: Você acredita em Deus? No sentido de confiar em seu Deus e nas coisas que ele faz. Se você acredita(confia), não acha que o seu Deus deve ter mecanismos muito mais eficazes pra convencer os ateus da existência dele?

Vir aqui pra convencer na pedrada os céticos e ateus, só mostra que você não acredita em Deus.

Matar infiéis, queimar centros de umbanda, quebrar santos católicos, tentar proibir o ensino do evolucionismo nas escolas...Só confirma que os crentes quebram o principal mandamento do Deus que vocês dizem acreditar mas na realidade não acreditam.

E ironicamente, o inferno que os crentes alastram para os que não creem em Deus também tá esperando pelos crentes que não confiam (acreditam) em Deus.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #222 Online: 06 de Dezembro de 2011, 02:52:53 »
Jetro, sendo franco com você, não espero qualquer resultado dessa minha intervenção, mas como é um assunto que perpassa domínios de discussão muito mais amplos que a sua simples "dúvida", vou me manifestar.

A dificuldade maior aqui é que ainda existe um último deus interno que os mais autodeclarados céticos insistem em cultuar, Jetro. Verifico que sua interpelação é bem justificada e você, como em alguns casos raros aqui (como quando, movidos pela doença hodierna do "politicamente correto", asseveram que qualquer um que crê em coisas irreais pode pensar cientificamente, como uma espécie de direito humano estabelecido e adquirido por meio do que seria um fenômeno complexo que chamam de duplipensamento, que eu também já implorei várias vezes que me apresentassem princípios teóricos ou minimamente argumentativos que pudessem embasar tal hipótese e nada de resposta, além da que contraria um outro próprio princípio bíblico cultuado por pobres epistemistas pós-popperianos que seria o "verificacionismo"--!!!!!--, ou seja, por exemplo real daqui mesmo, se *verifica-se* que Newton escreveu compêndios inteiros de baboseiras místicas está *verificado* que ele acreditava em tudo aquilo por menos sentido que tal coisa possa ter, perdem a batalha contra qualquer crente que vem aqui e puxa da manga a carta de que "se tem cientista que acredita, então nenhum argumento científico pode ser usado para contestar deuses", "o que vocês têm para argumentar?", óbvio, NADA! além da tautologia do duplipensamento, claro), deu uma coça em quase todo mundo e está claramente numa posição vantajosa argumentativamente. Por quê? Porque todos aqui partem da premissa de que existe alguma coisa central com intencionalidade no universo, aka "eu mesmo". Preste bem atenção no que vou dizer a seguir, para que entenda um pouco do que entendo disso porque, comigo, você não tem argumentação.

Casuais são os eventos que não podem ser perfeitamente previstos antecipadamente ou ter causas rastreadas (também absolutamente, que, neste caso, é o mesmo que perfeitamente) posteriormente, o que dá, analiticamente, na mesma. Portanto, o sentido de acaso é relativo a um arbitrário centro cognitivo e é, inclusive e como decorrência desta relatividade, variável, com tal variabilidade mensurável em forma de estatística -- há graus variados de certeza em relação a estados e eventos não imediatos na evolução de sistemas, ou seja, acaso ou casualidade é um *parâmetro* sistêmico relativo a um sistema cognitivo arbitrário qualquer (que seja subdemônio-laplaciano) e não um princípio universal absoluto. A ideia de acaso surge como subproduto ilusório da ilusão consciente e não tem realidade própria ou qualquer sentido ou função na realidade. Não se referenciando a um centro cognitivo arbitrário qualquer, universalmente, não existe acaso. Esta é a única forma, neste sentido, que a realidade tem se mostrado em toda investigação científica. O mais é produto regurgitado de degeneração filosófica em que a interação entre o sistema cognitivo e o sistema-objeto é distorcida por traduções irrealísticas. São só máquinas que operam gerando ilusões imperfeitas (redundância, imperfeição tradutiva é um dos atributos ilusórios necessários da ilusão consciente).

