Boicotarem a China? O país que está sendo a tábua de salvação de quase todo mundo, inclusive dos EUA? Sei...
Não é o que estão divulgando, a coisa ameaça feder por lá tb.
http://www.ionline.pt/opiniao/bolha-chinesa"
...Gordon G. Chang é um advogado chinês, há décadas a viver nos EUA, que tem alertado para o iminente colapso da China. No seu livro “The Coming Collapse of China”, editado em 2001, Chang prevê que os quatro grandes bancos chineses, todos eles propriedade do Estado e endividados até à medula por satisfazerem os interesses privados da elite comunista, podem ser os grandes causadores da catástrofe que se adivinha naquele país. Não se trata apenas da corrupção, tanto mais inevitável quanto mais o Estado intervém na economia, mas dos variadíssimos projectos megalómanos que estão ser levados a cabo na China, sem qualquer retorno.
Cidades desertas que custaram balúrdios. Construções totalmente inúteis que nunca serão pagas e cujas perdas nunca serão contabilizadas, pois onde não há escrutínio tudo se apaga ao ponto de nunca ter existido. Conforme nos explica Chang, 2% a 3% do crescimento económico chinês são excesso de produção. Produtos que jamais serão consumidos, que de nada servem, mas consomem recursos, dinheiro, tempo e energias que seriam mais bem aplicados noutras actividades. Excessos que pressionam a inflação. Gastos supérfluos que criam bolhas, cujo rebentamento terá um impacto talvez maior que aquele que nos atinge neste momento.
Os comunistas em Pequim têm um medo de morte de perder o poder. Por isso, além de estimularem o sentimento nacionalista, controlam tudo, ignorando as correcções que, em qualquer sociedade onde o Estado intervenha pouco, são feitas através de um diálogo diário e silencioso entre consumidores e produtores. Como reconhecer o erro é, naquele regime doentio, meio caminho andado para ser posto em causa, o Partido Comunista chinês joga tudo por tudo numa fuga em frente. O tal passo em frente em direcção ao precipício. Não há falências porque é mais fácil ignorar as regras de contabilidade. Mais fácil, mas mais doloroso. Para a China e para nós..."
O cara que diz isso é chinês tb, e sobre os gastos com cidades fantasmas que acabaram abandonadas logo após serem construidas, tudo já foi mostrados em outro tópico aqui.
http://www.techninja.com.br/noticias/imagens-ineditas-cidades-fantasmas-china-video/Não entendo inglês, mas para quem quiser ver as imagens tem o vídeo abaixo, a matéria do link está em português
http://www.youtube.com/v/rPILhiTJv7E&feature/player_embedded