(Já comentei no CC que a maioria dos meus amigos são homossexuais e que moro com meu melhor amigo, um homem gay. E é sem o menor preconceito que comento a seguir.)
Assisti aos três videos do kit gay. Os roteiros são ruins de doer e acho que fizeram muito bem em não utilizar esse material nas escolas. Não que eles fossem incentivar o homossexualismo e não que eles sejam uma propaganda favorável a uma orientação sexual, mas a realidade é que passam mensagens que não contribuem positivamente com nada.
Observações sobre cada vídeo:
Probabilidade - O garoto passa a ter desejos homossexuais após ter um amigo gay (logo, se alguém não quer ser gay e desaprova essa orientação sexual, não deve andar com gays) e credita à sua bissexualidade o fato de ter maiores chances de conhecer mais pessoas pelas quais se interesse (nesse trecho, começam a aparecer vários rostos de ambos os sexos, associando, ainda que de forma sutil, bissexualidade a prosmicuidade).
Torpedo - Já começa mal: duas alunas trocando mensagens de celular no colégio, sendo que uma delas está em meio a uma aula de educação física. Segue com adolescentes praticando bullying, o que não foi em momento algum abordado com profundidade ou repreendido. No fim, adolescentes tomam a decisão de assumir publicamente sua orientação sexual por pressão externa.
Encontrando Bianca - É o melhorzinho, ainda distante do ideal. O vídeo aborda a identificação de gênero ao invés de apenas a orientação sexual. O preconceito e a agressividade dos colegas também não são abordados adequadamente, mas pelo menos a protagonista continua a estudar, apesar do ambiente hostil, demonstrando preocupação com seu futuro profissional.
O que mais me causou estranhamento foi o foco ser somente os homossexuais e o comportamento dos colegas não ser tratado com a seriedade com que deveria. A impressão que fica é que preconceito contra homossexuais é socialmente aceitável e cabe aos mesmos se conformar com isso. Em nenhum momento os perigos do comportamento dos colegas são mencionados.
NR=1&feature=endscreen
Pô, roteirista! Fiquei sem entender qual era o real objetivo da iniciativa, mas se o objetivo era esclarecer e passar uma mensagem positiva e educacional quanto a diversas orientações sexuais e o comportamento adequado diante das diferenças individuais, não deu certo.