Agnostico, entendo sua resistencia ao conceito de determinismo, mas como pode argumentar que infinitas sinapses nervosas gerando ações e reações, pensamentos e escolhas invalidam o determinismo? O mundo externo é formado por infitinas colisões de particulas, gerando movimentos, outras colisões, reações quimicas e por aí vai. Não é o numero de particulas ou reações o que vai invalidar o determinismo presente nelas. Um dominó com 1 trilhão de peças é tão determinista quanto um dominó com 3.
Determinismo em que nível? Se uma ação pode ou não ser determinada a priori, não é determinismo. Se o argumento é que existe um processo químico-físico que talvez ainda possa ser determinado, pode ser que seja determinado de acordo com o jogo que joga a física quântica no processo.
Pode ser que haja um determinismo em nível físico-químico.
E nem estava discutindo muito o determinismo, era mais o livre arbítrio, que em nível cotidiano, esquecendo elucubrações filosóficas sem embasamento sobre o real funcionamento do cerebro, é obvio.
O problema de muita gente aqui é que quando afirmo que existe o livre arbítrio liga a trigger do crente detected em muita gente, pensando que estou advogando um ser exterior. Ao contrario, somos somente a massa cinzenta, eu igualo o "eu" a essa massa cinzenta e não concebo que, por causa defesa identidade, ou eu possa ter seu livre arbítrio tolhido por ele mesmo (as sinapses e o possível determinismo em nível químico-físico)