MInha questão (e por favor interpretem como realmente questão, não estou afirmando nada e esse questionamento é fruto da minha ignorância do assunto) é: Existe algo no Universo realmente aleatório?
Essa concepção do determinismo como a tacada na mesa do bilhar funciona pois os encadeamentos seguintes são todos obrigatórios pois são regidos pelas leis da físico-química. Mas e se nesse infindável modelo houver um elemento verdadeiramene aleatório? Como se pode afirmar um fim, e não um leque de fins?
Eu não sei se é realmente possível afirmar que não há nenhm tipo de aleatoriedade desse tipo. Acho que simplesmente não se sabe, e talvez nem tenha como se saber com um grau "absoluto" de certeza. Imagino que se algo assim acontece deve no entanto ser mais ou menos como aquelas pequenas variações em variáveis iniciais em "teoria do caos", nada muito dramático, mas as coisas ocorrendo mais ou menos da mesma forma geral, com raras exceções. Daí por exemplo, se é suposto que o universo vai acabar num big-crunch, se teria algo como 1/9 de margem de erro em tamanho ou tempo até isso. Provavelmente outros tipos de incerteza mais fundamentais fazem mais diferença (como coisas que põem em questão até se irá ocorrer um big-crunch ou não).
Mas é melhor ouvir a opinião de alguém que realmente entenda o mínimo sobre o assunto...
De qualquer forma, isso é uma questão que não tem implicação alguma para livre-arbítrio.
Você está dizendo que, com uma Super-Hiper-Mega-Extreme-Futurist iMachine-Calculator Plus 1.0, é possível calcular, com essas "variaveis", exatamente cada ação de um individuo? E seguindo a linha de raciocinio do Osler, essas "variaveis" não podem ser aleatórias e, consequentemente, traindo esses calculos?
É isso, o Super-Hiper-Mega-Extreme-Futurist iMachine-Calculator Plus 1.0 é mais conhecido como "demônio de Laplace".
Mas poderia ainda ser que, apesar de haver eventos realmente aleatórios, essa aleatoriedade não afetasse boa parte das coisas, incluindo o comportamento de indivíduos. Por estas serem determinadas em outro "nível", que não traz conseqüência para esses eventos. Meio como que se descobrisse que na verdade metade das bolachas cream cracker são na verdade água e sal; não se esperaria uma história muito diferente se a proporção de cream crackers e água-e-sal fosse uma ou outra.