Observe-se o fato de que não existir acaso e não existir determinação intencional central coexistem; não são interexcludentes. Não existe acaso E não existe determinação consciente. Isso é o que verificamos em todos os casos, mesmo nos casos de sistemas dinâmicos que evoluem caoticamente, mesmo no caso da realidade quântica, cuja estatística não implica em ramificações aleatórias. Há só uma coisa ("problema") nisso tudo, a pedra no sapato, isto é, a "coisa" que pondera essas coisas, o "eu", este fenômeno ilusório que surge nessa máquina humana e que sugere poder fazer escolhas "reais", ou seja, escolhas que possam mudar a própria realidade do universo. Com pelo menos 7 bi desses deuses andando por aí pelo universo, dá para avaliar a confusão em que tudo ficaria. Felizmente, não é fato e o universo simplesmente "funciona" como é. Entre aspas porque funcionar é um termo que só se aplica licitamente a sistemas subuniversais.

Escrevi para dar esta resposta e também porque o Salazar escreveu que

"Ver os fatos com a ausência de deus: Tudo possui causa natural, não há determinismo.
Ver os fatos com a presença de um Deus nos moldes judaico-cristão: Tudo foi criado por deus, há determinismo."

Mas... possuir causa natural é fundamento do determinismo físico!

O "determinismo" a que ele se refere aqui (espero eu) não é o determinismo físico, inclusive formalmente conceituado. Deveria ter escrito "determinação divina", no caso. O determinismo conceituado em física não implica em intencionalidade.

Correlatamente:

Não necessariamente, de modo conceitual, dizer, em física, que há determinismo, não é dizer que tudo foi criado por algum deus. Dizer em física que há determinismo é mesmo mais simples que dizer que há regras impessoais; é apenas dizer que há processo repetível, mesmo que ocorra uma única vez(!). Se, no universo, houvesse um único processo (que, sendo assim, ocorreria uma única vez), não haveria ensejo, circunstância ou sentido para que ocorresse de outra forma. Ele seria a repetição de si mesmo. Aqui cabe uma pergunta: seria o universo este processo?

Também gostaria de esclarecer que, diferentemente do que o forista Juca disse, nem todos aqui já acreditaram em alguma divindade em algum momento da vida. Eu sou um destes. Se me lembro bem, o Gilberto também. Li, em algum lugar aqui, o Di Gaúcho dizer que nunca cultuou nenhuma religião, sendo que isso não determina que ele nunca tenha experienciado "sentimentos de religiosidade". Pessoas que, de fato, nunca acreditaram em nada sobrenatural são muito raras. Então, de minha parte, não tenho a experiência de pensar como você. Só entendo seus pensamentos pelo seu comportamento e por suas expressões, que são seu comportamento comunicativo.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #223 Online: 06 de Dezembro de 2011, 11:00:28 »

Menos o que é o "acaso".

Pode me dar um exemplo de "acaso" ?
É óbvio que não, porque, como eu disse antes, não há acaso. Tudo no universo é deternimado pelas leis físico-químicas (impessoais e sem propósito).
Por que você acha que há intensionalidade?
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #224 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:59:30 »
Senhores, mais um exemplo de Comportamento Passivo-Agressivo. :)

Agradecemos pelo serviço de informação.

E Jetro, dê uma lida nas 5 vias de Tomás de Aquino: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exist%C3%AAncia_de_Deus#As_Cinco_Vias_de_S.C3.A3o_Tom.C3.A1s_de_Aquino

Você está pensando na primeira: deus como a causa inicial. Esse argumento já foi refutado. Varias vezes ao longo da História.

Você acredita que esse primeiro "empurrão" aconteceu por acaso.
Eu acredito que algum "Ser" foi o precursor.
Na regressão dos fatos, chegaríamos ao BigBang e pararíamos por aí.
A origem do Bigbang? eu digo que foi "Deus" e você diz que certamente seria um "Acaso" qualquer.
Não temos como provar nem um nem outro.
Este assunto não leva a lugar nenhum

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!